collapse

Autor Tópico: Caranguejo. Qual?  (Lida 8303 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline helsonsoares

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
    • Sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:01 Terça, 16 de Junho de 2015
Caranguejo. Qual?
« em: 11:54 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Bom dia caríssimos,

Sei que existem variados tópicos com assunto idêntico, no entanto não consegui esclarecer a dúvida que tenho relativamente ao tipo de caranguejo para a dourada. Vi falarem sobre o pilado, sobre o verde, sobre o mole e o de dois cascos. Para uma saída embarcada, qual o caranguejo que poderá trazer maior sucesso na captura das douradas?

Desde já agradeço a vossa disponibilidade.

Com os melhores cumprimentos.
"A grade está sempre garantida..!"
 

Offline nelson sampaio

Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #1 em: 12:07 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
para mim o melhor caranguejo para a dourada é o pilada
mesmo que os outros sejam bons o pilado acho que e melhor
 

Offline pantao

Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #2 em: 12:36 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não sei como é noutras zonas, na minha é o de casca mole, de preferência os exemplares não mt grandes 3-4cm de diametro.
 

Offline helsonsoares

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
    • Sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:01 Terça, 16 de Junho de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #3 em: 12:55 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
A zona em questão é Sines.
"A grade está sempre garantida..!"
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #4 em: 13:39 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Nunca pesquei na zona e os unicos caranguejos que pesquei á dourada foram os caraguejos verdes do rio, os moles, e os caranguejos da pedra. Com todos ja apanhei douradas e o que mais uso e mais capturas tive, por consequência, é o verde.
Nelson Peres
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20254
  • Agradecido: 1407 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #5 em: 14:49 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Qualquer um deles serve, até as mouras ( castanhos, das pedras).
No entanto os melhores serão os pilados e os de casca mole. Sendo que os pilados é mais difícil mante-los vivos ( obriga a oxigenador ).
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Ernesto Lima

Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #6 em: 15:06 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Boa tarde Helson Soares.

No que respeita à pesca embarcada, os caranguejos com os quais tenho tido melhores resultado, e também os mais baratos, são os caranguejos de rio.

Dentro destes, os que melhor têm provado são os mais castanhos e os verdes mais rijos e cheios.

Deixo-lhe imagens do caranguejo e de algumas iscadas.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Estas as iscadas que mais uso e melhores resultados me têm dado.

Os caranguejos moles são muito bons, mas também falham, e o preço é louco, excepto se o próprio os for apanhar.

Cumprimentos

Ernesto

Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Roxo

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #7 em: 15:44 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
boas..eu tb nao percebo muito disso em termos de variadade mas quando costumava ir as douradas embarcada aqui em Sines o moço que eu conhecia dono do barco levava 2 ou 3 baldes daqueles grandes com uns carangueijos verdes..sao iguais a esses das fotos uns mais verdes outros menos..saiam algumas douradas..agora se saiem mais ou menos com outros ja nao sei..
 

Offline helsonsoares

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
    • Sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:01 Terça, 16 de Junho de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #8 em: 16:04 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Desde já agradeço os vossos comentários. Caro Ernesto Lima, agradeço as ilustrações, são uma ajuda valiosa. Penso que o caranguejo verde que vendem aqui por estas zonas é apanhado no Tejo, mas não tenho a certeza. Será uma boa solução levar uma boa dose de caranguejo verde e como opção caranguejo mole?

Obrigado.
"A grade está sempre garantida..!"
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20254
  • Agradecido: 1407 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #9 em: 16:13 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Se é para embarcada, informa-te porque normalmente é fornecido pelo barco, e é do verde.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline helsonsoares

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
    • Sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:01 Terça, 16 de Junho de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #10 em: 16:15 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Nesta embarcação em particular não. O isco temos que o levar nós.
"A grade está sempre garantida..!"
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5102
  • Agradecido: 393 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #11 em: 16:20 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Grandes dicas ó Ernesto. E fotos também.

