collapse

Autor Tópico: A arte de pescar - Uma lição de estratégia  (Lida 2381 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« em: 22:26 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Boas

Após autorização do autor, segue mais este texto.

Inserir Citação (seleção)
A arte de pescar - Uma lição de estratégia

Não há segredos de mestria para se pescar...

Ao longo destes anos sempre me regi por métodos,de estratégia, de decisão, de gestão das horas em que vou pescar.
Isto serve de ajuda para todos nós, mesmo para mim, porque o maior erro no sucesso presente das n/efémures pescarias é a maior ameaça do sucesso futuro. Aqui vão algumas noções de estratégia na arte de pescar.

1º Antes de iniciarmos a pesca temos de fazer uma auto-análise:

Temos de ser honestos com nós proprios. Isto é se não formos capazes de fazer uma analise correcta das condições de
mar,tempo,temperatura da agua,ventos,côr da agua, condições do pesqueiro, assoreado , desassoreado,com areias novas, temos de admitir que estamos a deixar de analisar o n/proprio desporto. Dirão que qualquer um não se esquece destes pormenores, mas não é bem assim,devido á distancia de onde moram até aos vossos pesqueiros de eleição a v/intuição é sempre de pescar...
Eu compreendo,mas nunca se esqueçam, façam auto-analise em grupo, individualmente, discutam o comportamento do mar, revejam as falhas de cada um(eu também as tenho)...

2º Seguir a n/intuição

Muitos de nós seguem os passos que recolhem de Amigos, revistas,de foruns.Artes de pesca pré-defenidas mas estão-se a esquecer de um factor ainda mais importante. A criatividade Humana...
É na intuição de cada um que nasce a criatividade de vencer obstáculos.. Cada pesqueiro tem caracteristicas próprias, é na intuição que por vezes dou com o peixe,é uma caracteristica inata de cada um de nós. Desenvolvê-la está-me sempre no sangue quando pesco.

3º Desconfiar do sucesso

Quando me calha o fortunio de um arco de robalos no meio de dez corricadores, desconfio sempre da vitoria.E isto porque a taxa de sucesso não significa que não cometi erros,talvez tenha cometido menos erros que os outros....
Ficar acomodado ao sucesso não se evolui, querem um exemplo??
Um dia de pesca fabuloso , não quer dizer nada. No dia a seguir pode correr mal e temos de estar preparados para ver onde erramos..

4º Identificar as falhas

Reconhecer que se está a ir na direccção errada, e voltar uns passos atrás se possivel rectificar a tempo é um sinal de liderança e querer. Muitas vezes escolho o pesqueiro errado, não tem peixe, não está de feitio para o peixe entrar e comer.
Se errei, no dia seguinte vou verificar na vaza onde deu o peixe, ao norte ou ao sul de onde estava.Pesquiso indicios..vejo se há camarão nas poças, caranguejo, comedoria, se tem areia nova, tento saber em que ponto de agua deu o peixe, e preparo-me para a noite seguinte não errar...

5º Enfrentar os adversários.

Bem.. isto não é uma guerra global..e para o pescador que que quer sossego e pouca confusão, não compreende talvez esta minha orientação. Mas quando a concorrencia é forte temos de consolidar as n/defesas... Para poder atacar...
A preparação fisica,mental e o material em condições para enfrentar uma noite dura de roer,é meio caminho andado para o sucesso.

6º Tomar decisões na hora

É o mais dificil de executar.Aqui já mexe na experiencia de cada um. Quando tenho duvidas sobre o mar, levo as três artes dentro do carrro(casting,corrico,boia)iscos variados etc. Momentos dificeis, muito dificeis quando o mar está de feição para as três...
Decidir qual das trés será a mais frutifera, naquele momento, naquela hora de decisão é a diferença entre o sucesso e o insucesso.

Bem globalmente estão aqui algumas noções, teoria dirão, prosa, palha dirão outros, mas para mim tem sido a minha ferramenta de trabalho, na vida, nas amizades, na pesca, é a minha base de sustentação.Um pilar na sabedoria que quero sempre permanentemente aprender...

E foi esta a diferença deste sabado morno que pressagiava o temporal de hoje , entre todas as equipas que gradaram em condições de mar adversas e outros não....Após 24 horas sem dormir directas e 700 kms percorridos...


