collapse

Autor Tópico: Anzol de pata ou de olhal  (Lida 6342 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Anzol de pata ou de olhal
« Responder #30 em: 17:05 Sábado, 24 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ambos têm um tipo de resposta diferente a pescar, anzóis de pata têm uma resposta mais rápida e sensível ao passo que anzóis de olhal embora não tão sensíveis oferecem outro tipo de vantagens como a que o Sr. Pedras Salgadas enumerou.

Pessoalmente costumo usar anzóis de olhal ...à excepção de anzóis formato chinu


Saúde e boas pescarias !!

Boas
Por que dizes que os de pata têm uma resposta mais rápida e sensível?


Porque são, muitas vezes imperceptívelmente, especialmente no mal e especialmente em mar revolto... tem alguma coisa a ver com a forma com ambos são empatados... o anzol de pata é empatado directamente na haste e o azol de olhal não portanto a verdadeira diferença está no nó e não no anzol em si se é que me entendes. O nó utilizado para empatar anzóis de olhal ( uses o que usares ) dispõe-se acima do anzol criando um ponto de resistencia na linha que por sua vez vai agir como um "amortecedor" ao ser forçada ...tudo isto se passa a nível quase microcópico (dependendo do calibre do fio de empate e da sua qualidade ou tipo).O que muda é o ponto em que a força é aplicada, quanto mais "próximo"(à falta de melhor termo) do anzol mais eficaz será a força aplicada a este e rápido o seu efeito, daí a sensibilidade. Sei que é um pouco difícil de visualizar mas é isto que se passa...

pessoalmente interess-me MUITO mais a curvatura do anzol, a farpa e o material do que se é de olhal ou pata ...
 

Offline Renato Maquarte

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1084
  • Agradecido: 94 vezes
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Anzol de pata ou de olhal
« Responder #31 em: 10:13 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso a mesma amarração tanto do anzois de olho como no de patas

E qual é a vantagem ……

O anzol fica "armado" rente a linha do estralho, já na argola ele fica "mais solto" ... na minha opinião ajuda na ferrada.

Se essa é a razão então mais vale usar apenas anzóis de pata, sempre são mais finos para o mesmo tamanho ……… e o nó dará menor volume e preserva melhor a iscada.


Sim, 90% dos meus anzóis são de pata, mas ha um modelo ou outro que só são disponíveis com olho, como o owner yamajim e ssw cut point para pesca mais pesada.
Pesca!!! Paixão de pai para filho.
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: Anzol de pata ou de olhal
« Responder #32 em: 10:20 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Eu uso unicamente anzóis de pata, apenas por hábito pois nunca experimentei os de olhal.
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]