+1 de mérito.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #12 em: 16:30 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Boa tarde Ernesto!
Antes de mais as fotos que colocou estão muito boas e esclarecedoras! ;) Obrigado pela partilha!
Agora a minha questão tem a ver com a apresentação do isco. Reparei que em quase todas as iscadas deixou as pernas do caranguejo e se não me engano nenhuma iscada está amarrada com fio de silicone. Nota mais actividade quando faz as iscadas sem tirar as pernas do caranguejo ou é igual a quando faz apenas uma chucha? Parece-me uma iscada muito mais natural e matadora com as pernas mas não sei se na pratica se confirma.
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #13 em: 16:44 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Vítor sem querer está a substituir o Ernesto penso aquelas iscadas que estão nas fotos são para os dias em que as madames estão mais esquisitas, além de que ele só faz embarcada e não tem tanta necessidade de atar o caranguejo. Na pesca embarcada quando as madames estão para comer é caranguejos inteiros e até podem ter 1mês. Quando estão manhosas que é a maior parte das vezes tem que se dar a volta a elas, daí as iscadas de classe que estão nas fotos.
Eu prefiro as fêmeas e podem ser rijas que as douradas e os sargos têm boas dentaduras.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #14 em: 18:05 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vítor sem querer está a substituir o Ernesto penso aquelas iscadas que estão nas fotos são para os dias em que as madames estão mais esquisitas, além de que ele só faz embarcada e não tem tanta necessidade de atar o caranguejo. Na pesca embarcada quando as madames estão para comer é caranguejos inteiros e até podem ter 1mês. Quando estão manhosas que é a maior parte das vezes tem que se dar a volta a elas, daí as iscadas de classe que estão nas fotos.
Eu prefiro as fêmeas e podem ser rijas que as douradas e os sargos têm boas dentaduras.
A tua opinião é sempre bem vinda Marco! ;) Obrigado!  :)
Eu nunca fiz embarcada por isso a minha questão seria mais para adaptar a outro tipo de pescas que faço. Eu por norma faço uma chucha com caranguejo sem pernas e ato sempre. Por acaso já me ocorreu deixar umas pernocas para de certa forma conferir mais naturalidade ao isco e tornando-o assim mais chamativo para as espécies alvo.

E concordo contigo Marco, as iscadas das fotos estão mesmo de classe!  ;)
 

Offline nelson sampaio

Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #15 em: 18:18 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
parecem fotos de modelos
grandes iscadas Ernesto
 

Offline helsonsoares

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
    • Sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:01 Terça, 16 de Junho de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #16 em: 18:35 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Alguém me esclareça por favor. Nas iscadas acima representadas pelo amigo Ernesto, a carapaça do caranguejo nunca é iscada?
"A grade está sempre garantida..!"
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #17 em: 19:28 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
+ 1 de mérito para o amigo Ernesto pela amostragem de iscadas de grande qualidade e requinte, não só foi um excelente post como me clarificou algumas questões sobre a iscagem destes animais.. obrigado também aos demais por outras clarificações pertinentes :)


Obrigado, Saúde e boas pescarias !! ;)
 

Offline Ernesto Lima

Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #18 em: 19:35 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Boa noite a todos

Ao Helson

Sobre as questões que coloca, acho que levar caranguejo mole parece-me uma boa opção, embora cara, e pode ser que seja produtiva, principalmente nesta altura do ano, em que as Douradas não me parece estarem ainda reunidas, mas sim em deslocação para os locais de desova, procurando picar por aqui e por ali.
Se optar por levar caranguejo mole, na minha opinião deverá iscar com o outro durante algum tempo e, caso não dê, intervalar com os moles.

Sobre as iscadas, a do caranguejo inteiro leva a carapaça e só leva pernas dum lado para diminuir o efeito de "Helicóptero" na descida. Também pode não levar pernas nenhumas.

Sobre as questões focadas pelo  Vitor:

Pessoalmente, tendo em conta o tipo de pesca que mais faço, embarcada ao fundo, em embarcação fundeada, olho as iscas e iscadas no sentido de cumprirem duas funções:

Isca propriamente dita e engodo. Isto é:

Muitas vezes os peixes que queremos não estão no pesqueiro, pelo que se torna importante que os que não queremos, peixe miúdo, façam papel de engodador, roubando freneticamente o que lá colocamos. Daqui que o caranguejo descascado serve melhor esta função, pois o peixe miúdo ao desfazê-lo promove a engodagem do pesqueiro.

Quando Douradas, ou Pargos, aparecem, várias coisas podem acontecer:

- Ainda lá têm iscadas interessantes
- As iscadas já estão tão depauperadas que não lhes interessam
- Interessam-se pelas iscadas, o peixe miúdo sente-se atacado e os maiores tomam conta daquilo, caindo ou não às nossas ofertas.

Os supostos acontecimentos referidos, têm momentos ao longo do dia que poderão ser percebidos, ou não, através da relação que estabelecemos com os toques que sentimos e dos resultados, ou ausência destes.