Desculpem o tempo que vos ocupei

Cumprimentos
Autor - António Simões

Fiquem bem.

Braga
« Última modificação: 22:30 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 por Braga »
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #1 em: 22:29 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Boas

Continuação, resposta do autor.

Inserir Citação (seleção)
Pois...O problema é esse mesmo Caro Ramiro. Eu gosto muito dos convivios, são fundamentais para o nosso equilibrio emocional e fisico. Mas..não quero só apanhar frangos assados e umas francesinhas... Grada-se cada vez mais, porque o peixe é escasso, e mesmo esse peixe tem de ser apanhado com o dobro do esforço e com o dobro da pesquisa e método de trabalho conforme tento explicar.
Senão vejamos o que se passou no sábado:
- Quando lá chegamos, já estavam a armar as canas uma equipa Portuguesa. O winguru voltou a prometer vagas de 4 metros e fazia 2 metros nas partes mais fundas dos pesqueiros com pouco rebojo.Deixei esse pesqueiro escaldado e porque vi logo que as condições do mesmo não eram boas com aguas vidradas por fora. Coloquei uma equipa de tres elementos a engodar com sardinha e a pescar á boia num pesqueiro pouco batido. Avancei eu e outro camarada para o surfcasting, correndo a costa toda. E fez a diferença... Encontrei os sargos numa zona muito a sul, mas...falhamos muitos e porquê??
Estavam nervosos...Traziam a barbatana perto do anus, azulada, sinal de stress e desconfiança, não comiam bem e porquê? Porque o mar ás 5 da manhã na vaza ainda era grosso da azia dos dois ultimos dias anteriores..O peixe entrou de noite no pesqueiro calmamente e quando lá chegamos eram 8.30...O mar ia caindo, a agua a vidrar e o peixe que entrou começou a ficar nervoso....Quando o sol ficou mais a pique acabou-se ali a pescaria, mas...não tinha ainda acabado..Rumamos novamente a norte e encontramos com já duas horas de vazante nova rabujada, mas muita areia na vaga alta...Cravou-se um de kg nessa zona pelo olho!!!Imaginem peixes desse tamanho que engolem tudo até ao bucho em situações normais de cor de agua e mar ideal. Fomos novamente buscar a equipa da boia que gradou completamente e rumamos muito a sul novamente esperando a calada da noite e avazante para fazer a enchente novamente.O que aconteceu?? O sargos são finos como ratos. Durante o dia fugiram ao para fora e esconderam-se nas suas grutas . O mar ia caindo cada vez mais, de noite já era pouco mar , o peixe deixou-se ficar por fora escondido e já não veio a terra comer, cravando eu o ultimo com iscada de camarão com a parte mais fina da cauda para baixo e anzol nº 5 da mustade bico de papagaio para a tiagem....
Pois.. foi trabalho duro..desde as 4 da manha de sabado até ás 4 da manha de domingo(viagem incluida), e há infelizmente cada vez menos peixe e companheiros predispostos a gradarem muitas vezes neste tipo de pesca radical...Só querem certezas e essas eu não lhas posso dar...

Um abraço
António Simões

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #2 em: 02:50 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Gostei mesmo muito de ler... nota-se a atenção com que pesca o autor, e esses detalhes fazem a diferensa... quem acerta mais vezes, grada menos...

Obrigado pela partilha
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline filipepais

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 58
    • seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:50 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #3 em: 11:48 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Gostei muito!

A preparação da pesca é sempre meio caminho andado para tudo correr melhor.

Fazer a preparação da pesca analisando o estado do mar e do tempo para escolher os pesqueiros com melhor probabilidade de sucesso e o tipo de pesca a fazer no local para alcançar o sucesso.

Preparar o material previamente para que nada falte durante a pesca, ter várias opções de pesca preparadas e se consiga fazer as alterações necessárias o mais rápido possível é essencial para ter os anzois na água o mais tempo possível, pois cá fora não se apanha peixe.

