collapse

Autor Tópico: Algarve... Alguem conhece algum mariscador!!!  (Lida 3292 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 26 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Algarve... Alguem conhece algum mariscador!!!
« Responder #15 em: 01:36 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Eu não costumo falar muito de minhoca borracheira, pois já foi produto dos meus negocios.
Alem de ser um isco , que na maioria das pessoas ligadas ao mar, só há muito poucos anos é que se tornou conhecida. Chegou quase ao preço do casulo de parchal que antes se vendia aos espanhois a 25 contos o litro. Há 15 anos (+-) que pesco com borracheira e só entrou nas lojas há 4 ou 5 anos.

Cheguei a vender a um euro/unidade, mas acreditem que não é vida que se faça por 22 dias/mês como um trabalho normal. Rebenta o coiro de qualquer um.
O que hoje em dia vejo de mal, e não sou o unico, é:
- cada vez mais pequenas as que são  apanhadas e mais caras,
- cada vez maiores são  as multas,
- cada vez há mais "fome" de borracheira, dado o sucesso da isca.
Os lojistas que pagavam um euro para vender a 1.20 , pagam hoje a 0.50 para vender a 1.5... Quem ganha nao é nem nunca foi quem trabalha.

Sem contar com as necessidades das familias face ao que acontece no país, ou se continua a arriscar dizimando a especie ou se morre de fome  com os RSI e SD que muita gente recebe.
Infelizmente é o país que temos e cada vez está pior.
« Última modificação: 01:43 Segunda, 02 de Novembro de 2015 por ClaudioP »
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Algarve... Alguem conhece algum mariscador!!!
« Responder #16 em: 07:58 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Acaba por ser uma consequência, as coisas que ves de mal e que concordo com algumas.
Há uns anos ninguem falava de borracheira, tens razão, mas isto é como tudo... Agora  é por demais conhecida e a procura é cada vez maior. Quando a procura supera a oferta o preço dispara, isto vem nos livros. Cada vez mais, há mais desemprego e as pessoas viram-se para qualquer lado. Nunca vi tanta gente á borracheira !

O problema é o mesmo de sempre que acontece com o peixe tambem, são as medidas. Apanham borracheiras bebes e elas aparecem nas lojas e vende-se. Que se pode fazer ?! Alguem as compra !!

As multas, não sei porque felizmente nunca apanhei nenhuma. Tambem nunca fico horas na apanha, fico o tempo suficiente para dar para os gastos, nunca mais de 1:30h e raramente esse tempo.

Quando estou a apanhar acho-as demasiado baratas. Quando as tenho que comprar acho-as demasiado caras mas no fundo acho que é um preço justo em alguns (raros sitios). A quinta do Marisco em Portimão tem boa medida a 0,80€. Nos outros lados são mais caras...

Vamos ver por quanto tempo mais vamos ter este isco... Já começa a haver dificuldades para encontrar, e muitas...
Nelson Peres
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Algarve... Alguem conhece algum mariscador!!!
« Responder #17 em: 09:57 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Eu nunca toquei numa borracheira e pelos vistos parece que nunca lhes vou tocar.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline silvios

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 76
  • Agradecido: 1 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:32 Domingo, 16 de Fevereiro de 2014
Re: Algarve... Alguem conhece algum mariscador!!!
« Responder #18 em: 22:37 Segunda, 23 de Novembro de 2015 »
Só para terem uma noção da coisa, os espanhois chegam a ser meia duzia deles em Olhão  nas marés grandes há espera dos apanhadores do isco e pagam mais caro para levarem tudo para espanha.
Os minhoções? salsichas? ... donde pensam que vão em maior quantidade?
Das ilhas do Algarve, em Alvor tb o há mas não em tanta quantidade e com mais fiscalidade.
 

 

* Tópicos Recentes

Cabo do Xalavar por jewels [Hoje às 16:15]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [Hoje às 16:14]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [Hoje às 13:29]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [Hoje às 00:23]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]