collapse

Autor Tópico: Linhas para Surfcasting  (Lida 10353 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Linhas para Surfcasting
« Responder #30 em: 18:38 Segunda, 14 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Na minha opinião um bom 0,20 para iniciar em praias de areia tanto pesca com o mar calmo como com o mar com +de 2m, pois não esquecer quanto maior for o diametro da linha mais o mar pega e arrasta e não conseguimos lançar de modo a passar a rebentação para poder pescar. Nesse sentido a linha mais grossa só se for para pescar em fundo de rocha mais nada.
Assim um bom 0,20 com chicote 0,20-0,47 para iniciar temos um bom compromisso de resistência e alcance no lançamento.

O que dizes de o diametro da linha ser mais grosso o mar pega mais, é uma verdade, porém (falando por mim) nessas condições eu não consigo pescar pura e simplesmente porque a chumbada e o chicote ficam lá sempre. Mas isto no meu quintal que normalmente com mar grande levanta muita areia.
 

Offline PMassacote

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 94
  • Agradecido: 6 vezes
    • Bx. Banheira
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:38 Terça, 18 de Agosto de 2015
Re: Linhas para Surfcasting
« Responder #31 em: 18:09 Sexta, 25 de Setembro de 2015 »
Pergunta "parva" porque não usam multifilares no carreto para surfcasting?

Qual a diferença entre mono e multi?
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Linhas para Surfcasting
« Responder #32 em: 18:21 Sexta, 25 de Setembro de 2015 »
Há quem use e goste!!
 
 dá uma apalpadela;

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Linhas para Surfcasting
« Responder #33 em: 18:21 Sexta, 25 de Setembro de 2015 »
Há quem use (eu pelo menos uso :) ).
As queixas habituais é que:
1º a linha não tem elasticidade e a cana não para quieta com a ondulação. É verdade, mas aprende-se facilmente a distinguir peixe do resto, e esse é o mesmo pessoal que depois compra canas híbridas porque as tubulares não marcam o peixe ::)
2º quando o mar anda mais mexido é mais difícil segurar a pesca porque ao não ter elasticidade a linha vai puxar a chumbada. Eu nesse caso quando preciso uso chumbada de garras e se essa descolar do fundo vou-me embora que não estou lá a fazer nada.
 

Offline PMassacote

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 94
  • Agradecido: 6 vezes
    • Bx. Banheira
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:38 Terça, 18 de Agosto de 2015
Re: Linhas para Surfcasting
« Responder #34 em: 18:27 Sexta, 25 de Setembro de 2015 »
Eu noto que o pessoal, não usa multis.... Mas eu tambem uso e abuso.

Tudo bem que não estica, mas para quê esticar? Para lutarmos com o peixe... O drag do carreto serve para quê?

Eu ja experimentei uma vez, numa pesca que fiz... duas helions evolution uma tinha multi e a outra mono.... enquanto as picadas no multi eram ferrados na hora, no mono não conseguia ferrar os peixes. A ferragem tinha de ser feita com imensa força no mono, enquanto no multi, um toque e peixe ferrado...

Também noto que com a aguagem o multi anda mais, ou é impressão minha?
 

Offline Edgar Simões

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 771
  • Agradecido: 2 vezes
  • Nada melhor que tê la de molho....
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:58 Terça, 15 de Julho de 2014
Re: Linhas para Surfcasting
« Responder #35 em: 19:17 Sexta, 25 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu noto que o pessoal, não usa multis.... Mas eu tambem uso e abuso.

Tudo bem que não estica, mas para quê esticar? Para lutarmos com o peixe... O drag do carreto serve para quê?

Eu ja experimentei uma vez, numa pesca que fiz... duas helions evolution uma tinha multi e a outra mono.... enquanto as picadas no multi eram ferrados na hora, no mono não conseguia ferrar os peixes. A ferragem tinha de ser feita com imensa força no mono, enquanto no multi, um toque e peixe ferrado...

Também noto que com a aguagem o multi anda mais, ou é impressão minha?


Vês... como te disse, ninguem nasce ensinado, e o Pesqueiro, alem de servir para arranjar novos companheiros de pesca e amigos, serve para aprender..

O multi tal como tu usas no tejo, é o ideal, devido á resistencia..
Mas em mar aberto, principalmente com mar mais mexido, o multi faz com que a chumbada te seja arrastada com muito mais facilidade do que o mono, e devido á elasticidade do mono quando está vento tambem te permite detectar com mais facilidade as picadas do peixe, até a nivel de lançamentos tiras mt mais proveito com mono do que com multi.
È a minha opiniao.

