collapse

Autor Tópico: A ferragem do peixe no Surfcasting  (Lida 4929 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Jose Costa

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 44
  • Agradecido: 7 vezes
  • A pescaria não vive sem mim
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:02 Sábado, 01 de Agosto de 2015
A ferragem do peixe no Surfcasting
« em: 23:45 Terça, 18 de Agosto de 2015 »
Boas noites, enquanto comentávamos umas opiniões dos experts sobre “surfcasting em condições meteorológicas mais extremas”, lembrei-me de uma dúvida interessante para iniciar um novo tópico, para colocar a malta mais batida na matéria a trocar ideias com aqueles que a eles aspiram chegar, ou seja, por toda a malta a trocar experiência.

A cana bate…quando efectuar a ferragem? Sabemos que isso dependerá em muito do tipo de espécie que se procura…deixam a cana bater mais do que uma vez?

Já ouvi tantas opiniões de malta que pescava ao meu lado, do género “epah deixa o gajo engolir…isso é sargo…prova primeiro e vem à segunda para engolir tudo…deixa bater a cana”…e um gajo fica naquela…

Há malta que fica à beira da cana, quase em posição de arranque pos 100m barreiras dos jogos olímpicos, ao mínimo movimento agarram-se a ela com ferragens de partir a espinha pelo meio e trazer só o beiço ao peixe  :o...

Como é que actuam quando a vossa "varinha" dá sinal?
Digam de vossa justiça.

Cumprimentos a todos
"Pescar não é ter paciência...ter paciência é ter de esperar pela próxima pesca"
--
José Costa
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Jaime Cruz

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 125
  • Na Boca do Peixe
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Sexta, 30 de Janeiro de 2015
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #1 em: 01:57 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Boas pescador ....

No meu entender ferra-se o peixe na altura da batida mais fraca e constante da cana - quando carrecto canta.
 
Isto é a cana bate PUM - PUM - tu vez que tens peixe quando a cana bate é o peixe a levantar a chumbada do chão - nessa altura sabes que tens peixe . se nessa altura a cana continua a bater não com tanta força (ou sim) mas  de forma constante , é hora de fechar um pouco a EMBRAIAGEM do Carreto dar umas boas maniveladas para esticar a linha sentir a chumbada e depois dar um mini PUXÃO/ESTICÃO de leve e dessa feita começa se a sentir o peixe e as suas cabeçadas. ESTÁ FERRADO.

Por Norma no Surfcasting é o peixe que se "FERRA" normalmente não é por exemplo como pescar a boiá em que obrigatoriamente e necessário ferrar o peixe.


Penso que aqueles ESTICÕES DE LINHA FROCHA  que vemos os pescadores a fazer e mais fogo de artificio penso eu.

Fica a Sugestão.

Abraço
Na Boca do Peixe !!!
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #2 em: 10:46 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Para quem pesca apenas com uma cana e com a cana na mão, com pouca linha na água até pode ser que se consiga fazer a ferragem, mas em surfcasting, a pescar p. ex. a mais de 100 m de distância quando a cana bate, quanto tempo decorre entre a investida do peixe e o toque assinalado da cana? É que a coisa não é simultânea e por aí penso que a ferragem será feita pela montagem e pelas duas forças que se encomtram em lados opostos, a chumbada e a cana, estas cada vez mais ligeiras e reactivas.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #3 em: 11:18 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Então se tivermos a pescar com linhas mais 'elásticas', esse tempo de reacção da cana aumenta exponencialmente.
Nuno Conceição
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #4 em: 13:16 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Li um texto em tempos de um pró  que defendia que com a elasticidade de 100m ou mais da linha podes segurar no anzol numa ponta e tentar ferrar na outra que nem sequer tiras o anzol da mão (com mono certamente, com multi  é diferente).
Nunca fiz o teste, mas era engraçado se alguém experimentasse.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #5 em: 13:37 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Acredito que a ferragem é feita entre o peixe e o nosso material (Montagem, linha, cana). No surfcasting, na maior parte das vezes o peixe ferra sozinho mas tenho o habito de, quando vejo toques, agarro na cana, abro a asa do cesto e fico com a linha na mão para sentir a próxima investida do peixe e fazer aquele movimento normal da ferragem. Foi um habito que ganhei desde miudo embora ache que se aplica mais a outro tipo de pescas, nomeadamente com a cana na mão.
Nelson Peres
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #6 em: 13:40 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
O modo de ferrar é fruto da situação e situações de pesca são tantas como os modos de cozinhar bacalhau. Eu tenho pouca experiência mas o que faço é tentar manter a linha esticada. Não quero arrancar beiços quero é trazer o peixe para casa. O peixe costuma ferrar se, nós temos que saber depois trabalhá-lo até nós.


