collapse

Autor Tópico: conservar camarinha  (Lida 5218 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Miguel Reis

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 451
  • Agradecido: 22 vezes
  • Mar - a paz em estado liquido..
    • Vila Nova de Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:44 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
conservar camarinha
« em: 19:17 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
boas caros pescadores,
gostava de saber como é que posso conservar camarinha? eu normalmente costumo mete-los numa garrafa de água, mas passados alguns dias acabam por morrer.
qual é a melhor ´maneira de conservar a camarinha?
obrg
Para mim o "stress" é aquilo que distância a ultima pescaria, da próxima..
Miguel Reis
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: conservar camarinha
« Responder #1 em: 20:39 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Pelo que tenho visto, oxigenador e mudanças frequentes de água. E pôr num sítio que não aqueça.
Se quiseres manter muito tempo, então terás de seguir o exemplo de um destes pescadores:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
ou
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: conservar camarinha
« Responder #2 em: 21:13 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Boas

Uma regra muito importante é que quanto mais vezes as tuas maõs entrarem em contacto com a água onde estão os camarões menor será a sua duração.

Boas pescas
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Daniel Pedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
  • Agradecido: 2 vezes
  • Daniel Pedro
    • ValeDoTejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:27 Terça, 31 de Dezembro de 2013
Re: conservar camarinha
« Responder #3 em: 17:01 Sexta, 31 de Janeiro de 2014 »
Pessoal,

E quando sobra um bocado de camarinha o que se faz? Vai para o congelador ou vai fora ? ou existe outra forma de guardar?
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11270
  • Agradecido: 1662 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: conservar camarinha
« Responder #4 em: 22:21 Sexta, 31 de Janeiro de 2014 »
Existem 3 formas de guardar a camarinha ou camarão do rio. É um dos meus iscos preferidos para a bóia e chumbadinha.
- Manter viva existem duas formas: Ou num balde com oxigenador, mas tem mesmo assim duração limitada, a menos que tenhas um espaço amplo e mantenhas em casa sempre com oxigenador ligado; Se for por um dia, visto que ate no própiro dia morrem, so pelo vento ou um pouco de calor, basta tapares a camarinha num balde ou cesto, com um panho húmido. Apenas o pano deve ser constantemente mantido assim. NUNCA guardes a camarinha dentro de água num balde sem oxigenador. Morre logo.
- Se for para preservar, guardas numa caixa que tenha uma boa vedação, daquelas que tapa o vácuo. Faz isso com elas ainda vivas. Quando descongelares estão como novas, rijas e brilhantes e funciona igual.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: conservar camarinha
« Responder #5 em: 03:03 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
- Ou num balde com oxigenador, mas tem mesmo assim duração limitada, a menos que tenhas um espaço amplo e mantenhas em casa sempre com oxigenador ligado;

-Se for por um dia, visto que ate no própiro dia morrem, so pelo vento ou um pouco de calor, basta tapares a camarinha num balde ou cesto, com um panho húmido. Apenas o pano deve ser constantemente mantido assim.

- Se for para preservar, guardas numa caixa que tenha uma boa vedação, daquelas que tapa o vácuo. Faz isso com elas ainda vivas. Quando descongelares estão como novas, rijas e brilhantes e funciona igual.

O oxigenador resulta mas dura pouco tempo, eu tentei fazer com um aquario de 45L com oxigenador e filtro, e mesmo assim e a mudar a agua dia sim dia não, ao 4º dia tava uma verdadeira javardice, para manter por tempo indefinido tens que ter renovações de agua tipo maré, cuidado com temperatura e muito, muito L de agua, o sitio onde as compro mantem as camarinhas vivas numa zona de antigas salinas acho eu, pelo menos parece...

A forma como dizes que dura menos é a que me dá mais garantias, tenho camarinhas durante 5 a 6 dias, contudo reparo que aconselhas a que se mantenha o pano sempre humido, eu noto que deve estar humido, mas se for de mais tambem as matas, ou seja pano seco e é a humidade que elas levam que humedece o pano... uso um alguidarzito pequeno para caber no frigorifico, um pano grosso e dobrado por baixo e um fininho por cima, para não saltarem, apartir do 3º/4º dia dou dois ou tres borrifos com agua salgada só porque o pano vai secando, mas sempre humidade q/b, é quase seco que tá bom... Depois o ideal será tirar do alguidar só as que se vão usar, se as passear-mos todas, em 3 dias, 4 no maximo ta tudo morto...

Congeladas nunca tentei mas ao preço que as compro tambem não me compensa, 7€ o kg, ou seja com 2€ faço 2 ou 3 pescas á vontade e ainda mando fora no final, sinceramente igual, igual não acredito que seja, talvez parecido...lol

Quando arranjas um bocadinho para fazer-mos uma chumbadinha as bailas com as ditas cujas?

ABÇ
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Domingos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 33
  • Agradecido: 1 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:07 Segunda, 13 de Janeiro de 2014
Re: conservar camarinha
« Responder #6 em: 07:29 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
.
O oxigenador resulta mas dura pouco tempo, eu tentei fazer com um aquario de 45L com oxigenador e filtro, e mesmo assim e a mudar a agua dia sim dia não, ao 4º dia tava uma verdadeira javardice, para manter por tempo indefinido tens que ter renovações de agua tipo maré, cuidado com temperatura e muito, muito L de agua, o sitio onde as compro mantem as camarinhas vivas numa zona de antigas salinas acho eu, pelo menos parece...


Bom dia Claudio,

Um aquário de agua salgada tem os seu "preceitos" e algum investimento adequado a espécie que se pretende colocar , salinidade da água,temperatura,PH,oxigenação da água (filtro ,expressor,bomba variando com o tamanho do aquário) e muitos outros pormenores importantes ,podes sempre informar num loja de animais que tenha um aquario de agua salgada (poucos têm... muito dispendioso).

Abraço
« Última modificação: 09:23 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014 por Zé Maria »
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: conservar camarinha
« Responder #7 em: 01:14 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Bom dia Claudio,

Um aquário de agua salgada tem os seu "preceitos" e algum investimento adequado a espécie que se pretende colocar , salinidade da água,temperatura,PH,oxigenação da água (filtro ,expressor,bomba variando com o tamanho do aquário) e muitos outros pormenores importantes ,podes sempre informar num loja de animais que tenha um aquario de agua salgada (poucos têm... muito dispendioso).

Abraço

Amigo Domingos, como sabe compro-as baratas e de bom tamanho, não me meto nisso, ja tenho animais de estimação que chegue... >:D
Tem mp...
ABÇ
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Daniel Pedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 101
  • Agradecido: 2 vezes
  • Daniel Pedro
    • ValeDoTejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:27 Terça, 31 de Dezembro de 2013
Re: conservar camarinha
« Responder #8 em: 14:38 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014 »
Obrigado pelas opiniões pessoal.
 

 

* Tópicos Recentes

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 17:22]

onde se pode consultar a legislação em vigor dos locais de pesca Tejo Lisboa? por duas [Hoje às 15:51]

cana surfcasting 300/ 350 euros por pedrobatista.03 [Hoje às 12:07]

cana surfcasting por averomarense [15:28 Terça, 21 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por carlosfishcarlos [14:01 Terça, 21 de Maio de 2024]

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]