Combater a inércia é muito difícil mas sem isso nada do que se fez antes faz sentido.
Estarmos a perder tempo num sitio que já deu o que tinha a dar ou não irmos mudar a pesca ou o isco só porque não apetece, não faz sentido.
O peixe, a maré, as correntes nada é estático, porque nós devemos ser? Às vezes basta mudar a montagem e lançar um pouco mais perto ou mais fora,  ou andar 20m para o cabeço ou o fundão ao lado para começar a apanhar peixe…

Ser metódico e antecipar pode ser a diferença entre apanhar 1 ou vários peixes no momento em que eles passam no pesqueiro. Se estava parado sem ninguém a apanhar peixe e um ou outro colega já começou a tirou peixe é sinal que entraram e mais cedo ou mais tarde será a nossa vez. Ter tudo impecável, iscada e cana a postos e uma ou várias iscadas de reserva para iscar logo de seguida faz a diferença.

Não facilitar, não irmos por atalhos, se temos isco de sobra porque não mudar a iscada? Fazer a melhor iscada possível, verificar a linha e a iscada antes de lançar.

É assim que gosto de pescar, mesmo que os resultados não apareçam, sentir que fiz o melhor que pude e tentar aprender com os erros torna sempre a grade mais leve.

Cumps
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #4 em: 13:08 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Mais uma mimo deste autor fantástico :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #5 em: 13:46 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Boas

Pessoal agradeço em nome do autor, mas dicas são sempre dicas e há que aproveitá-las e tirarmos as ilações do escrito e dum dia de pesca.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19670
  • Agradecido: 1167 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #6 em: 18:04 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »

 Muito porreiro e útil para que estejamos sempre atentos aos pormenores, é aí que pode fazer a diferença numa pesca.

 Muito bom ! :fixe:
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #7 em: 02:34 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Gostei muito!

A preparação da pesca é sempre meio caminho andado para tudo correr melhor.

Fazer a preparação da pesca analisando o estado do mar e do tempo para escolher os pesqueiros com melhor probabilidade de sucesso e o tipo de pesca a fazer no local para alcançar o sucesso.

Preparar o material previamente para que nada falte durante a pesca, ter várias opções de pesca preparadas e se consiga fazer as alterações necessárias o mais rápido possível é essencial para ter os anzois na água o mais tempo possível, pois cá fora não se apanha peixe.

Combater a inércia é muito difícil mas sem isso nada do que se fez antes faz sentido.
Estarmos a perder tempo num sitio que já deu o que tinha a dar ou não irmos mudar a pesca ou o isco só porque não apetece, não faz sentido.
O peixe, a maré, as correntes nada é estático, porque nós devemos ser? Às vezes basta mudar a montagem e lançar um pouco mais perto ou mais fora,  ou andar 20m para o cabeço ou o fundão ao lado para começar a apanhar peixe…

Ser metódico e antecipar pode ser a diferença entre apanhar 1 ou vários peixes no momento em que eles passam no pesqueiro. Se estava parado sem ninguém a apanhar peixe e um ou outro colega já começou a tirou peixe é sinal que entraram e mais cedo ou mais tarde será a nossa vez. Ter tudo impecável, iscada e cana a postos e uma ou várias iscadas de reserva para iscar logo de seguida faz a diferença.

Não facilitar, não irmos por atalhos, se temos isco de sobra porque não mudar a iscada? Fazer a melhor iscada possível, verificar a linha e a iscada antes de lançar.

É assim que gosto de pescar, mesmo que os resultados não apareçam, sentir que fiz o melhor que pude e tentar aprender com os erros torna sempre a grade mais leve.

Cumps


Grandes verdades Filipe... sem trabalho e contando apenas com a sorte, não é facil fazer boas pescas...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #8 em: 02:52 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
boas

nao sao apenas verdades de e da pesca como de e da vida.................muito bom mesmo.

abraço
 

Offline filipepais

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 58
    • seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:50 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #9 em: 14:50 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Para mim é uma maneira de ver a pesca que tenho vindo a gostar cada vez mais.

não se enganem, todos pensamos que somos melhores pescadores do que na realidade somos (felizmente tenho passado por isto muito ultimamente)

para mim o que faz realmente um bom pescador é a experiência e temos que saber aprender com ela.
Se vamos sempre para o mesmo sitio e pescamos sempre da mesma maneira, podemos mesmo até apanhar muito e bom peixe, mas não vamos passar de apenas um bom pescador naquele sitio. se forem para um sitio completamente diferente vão-se ver "às aranhas".
Um pescador experiente é como diz o António Simões: tem uma intuição para dar com o peixe. Ele chama-lhe intuição, outros chamam-lhe sexto sentido, eu chamo-lhe experiência, ... vai dar ao mesmo.

