collapse

Autor Tópico: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder  (Lida 31689 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #45 em: 01:15 Quinta, 22 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A minha fraca experiência com engodos já vem desde 1982, ano em que comecei a fazer pesca de competição e a confeccionar os meus próprios engodos, dos quais saliento o "quatro, quatro, dois, um" (parece táctica de futebol). As farinhas que faziam parte da sua composição eram a farinha de fava, a farinha de milho, a farinha de noz ou de amendoim e o pão ralado. O "quatro, quatro, dois, um" representava as quantidades, em partes, de cada uma das farinhas. A partir do momento em que deixei de conseguir arranjar a farinha de fava, que comprava aos 25kg de cada vez, deixei de fazer este engodo e parti para outro... mas como não há amor como o primeiro...
Quanto à comercialização do cânhamo, é verdade que foi proibida mas penso que esta espécie de embargo já foi levantado há algum tempo. O problema é que a maioria do cânhamo que agora compramos não rebenta ou germina depois de posto de molho ou de cozido. Segundo consta, as sementes passam (ou passavam) por uma espécie de torrefacção para as "matar" o que faz com que apenas algumas rebentem ou germinem.
Houve um período em que a maioria do cânhamo vinha da Bélgica e apesar do seu óptimo aspecto e tamanho... "não valia a ponta de um corno".

p.s. Se me indicar onde arranjar farinha de fava... pode ser que ainda tente pôr a mão na massa.  ;)

    Não considero de todo a sua experiência fraca :) Parece-me ser uma boa fórmula de engodo esta sua.
Em primeiro lugar nos dias que correm já não sei se fava teria o mesmo efeito de outrora. Sei que foi muito utilizada mas gradualmente o milho ocupou o seu lugar de forma avassaladora, creio que há pouco ritmo de pesca com fava neste momento (regra geral) e por isso tenho algumas reservas quanto a iscar com fava ou usar engodos com muita fava na sua composição :)

    Farinha de fava efectivamente nunca comprei, eu fiz ... comprei fava em semente ou grão como quiser na feira e moí no moinho eléctrico do meu velhote que ele usa para moer ou pulverizar milho e afins para aves. ( custou um bocadito que aquilo era duro que dói! )
    ... sei que existe cerveja de fava embora seja ruim , se há cerveja então garantidamente há farinha, peço desculpa não conseguir ajudar mais mas sempre pode ser um começo :)

Obrigado pelo esclarecimento sobre o caso do cânhamo, sabia de algumas coisas sobre a sua legislação mas fiquei mais clarificado.


Saúde e boas pescarias!! :)
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #46 em: 10:34 Quinta, 22 de Outubro de 2015 »
Sobre o cânhamo, é isso mesmo: passa por um tratamento de infertilidade e esse, ou confecionado pode vender-se.

Ai o sr. JVieira disse um ingrediente que ainda não vi aqui comentado em lado nenhum... a farinha de amendoim. Conheço um rapaz que diz que é cara mas vale muito a pena, especialmente para as bogas.

Quanto ao engodo de mar... essa de guardar o óleo das latas até faz muito sentido para mim. A sardinha moída (ou esfarrapada) não dispenso bem como óleo de sardinha. Já vi malta a moer com pedras nas lajes à beira mar ouriços, caranguejos, perceves, mexilhões, lapas etc...  tudo isso funciona muito bem, mas tudo depende da espécie alvo: se for carapau por exemplo nada como sardinha moída. Já para sargos, acredito que o mexilhão, lapas e caranguejos funcione melhor. Já o ouriço juram-me a pés juntos que é terrível, há até a historia dos 5 dias: apanhas no primeiro dia muito peixe, mas nos outros 4 esquece a pesca... mito? :o

Uma outra vez fui com um outro amigo que fez uma grande "mistela secreta" para os Babaloos dizia ele. Sei que levou uma carrada de coisas entre as quais destrincei 1L de leite, 1 pacote de queijo ralado, pão ralado, sardinhas pré moídas no liquidificador, algo vermelho que não sei o que era mas tinha cheiro adocicado. Verdade que aquilo foi um frenesim de peixe como eu nunca tinha visto nem nunca mais vi naquela praia (Polvoeira)... mas não eram babaloos, eram agulhas: apanhamos em conjunto mais de 30 e eu trouxe 2 para provar (os outros foram para a água) e fritos não são maus.
O espetáculo também não foi bonito uma vez que passado um pouco de estarmos a engodar, veio uma malta para ir ao banho (e era fevereiro ou inicio de março com tempo frio e enublado muito desagradável  :o) e aquilo parecia uma boca de esgoto pois a água estava muito esbranquiçada do leite e com pedaços de sardinha e restos de outras coisas concentradas a flutuar, e carradas de agulhas que se viam nas ondas a revoltar tudo. Para quem conhece a praia, maior parte das vezes só dá para nos banharmos logo de inicio pois tudo o resto é bravo demais e ali faz uma baiazinha, foi mesmo onde engodamos para manter o engodo por ali e não se dispersar.

Abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Mbellotti

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #47 em: 18:01 Quinta, 22 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sobre o cânhamo, é isso mesmo: passa por um tratamento de infertilidade e esse, ou confecionado pode vender-se.

Ai o sr. JVieira disse um ingrediente que ainda não vi aqui comentado em lado nenhum... a farinha de amendoim. Conheço um rapaz que diz que é cara mas vale muito a pena, especialmente para as bogas.

Quanto ao engodo de mar... essa de guardar o óleo das latas até faz muito sentido para mim. A sardinha moída (ou esfarrapada) não dispenso bem como óleo de sardinha. Já vi malta a moer com pedras nas lajes à beira mar ouriços, caranguejos, perceves, mexilhões, lapas etc...  tudo isso funciona muito bem, mas tudo depende da espécie alvo: se for carapau por exemplo nada como sardinha moída. Já para sargos, acredito que o mexilhão, lapas e caranguejos funcione melhor. Já o ouriço juram-me a pés juntos que é terrível, há até a historia dos 5 dias: apanhas no primeiro dia muito peixe, mas nos outros 4 esquece a pesca... mito? :o

Uma outra vez fui com um outro amigo que fez uma grande "mistela secreta" para os Babaloos dizia ele. Sei que levou uma carrada de coisas entre as quais destrincei 1L de leite, 1 pacote de queijo ralado, pão ralado, sardinhas pré moídas no liquidificador, algo vermelho que não sei o que era mas tinha cheiro adocicado. Verdade que aquilo foi um frenesim de peixe como eu nunca tinha visto nem nunca mais vi naquela praia (Polvoeira)... mas não eram babaloos, eram agulhas: apanhamos em conjunto mais de 30 e eu trouxe 2 para provar (os outros foram para a água) e fritos não são maus.
O espetáculo também não foi bonito uma vez que passado um pouco de estarmos a engodar, veio uma malta para ir ao banho (e era fevereiro ou inicio de março com tempo frio e enublado muito desagradável  :o) e aquilo parecia uma boca de esgoto pois a água estava muito esbranquiçada do leite e com pedaços de sardinha e restos de outras coisas concentradas a flutuar, e carradas de agulhas que se viam nas ondas a revoltar tudo. Para quem conhece a praia, maior parte das vezes só dá para nos banharmos logo de inicio pois tudo o resto é bravo demais e ali faz uma baiazinha, foi mesmo onde engodamos para manter o engodo por ali e não se dispersar.

Abraço


Obrigado pela partilha,

    Pois a farinha de amendoim está muito bem referenciada como sendo excelente para bogas, faz parte do meu engodo para bogas que ainda não revelei, mas na verdade uso-o pouco porque este ingrediente em especial é um pouco mais caro do que gostaria. :(

    Sobre esse engodo de mar que falou, só me estranha essa mistura vermelha adocicada... quando comecei a pesquisar sobre engodos deparei-me com vários textos na Internet, que de facto foram copiados ou modificados de um único texto. Esses textos anunciavam o seguinte "os peixes são gulosos e há quem diga que o melhor engodo para mar é o açucar" ou algo extremamente parecido.
Da minha ideia e da (pouca) experiencia que tenho retiro que, sim os peixes são gulosos ,mas isso já sabíamos :)... mas que no entanto iscos doces ou engodos doces não resultam (para mim) por razões simples: 1 não existem alimentos naturalmente doces no Oceano...
                                                                                             2 a maioria dos peixes que pescamos na costa são predadores, estão "programados" para procurar proteínas e gorduras essencialmente
                                                                                             3 tenho dúvidas sobre a dissipação do açúcar num meio aquático com uma grande concentração de sais minerais
                                                                                             4 tenho dúvidas sobre se o peixe de água salgada é capaz ou não de reconhecer a sacarose presente no engodo ou isco como algo "doce" e subsequentemente se a verá como alimento ou indicador de alimento próximo.

...Os resultados pelo que disse estiveram lá, mas ponho a culpa para o queijo e sardilna liquidificada (que também já usei e dá mesmo um boost se misturada com farinhas de cariz afundante). ;)

Se alguém me provar errado estou disposto a tentar iscar até com gomas da minha cunhada (minhocas ainda por cima :) ).

Obrigado, Saúde e boas pescarias!! ;)
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #48 em: 10:49 Sexta, 23 de Outubro de 2015 »
Andam ai uns vídeos de uns tipos a corricar com gomas logo...

