collapse

Autor Tópico: Feltro para calçado de pesca  (Lida 15910 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #15 em: 13:15 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto aos pinchos/pitões/cravos ou como lhe quiserem chamar, não facilito. Tungsténio e mais nada. Aqui não dá para facilitar.

Isso é que são outros trinta  :huuum: onde é que os arranjas???


Alexandre, tens aqui.
Existem uns da Chota, iguais aos que tenho nas botas da Rapala, que são muito bons e custaram 20€. Se quiseres diz-me.
Tudo em tungesténio. Até esgadanham a rocha.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #16 em: 13:32 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

aqui vão alguns contactos.

A Vamiel nunca contactei mas a Vasco Oliveira sim.
Se não estou em erro, as peças eram de 10 mm espessura e 2 metros de largo.
Para o meu nº que é o 45, se comprasse 25 cm de comprimento, daria para aproximadamente 7 pares de solas, aproveitando bem os cortes.

Lixar e limpar bem a superfície a colar, metes-lhe cola e veda e ficam impecáveis


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Obrigado pelos contactos Machado.
Eu já trabalho com calçado, regra geral uso cola de contacto e em casos extremos cianoacrilato, cola e veda nunca experimentei.
Boas pescas
 

Offline Sandro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 33
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:45 Quarta, 08 de Janeiro de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #17 em: 13:34 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Este tópico vem a calhar, depois de uma queda há uns dias ando a ver soluções para colocar sola em calçado antigo que tenho. Até tenho umas botas, tipo galocha em neoprene com sola em feltro, da DOM, mas onde vou andar queria algo mais confortável, tinha pensado em colocar feltro numas sapatilhas de caminhada que por norma são leves. Já tinha visto uma placas, 10mm, numa loja online da Póvoa do Varzim mas chamam de "placa EVA 10mm"... é a mesma coisa??

Se sim basta cola e veda?

obrigado.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #18 em: 14:23 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto aos pinchos/pitões/cravos ou como lhe quiserem chamar, não facilito. Tungsténio e mais nada. Aqui não dá para facilitar.

Isso é que são outros trinta  :huuum: onde é que os arranjas???


Alexandre, tens aqui.
Existem uns da Chota, iguais aos que tenho nas botas da Rapala, que são muito bons e custaram 20€. Se quiseres diz-me.
Tudo em tungesténio. Até esgadanham a rocha.


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Alexandre, esqueci-me de indicar o link. Aqui fica.


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #19 em: 14:48 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este tópico vem a calhar, depois de uma queda há uns dias ando a ver soluções para colocar sola em calçado antigo que tenho. Até tenho umas botas, tipo galocha em neoprene com sola em feltro, da DOM, mas onde vou andar queria algo mais confortável, tinha pensado em colocar feltro numas sapatilhas de caminhada que por norma são leves. Já tinha visto uma placas, 10mm, numa loja online da Póvoa do Varzim mas chamam de "placa EVA 10mm"... é a mesma coisa??

Se sim basta cola e veda?

obrigado.

Viva Sandro,

Há coisas, na pesca, que não ligo muito. Uns gostam de um carreto mais amarelo e outros mais verde ou de uma cana mais assim e outros mais assado.
A minha opinião e é só isso, a minha opinião, há coisas que não convém experimentar, pois, podemos não ter segunda oportunidade.
Vou lendo com interesse relatos, opiniões de linhas, canas, carretos, anzóis e uma outra quantidade de assuntos. No entanto, considero que na questão de segurança tem-se falado pouco, se comparado com os diversos tópicos. Não sei se por não ser importante para a maioria ou por outra razão que não esteja a vislumbrar.
Para mim, a segurança é o primeiríssimo ponto da pesca. Já vi muitas coisas e de todas, as mais desagradáveis, foram sempre relacionadas com a segurança.

Eu faço a "recauchutagem" do meu calçado de pesca. Meto-lhes o feltro com cola e veda, meto-lhes os pitons de tungesténio com araldite e nada de arrepios.
A cola e veda tem a vantagem de ser extremamente aderente, resistir á humidade e ser elástica, o que permite a necessária maleabilidade da sola quando caminhamos, sem tornar o calçado rijo e desconfortável.
Quanto aos pitons de tungesténio e admitindo a existência de outra opções válidas mas que não conheço, são extremamente fiáveis, pois, consegues estar numa posição muito inclinada e sentir que agarram. Já experimentei alumínio e no mesmo dia gastaram-se. Os de inox, embora se aguentem, vão ficando lisos, perdendo a função de atrito necessário a boas fixações.

Quanto á placa de Eva que referes, creio que se for idêntica ao revestimento dos cabos de canas, por exemplo, será funcional, tal como só o feltro, em pedra que apresente rugusidade. Já na pedra lisa e com lodo ou algas, acho que serão autênticos patins em linha para um acidente.

