collapse

Autor Tópico: Montagens e equipamento na Pesca ao feeder  (Lida 7627 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Montagens e equipamento na Pesca ao feeder
« em: 00:24 Sexta, 23 de Outubro de 2015 »
    Caros colegas, senti que era altura de alargar mais um pouco esta secção e decidi tomar o passo lógico de iniciar um tópico sobre as montagens e materiais utilizados nesta pesca. Como poderemos todos constatar este é um tipo de pesca que além de eficaz é também bastante simples.
    Mas por mais simples que seja tem sempre os seus "quês" como qualquer pesca, especialmente para aqueles que procuram a excelência ( e não a grade  ;D), por isso espero ouvir de vós activamente neste tópico sobre que materiais usam, as vossas montagens, preferências, dicas sobre o tema etc..
    Costuma-se dizer que se queremos passar uma mensagem devemos deixar-se explicar quem já o expressou melhor, por isso para iniciar este tópico escolhi deixar-vos alguns vídeos que me ajudaram e que considero serem um bom começo:


                                                              1-Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
                                                              2-Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
                                                              3-Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Disclaimer: Nego qualquer pretensão sobre os vídeos divulgados, os vídeos e direitos sobre eles não me pertencem assim como não tenho pretensão de possuir qualquer tipo de direitos de imagem associados às imagens nem de lucrar com as mesmas. Todos os direitos reservados à BARROS.


    Como sempre quero ouvir de vós, seja qual for a vossa opinião em relação aos vídeos ou simplesmente o vosso próprio testemunho como já referi anteriormente.

   
« Última modificação: 00:31 Sexta, 23 de Outubro de 2015 por Hugo Tarrafa »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nuno.jesus

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Montagens e equipamento na Pesca ao feeder
« Responder #1 em: 00:37 Sexta, 23 de Outubro de 2015 »
 No meu caso, eu pesco com uma linha fina afundante própria para carpfishing ( não sei o numero aquilo estava em lbs e deitei a bobine fora à muito tempo  :-\, mas parece me talvez um 0.20 no máximo), adoro aquela linha e nem sei onde comprar mais pois aquela era importada e pertencia ao meu velhote, mas cá me hei de arranjar  ;D

    Para feeders (a peça chave da montagem ) uso um pouco de tudo o que há no mercado, excluindo alguns casos que considero terem muito pouca qualidade serem  ineficazes e até alguns designs que me parecem um pouco rebuscados. Nunca usei feeders com mais de 40g de chumbo e costumo-me ficar pelas 25g, sendo que já usei alguns sem peso algum adicionado mas só para aguas quase paradas ou paradas ( estes fi-los eu a partir de arame e resultaram na perfeição ). Uso feeders abertos para engodo e mais especificamente "molas" para bicho colado e uso feeders fechados para bicho solto. Não uso feeders flutuantes porque não me agrada muito o conceito. sou especial fã de modelos como o Yh-7056 presente na primeira imagem desde que tenha rosca a unir as duas partes, gosto também de feeders abertos em ambas as pontas de rede metálica e formato quadrado com o peso distribuído ao longo de uma das faces como os modelo YH-7058 e YH-7066 presentes na segunda imagem e feeders plásticos apropriados a "method feeder" :)

    Uso uma pérola preta ou transparente de 4;5 ou 6mm dependendo do tamanho do destorcedor que use, também já usei um "anti-tangle" (não sei nome técnico em português) especialmente se, como o modelo YH-7058 houver um qualquer prolongamento entre o feeder em si e a sua conexão à linha.

    Uso destorcedores formato "barrel" ou "rolling" e recentemente adquiri uns do género "ring with rolling" usados na pesca inglesa por exemplo,que ainda não experimentei mas estou esperançoso :)

    Uso um mono-filamento mais fino (0.18) e transparente de boa qualidade para empatar os anzóis. Estes são normalmente Samurai, Sasame ou Chikara da Browning nos tamanhos indicados para a espécie e tamanho de peixe alvo e isco utilizado.

    Nunca utilzei qualquer tipo de "amortecedor" nem isquei com cabelos mas acho que vou experimentar ambos um dia destes ;)
    O empate do meu anzól nunca passa os 50cm no máximo.
   
    ...e pronto, resumidamente é o que eu uso. Brevemente irei adicionar fotos da minha cana, uma colmic, e carreto, Vega, e seus modelos e especificações conhecidas, assim como fotos de uma ou outra montagem e dos tais feeders de arame :)

Até lá espero o vosso feedback,

Obrigado, Saúde e Boas Pescarias!!  :))
« Última modificação: 00:54 Sexta, 23 de Outubro de 2015 por Hugo Tarrafa »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo Fernandes, Luis Cintra

Offline Abel Sousa

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 7 vezes
    • Canidelo - Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagens e equipamento na Pesca ao feeder
« Responder #2 em: 00:08 Sexta, 22 de Janeiro de 2016 »
Ola
Onde se pode arranjar aquele fio Power Gum ?
Obrigado
Abel Sousa
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Montagens e equipamento na Pesca ao feeder
« Responder #3 em: 16:14 Sexta, 22 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ola
Onde se pode arranjar aquele fio Power Gum ?
Obrigado