A variação, principalmente de formas de iscar, pode e deve ser uma constante ao longo do dia, tentando perceber quais as que mais resultam, sendo que umas poderão resultar para Douradas ou Pargos mais pequenas, e outras, para Douradas e Pargos maiores, não estando estabelecido, nem sendo verdade que as iscadas maiores, poderão, no que se refere às Douradas, capturar peixe maior.

O conjunto de iscadas que vos apresentei, são as que melhores resultados me deram, sendo que, a de duas metades é talvez a que mais resulta, mas em certos dias, roubam-na tão rápido que variando, melhoro os resultados.
Posso-vos dizer que já tive um dia, em que a única iscada que não era roubada, era a de caranguejo inteiro, mas penso que as Douradas não eram muitas, não tinham competição, eram grandes, e a única iscada que as obrigava a meter o anzol na boca era a de caranguejo inteiro, com o anzol escondido dentro e assim que sentíamos o primeiro toque, tínhamos de ferrar com alguma rapidez e até violência para ficarem.

Também a iscada de metade sem patas e metade com patas, é bastante produtiva.

Sobre a questão de amarrar a iscada com silicone..., na embarcada é importante a velocidade de iscar e colocar as iscas para o fundo, e processo de amarrar torna-se moroso, para além de que, queremos que o peixe miúdo roube até que "elas" entrem e por tal não é costume. Mas no caso de uma MT, em que muitos estão a mandar isca para baixo, engodando, talvez não seja desadequado fazê-lo.

No caso da pesca de costa, pois terá de ser amarrada, até devido ao lançamento. Quanto a deixar as patas, pelo menos de um lado, pode ter um efeito de atracção superior, até para o Robalo se a isca mexer.

De uma forma muito simples, baseada em resultados, estas são as principais razões que levaram à escolha das iscadas apresentadas.

Uma outra dica que considero importante:

A Sardinha é uma isca excelente para a Dourada, pois embora em determinado momento desta concentração para a desova elas tendam a só comer caranguejo, fora desse momento, tenho tido talvez até melhores resultados com a sardinha, com os "primos" grandes a participarem na festa.

Resumindo, quando vou pescar neste intervalo entre Outubro e Fevereiro (+/-), levo sempre estas duas iscas e mais nada.
Se aparecerem Cavalas, também servem, ao filete.

Mas atenção... eu trato dos pesqueiros isoladamente. Quer isto dizer que, se as molhadas de barcos estão para um lado, eu vou para outro, normalmente bem longe, onde tenha a certeza de que, se capturo, a escolha do pesqueiro, o fundeio e o processo utilizado em acção de pesca, funcionaram. Se não capturo, tenho de perceber porquê, e alterar. Mas tudo isto sem a influência da presença de outros pescadores em acção de pesca, ao monte, no mesmo local.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Roxo

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #19 em: 23:08 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sobre as questões focadas pelo  Vitor:

Pessoalmente, tendo em conta o tipo de pesca que mais faço, embarcada ao fundo, em embarcação fundeada, olho as iscas e iscadas no sentido de cumprirem duas funções:

Isca propriamente dita e engodo. Isto é:

Muitas vezes os peixes que queremos não estão no pesqueiro, pelo que se torna importante que os que não queremos, peixe miúdo, façam papel de engodador, roubando freneticamente o que lá colocamos. Daqui que o caranguejo descascado serve melhor esta função, pois o peixe miúdo ao desfazê-lo promove a engodagem do pesqueiro.

Quando Douradas, ou Pargos, aparecem, várias coisas podem acontecer:

- Ainda lá têm iscadas interessantes
- As iscadas já estão tão depauperadas que não lhes interessam
- Interessam-se pelas iscadas, o peixe miúdo sente-se atacado e os maiores tomam conta daquilo, caindo ou não às nossas ofertas.

Os supostos acontecimentos referidos, têm momentos ao longo do dia que poderão ser percebidos, ou não, através da relação que estabelecemos com os toques que sentimos e dos resultados, ou ausência destes.

A variação, principalmente de formas de iscar, pode e deve ser uma constante ao longo do dia, tentando perceber quais as que mais resultam, sendo que umas poderão resultar para Douradas ou Pargos mais pequenas, e outras, para Douradas e Pargos maiores, não estando estabelecido, nem sendo verdade que as iscadas maiores, poderão, no que se refere às Douradas, capturar peixe maior.