   
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #20 em: 14:48 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Obrigadão Machado. :fixe:
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #21 em: 15:45 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Quanto à questão da aderência no calçado que se utiliza e relativamente aos pitoes eu uso os da 'Best Grip' e não quero outros, são top e facilmente se constata isso verificando a finalidade para a qual foram concebidos, basta visualizar o site da Best Grip.
Ainda assim a minha opinião é formulada através do uso que lhes tenho dado e não através de sites, revistas ou terceiros.
Utilizo o tamanho 1000 e considero o ideal. Quanto ao material aquilo dura e dura e dura! Custa cerca de 1 euro cada pitao mas tenho uns a quase 2 anos e tao como novos.
Considero o tamanho 1000 o ideal pois entra cerca de 6mm na sola e fica com cerca de 2 mm no exterior da sola. Com os 2mm que ficam no exterior tenho o necessário e assim permito que a restante superfície da sola faça o seu trabalho. Outro aspecto importante é não colocar pitoes demasiadamente grandes para evitar prisões nas pedras e ir de cabeça. Falo principalmente em locais inclinados. Os 2mm são mais que suficientes para proporcionar uma aderência extra e eficaz e evitar que as prisões ocorram.
Quanto à segurança que os pitoes me proporcionam numa palavra é brutal! Em qualquer piso, com as devidas precauções e com a devida tecnica de colocação dos apoios(pés) como diz o Machado e bem aquilo até arranha à rocha!
Se a sola tiver altura basta aplicar os mesmos caso a sola na tenha altura a colocação do feltro é uma alternativa viável, basta aplicar o feltro e posteriormente os pitoes.
A segurança não tem preço e realmente pouco se fala dela.
Já ouvi pessoal a dizer que um euro por pitao é caro mas no entanto tem canas e carretos de por exemplo 150 euros.
Faz-me lembrar o pessoal que compra uma cana e um carreto top e depois anda a comprar linhas e anzóis dos chineses para poupar uns trocos!!
Ainda assim nunca será um bom calçado ou uns bons pitoes que irão evitar tragédias mas minimiza e muito a possibilidade de tais tragédias poderem ocorrer.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #22 em: 16:18 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto à questão da aderência no calçado que se utiliza e relativamente aos pitoes eu uso os da 'Best Grip' e não quero outros, são top e facilmente se constata isso verificando a finalidade para a qual foram concebidos, basta visualizar o site da Best Grip.
Ainda assim a minha opinião é formulada através do uso que lhes tenho dado e não através de sites, revistas ou terceiros.
Utilizo o tamanho 1000 e considero o ideal. Quanto ao material aquilo dura e dura e dura! Custa cerca de 1 euro cada pitao mas tenho uns a quase 2 anos e tao como novos.
Considero o tamanho 1000 o ideal pois entra cerca de 6mm na sola e fica com cerca de 2 mm no exterior da sola. Com os 2mm que ficam no exterior tenho o necessário e assim permito que a restante superfície da sola faça o seu trabalho. Outro aspecto importante é não colocar pitoes demasiadamente grandes para evitar prisões nas pedras e ir de cabeça. Falo principalmente em locais inclinados. Os 2mm são mais que suficientes para proporcionar uma aderência extra e eficaz e evitar que as prisões ocorram.
Quanto à segurança que os pitoes me proporcionam numa palavra é brutal! Em qualquer piso, com as devidas precauções e com a devida tecnica de colocação dos apoios(pés) como diz o Machado e bem aquilo até arranha à rocha!
Se a sola tiver altura basta aplicar os mesmos caso a sola na tenha altura a colocação do feltro é uma alternativa viável, basta aplicar o feltro e posteriormente os pitoes.
A segurança não tem preço e realmente pouco se fala dela.
Já ouvi pessoal a dizer que um euro por pitao é caro mas no entanto tem canas e carretos de por exemplo 150 euros.
Faz-me lembrar o pessoal que compra uma cana e um carreto top e depois anda a comprar linhas e anzóis dos chineses para poupar uns trocos!!
Ainda assim nunca será um bom calçado ou uns bons pitoes que irão evitar tragédias mas minimiza e muito a possibilidade de tais tragédias poderem ocorrer.


Porra....... o homem concordou comigo !!!!!!
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #23 em: 16:20 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Vitor,

manda o link dos teus da Best Grip, por favor  ;).
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #24 em: 16:35 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Porra....... o homem concordou comigo !!!!!!
Às vezes lá tenho que concordar!  :P

É pá através do telemóvel não sei colocar links mas os pitoes Best Grip são importados pela Modern Angler que tem site, podes mandar vir através do ebay, penso que a Idealpesca tenha e a Casa Favais tambem.
 

Offline Sandro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 33
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:45 Quarta, 08 de Janeiro de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #25 em: 16:50 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Obrigado ;)

Sim, o meu problema é a quantidade de rocha lisa e com limo, tipo "gosma", que encontro misturada com outras já com rugosidade e mariscadas que não apresentam dificuldade de aderência.