O multi é bom principalmente se pescas em zonas com muita pedra, ou se pescas por ex no tejo e queres uma linha fina e super resistente, como é o teu caso,  agora para pescas em praia não acho que tenha qualquer beneficio.
« Última modificação: 19:19 Sexta, 25 de Setembro de 2015 por Edgar Simões »
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Linhas para Surfcasting
« Responder #36 em: 19:38 Sexta, 25 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu noto que o pessoal, não usa multis.... Mas eu tambem uso e abuso.

Tudo bem que não estica, mas para quê esticar? Para lutarmos com o peixe... O drag do carreto serve para quê?

Eu ja experimentei uma vez, numa pesca que fiz... duas helions evolution uma tinha multi e a outra mono.... enquanto as picadas no multi eram ferrados na hora, no mono não conseguia ferrar os peixes. A ferragem tinha de ser feita com imensa força no mono, enquanto no multi, um toque e peixe ferrado...

Também noto que com a aguagem o multi anda mais, ou é impressão minha?


Vês... como te disse, ninguem nasce ensinado, e o Pesqueiro, alem de servir para arranjar novos companheiros de pesca e amigos, serve para aprender..

O multi tal como tu usas no tejo, é o ideal, devido á resistencia..
Mas em mar aberto, principalmente com mar mais mexido, o multi faz com que a chumbada te seja arrastada com muito mais facilidade do que o mono, e devido á elasticidade do mono quando está vento tambem te permite detectar com mais facilidade as picadas do peixe, até a nivel de lançamentos tiras mt mais proveito com mono do que com multi.
È a minha opiniao.

O multi é bom principalmente se pescas em zonas com muita pedra, ou se pescas por ex no tejo e queres uma linha fina e super resistente, como é o teu caso,  agora para pescas em praia não acho que tenha qualquer beneficio.


Agree

Além de que os multi absorvem água!
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Linhas para Surfcasting
« Responder #37 em: 19:41 Sexta, 25 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Há quem use (eu pelo menos uso :) ).
As queixas habituais é que:
1º a linha não tem elasticidade e a cana não para quieta com a ondulação. É verdade, mas aprende-se facilmente a distinguir peixe do resto, e esse é o mesmo pessoal que depois compra canas híbridas porque as tubulares não marcam o peixe ::)
2º quando o mar anda mais mexido é mais difícil segurar a pesca porque ao não ter elasticidade a linha vai puxar a chumbada. Eu nesse caso quando preciso uso chumbada de garras e se essa descolar do fundo vou-me embora que não estou lá a fazer nada.

Depois do que dizes Zé continuo sem perceber a vantagem de usar multi, tirando o facto de ter uma maior resistência. Mas tudo bem, se consigo funciona é continuar, equipa que ganha não se mexe. :)
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Linhas para Surfcasting
« Responder #38 em: 20:03 Sexta, 25 de Setembro de 2015 »
Multi na pedra com chicote, achoque também é uma ideia a reter penso eu.  :aplau:
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Linhas para Surfcasting
« Responder #39 em: 00:33 Sábado, 26 de Setembro de 2015 »
Para mim a vantagem é que tenho carretos com a mesma linha há 5 anos (berkley whiplash crystal 0.10 de nome, 0.24 de medida) (mesma mesma não é, faz-se alguma cabeleiras e perdem-se uns metros, vai-se "renovando"), e a "minha" praia é a sul da foz do Ave, arranco cá para fora sacos com areia, jacintos, laminárias e ramos de árvore sem rebentar :D
 

Offline Kunha

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 51
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:04 Domingo, 20 de Setembro de 2015
Re: Linhas para Surfcasting
« Responder #40 em: 02:22 Sábado, 26 de Setembro de 2015 »
Eu uso multi filamento Suffix 832 0.18 anuncia 12kg com chicote 0.45 100% fluorcarbono, ligo o chicote com o nó SF.

Para mim as vantagens são poder fazer lançamentos longos e ao mesmo tempo pescar com chumbadas de garras, já cheguei a partir nós e mesmo a baixada do T e o chicote vem inteiro. As picadas são sempre vigorosas devido a falta de elasticidade do fio, é um questão de habito. Por norma quando está mar e corrente, consigo ter a cana parada como se de um lago se trata-se. Aconselho 100% multi por estes aspectos.

Mesmo depois de um ano e já bastante gasto o fio continua com a mesma resistência só perde mesmo a goma que traz inicialmente. É fantástico.
« Última modificação: 02:24 Sábado, 26 de Setembro de 2015 por Kunha »
 

 

* Tópicos Recentes

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]