O conjunto de iscadas que vos apresentei, são as que melhores resultados me deram, sendo que, a de duas metades é talvez a que mais resulta, mas em certos dias, roubam-na tão rápido que variando, melhoro os resultados.
Posso-vos dizer que já tive um dia, em que a única iscada que não era roubada, era a de caranguejo inteiro, mas penso que as Douradas não eram muitas, não tinham competição, eram grandes, e a única iscada que as obrigava a meter o anzol na boca era a de caranguejo inteiro, com o anzol escondido dentro e assim que sentíamos o primeiro toque, tínhamos de ferrar com alguma rapidez e até violência para ficarem.

Também a iscada de metade sem patas e metade com patas, é bastante produtiva.

Sobre a questão de amarrar a iscada com silicone..., na embarcada é importante a velocidade de iscar e colocar as iscas para o fundo, e processo de amarrar torna-se moroso, para além de que, queremos que o peixe miúdo roube até que "elas" entrem e por tal não é costume. Mas no caso de uma MT, em que muitos estão a mandar isca para baixo, engodando, talvez não seja desadequado fazê-lo.

No caso da pesca de costa, pois terá de ser amarrada, até devido ao lançamento. Quanto a deixar as patas, pelo menos de um lado, pode ter um efeito de atracção superior, até para o Robalo se a isca mexer.

De uma forma muito simples, baseada em resultados, estas são as principais razões que levaram à escolha das iscadas apresentadas.

Uma outra dica que considero importante:

A Sardinha é uma isca excelente para a Dourada, pois embora em determinado momento desta concentração para a desova elas tendam a só comer caranguejo, fora desse momento, tenho tido talvez até melhores resultados com a sardinha, com os "primos" grandes a participarem na festa.

Resumindo, quando vou pescar neste intervalo entre Outubro e Fevereiro (+/-), levo sempre estas duas iscas e mais nada.
Se aparecerem Cavalas, também servem, ao filete.

Mas atenção... eu trato dos pesqueiros isoladamente. Quer isto dizer que, se as molhadas de barcos estão para um lado, eu vou para outro, normalmente bem longe, onde tenha a certeza de que, se capturo, a escolha do pesqueiro, o fundeio e o processo utilizado em acção de pesca, funcionaram. Se não capturo, tenho de perceber porquê, e alterar. Mas tudo isto sem a influência da presença de outros pescadores em acção de pesca, ao monte, no mesmo local.
Exelente Ernesto! Obrigado pela partilha! Cada vez me sinto mais curioso em experimentar uma embarcada!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #20 em: 07:37 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Aplaudo a participaçao do Ernesto, sem duvida que tras muito conhecimento muito bem fundamento e ganhamos todos nós.
Nelson Peres
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #21 em: 09:08 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Eu sou dos que posso confirmar o que o Ernesto disse em relação às iscadas de sardinha para as madames. Tive uma saída fixa em Sines durante algum tempo e como o barco era pequeno só 4 pescadores, pescávamos todos só com sardinha e por vezes camarões inteiros, e fizemos lá umas boas pescas de douradas e sargos com a sardinha.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #22 em: 09:18 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sobre as questões focadas pelo  Vitor:


Exelente Ernesto! Obrigado pela partilha! Cada vez me sinto mais curioso em experimentar uma embarcada!

 :hummm: :hummm: :hummm: Vítor, não te esqueças de levar 3 carteiras de Vomidrine e colete insuflável......................just in case!!!  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
« Última modificação: 09:20 Quarta, 28 de Outubro de 2015 por Cabé »
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline helsonsoares

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
    • Sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:01 Terça, 16 de Junho de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #23 em: 09:27 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite a todos

Ao Helson

Sobre as questões que coloca, acho que levar caranguejo mole parece-me uma boa opção, embora cara, e pode ser que seja produtiva, principalmente nesta altura do ano, em que as Douradas não me parece estarem ainda reunidas, mas sim em deslocação para os locais de desova, procurando picar por aqui e por ali.
Se optar por levar caranguejo mole, na minha opinião deverá iscar com o outro durante algum tempo e, caso não dê, intervalar com os moles.

Sobre as iscadas, a do caranguejo inteiro leva a carapaça e só leva pernas dum lado para diminuir o efeito de "Helicóptero" na descida. Também pode não levar pernas nenhumas.

Sobre as questões focadas pelo  Vitor:

Pessoalmente, tendo em conta o tipo de pesca que mais faço, embarcada ao fundo, em embarcação fundeada, olho as iscas e iscadas no sentido de cumprirem duas funções:

Isca propriamente dita e engodo. Isto é:

Muitas vezes os peixes que queremos não estão no pesqueiro, pelo que se torna importante que os que não queremos, peixe miúdo, façam papel de engodador, roubando freneticamente o que lá colocamos. Daqui que o caranguejo descascado serve melhor esta função, pois o peixe miúdo ao desfazê-lo promove a engodagem do pesqueiro.

