collapse

Autor Tópico: Montagem e utilização de pingalins  (Lida 21281 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagem e utilização de pingalins
« Responder #15 em: 19:35 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ainda sobre os pingalins, já repararam com certeza, que o movimento dos pingalins é rotativo e não ondulante.
Então o uso dos anzóis tortos apenas aumenta a amplitude das rotações.
Este aumento, poderá ser ou não, mais eficaz, dependendo de vários factores, tais como, o estado do mar, a cor das águas, a semelhança com a presa que pretende imitar, etc.
Ou seja, não acho que seja muito fácil, dizer que deve ser, torto ou direito.

Ab
JM
Não percebo nada disso mas a teoria faz sentido. Lá ver as opiniões da malta mais experiente :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Mario Fialho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 28
    • Arrouquelas-Rio Maior
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:31 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagem e utilização de pingalins
« Responder #16 em: 19:54 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ainda sobre os pingalins, já repararam com certeza, que o movimento dos pingalins é rotativo e não ondulante.
Então o uso dos anzóis tortos apenas aumenta a amplitude das rotações.
Este aumento, poderá ser ou não, mais eficaz, dependendo de vários factores, tais como, o estado do mar, a cor das águas, a semelhança com a presa que pretende imitar, etc.
Ou seja, não acho que seja muito fácil, dizer que deve ser, torto ou direito.

Ab
JM

Olá a todos, concordo plenamente, gosto muito de corricar mas não o faço tantas vezes como desejava porque a coluna não me ajuda.
Posso dizer acerca deste assunto que de todos os pingalins feitos por mim todos têm o anzol direito e já apanharam peixe tanto a corricar com boia de água como com chumbada. A rotação do pingalim em meu entender tem mais a ver com a curvatura da borracha e o angulo de corte.

  Mário Fialho
« Última modificação: 20:35 Terça, 21 de Janeiro de 2014 por Zé Maria, Motivo: Tirar resposta da citação »
Mário Fialho
 

Offline Nuno Xavier

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 48 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:54 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Montagem e utilização de pingalins
« Responder #17 em: 21:11 Terça, 21 de Janeiro de 2014 »
Xiii! Que grande confusão que para aqui vai.

Vamos lá ver se o pessoal se acerta.

O "Pingalin" como eu lhe chamo... (outros chamam de pinguelim ou pingalim) não é a borracha em si. Esta expressão foi importada dos antigos Pescadores do Bacalhau na Terra Nova. Estes foram os primeiro a trazer para Portugal essas maravilhosas borrachas que ainda hoje produzem capturas. O "Pingalin" era o aparelho que usavam para pescar enquanto tinham de aguardar o tempo necessário para que o Palangre carregasse de peixe.

O "Pingalin" era composto por uma linha de jarda de 1mm com cerca de 12 alças (alguns chegavam às 25) espaçadas entre si com cerca de 30cm e cada alça tinha cerca de 20cm. Na ponta de baixo era colocada uma "Zagaia" (foto abaixo) e nas alças eram colocadas as borrachas montadas em anzois Limerick bent shank de tamanhos entre o 6/0 e 10/0. Na ponta de cima levava um destorcedor de latão grande onde se empatava a linha de mão. Normalmente também jarda mas mais grossa.

Este aparelho de anzois tortos é que se chamava "Pingalin" e foi esse o nome com que batizaram essas fantásticas borrachas.

Por isso, "Pingalin" é com anzol torto. Com anzol direito temos a "Loura" e o "Chico Fininho"

Zagaia utilizada para a montagem do "Pingalin" (aparelho) em 1930

 

Offline meritoon

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 290
  • Agradecido: 9 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:57 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Montagem e utilização de pingalins
« Responder #18 em: 10:01 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Viva Xavier.

Em primeiro lugar obrigado, pelo texto que muito apreciei sobre as origens do "pingalim"
Gostaria só de esclarecer, que quando eu falo(escrevo), em pingalins, refiro-me ás 3 peças conforme a 1ª foto do teu tópico "Borrachas - Louras".
Foi com esse tipo de borracha com anzol, a que chamavam pigalim, que aprendi alguma coisa sobre a mui nobre arte do corrico, junto de alguns Mestres corricadores da Foz do Douro.
Fico muito feliz por poder, agora aprender, partilhar e confrontar conhecimentos, com os Mestres corricadores de Vila Do Conde e Póvoa de Varzim.
 
Ab.
JM
 

Offline joao magalhaes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 455
  • Agradecido: 27 vezes
    • vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:56 Domingo, 19 de Janeiro de 2014
Re: Montagem e utilização de pingalins
« Responder #19 em: 10:33 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Boas,
Nada melhor do que os mestres antigos em que não tinham anzois tortos e pescavam com os chamados (pipos) que não passavam das borrachas dos travões de bicicleta

fios de lã

e se apanhavam peixe agora a evolução leva a estas coisas de anzois tortos. ;D ;D ;D
A pesca e uma terapia
 

Offline Nuno Xavier

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 131
  • Agradecido: 48 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:54 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Montagem e utilização de pingalins
« Responder #20 em: 12:20 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,
Nada melhor do que os mestres antigos em que não tinham anzois tortos e pescavam com os chamados (pipos) que não passavam das borrachas dos travões de bicicleta

fios de lã

e se apanhavam peixe agora a evolução leva a estas coisas de anzois tortos. ;D ;D ;D

É verdade... já me esquecia dessa. Aqui no Norte usava-se muito o anzol direito com os "Pipos". Estes eram feitos com a borrachas das válvulas dos pneus das bicicletas.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Montagem e utilização de pingalins
« Responder #21 em: 15:50 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 »
Pescava-se?? Ainda se pesca :)
« Última modificação: 15:54 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 por Zé Maria, Motivo: Tirar citação desnecessária »
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Jaime Almeida

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 85
  • Agradecido: 2 vezes
    • Zambujeira - Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:48 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Montagem e utilização de pingalins
« Responder #22 em: 16:22 Quinta, 20 de Março de 2014 »
Boas tardes companheiros da pesca.
Será que algum dos colegas pode colocar qual a melhor maneira de fazer a dobra na borracha do pingalim.
Abraço para todos
 

 

* Tópicos Recentes

nylon "normal" vs fluorcarbono por telmomadeira [Hoje às 14:22]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [Hoje às 13:19]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [Hoje às 12:05]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por ze carlos [19:12 Quinta, 09 de Maio de 2024]

Pesca spinning por pedrosiva [19:59 Terça, 07 de Maio de 2024]

Duvidas Isco por Luisuk [18:26 Terça, 07 de Maio de 2024]