Vou continuar a seguir o tópico e ver o mais adequado, em último caso tenho de abrir bem os olhos e evitar as mesmas, pesco quase só à noite.

as placas que mencionei são estas Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

abç
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #26 em: 16:56 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto à questão da aderência no calçado que se utiliza e relativamente aos pitoes eu uso os da 'Best Grip' e não quero outros, são top e facilmente se constata isso verificando a finalidade para a qual foram concebidos, basta visualizar o site da Best Grip.
Ainda assim a minha opinião é formulada através do uso que lhes tenho dado e não através de sites, revistas ou terceiros.
Utilizo o tamanho 1000 e considero o ideal. Quanto ao material aquilo dura e dura e dura! Custa cerca de 1 euro cada pitao mas tenho uns a quase 2 anos e tao como novos.
Considero o tamanho 1000 o ideal pois entra cerca de 6mm na sola e fica com cerca de 2 mm no exterior da sola. Com os 2mm que ficam no exterior tenho o necessário e assim permito que a restante superfície da sola faça o seu trabalho. Outro aspecto importante é não colocar pitoes demasiadamente grandes para evitar prisões nas pedras e ir de cabeça. Falo principalmente em locais inclinados. Os 2mm são mais que suficientes para proporcionar uma aderência extra e eficaz e evitar que as prisões ocorram.
Quanto à segurança que os pitoes me proporcionam numa palavra é brutal! Em qualquer piso, com as devidas precauções e com a devida tecnica de colocação dos apoios(pés) como diz o Machado e bem aquilo até arranha à rocha!
Se a sola tiver altura basta aplicar os mesmos caso a sola na tenha altura a colocação do feltro é uma alternativa viável, basta aplicar o feltro e posteriormente os pitoes.
A segurança não tem preço e realmente pouco se fala dela.
Já ouvi pessoal a dizer que um euro por pitao é caro mas no entanto tem canas e carretos de por exemplo 150 euros.
Faz-me lembrar o pessoal que compra uma cana e um carreto top e depois anda a comprar linhas e anzóis dos chineses para poupar uns trocos!!
Ainda assim nunca será um bom calçado ou uns bons pitoes que irão evitar tragédias mas minimiza e muito a possibilidade de tais tragédias poderem ocorrer.


Porra....... o homem concordou comigo !!!!!!

Não acredito alias tenho de acreditar pois esta aqui porque se me contassem não acreditava mesmo  :hahaha: :hahaha: :join: :join:
"born to fish forced to work"
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #27 em: 17:02 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Porra....... o homem concordou comigo !!!!!!
Às vezes lá tenho que concordar!  :P

É pá através do telemóvel não sei colocar links mas os pitoes Best Grip são importados pela Modern Angler que tem site, podes mandar vir através do ebay, penso que a Idealpesca tenha e a Casa Favais tambem.

Não estou a precisar, tenho 2 pares equipados com tungesténio e 1 com inox (para locais onde sei que bastam). E ainda tenho 1 conjunto de 20 + 12 com chave, se vier a precisar de substituir. Era mais para a informação ficar para quem precisar. Mas pelo que dizes já deve ajudar.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #28 em: 17:03 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
o meu problema é a quantidade de rocha lisa e com limo, tipo "gosma"
Essa é sem duvida a pior superfície e a mais dificil de ter aderência.
Nesse tipo de superficie na minha opinião só o calçado com pitoes é que mostra alguma eficácia pois acaba por cravar directamente na pedra mas mesmo assim todo o cuidado é pouco. E falo de pitoes com pouco diâmetro de base(tem que ser tipo pregos) pois caso contrário a aderência também fica comprometida.
Ainda assim nesse tipo de superfícies não existem milagres agora existem sempre formas de melhorar bastante a aderência e os pitoes que falei anteriormente melhoram e muito esse aspecto.
 

Offline silva2014

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 57
  • Agradecido: 1 vezes
  • Mais do que pescar...é ser feliz no mar...
    • Braga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 12 de Maio de 2014
Re: Filtro para calçado de pesca
« Responder #29 em: 17:05 Quinta, 15 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
penso que a Idealpesca tenha e a Casa Favais tambe

Amigos, tenham atenção para não comprar gato por lebre :)

vejam bem se referem o termo tungsténio (carbide) porque há noutras ligas, e por exemplo os pitões da Chota que vende na Favais, não são tungsténio...

E corroboro a opinião do Machado: até riscam a pedra (ou o chão do café onde fomos beber e deixámos lá um rasto......)
cumprimentos
 

 

* Tópicos Recentes

Robalo de Primavera por Bruno87 [Hoje às 20:43]

Cana de Spinning por ze carlos [Hoje às 17:53]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Ricardo Pepino [Hoje às 09:46]

Seria um bodiao, arco íris? por Xenas [14:58 Quarta, 24 de Abril de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [17:00 Terça, 23 de Abril de 2024]

Carretos com anti-reverse são assim tão úteis? por Avelar [16:31 Terça, 23 de Abril de 2024]

cana surfcasting por FRAPE [19:38 Segunda, 22 de Abril de 2024]

Vega Potenza F8 ou Daiwa strong float 5mts 50 h por telmomadeira [14:16 Segunda, 22 de Abril de 2024]