collapse

Autor Tópico: Minhocão de Olhão  (Lida 9881 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Minhocão de Olhão
« em: 20:52 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Viva,

Cá pelo Algarve chamamos a isto minhocao de Olhão. Nunca pesquei com este isco mas chegou a andar pelos 25 euros cada minhoca destas. Para quem não têm noção, ela tem mais de 1mt á vontade e quando peguei nela, ela esticou-se e ficou maior que eu... A questão é, qual é a melhor forma de a conservar e quanto tempo a conseguirei manter viva ?!

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Nelson Peres
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #1 em: 20:57 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
por esse preço rende? uns 2.5 euros cada iscada de uns 10 cm??

 ja ouvi falar d uns minhokoes k se kortares pelo rabo e deixares em agua e fores mudando  a agua dura bastantes dias porque o corte sára,

mas acho que nao eh essa
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #2 em: 20:58 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
 :o :o :o :o Afinal o Povo de Olhão não só tem olho grande.............................tamb ém tem cá um minhocão do cacête..............fónix!!!  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: A Machado, Baldroegas1985

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #3 em: 21:05 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Nunca tinha visto uma coisa dessas ... 25 euros??!! chiça ....
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #4 em: 21:15 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Isso parece o minhocão que costuma estar em cima do balcão nas lojas de pesca. Se for isso guarda-se fora do frio.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #5 em: 21:20 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Grande verme, que apenas se pode encontrar no Algarve.

Morfologia: poliqueta de tons alaranjados e grandes dimensões, que atinge mais de 1m de comprimento. A velocidade que atingem no substrato em que se encontram é muito significativa.
Habitat: vive em fundos de areia ou mistos, na ria Formosa e nas praias Algarvias. Após os temporais, é normal em certas zonas o mar arrastar alguns exemplares para o areal.
Aplicação: estes vermes são utilizados seccionados (cortados); destinam-se principalmente à pesca de douradas, sargos e robalos, podendo porém capturar outras espécies.
Conservação: devem ser mantidos num aquário com água limpa/fresca e permanentemente oxigenada; deve haver a preocupação de gastar em primeiro lugar os exemplares que não estão inteiros (especialmente os que não possuem cabeça).
Vulnerabilidade: outrora muito abundantes, a captura desenfreada fez com que se tornassem mais difíceis de encontrar e muito menos numerosos; o preço que atingem atualmente é exorbitante; assim como para com outras espécies ameaçadas, impunha-se o controlo de capturas, o seu controlo (através de uma fiscalização responsável e eficaz) e defesos.

''depois é um isco que dura muito, muito tempo em casa num recipiente com oxigénio.''

''o minhocão larga tanto sangue que até se fica com as mãos castanhas durante uns dias se pescar ''

''Áquario com filtros, água salgada fundo de areia e mudança de água nos primeiros 3 dias dia sim dia não ou menos conforme a cor de água,agua roxa ou preta mudar de água e aguentam-se bem sem problemas convem separar os bichos em recipientes diferentes para não contaminar caso existam doenças ou parasitas,devido ao preço e que só uso nas alturas quentes de pesca quando assinalo ou vejo que existe peixe grande,quando estam não vale a pena pena usar pouco nem olhar as poupaças e usar e abusar enquanto dura o pior e quando peixe pequeno rouba o isco ''

''É um isco muito caro que bem tratado dura muito tempo e não morre facilmente corta-se seccionado pelo rabo até a cabeça e cá em casa chegam a durar mais de 2 meses devido a crise que existe nas grandes capturas.
A 2 fds no levante fraquinho faturei uns peixes valentes com o dito anelideo é um isco a ter sempre em conta quando se trata de esparideos e predadores engoda mt o pesqueiro (devido ao sangue que larga na água) e apanha muito peixe quando estam exemplares de valor.
Devido ao preço exorbitante levo sempre comigo e meto nas alturas quentes de pesca,revelam-se muito eficazes,com mares fortes ou em dia de mar de feição com aguas muito barrentas e mares de sul na costa sul''
« Última modificação: 21:24 Segunda, 26 de Outubro de 2015 por Ivo Martins. »
 

Offline ruisargo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 765
  • Agradecido: 6 vezes
  • Há mar e mar e ... fod&s-te se não sabes nadar...
    • Albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:04 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #6 em: 21:30 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Grande verme, que apenas se pode encontrar no Algarve.

