collapse

Autor Tópico: Revolta  (Lida 7331 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Grades

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 81
  • Agradecido: 4 vezes
  • Há mar e mar, há pescar e voltar.
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:42 Domingo, 09 de Agosto de 2015
Re: Revolta
« Responder #30 em: 22:20 Domingo, 30 de Agosto de 2015 »
São pescadores da tanga, apanham muitos mas deviam ter vergonha ao mostrar o crime que cometem.
 

Offline Alvaro Joel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 33
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:01 Sexta, 28 de Agosto de 2015
Re: Revolta
« Responder #31 em: 19:47 Sexta, 25 de Setembro de 2015 »
Ainda hoje, numa passagem por Covelo (Gondomar) em 6 pescadores que estavam por lá, basicamente tudo o que vinha o anzol era para a cesta. E eram peixes de palmo (ou menores)
 

Offline ricardonlls

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 31
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:18 Segunda, 10 de Agosto de 2015
Re: Revolta
« Responder #32 em: 15:32 Segunda, 07 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ainda hoje, numa passagem por Covelo (Gondomar) em 6 pescadores que estavam por lá, basicamente tudo o que vinha o anzol era para a cesta. E eram peixes de palmo (ou menores)

como tudo neste Pais, a falta de Fiscalização faz com que o crime compense...
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Revolta
« Responder #33 em: 15:18 Quinta, 10 de Dezembro de 2015 »
É precisamente o contrario, a falta de moral faz com que a fiscalização seja corrompida. Qualquer acto que não seja apanhado em flagrante delito passa... e mesmo que a queixa seja feita por vezes é feito um telefonema antes para aviso de pessoal enfim.
há xarroco a montes....
 

Offline sebastiao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 09 de Dezembro de 2015
Re: Revolta
« Responder #34 em: 16:13 Quinta, 10 de Dezembro de 2015 »
de facto é triste ver este tipo de imagens.
sou totalmente contra a pesca de peixes fora de medida.

mas tenho aqui um pequeno ponto de vista que creio ser muitas vezes ignorado. não me matem já aqui, eu volto a referir sou contra a pesca de peixes fora de medida.

Um robalo fêmea demora cerca de 7 anos a atingir a maturidade sexual, enquanto que o macho pode demorar cerca de 4 anos...
ora cada vez que o robalo desova liberta milhares e milhares de ovos que por sua vez podem ser fecundados ou não. ao longo deste ciclo é claro que nem um terço chega a peixe juvenil.

os juvenis de robalo têm vários predadores e passam por inúmeras dificuldades até atingirem a maturidade sexual, os tais 4 e 7 anos. podendo o próprio robalo servir de alimento a outros peixes, serem pescados etc.... temos portanto um ciclo desta espécie....

ora agora imaginemos que estamos constantemente a interromper este ciclo a partir do inicio. pescando cada vez mais e mais robalos maturados? será que os pequenos chegam a tempo de atingir a maturidade sexual e colmatar esta falta de reprodutores? ou haverá uma escassez de robalos maturos? portanto anos com menos desovas portanto menos alevins a passar por juvenis?


eu com isto não quero dizer que se deve pescar os robalos pequenos nem deixar de pescar os grandes. mas é igualmente importante pensarmos neste ponto de vista, pois na altura das desovas do robalo nós pescadores fazemos romarias á pesca dos mesmos pois sabemos que eles encostam. que eu saiba é raro ver pescadores a devolver robalos grandes ao mar porque estão ovados......... talvez se houvesse um ano de interdição na época da desova que no outro haveria muitos mais robalos pequenos, portanto mais probabilidades de um deles chegar à maturidade.

ou será que estou a ver a cosia mal?




 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5043
  • Agradecido: 365 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Revolta
« Responder #35 em: 16:43 Quinta, 10 de Dezembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
de facto é triste ver este tipo de imagens.
sou totalmente contra a pesca de peixes fora de medida.

mas tenho aqui um pequeno ponto de vista que creio ser muitas vezes ignorado. não me matem já aqui, eu volto a referir sou contra a pesca de peixes fora de medida.

Um robalo fêmea demora cerca de 7 anos a atingir a maturidade sexual, enquanto que o macho pode demorar cerca de 4 anos...
ora cada vez que o robalo desova liberta milhares e milhares de ovos que por sua vez podem ser fecundados ou não. ao longo deste ciclo é claro que nem um terço chega a peixe juvenil.

os juvenis de robalo têm vários predadores e passam por inúmeras dificuldades até atingirem a maturidade sexual, os tais 4 e 7 anos. podendo o próprio robalo servir de alimento a outros peixes, serem pescados etc.... temos portanto um ciclo desta espécie....

ora agora imaginemos que estamos constantemente a interromper este ciclo a partir do inicio. pescando cada vez mais e mais robalos maturados? será que os pequenos chegam a tempo de atingir a maturidade sexual e colmatar esta falta de reprodutores? ou haverá uma escassez de robalos maturos? portanto anos com menos desovas portanto menos alevins a passar por juvenis?


eu com isto não quero dizer que se deve pescar os robalos pequenos nem deixar de pescar os grandes. mas é igualmente importante pensarmos neste ponto de vista, pois na altura das desovas do robalo nós pescadores fazemos romarias á pesca dos mesmos pois sabemos que eles encostam. que eu saiba é raro ver pescadores a devolver robalos grandes ao mar porque estão ovados......... talvez se houvesse um ano de interdição na época da desova que no outro haveria muitos mais robalos pequenos, portanto mais probabilidades de um deles chegar à maturidade.

ou será que estou a ver a cosia mal?






Se andares por aqui durante algum tempo vais perceber que a maioria tem a mesma opinião que tu. Todos querem mais fiscalização e muitos são a favor de um defeso do robalo.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline sebastiao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 18
    • loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 09 de Dezembro de 2015
Re: Revolta
« Responder #36 em: 16:50 Quinta, 10 de Dezembro de 2015 »
viva duas,

já acabei de ler alguns tópicos sobre o assunto e tens razão. sorry

eu sou totalmente a favor nem que seja de x em x anos haver um ano em que não é premitido seja que medida for, dá tempo dos adultos fazerem o que têm de fazer e voltar á vida deles  ;D

 

 

* Tópicos Recentes

Onde comprar asticot por GunaSan [Hoje às 01:35]

Shimano Kisu Special por Edershon [Hoje às 01:25]

Cana para choco/lula por Jafonseca [22:19 Segunda, 18 de Março de 2024]

O Rei dos Iscos por Usersd [18:46 Segunda, 18 de Março de 2024]

Daiwa Emblem Surf EMS33423HAE por Psiconauta [10:44 Segunda, 18 de Março de 2024]

Daiwa prime caster III por duas [08:30 Segunda, 18 de Março de 2024]

Surfcasting com mar bruto por Bruno87 [23:31 Domingo, 17 de Março de 2024]

Montagem pião robalo por Usersd [17:09 Domingo, 17 de Março de 2024]

Boa tarde. Por favor, orientem me... por ffgsoares [16:10 Domingo, 17 de Março de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por mariofernandes [16:30 Sexta, 15 de Março de 2024]