collapse

Autor Tópico: montagem de corrico com boias de agua  (Lida 15328 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #45 em: 23:08 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Sem dúvida que sim.
Já andei aqui pela Caparica junto ao pontão da praia do CDS mas só dá alguma coisa para quem faz pesca à boia.
Hasta la próxima marea !
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5102
  • Agradecido: 393 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #46 em: 00:04 Quarta, 20 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sem dúvida que sim.
Já andei aqui pela Caparica junto ao pontão da praia do CDS mas só dá alguma coisa para quem faz pesca à boia.

É ir tentando e apurando a técnica... ou arte.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #47 em: 01:24 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Amigos:

Obrigado a todos pelas dicas sobre a montagem da boia de água para corricar.

Depois de fazer as afinações na montagem MMX sugeridas pelos companheiros, ou seja:
A colocação das pérolas, reduzir o comprimento do nylon, etc... já consigo lançar e recolher na boa sem qualquer problema estralhos de 3m com uma vara de 4,20m

Hoje fui até aos pesqueiros do  Guincho-Cascais, com um mar nada complicado e alguma nortada, tudo correu normal do ponto de vista de "lançar e recolher".
No entanto, acho que não estou a dominar propriamente a técnica do corricar.
Procuro manter a linha em tensão e corricar devagar, intervalando com breves paragens para a "red gill" de 12cm afundar um pouco, pois tem tendência a vir na superfície.

Para dizer a verdade, não consigo sentir a "red gill" a trabalhar, a unica coisa que sinto é a boia e os movimentos que ela faz na água.

Sei também que a "red gill" vem a trabalhar bem, porque quando a boia está muito perto de mim e de ser içada, consigo ver a amostra 3m atrás a nadar na perfeição.

Agora, vem a parte em que me sinto inseguro.
Hoje durante toda a jornada (das 8h às 18h com pausa para almoço) senti 2 toques. Apenas e só dois toques!!!
Aquilo que senti nesses toques foi como que algo com a boca pegasse e largasse a amostra de forma rápida (tipo curiosidade).

Pergunto:
Estou a falhar nalguma coisa?
Devo mudar para amostras mais pequenas?
Aumentar a velocidade de corrico?
É apenas peixe miúdo curioso?

Venham de lá essas dicas p.f.




Hasta la próxima marea !
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 750 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #48 em: 09:53 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Depois de fazer as afinações na montagem MMX sugeridas pelos companheiros, ou seja:
A colocação das pérolas, reduzir o comprimento do nylon, etc... já consigo lançar e recolher na boa sem qualquer problema estralhos de 3m com uma vara de 4,20m

Nunes se estas a corricar em praia o estralho pode ser mais comprido um bocadinho eu com cana de 3,90m faça um estralho de 2 braças ou seja mais ao menos 3,40m e tu com uma cana de 4,20m podes aumentar um bocadinho e experimentar

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Hoje fui até aos pesqueiros do  Guincho-Cascais, com um mar nada complicado e alguma nortada, tudo correu normal do ponto de vista de "lançar e recolher".
No entanto, acho que não estou a dominar propriamente a técnica do corricar.
Procuro manter a linha em tensão e corricar devagar, intervalando com breves paragens para a "red gill" de 12cm afundar um pouco, pois tem tendência a vir na superfície.

Para dizer a verdade, não consigo sentir a "red gill" a trabalhar, a unica coisa que sinto é a boia e os movimentos que ela faz na água.

Sei também que a "red gill" vem a trabalhar bem, porque quando a boia está muito perto de mim e de ser içada, consigo ver a amostra 3m atrás a nadar na perfeição.

Nunca vais sentir o red Gill ou outra amostra a trabalhar companheiro e sim essa amostra anda sempre em cima o que podias era ter no minimo um Raglout branco e verde que são infaliveis e afundam mais um bocadinho compra de 12cm tambem e podes vir a ter uma surpresa muito em breve


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Agora, vem a parte em que me sinto inseguro.
Hoje durante toda a jornada (das 8h às 18h com pausa para almoço) senti 2 toques. Apenas e só dois toques!!!
Aquilo que senti nesses toques foi como que algo com a boca pegasse e largasse a amostra de forma rápida (tipo curiosidade).

Pergunto:
Estou a falhar nalguma coisa?
Devo mudar para amostras mais pequenas?
Aumentar a velocidade de corrico?
É apenas peixe miúdo curioso?

Venham de lá essas dicas p.f.


