collapse

Autor Tópico: Minhocão de Olhão  (Lida 9859 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jaik

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 31
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:12 Quarta, 30 de Setembro de 2015
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #15 em: 09:25 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Sou de Olhão e sempre ouvi o meu pai a contar histórias sobre esse isco. Se alguem tiver a pescar com isso na praia, os outros pescadores adjacentes têm grade garantida, devido ao poder de atração do mesmo. Pena o preço a que se encontra pois só é apanhado nas maiores marés. Talvez um dia consiga apanhar um também O0
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #16 em: 09:57 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Sempre se ouve falar de grandes pescarias com este isco.

Nunca comprei, mas já usei e não tive essa sorte nessa noite...mas tenho amigos que já usaram e que fizeram grandes pescarias, destacando-se dos restantes companheiros.

O que tenho ouvido é que se aguentam bastante tempo trocando a água e sempre com oxigenador, e que se corta do rabo para a cabeça e que duram bastante tempo...

E sim, deixa as mãos manchadas!
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Joao Paiva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 28
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #17 em: 10:02 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Nelson quando vou aí abaixo costumo trazer alguns. >:D

 Conservo-os durante meses num balde de 25 litros com água salgada e oxigenador. Troco a água de semana a semana ou de 15 em 15 dias consoante o número de minhocões que estão no balde (geralmente não ponho mais de 4).

Quando vou para a pesca levo um minhocão numa garrafa de 1.5l com metade de água e quando chego ao pesqueiro meto numa caixa de plástico com água. Quando regresso da pesca coloco na garrafa e quando chego a casa vai para o balde novamente.

Atenção para cortar sempre a partir do rabo. ;)

Abraço.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #18 em: 10:24 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
por acaso a cerca de 12 anos perdi a cabeça e comprei
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas salvo erro só paguei 15 euros estava louco ou então foi por não ter consciência do valor da moeda.
Amigo tu eras completamente incurável à 12 anos atrás!  :o

Deve dar cada sandes....
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #19 em: 11:15 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Atenção para cortar sempre a partir do rabo.

Bem se calhar quem me ensinou enganou-se  ??? Como infelizmente já faleceu não posso queixar-me.
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Joao Paiva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 28
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #20 em: 11:47 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Podemos cortar a partir da cabeça se soubermos que vamos usar o minhocão todo numa só pesca ou se tivermos a dividir com alguns colegas.

Quem me ensinou assim foi a malta lá de baixo que os apanha e pesca com eles há muitos anos.  ;)

O principio é parecido com o do casulo em que ao ser apanhado se a pá o cortar ao meio ele continua vivo, e por isso temos casulos uns maiores que os outros dentro dos canudos.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #21 em: 11:52 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:o :o :o :o Afinal o Povo de Olhão não só tem olho grande.............................tamb ém tem cá um minhocão do cacête..............fónix!!!  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
:LooooL: :LooooL: :LooooL:

Quanto ao minhocão, desconhecia.

A 25€ (ou mesmo metade) cada minhocão, dá para pensar em criar uma empresa de "minhoca-cultura".
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5099
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #22 em: 11:55 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Qualquer dia vemos o NelsonP por aí a passear no seu novo Ferrari...
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline pantao

Re: Minhocão de Olhão
« Responder #23 em: 12:29 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
O corte é sempre feito a partir do "rabo" caso contrario morre rapidamente e não dá para conservar.
Em agua salgada com oxigenador, não consigo aguenta-la viva mts dias, a agua de inicio fica gelatina autentica, não sei o que leva a formação de gelatina, mas a partir da 3 muda de agua esta morre rapidamente.
A melhor forma que encontrei para a conservar (uma semana maximo) é em serradura de pinho.
Ou corto em bocados de cerca 10cm e congelo em agua salgada em saquetas individuais.
Hoje em dia só uso minhocão e borracheira, graças ao amigo Edgar aqui do pesqueiro, pois os resultados são garantidos se houver peixe na zona.
Para a conservar, tenho a sorte de viver em Aveiro e tenho um balde furado  escondido e enterrado na ria, onde sempre que vou buscar uma deixo restos de peixe no balde para se alimentarem. Podes sempre tentar numa praia. Como as condicões de habitat são semelhantes ja tenho exemplares com mais de 3 meses vivos, não sei como vai ser daqui para a frente, pois a temperatura da agua vai descer em comparação a de ai de baixo.
Isca muito utilizada por os nossos vizinhos espanhois.
Não considero cara, uma vez que da para 10-20 iscadas, e aguentasse muito bem no anzol não necessitando de fio para o lançamento.
Pode ser que com sorte elas criem aqui no norte, mas sei que vai ser dificil pois são necessários 2 factores fundamentais para a desova, temperatura e existência de uma alga especifica na agua...
 