Quando Douradas, ou Pargos, aparecem, várias coisas podem acontecer:

- Ainda lá têm iscadas interessantes
- As iscadas já estão tão depauperadas que não lhes interessam
- Interessam-se pelas iscadas, o peixe miúdo sente-se atacado e os maiores tomam conta daquilo, caindo ou não às nossas ofertas.

Os supostos acontecimentos referidos, têm momentos ao longo do dia que poderão ser percebidos, ou não, através da relação que estabelecemos com os toques que sentimos e dos resultados, ou ausência destes.

A variação, principalmente de formas de iscar, pode e deve ser uma constante ao longo do dia, tentando perceber quais as que mais resultam, sendo que umas poderão resultar para Douradas ou Pargos mais pequenas, e outras, para Douradas e Pargos maiores, não estando estabelecido, nem sendo verdade que as iscadas maiores, poderão, no que se refere às Douradas, capturar peixe maior.

O conjunto de iscadas que vos apresentei, são as que melhores resultados me deram, sendo que, a de duas metades é talvez a que mais resulta, mas em certos dias, roubam-na tão rápido que variando, melhoro os resultados.
Posso-vos dizer que já tive um dia, em que a única iscada que não era roubada, era a de caranguejo inteiro, mas penso que as Douradas não eram muitas, não tinham competição, eram grandes, e a única iscada que as obrigava a meter o anzol na boca era a de caranguejo inteiro, com o anzol escondido dentro e assim que sentíamos o primeiro toque, tínhamos de ferrar com alguma rapidez e até violência para ficarem.

Também a iscada de metade sem patas e metade com patas, é bastante produtiva.

Sobre a questão de amarrar a iscada com silicone..., na embarcada é importante a velocidade de iscar e colocar as iscas para o fundo, e processo de amarrar torna-se moroso, para além de que, queremos que o peixe miúdo roube até que "elas" entrem e por tal não é costume. Mas no caso de uma MT, em que muitos estão a mandar isca para baixo, engodando, talvez não seja desadequado fazê-lo.

No caso da pesca de costa, pois terá de ser amarrada, até devido ao lançamento. Quanto a deixar as patas, pelo menos de um lado, pode ter um efeito de atracção superior, até para o Robalo se a isca mexer.

De uma forma muito simples, baseada em resultados, estas são as principais razões que levaram à escolha das iscadas apresentadas.

Uma outra dica que considero importante:

A Sardinha é uma isca excelente para a Dourada, pois embora em determinado momento desta concentração para a desova elas tendam a só comer caranguejo, fora desse momento, tenho tido talvez até melhores resultados com a sardinha, com os "primos" grandes a participarem na festa.

Resumindo, quando vou pescar neste intervalo entre Outubro e Fevereiro (+/-), levo sempre estas duas iscas e mais nada.
Se aparecerem Cavalas, também servem, ao filete.

Mas atenção... eu trato dos pesqueiros isoladamente. Quer isto dizer que, se as molhadas de barcos estão para um lado, eu vou para outro, normalmente bem longe, onde tenha a certeza de que, se capturo, a escolha do pesqueiro, o fundeio e o processo utilizado em acção de pesca, funcionaram. Se não capturo, tenho de perceber porquê, e alterar. Mas tudo isto sem a influência da presença de outros pescadores em acção de pesca, ao monte, no mesmo local.

Abraço

Ernesto

Caro Ernesto Lima, agradeço o tempo que investiu nesta explicação. Sem dúvida, dicas que vou seguir na próxima saída. Já estou a tirar notas para um Bloco para estudar! Obrigado!!
"A grade está sempre garantida..!"
 

Offline helsonsoares

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 78
    • Sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:01 Terça, 16 de Junho de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #24 em: 09:29 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sobre as questões focadas pelo  Vitor:


Exelente Ernesto! Obrigado pela partilha! Cada vez me sinto mais curioso em experimentar uma embarcada!