 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #7 em: 15:56 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »

 Raramente faço ferragem, pelo que me apercebo, no surfcasting quando sentimos a cana bater é sinal de que o peixe já se ferrou sozinho face à ação do próprio, o peixe abocanha a isca e quando sente a prisão do estralho face à chumbada, sacode-se de modo a libertar-se o que acaba por ser fatal (para ele) ... e ainda bem  :join:

 Por vezes a linha fica toda solta, praticamente pendurada na cana, sinal de que o peixe investiu do mar para terra, ou então lateralmente e arrastou a chumbada, esse peixe está mais que ferrado, é só ajustar a linha e começar a recuperar consoante o peso ou as investidas que o peixe faça nessa altura, tudo com calma e sem pressas, o mais difícil está feito, é o peixe ir ao anzol.

 Ter sempre em atenção à escoa, por vezes temos o peixe quase cá fora e com a avidez de o tirar forçamos ao abeirar, é aí que temos de ter calma, se a onda for favorável, é só ir recuperando mantendo a tensão da linha e o peixe sai até a seco, mas se a onda estiver a recuar há que dar linha para evitar rasgar se a ferragem é só na beiça, ou partir o estralho com ele mesmo bem ferrado .

  :fixe: 
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #8 em: 16:25 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
No outro dia estava à pesca ás douradas no molhe de Vila Real e a cana deu sinal, uma ... duas vezes e eu, todo lampeiro lá fui apressadamente fazer a tal ferragem. Resultado ... dourada nem vê-la. O lingueirão (com casca e dois anzóis) vinha comido pela metade, com um anzol descarnado mas com o outro ainda completamente tapado pela metade restante do lingueirão ... talvez se tivesse esperado mais um pouco...  :122:
Como, pelo menos por agora, me está a parecer que é o peixe que se ferra sozinho neste tipo de pesca, vou começar a "contar até déz" antes de levantar a cana.

Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #9 em: 16:32 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Raramente faço ferragem, pelo que me apercebo, no surfcasting quando sentimos a cana bater é sinal de que o peixe já se ferrou sozinho face à ação do próprio, o peixe abocanha a isca e quando sente a prisão do estralho face à chumbada, sacode-se de modo a libertar-se o que acaba por ser fatal (para ele) ... e ainda bem 
Essa é a minha opinião no que diz respeito à ferragem em surfcasting!   :fixe:
Raramente estou mesmo à beira da cana portanto ou o peixe ferra sozinho ou toca a recolher e a iscar novamente!  :)
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #10 em: 17:29 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Ok,.. vamos lá ver como é que se passam as coisas lá em baixo, no fundo do mar.
Há muitos toques, mas basicamente eu direi o seguinte:

1-Temos os toques de quem anda a ratar e
2-Temos os toques de quem está ferrado

Está feito :))

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Hasta la próxima marea !
 

Offline luisvanolli

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 21 vezes
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Domingo, 03 de Agosto de 2014
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #11 em: 17:39 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
tambem sou da opiniao que o peixe ferra-se sozinho, pois num lançamento temos pra ai 70 metros ou mais de linha a separar-nos do peixe, muitas vezes nylon, que e elastico, a ferragem feita a essa distancia penso que nao surtirá efeito nenhum devido a elasticidade da linha, alem dessa tar sobre grande pressao de agua. mas e apenas a minha opiniao. conheço muitos pescadores que mesmo com o peixe ja ferrado nitidamente dao um esticão pra arrancar a boca do peixe, mas como tudo, cada qual a sua maneira.....
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #12 em: 17:46 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Costumo ver muita malta a ferrar o peixe como se quisesse partir a boca do mesmo lol eu vou dizer como faço porque foi assim que aprendi e nunca tive maus resultados..

eu deixo sempre a ponta da cana curvada a fazer força com a chumbada..o carreto ligeiramente aberto de modo a que quando puxo a linha com a mão ela venha mas que consigo manter a ponta da cana ''torta''..dito isto..

para mim existem 3 tipos de toques..

um deles em que da toquezinhos e não levanta a chumbada..neste caso ao segundo  toque vejo se tem peixe ou peso..se não tiver deixo la mais tempo..tendo já em conta se andam a limpar bem o isco ou não..se tiverem a limpar bem o isco, recolho e verifico..(tenho já o vicio de quando dão estes toques ver se por acaso não eh alguma onda maior que rebentou la longe..ás vezes engana, depende do tipo de praia)

outro.. o peixe da toque e a cana quando estava com a ponteira dobrada ficou toda direita..tendo visto o toque ou apenas reparado na ponteira direita..verifico logo se tem peixe ou peso (neste caso quase sempre tem)..puxo a chumbada e dou algumas maniveladas..por vezes fico com a cana na mão a ver se sinto toques

outro é aquele toque em de certeza que tem peixe..levanta a chumbada e a cana não para quieta..ou até o careto dispara (porra isto nunca me aconteceu LOL  >:( )

eu com toque de peixe ou sem toque de peixe faço sempre o mesmo..