Sopesca: Rua do Bom Sucesso - Vila de Prado - Braga
Contacto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre (Luis Martins)

As marcas de Power Gum que têm disponíveis são:
- Drennan
- Trabucco
- Browning

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Montagens e equipamento na Pesca ao feeder
« Responder #4 em: 16:49 Sexta, 22 de Janeiro de 2016 »
Sopesca: Rua do Bom Sucesso - Vila de Prado - Braga
Contacto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre (Luis Martins)


Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagens e equipamento na Pesca ao feeder
« Responder #5 em: 16:51 Sexta, 22 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
"anti-tangle" (não sei nome técnico em português)

Aqui posso ajudar-te, mas é a única parte. O anti-tangle é em Português o anti-enleio. É muito discutido em passadores, nomeadamente de topo.

Quanto ao feeder, e apesar de gostar muito do conceito desta pesca e de pescar muito em rio, ainda não experimentei. Não que não tenha material adequado nem curiosidade, mas ainda não se proporcionou. É o mal de quem gosta de tudo na pesca... vai-se experimentando coisas novas mas o empo é muito escasso e uns dias vai-se a uma coisa outros a outra e para aprender modalidades novas fica apertado.

Já agora, usas feeder em rios com corrente ou nem por isso? Nesta condição parece-me que ou encontras uma zona calma (o que por vezes é dificil), ou colas muito o engodo e perdes um pouco a mais-valia do conceito... será assim?

Abraço.



 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Montagens e equipamento na Pesca ao feeder
« Responder #6 em: 17:03 Sexta, 22 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora, usas feeder em rios com corrente ou nem por isso? Nesta condição parece-me que ou encontras uma zona calma (o que por vezes é dificil), ou colas muito o engodo e perdes um pouco a mais-valia do conceito... será assim?

Nos dois vídeos que se encontram no tópico do link a seguir dá para ter uma ideia da pesca ao feeder em rios com alguma corrente.
 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Montagens e equipamento na Pesca ao feeder
« Responder #7 em: 17:27 Sexta, 22 de Janeiro de 2016 »
Exemplo de 2 anti-tangle que costumo utilizar.
Faço-os duplos (como os da imagem) ou simples e com vários comprimentos e vários diâmetros de power gum.


Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Abel Sousa

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 398
  • Agradecido: 7 vezes
    • Canidelo - Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:23 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagens e equipamento na Pesca ao feeder
« Responder #8 em: 17:44 Sexta, 22 de Janeiro de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ola
Onde se pode arranjar aquele fio Power Gum ?
Obrigado

Sopesca: Rua do Bom Sucesso - Vila de Prado - Braga
Contacto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre (Luis Martins)

As marcas de Power Gum que têm disponíveis são:
- Drennan
- Trabucco
- Browning

Ok muito obrigado
Abraço
Abel Sousa
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagens e equipamento na Pesca ao feeder
« Responder #9 em: 18:16 Sexta, 22 de Janeiro de 2016 »
Muito bons vídeos.

Quanto à minha questão... acho que estou esclarecido:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já agora, usas feeder em rios com corrente ou nem por isso? Nesta condição parece-me que ou encontras uma zona calma (o que por vezes é dificil), ou colas muito o engodo e perdes um pouco a mais-valia do conceito... será assim?

Nos dois vídeos que se encontram no tópico do link a seguir dá para ter uma ideia da pesca ao feeder em rios com alguma corrente.
 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 :fixe:

Abraço.
 

Offline Jpst74

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Marco de Canaveses
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:06 Sexta, 28 de Junho de 2019
Re: Montagens e equipamento na Pesca ao feeder
« Responder #10 em: 00:39 Terça, 26 de Maio de 2020 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
    Caros colegas, senti que era altura de alargar mais um pouco esta secção e decidi tomar o passo lógico de iniciar um tópico sobre as montagens e materiais utilizados nesta pesca. Como poderemos todos constatar este é um tipo de pesca que além de eficaz é também bastante simples.
    Mas por mais simples que seja tem sempre os seus "quês" como qualquer pesca, especialmente para aqueles que procuram a excelência ( e não a grade  ;D), por isso espero ouvir de vós activamente neste tópico sobre que materiais usam, as vossas montagens, preferências, dicas sobre o tema etc..
    Costuma-se dizer que se queremos passar uma mensagem devemos deixar-se explicar quem já o expressou melhor, por isso para iniciar este tópico escolhi deixar-vos alguns vídeos que me ajudaram e que considero serem um bom começo:


                                                              1-Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
                                                              2-Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
                                                              3-Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Disclaimer: Nego qualquer pretensão sobre os vídeos divulgados, os vídeos e direitos sobre eles não me pertencem assim como não tenho pretensão de possuir qualquer tipo de direitos de imagem associados às imagens nem de lucrar com as mesmas. Todos os direitos reservados à BARROS.


    Como sempre quero ouvir de vós, seja qual for a vossa opinião em relação aos vídeos ou simplesmente o vosso próprio testemunho como já referi anteriormente.

   



Nesta montagem do powergum, são usados 2 destorcedores? Ou seja um a antes do powergum e outro nom fim para colocar o empate do anzol?