Entretanto posso afirmar a pés juntos: há peixes gulosos... veja-se as carpas. Não é por acaso que muitos cozem o cereal com açucar. Outros colocam sabores a morango e baunilha, aniz, licores... Existiram em tempos (não sei se ainda há disso) boilles de caramelo, nunca as comi mas eram mesmo como os caramelos de roer...

No mar não sei se fará sentido, e nem sei o que era o tal liquido adocicado (parecia topping de morango) mas aquela misturada toda deu como resultado agulhas e mais agulhas... na transparência das ondas viam-se às carradas. Uma altura era só por e lá estava uma presa.
Não sei se foi do engodo ou se o dia estava já estava propicio a isso mas quem lá estava chegou-se a nós...
Abraço
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #49 em: 10:58 Sexta, 23 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Andam ai uns vídeos de uns tipos a corricar com gomas logo...

Entretanto posso afirmar a pés juntos: há peixes gulosos... veja-se as carpas. Não é por acaso que muitos cozem o cereal com açucar. Outros colocam sabores a morango e baunilha, aniz, licores... Existiram em tempos (não sei se ainda há disso) boilles de caramelo, nunca as comi mas eram mesmo como os caramelos de roer...

No mar não sei se fará sentido, e nem sei o que era o tal liquido adocicado (parecia topping de morango) mas aquela misturada toda deu como resultado agulhas e mais agulhas... na transparência das ondas viam-se às carradas. Uma altura era só por e lá estava uma presa.
Não sei se foi do engodo ou se o dia estava já estava propicio a isso mas quem lá estava chegou-se a nós...
Abraço


Amigo, o caso das carpas e tantos outros peixes de água doce é bem conhecido, como pode comprovar pelos meus posts  adiciono vários elementos doces aos iscos e engodos para esses peixes. No caso da água salgada continuo um céptico ...

Mas fico feliz que a pescarias lhe tenha corrido bem :)

Obrigado, Saúde e boas Pescarias !! ;) 
 

Offline JoaoSantos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 764
  • Agradecido: 126 vezes
    • Forte da Casa (Alverca)
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #50 em: 14:40 Sexta, 23 de Outubro de 2015 »
Embora tenha práticamente deixado a pesca em águas interiores, do que tenho pena pois apanha-se sempre peixe o que torna a pesca entusiasmante (é mais longe e por isso mais dispendioso o transporte) ainda mantenho o material e de tempos a tempos dou uma saltada à Vala do Ruivo ou á Caneja. (Vila Franca).  Utilizava o feeder de mola para a pesca ao fundo com o seguinte engodo:

2 kg de Sensas Carpa 3000+ 1 kg de terra de Riviére +´200 gr de Carpix - fisgar com asticot

Se pesco à bóia, utilizo o mesmo engodo+asticot  formando bolas .

 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #51 em: 15:34 Sexta, 23 de Outubro de 2015 »
Inserir Citação (seleção)
...do que tenho pena pois apanha-se sempre peixe o que torna a pesca entusiasmante...

Isso era dantes, agora também se apanham grades. :sim: :sim:
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #52 em: 21:22 Sexta, 23 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Embora tenha práticamente deixado a pesca em águas interiores, do que tenho pena pois apanha-se sempre peixe o que torna a pesca entusiasmante (é mais longe e por isso mais dispendioso o transporte) ainda mantenho o material e de tempos a tempos dou uma saltada à Vala do Ruivo ou á Caneja. (Vila Franca).  Utilizava o feeder de mola para a pesca ao fundo com o seguinte engodo:

2 kg de Sensas Carpa 3000+ 1 kg de terra de Riviére +´200 gr de Carpix - fisgar com asticot

Se pesco à bóia, utilizo o mesmo engodo+asticot  formando bolas .



Obrigado pela partilha :) Sem dúvidas parece matador, Sensas 3000 Carpa é um engodo de compra muito, muito bom :)

Ps: o Rider tem razão mas mesmo assim afirmo q nunca apanhei uma grade ao feeder ;)
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #53 em: 11:59 Sábado, 24 de Outubro de 2015 »
    Venho apresentar mais um engodo de minha autoria, este direccionado à pesca de Bogas. Na verdade uso muito pouco este engodo por ser mais dispendioso que o que divulguei anteriormente para Carpas e porque é mais difícil pescar uma quantidade de bogas com feeder uma vez que esta se alimenta preferencialmente a  meia água das larvas que por ali passam para evitar contactos com outros peixes, no entanto as poucas que aparecerem darão com certeza alguma luta :) Este engodo também é apropriado à pesca à bóia...