recolho a linha e vou baixando a cana sempre com a linha em tensão..depois puxo a cana para cima (sem esticão nenhum mas com alguma firmeza)..eu faço isto para levantar a chumbada do fundo sem esforçar o carreto e acredito que se tiver la peixe que ajuda a enterrar o anzol nem que seja mais um bocado


as ferragens e os tipos de toques variam consoante a montagem..de correr..fixa com montagem ou tipo urfe..sinceramente gosto muito das urfes por ser simples mas um dos problemas que tem eh que se o peixe não levantar a chumbada nunca vamos ver nenhum toque..actualmente uso quase sempre a montagem de correr..
« Última modificação: 17:48 Quarta, 19 de Agosto de 2015 por Ivo Martins. »
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #13 em: 19:22 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No outro dia estava à pesca ás douradas no molhe de Vila Real e a cana deu sinal, uma ... duas vezes e eu, todo lampeiro lá fui apressadamente fazer a tal ferragem. Resultado ... dourada nem vê-la.

Depois do segundo toque se já não investe já sabe que  já se foi, é quase matemático ..... Com o lingueirão é lixado, por isso é que eu pesco com lingueirões pequenos, quase sempre só um anzol porque qualquer peixe mete o lingueirão todo na boca... São mais difíceis de arranjar mas mais mortíferos.
Nelson Peres
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #14 em: 20:13 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Depois do segundo toque se já não investe já sabe que  já se foi, é quase matemático .....

As "madames" são mesmo muito manhosas!!!
Hasta la próxima marea !
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19731
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #15 em: 21:41 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »

 Pois, eu quando dei a minha opinião era na generalidade das pesca que faço, jornadas desde o fim do dia até ao amanhecer, onde procuro, (procuramos todos) capturas direcionadas aos vários peixes que podem abeirar, sargos, robalos, bailas por vezes surgem outras espécies mas mais esporádicos, não me direcionei ás nossas amigas douradas propriamente dito, se vamos ou colocamos uma cana com a fezada da dourada isso já pode ter outra leitura.

 Se usarmos a iscada dentro do geral podemos fazer da mesma forma que falei, iscamos, lançamos e é só esperar mas, se usamos iscadas mesmo intencionais para a dita (dourada), caranguejo rijo, lingueirão inteiro, isso já não funciona da mesma forma (quanto a mim), penso que, por exemplo, um lingueirão com casca, o peixe vai atacar de forma diferente, não vai abocanhar, vai trincar, vai agarrar e tentar levar, mas, como é rijo o anzol não vai estar imediatamente dentro da boca do peixe, logo sentimos na cana alguns toques, pode ser o ato de trincar a isca mas, sem abocanhar a sua totalidade, se vamos fazer a ferragem, pode calhar bem, pegar pela beiça, mas também pode escapar dos dentes e sair sem que o anzol faça o seu trabalho, e, aí vai o bixo embora e ao recolher vemos a isca toda roida mas peixe nem vê-lo.

Aí penso que o ideal seria uma pesca de cana na mão, ou ao sentir uns toques pegar na cana e esperar, sentir e tentar a ferragem.

 Eu as que capturei foi dentro do meu estilo de pescar, nada direcionado as douradas, e capturei com americana, nunca com outra isca (mera coincidência), anzol iscado e lançamento, cana no espeto e de repente a cana toda vergada, cabeçadas loucas e o carreto a cantar ZZZZZZZZZZZZZ

 Deixo sempre o carreto bem leve, só o suficiente para segurar a ponteira levemente vergada e a açao do mar, nada de forçar linhas se um peixe maior for lá, depois logo se vê como o vamos tirar, ou não... :join:

 Reparemos, as iscadas duras também se tornam escorregadias, digamos difíceis de que o peixe as abocanhe, o peixe vai morder, roer, pode ser aí que está a diferença entre o fazer uma pescaria ao que vier e, o fazer uma pescaria direcionada ás douradas.

 É o que penso e mera opinião minha  :fixe: 
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #16 em: 23:15 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Depois do primeiro toque se nao investir tambem se pode dar o caso de ter embuchado. Ja reparei que o peixe quando embucha nao se debate tanto. As vezes vou recolher para mudar iscada e la vem o peixe atras... alguns deles jeitosos e com a pontaa do anzol bem la no fundo.
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: A ferragem do peixe no Surfcasting
« Responder #17 em: 01:18 Quinta, 20 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ok,.. vamos lá ver como é que se passam as coisas lá em baixo, no fundo do mar.
Há muitos toques, mas basicamente eu direi o seguinte:

1-Temos os toques de quem anda a ratar e
2-Temos os toques de quem está ferrado

Está feito :))

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Ó Nunes! já reparaste no video ai nesse fluorcarbono a trabalhar?? eheeh
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [Hoje às 10:37]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [Hoje às 10:03]

Ajuda Daiwa por FilipePC [22:13 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por Cefs [21:21 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]