 :hummm: :hummm: :hummm: Vítor, não te esqueças de levar 3 carteiras de Vomidrine e colete insuflável......................just in case!!!  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:


Caro Cabé,

Foi precisamente uma carteira dessas que me safou de engodar o pesqueiro à malta na última saída.. Bem ditas!! Então agora em Novembro, preciso de umas 5!! 8)
"A grade está sempre garantida..!"
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #25 em: 09:33 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Boas

Só me ocorre dizer obrigado Sr.Ernesto. :aplau: :aplau: :aplau:
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #26 em: 09:52 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
 8) 8) Mais um grande artigo, Ernesto!!! É sempre uma mais valia para o Povo, ler e reler estes teus artigos sempre tão bem elaborados. Obrigado e um abraço.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Ernesto Lima

Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #27 em: 15:31 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Boa tarde a todos

Grato pelos comentários.

Deixem-se lá da história do "Sr.", por favor.

Quanto ao "Povo" do Cabé... sei que não é intencional, mas um fórum deste tipo é mesmo isso: Um local onde o Povo fã da pesca tira dúvidas e troca impressões, dicas. saberes, resultados..., em pé de igualdade e com base no que julga saber, face a resultados obtidos. Esta conversa quer dizer que gosto muito de ser povo... mesmo muito  ;).

 :beer:

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pereira

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #28 em: 15:41 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vítor, não te esqueças de levar 3 carteiras de Vomidrine
Cabé  já ouvi dizer que quando a coisa está mal nem isso segura o engodo!
Mas enquanto não experimentar vou continuar curioso!  ;)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
um fórum deste tipo é mesmo isso: Um local onde o Povo fã da pesca tira dúvidas e troca impressões, dicas. saberes, resultados..., em pé de igualdade e com base no que julga saber, face a resultados obtidos.
Nem mais!  ;)
E acrescento um local onde se partilha sem interesses e segundas intenções.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
gosto muito de ser povo... mesmo muito  ;).
Obrigado!  :aplau: :aplau: :aplau:
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #29 em: 15:44 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Boas

O Sr. é apenas uma maneira de expressar a minha gratidão pelos ensinamentos e nunca com o intuito de diferenciar.
Mais uma obrigado.
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #30 em: 16:29 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
É como se costuma dizer: o Ernesto tem muitas horas a virar frangos.  :201:
De nada serve pescar com o melhor material que existe, se não tivermos unhas para ele e a ratice e o saber que se adquire com muitas horas no mar para muitas vezes dar a volta às situações que vão surgindo.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #31 em: 21:29 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Ohh Ernesto.....desses até eu como e não tenho bandolete,
há xarroco a montes....
 

Offline Ernesto Lima

Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #32 em: 22:28 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Viva Mário Rui

Essa da bandolete... não apanhei. Rsrrrsrsrrsrsr

Agora, já pensei e apanhei... a bandolete dourada... :) :hahaha:

Abraço
« Última modificação: 22:35 Quarta, 28 de Outubro de 2015 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #33 em: 00:50 Sexta, 30 de Outubro de 2015 »
Exacto  :fixe: 
há xarroco a montes....
 

Offline Mguima

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #34 em: 15:38 Sábado, 23 de Janeiro de 2016 »
Nunca encontrei caranguejo pilado à venda. Alguém sabe onde se vende? Provavelmente o melhor será ir à doca e comprar lá directamente aos pescadores.
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #35 em: 14:35 Quinta, 28 de Janeiro de 2016 »
Helsonsoares, se tens tempo não compres caranguejo. Tens ai ao pé de casa onde apanhar com fartura.

Abraço ML
há xarroco a montes....
 

Offline Sesimbrao

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 64
  • Agradecido: 2 vezes
    • sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:02 Sexta, 21 de Outubro de 2016
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #36 em: 20:17 Domingo, 27 de Novembro de 2016 »
Onde? Se pode apanhar aqui perto de azeitao?
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #37 em: 13:36 Segunda, 28 de Novembro de 2016 »
Em Setúbal apanhas, ou vais ali a zona do seixal que também os podes apanhar. Falo do caranguejo verde e mouro. Sei que no Barreiro também se apanham moles, mas não sei os spots.
há xarroco a montes....
 

Offline Sesimbrao

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 64
  • Agradecido: 2 vezes
    • sesimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:02 Sexta, 21 de Outubro de 2016
Re: Caranguejo. Qual?
« Responder #38 em: 21:04 Segunda, 28 de Novembro de 2016 »
Obrigado pelas dicas
 

 

* Tópicos Recentes

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por plainas [Hoje às 17:41]

Finalmente tempo para lá ir por Rider [Hoje às 17:13]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por ffgsoares [Hoje às 15:28]

baitcasting por g0ta [Hoje às 13:17]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [Hoje às 11:28]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]