Morfologia: poliqueta de tons alaranjados e grandes dimensões, que atinge mais de 1m de comprimento. A velocidade que atingem no substrato em que se encontram é muito significativa.
Habitat: vive em fundos de areia ou mistos, na ria Formosa e nas praias Algarvias. Após os temporais, é normal em certas zonas o mar arrastar alguns exemplares para o areal.
Aplicação: estes vermes são utilizados seccionados (cortados); destinam-se principalmente à pesca de douradas, sargos e robalos, podendo porém capturar outras espécies.
Conservação: devem ser mantidos num aquário com água limpa/fresca e permanentemente oxigenada; deve haver a preocupação de gastar em primeiro lugar os exemplares que não estão inteiros (especialmente os que não possuem cabeça).
Vulnerabilidade: outrora muito abundantes, a captura desenfreada fez com que se tornassem mais difíceis de encontrar e muito menos numerosos; o preço que atingem atualmente é exorbitante; assim como para com outras espécies ameaçadas, impunha-se o controlo de capturas, o seu controlo (através de uma fiscalização responsável e eficaz) e defesos.

''depois é um isco que dura muito, muito tempo em casa num recipiente com oxigénio.''

''o minhocão larga tanto sangue que até se fica com as mãos castanhas durante uns dias se pescar ''

''É um isco muito caro que bem tratado dura muito tempo e não morre facilmente corta-se seccionado pelo rabo até a cabeça e cá em casa chegam a durar mais de 2 meses devido a crise que existe nas grandes capturas.
A 2 fds no levante fraquinho faturei uns peixes valentes com o dito anelideo é um isco a ter sempre em conta quando se trata de esparideos e predadores engoda mt o pesqueiro (devido ao sangue que larga na água) e apanha muito peixe quando estam exemplares de valor.
Devido ao preço exorbitante levo sempre comigo e meto nas alturas quentes de pesca,revelam-se muito eficazes,com mares fortes ou em dia de mar de feição com aguas muito barrentas e mares de sul na costa sul''



 :aplau: :aplau: :aplau: :aplau: :aplau:
Espectacular descrição , os meus parabéns ao Ivo pelo excelente trabalho de pesquisa.
 Confirmo tudo o que foi descrito.
 
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #7 em: 21:35 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
 :beer:
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #8 em: 21:37 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Boa Ivo  :fixe: :fixe:
Bela discrição. A minha duvida era a duração. Diseeram-me que não durava mais que 2/3 dias. Fiz uma pesquisa rápida, muito rápida e não vi nada  ??? :P

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
por esse preço rende? uns 2.5 euros cada iscada de uns 10 cm??

 ja ouvi falar d uns minhokoes k se kortares pelo rabo e deixares em agua e fores mudando  a agua dura bastantes dias porque o corte sára,

mas acho que nao eh essa

Este apanhei-o eu, saiu-me barato  :)
« Última modificação: 21:39 Segunda, 26 de Outubro de 2015 por NelsonP, Motivo: acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #9 em: 21:42 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
mete um estralho com 2 metros e isca o minhocao inteiro!! loool estou a brincar mas imagina eheh abraço
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #10 em: 22:15 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Boas

Eu penso que existe qualquer coisita errada, o corte do minhocão é ao contrário, da cabeça para os pés, por acaso a cerca de 12 anos perdi a cabeça e comprei, fiz um surf na praia de Moledo e pensei que resultaria, mas só lá foram a ameijoa e filete de sardinha. Na altura desculpei o vendedor pois a água não estava de feição para aquela minhoca. Mas salvo erro só paguei 15 euros estava louco ou então foi por não ter consciência do valor da moeda. >:D

Boas fainas
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #11 em: 22:19 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
por acaso a cerca de 12 anos perdi a cabeça e comprei
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas salvo erro só paguei 15 euros estava louco ou então foi por não ter consciência do valor da moeda.
Amigo tu eras completamente incurável à 12 anos atrás!  :o
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #12 em: 22:25 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Amigo tu eras completamente incurável à 12 anos atrás! 

Cá para nós que ninguem nos ouve, acho que nunca cheguei a recuperar  8)
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #13 em: 22:33 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cá para nós que ninguem nos ouve, acho que nunca cheguei a recuperar 
Mas tas melhor amigo, pelo menos agora das 15 euros por isco que dá para uma semana e não por apenas uma minhoca de metro!  ;D ;D ;D
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Minhocão de Olhão
« Responder #14 em: 09:07 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva,

Cá pelo Algarve chamamos a isto minhocao de Olhão. Nunca pesquei com este isco mas chegou a andar pelos 25 euros cada minhoca destas. Para quem não têm noção, ela tem mais de 1mt á vontade e quando peguei nela, ela esticou-se e ficou maior que eu... A questão é, qual é a melhor forma de a conservar e quanto tempo a conseguirei manter viva ?!

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Epá Nelson,

com esse valor, o melhor é conservá-la num banco. Nada de BPN ou BES. Aí não é seguro.

Bom agora a sério, nunca vi ou li sobre isso. Esse isco é natural dessa região ?
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

 

* Tópicos Recentes

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por José Couto [19:44 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]