collapse

Autor Tópico: Os robalos e sua desova  (Lida 3552 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Os robalos e sua desova
« em: 17:24 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Boas

Após a devida autorização do autor, António Simões, aqui fica mais este texto.


Inserir Citação (seleção)
Os robalos e sua desova

Porque conheço os locais de postura, desde miudo e agora que se aproxima a sua convenção nupcial, é chegada a altura de elucidar os meus companheiros da lide sobre as minhas experiencias. Mesmo estas experiencias não se repetem ano após ano,no mesmo local, o facto de morar á beira-mar, faz com que pesque mais vezes por ano, mesmo durante a semana, e conjugado com a observação diaria do mar, aliado á experiencia e eliminação de probabilidades, consigo resultados, mas são um conjunto de factores que eu proprio tenho duvidas, ao fim de 30 anos de mar e porquê?

O robalo é uma espécie gregária, eu pesco-os todo o ano, mas tem comportamentos migratorios na altura da desova, mas não como quer dizer a palavra, isto é, não migra de sul para norte ou vice versa, no Mediterraneo, em Novembro, formam-se grandes ajuntamentos vindos dos estuarios e praias, e começam a grande peregrinação para os fundos azuis, ficando no litoral pequenos grupos com uma femea para 2 a 3 machos, e o retorno destas grandes massas vivas só se efectuará lá para fev./Março.Os dois sexos são separados. No Atlântico os machos começam a reproduzir-se com a idade de 4 a 7 anos ( 32/37 cm ), enquanto que as fêmeas a partir dos 5 aos 8 anos ( 38 a 42 cm ). Reproduz-se de Janeiro a Março, em locais muito determinados. Um grande número de machos, de menor porte, costuma seguir uma fêmea muito maior.

A idade adulta do robalo difere nas latitudes:
A norte aguas mais frias no Atlântico, menos quantidade de comida e espécies que possam alimentar abundantemente o robalo pelo que o seu crescimento é mais lento, pelo que para atingir a maioridade precise no mínimo os 4 anos assinalados, para o tamanho legal.
A sul principalmente no Mediterrâneo, aguas mais quentes , mais espécies, mais comida, mais abundância, produzem robalos com um crescimento mais rápido podendo atingir a idade adulta entre os 2 a 4 anos.

O tamanho de captura legal do robalo é de 36 cm, correspondendo a uma idade de 4 anos para a maior parte das fêmeas e de 4 ou 5 anos para os machos.
A desova é efectuada entre Novembro a Março,atingindo o seu pleno em Jan/Fev e cada fêmea põe 200.000 ovos por cada quilo de peso, a menos de 10 metros de profundidade. Os ovos flutuam à superfície da água e ao fim de 4/7 dias eclodem. Com o tamanho de 3 cm já apresentam o aspecto próprio do robalo e refugiam-se na areia, enterrando-se nela se for necessário.
Pode atingir 1 metro de comprimento para 10 quilos de peso e 30 anos de idade.
No Norte já é diferente, os agrupamentos vão entre Nov./ a Março, mas mesmo assim é dificil situar os meses precisos,sendo o pico entre Jan. e Fev., nada é certo nesta matéria e para ter um exemplo, as ultimas condições ideais que apanhei de postura no mesmo local foram á 7 anos...

Assim como há robalos diferentes,asseados, gostam de se coçar na areia para expurgar o piolho vermelho, são prata viva, outros são preguiçosos e manhosos, da pedra , escuros no dorso, casmurros e sorumbaticos, de tanta vida cavernicola, outros são esguios e belos,
são robalos do alto(chamam-lhes os velhos mestres), andam sempre á caça, em cardume, atingem velocidades impressionantes, e de tanto nadarem, são finos e a sua carne é a mais saborosa de todas, eu só os consegui apanhar uma vez na minha vida por terra....

Sobre o comerem na desova , , vou-lhes contar uma historia que ainda hoje me incomoda....

Numa noite de lua(ainda por cima com lua!!), acertei com o cardume da postura, cada lançamento ao corrico, era uma femea ferrada, a seguir cravava os machos, desorientados á procura da femea, até que não restou mais nenhum, tinha o arco tão cheio que os comecei a passar para o cinto á volta do tronco, quando cheguei ao pé do carro, o Zé do
bar , olha para mim e pergunta.-Que lhe aconteceu, Simões?-

-O quê..?-Quando olho para baixo , os machos no seu ultimo estertor, cumpriam o ritual da vida, espalhando o seu semen pela minha bota calça, cumpriam o seu ultimo ciclo da sua vida, morrendo a seguir.

E eu não me orgulho de nada disto, quem está a mais nesta perfeicão e beleza, somos nós , imperfeitos...

Que me desculpem pelo desabafo mas imperfeito fui e sou. Espero que o defeso chegue rapidamente, para bem da especie e da minha consciência.

Autor - António Simões

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: aateixeira, Rafa, Splayah

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11250
  • Agradecido: 1651 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Os robalos e sua desova
« Responder #1 em: 20:47 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Gostei muito de ler.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Os robalos e sua desova
« Responder #2 em: 22:55 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
mais umas grande liçao nao só de pesca como de humildade.

abraço
 

Offline 007kil

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 150
  • Agradecido: 6 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Os robalos e sua desova
« Responder #3 em: 15:10 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Muito bom, sem duvida.
A última parte do texto deverá ser para todos nós refletirmos.
Fiquem bem.
"A pesca é o meu anti-stress"
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Os robalos e sua desova
« Responder #4 em: 20:24 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Mantém o nível alto. Este já conhecia mas foi com muito gosto que o li novamente. :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Os robalos e sua desova
« Responder #5 em: 20:37 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
parabéns,mais 1 bom post.ficamos todos a perceber melhor o rei dos nossos mares.obrigado. :fixe: :fixe: :fixe:
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19705
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Os robalos e sua desova
« Responder #6 em: 17:50 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »

 Também já tinha lido este artigo, mas é sempre um prazer reler e até meditar naquela parte final do artigo.

 Muito conhecimento e muita humildade quando reconhece que afinal nós é que interferimos na perfeição da natureza.

 Muito bom  :fixe:
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Os robalos e sua desova
« Responder #7 em: 19:43 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
Bom artigo mesmo.
Também já tinha lido mas sabe sempre bem reler.
Boa partilha.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Os robalos e sua desova
« Responder #8 em: 23:23 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Boas

Agradeço em nome do autor.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Os robalos e sua desova
« Responder #9 em: 17:56 Sexta, 24 de Janeiro de 2014 »
excelente, sempre aprender, magnifico texto, obrigado pela partilha :) :) :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

 

* Tópicos Recentes

Novo carreto Surfcasting por Mekucb [Hoje às 11:03]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Rider [Hoje às 10:22]

Iscos para rio por WilsonQuasepescador [Hoje às 01:25]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [04:37 Domingo, 12 de Maio de 2024]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]