Como ja disse em cima se estas a corricar com amostras que andam só á superfície e não sentes toques ou sentis-te toques pequenos troca a amostra para uma que saibas que afunda mais e como disse as raglout brancas e verdes são obrigatórias e exitem umas cópias que são da cormoura que tem matado peixe por aqui  ;) ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #49 em: 11:06 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Como ja disse em cima se estas a corricar com amostras que andam só á superfície e não sentes toques ou sentis-te toques pequenos troca a amostra para uma que saibas que afunda mais e como disse as raglout brancas e verdes são obrigatórias e exitem umas cópias que são da cormoura que tem matado peixe por aqui  ;) ;)

Ok Costa, boas dicas!
Vou nessa companheiro.
Vamos lá procurar as raglout brancas e verdes de 12cm para ver se isto anima um pouquito mais e sentir alguma ação dos nossos "meninos"
Ontem estive a corricar em zona rochosa e a 3m de altura da água no Guincho, com vento forte, mais exactamente aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas quando for para zonas de areia, vou tentar lançar com estralho de 4m e seguir os teus ensinamentos.
Abraço.
« Última modificação: 11:30 Terça, 02 de Junho de 2015 por Costa, Motivo: corrigir citação »
Hasta la próxima marea !
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 750 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #50 em: 11:37 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Ok Costa, boas dicas!
Vou nessa companheiro.
Vamos lá procurar as raglout brancas e verdes de 12cm para ver se isto anima um pouquito mais e sentir alguma ação dos nossos "meninos"
Ontem estive a corricar em zona rochosa e a 3m de altura da água no Guincho, com vento forte, mais exactamente aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas quando for para zonas de areia, vou tentar lançar com estralho de 4m e seguir os teus ensinamentos.
Abraço.



Força nisso companheiro que ele vai aparecer não ponhas duvidas  ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #51 em: 13:59 Terça, 02 de Junho de 2015 »
 8) 8) 8) Nunes, nunca esquecer estas regras!!!

Conhecer o pesqueiro - Aproveita uma boa vazante e memoriza onde há bons caneiros e bons cabeços...............corrica em redor deles e terás alegrias de certeza.

De dia -  Águas claras, amostras claras (branca, beje, verdinha, azulinha, pintinhas etc etc). Águas tapadas, amostras escuras (cinzas, verdes e azuis escuros, telha, e alguns laranjas).

De noite -  Bons vermelhos, laranjas, avinhados e pretos (pingalins)

PS - Se o fundo não tiver muita pedra, troca o buldo/bóia por um chumbinho de 40/50 gr. e vais ver o resultado. Abraço e força nisso
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #52 em: 15:43 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Pessoal...
Vocês são muito boa <praça> obrigado por tudo.
Sinto-me muito reconhecido pela prontidão que empreendem na vossa ajuda ao pessoal que tem mais dificuldades (tal como eu) e também pelas palavras de incentivo.
Nem imaginam como elas são importantes quando as jornadas de insucesso se prolongam.
Deixo aqui publica e notoriamente o meu reconhecimento ao excelente trabalho da equipa de gestores do "Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre" de um modo particular, e a todos os outros companheiros que se esforçam por ajudar e trazer ao debate do fórum questões conexas pertinentes, de um modo geral.

Bem hajam!!!
Hasta la próxima marea !
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #53 em: 18:10 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Confesso que ando entusiasmado com esta história do corrico.
Hoje vou tentar fundos de areia e trocar o buldo/boia por 1 chumbo leve.
Alguém me sabe dizer se a vazante na Foz do Arelho é propícia a capturas, ou não vale a pena?
Hasta la próxima marea !
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #54 em: 18:46 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Alguém me sabe dizer se a vazante na Foz do Arelho é propícia a capturas, ou não vale a pena?


Esse é um hot spot do corrico pesado.
Na época delas saem lá grandes submarinos. Quando está lotação esgotada é preciso engrenar bem no carrocel  :301: senão sai guilhada da grossa  :119: :119:
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #55 em: 22:27 Terça, 02 de Junho de 2015 »
OK PedrasSalgadas

Vou tentar não fazer asneiras, entrar de fininho e topar como o pessoal faz.
Eu depois conto como foi.

Chears  :)
Hasta la próxima marea !
 

 

* Tópicos Recentes

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por plainas [17:41 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por Rider [17:13 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]

Silicone em spray Lidl por FilipePC [18:51 Terça, 30 de Abril de 2024]

PENN SARGUS II 4000 vs PENN SARGUS I 5000 por Joaquim Alves [18:31 Terça, 30 de Abril de 2024]