   RECEITA ENGODO BOGA

Farinha de milho _________________________________ 2,5 Kg
Farinha de amendoim _____________________________ 3 Kg                                               
Farinha de biscoito de baunilha _____________________3 Kg
Chocolate em pó__________________________________500 g
Farinha de alfarroba______________________________ _500g
Ver de Vase___________________________________ ___ 1/2 Placa
Pinkies________________________________ __________1/2 litro
                                                                                 __________________
                                                                                       ~10 Kg

Nota:1 Este engodo permite iscar com ver de vase ou pinkies consoante as condições do pesqueiro.
        2 Os pinkies e ver de vase devem ser acrescentados ao engodo progressivamente de modo a manter as larvas vivas na altura da engodagem, conservando ambos em separado e segundo o seu método próprio de conservação.

Alguma dúvida ou comentários já sabem ;)
« Última modificação: 12:08 Sábado, 24 de Outubro de 2015 por Hugo Tarrafa »
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #54 em: 15:07 Segunda, 26 de Outubro de 2015 »
Isto tá muito parado ai está está está !! ;D

Prometi que ia deixar a minha receita do biscoito e ei-la ...agora toca a mexer, arregaçar as mangas, por as mãos na massa e preparar as canas... ou em dias piores fazer uns bons posts No Pesqueiro ;)


Receita biscoito de baunilha

3 ovos
1 kg farinha trigo
400g açucar
400g oleo ( ou até consistencia desejada )
1 colher café fermento para bolos
2  ou 3 frasquinhos de aroma a baunilha ( 55ml a 80ml)
1 pitada de sal fino
___________
~1,8 kg de biscoito

Procedimentos:
1 misturar a farinha o fermento o sal e o açúcar
2 incorporar os ovos e amassar até a farinha ter um tom amarelado e uma consistência areada
3 adicionar gradualmente o óleo e os aromas
4 amassar a mistura mantendo a consistência pastosa e areada
5 dispor em tabuleiros a massa com altura de 2 cm no máximo
6 deixar cozer bem, retirar do forno e absorver a gordura em excesso
7 deixar arrefecer, partir e guardar embrulhado em papel jornal numa saca de plástico forte com o mínimo de ar possível, atar o saco com abraçadeiras

Qualquer dúvida já sabem...

Obrigado, Saúde e Boas Pescarias!!
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #55 em: 12:40 Sexta, 12 de Agosto de 2016 »
Então pessoal alguém já experimentou alguma das receitas divulgadas?/... Gostava de ouvir algum feedback  :P
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #56 em: 14:55 Sexta, 12 de Agosto de 2016 »
Muito fixe,gostei ;)
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #57 em: 20:20 Sábado, 13 de Agosto de 2016 »
Boa Cardoso, qual Usaste ?  ^-^
 

Offline DuarteM

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 20
  • Agradecido: 5 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:07 Quinta, 28 de Julho de 2016
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #58 em: 17:22 Segunda, 01 de Abril de 2019 »
Receita simples e muito boa para carpas. Para mim faz sempre sucesso:

-Farinha dos pintos
-Farinha de milho (até atingir a consitência desejada).
- Muita gelatina de morango.
 

Offline Paulo Bernardo

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Mais importante que isca, é a paciência
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:14 Terça, 01 de Janeiro de 2019
Re: Engodo: a "essencia" da pesca ao feeder
« Responder #59 em: 23:12 Quinta, 04 de Abril de 2019 »
Eu identifiquei-me completamente neste post, pois sou cozinheiro e pescador também e também sinto qie estou a ser testado pelos peixes como foi falado no post.
A minha receita é muito básica e ja obtive resultados.
Em poucas quantidades:
-num recipiente->350g de pao ralado -> pacote de pó de refrigerante de morango -> 2colheres de sopa de farinha sem fermento -> juntar tudo. Juntar pouquissima agua de maneira a que forme uma pasta pegajosa avermelhada.

NOTA: em vez de utilizar o pó de refrigerante de morango, pode usar caramelo, alho, mel ou anis. Bom para barbos embora possa apanhar outras especies.
Pode tambem partir e peneirar 2 ou 3 bolachas Maria .

 

 

* Tópicos Recentes

Conselho para compra de cana surfcasting de qualidade por FRAPE [22:12 Quinta, 28 de Março de 2024]

Barros task force 2 por Andréfcc [21:29 Quinta, 28 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por FilipePC [20:25 Quinta, 28 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:22 Quinta, 28 de Março de 2024]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por duas [12:06 Quinta, 28 de Março de 2024]

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [10:05 Quinta, 28 de Março de 2024]

Carbono virgem por scarreira [09:01 Quinta, 28 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]