Para mim um bom pescador é aquele que sabe isso mesmo: procurar o peixe.
Pode até nem dar com o peixe, como se falou, mas pelo menos sabe como e onde procurar.

Depois há que saber tirá-los. há quem esteja mais preocupado em meter uma xuxa numa cavilha e lançar o mais longe possível, acender um cigarro e esperar... mas para mim o essencial é saber procurar como o peixe está a comer e muito importante: saber iscar.

Ab
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #10 em: 16:13 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
Boas

Agradeço em nome do autor.

Fiquem bem

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Ricardo Teixeira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2162
  • Agradecido: 5 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #11 em: 19:12 Sábado, 18 de Janeiro de 2014 »
esta muito bom, bom, gostei da leitura
 

Offline Aristides Santos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 19
  • Aprender de relance
    • Torre da Marinha
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #12 em: 19:58 Segunda, 24 de Fevereiro de 2014 »
Como em todas as áreas de atividade, o conhecimento/sabedoria,a estratégia, a gestão dos recursos, os materiais utilizados, são meio caminho para o sucesso.

Parabéns pela descrição tão pormenorizada, aprender sempre.   
Deus Vixnu
 

Offline Cesar Faria

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 3 vezes
    • Corroios
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:44 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014
Re: A arte de pescar - Uma lição de estratégia
« Responder #13 em: 10:18 Terça, 25 de Fevereiro de 2014 »
É como já aqui foi dito, a intuição é muito importante, é como o Deus da sabedoria\conhecimento, quando alguém com base na experiência que tem consegue absorver sinais inconscientemente está a ser intuitivo, na realidade ele entende \consegue absorver e descodificar o que determinada semântica lhe diz, e é do que se trata a intuição, quando eu consigo ler determinada coisa e ser consequente mas o faço sem conseguir explicar, seja, conhecimento complexo adquirido inconscientemente.

Dai a observação ser factor determinante desta capacidade intuitiva, sendo como tal apanágio dos grandes pescadores, no entanto quanto mais locais frequentarmos mais experiências diferentes de observação teremos, e essa variabilidade que se define por uma serie de factores dinâmicos que mudam de local para local , de dia para dia e de época para época é que podem ajudar e muito qualquer um de nós a ser capaz de se adaptar e ter sucesso.

No meu caso há um factor que me condiciona muito de algum tempo a esta parte, que dá pelo nome de preguiça, muitas vezes o ideal seria mudar de técnica ou adaptar a que estou a utilizar, e não o faço, chego mesmo a ter preguiça de mudar o diâmetro de um estralho ou o peso de uma olivete, só para não ter trabalho.

Da experiência que tenho, o saber relativo a épocas\locais(épocas fortes de determinadas espécies em determinados locais), leitura dos pesqueiros, escolha da modalidade e consequente escolha de iscos\época\locais\modalidade e respectiva forma de iscar são as coisas mais importantes para se conseguir o sucesso nesta arte.

Concluindo a intuição é, quando associada a uma personalidade dinâmica e a um dia de vontade, a base do sucesso e o alicerce de um grande pescador.

PS. Bom topico que aqui foi aberto, dá pano para mangas.






.
« Última modificação: 10:22 Terça, 25 de Fevereiro de 2014 por Cesar Faria »
Mar....a Paz em estado líquido.
 

 

* Tópicos Recentes

Canas de surfcasting ótimas marcadora com peso otimizado para lançar 160g por soparameenterter [Hoje às 18:29]

Daiwa ou VEGA por FilipePC [Hoje às 17:07]

Silicone em spray Lidl por Xenas [Hoje às 14:28]

Okuma por Zagaia [Hoje às 11:19]

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Zagaia [Hoje às 11:10]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [Hoje às 00:46]

Carreto para pesca pião em altura por voron [15:04 Sábado, 04 de Maio de 2024]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]