Offline Joao Paiva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 28
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #24 em: 12:44 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O corte é sempre feito a partir do "rabo" caso contrario morre rapidamente e não dá para conservar.
Em agua salgada com oxigenador, não consigo aguenta-la viva mts dias, a agua de inicio fica gelatina autentica, não sei o que leva a formação de gelatina, mas a partir da 3 muda de agua esta morre rapidamente.

Acho muito estranho acontecer isso... :o Eu aguento-as vivas durante meses (máximo foi 4meses, e não morreram, eu é que acabei com ele na pesca) apenas com oxigenador e mudanças de água semanais ou quinzenais. Essa gelatina que falas é normal, o que temos de ter atenção é que o oxigenador tem de estar forte para que as bolhas de ar "furem" essa pelicula na superficie para permitir trocas gasosas.

Não sei a base cientifica disto, apenas falo da minha experiência com este isco. Onde compro os minhocões fazem o mesmo processo, para que consigam ter para vender durante o inverno.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #25 em: 13:37 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O corte é sempre feito a partir do "rabo" caso contrario morre rapidamente e não dá para conservar.
Em agua salgada com oxigenador, não consigo aguenta-la viva mts dias, a agua de inicio fica gelatina autentica, não sei o que leva a formação de gelatina, mas a partir da 3 muda de agua esta morre rapidamente.

Acho muito estranho acontecer isso... :o Eu aguento-as vivas durante meses (máximo foi 4meses, e não morreram, eu é que acabei com ele na pesca) apenas com oxigenador e mudanças de água semanais ou quinzenais. Essa gelatina que falas é normal, o que temos de ter atenção é que o oxigenador tem de estar forte para que as bolhas de ar "furem" essa pelicula na superficie para permitir trocas gasosas.

Não sei a base cientifica disto, apenas falo da minha experiência com este isco. Onde compro os minhocões fazem o mesmo processo, para que consigam ter para vender durante o inverno.

João, deixas num balde com oxigenador á temperatura ambiente ?! ???

Eu não tenho oxigenador, tenho mantido minhocas brancas e borracheiras tempos sem fim mudando só a agua. Será que mudando só a agua o minhocão vai aguentar. Neste momento esta no frigorifico a 9 graus e de um dia para o outro mantem-se fino...
Nelson Peres
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20241
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #26 em: 14:54 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
A borracheira e o minhocão não sei, mas a americana ( muito idêntica á borracheira ) aguenta muito tempo no frio com agua do mar, mudando a agua de 3/4 dias, sem oxigenador.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Joao Paiva

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 28
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #27 em: 15:31 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

João, deixas num balde com oxigenador á temperatura ambiente ?! ???

Eu não tenho oxigenador, tenho mantido minhocas brancas e borracheiras tempos sem fim mudando só a agua. Será que mudando só a agua o minhocão vai aguentar. Neste momento esta no frigorifico a 9 graus e de um dia para o outro mantem-se fino...

Sim Nélson, temperatura ambiente. Tinha uns garrafões com água do mar para ir mudando semanalmente/quinzenalmente consoante o número de minhocões (como já referi).

Eu por exemplo deixava o balde na casa de banho atrás da porta porque o oxigenador faz um barulho irritante e ali não o ouvia de noite.  ;D

Não sei se faz diferença mas tinha sempre o balde quase todo tapado com a tampa, ficava só um bocadinho levantado onde passava a mangueira do oxigenador.

As americanas é diferente em termos de conservação.
 

Offline pantao

Re: Minhocão de Olhão
« Responder #28 em: 21:14 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
A americana semelhante a borracheira ???
 A meu ver não tem nada a ver uma com outra.
Provavelmente a americana é a isca que mais tempo se conserva sem grandes problemas, dentro da caixa e frigorifico.  Já medi a salinidade dos bocadinhos de papel que as envolve e está é mt baixa, valores só encontrados em Foz de rios, mt a montante.
A borracheira água salgada, oxigenador e frio aguenta umas boas semanas.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #29 em: 21:49 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Já tive borracheiras 3 meses no frigorífico, sem oxigenador, a mudar a agua de vez enquando... O problema é que ficam muito magrinhas, vazias...

A respeito do minhocão devemos mudar a gua quando apresenta aquela gelatina mesmo que a agua tenha boa cor ou não é necessário ?
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]

Pessoal que pesca na lagoa de Obidos por Rider [14:59 Terça, 30 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por voron [14:33 Terça, 30 de Abril de 2024]

Cana de bóia para mulher por duas [10:29 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre estralho. por Antonio.Silva [10:28 Terça, 30 de Abril de 2024]

Número de anzóis permitido por Jacaré [22:40 Segunda, 29 de Abril de 2024]

? acção rápida mas progressiva ? por Luisuk [21:39 Segunda, 29 de Abril de 2024]