collapse

Autor Tópico: Cana spinning , help!  (Lida 8474 vezes)

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Quarta, 05 de Novembro de 2014
Cana spinning , help!
« em: 15:38 Terça, 11 de Agosto de 2015 »
Boa tarde pessoal,
mais um aniversário que passou e desta vez deram-me ou melhor iram dar-me uma canita spinning, no natal já me tinham presenteado com um cheque presente para uma de surf-casting agora veio a vez do spinning que já andava há um ano ou mais para comprar uma, a oferta será de uma cana low-cost por isso coloquei as seguintes como hipótese aliando o preço ao peso e pesqueiros e tipo de pesca.

Pretendo pescas maioritariamente da praia , aqui na zona é tudo com 3m/3,30m porque fazem praia e pedra, inicialmente será para usar com vinil apenas, tenho visto usarem os lunker city 4.5'' com cabeçote , sinceramente não sei o peso final.  Carreto já tenho um daiwa lá em casa que tinha comprado para isto mas saiu um pouco pesado penso que anda nos 360g , logo escolhi uma cana leve dentro dos preços, na altura vi uma vega fortune e a pessoa disse que me oferecia essa ou valor equivalente (36€) , claro posso dar mais um pouco do meu bolso mas não queria gastar muito mais pois tenho comprar fio da power pro (20€) e vinis + cabeçotes , acho que não me falta mais nada para iniciar.
então procuro opiniões para a escolha :

Vega Fortune spin 300
(36€)
Cana Fortune em carbono C3, reforçado com Mesh Carbon nos 2/3 inferiores da secção do cabo e no encaixe que é o tipo Putt Over.
A base do cabo é em Rubber Cork o que garante uma pega confortável e grande durabilidade.
Com ação Regular Fast, revela-se muito equilibrada, permitindo longas horas de utilização com grande comodidade.
Vem equipada com passadores Sic.

FORTUNE 300
Comprimento: 3.00 mt
Comprimento de transporte: 155 cm
Ação: 30-60 gr
Elementos: 2
Peso: 310 gr (não sei se será este o peso , mas já é um bocadito)

HIRO BSL LURE 300 ou 330
(36€)

Basic Lure BSL 300

Peso g: 240g

Modelo: BSL 300

Comprimento: 300

Nº. Elementos: 2

Acção: 20-80

Comp. Transp.: 160 cm

Material: Epoxy carbon composit

Basic Lure BSL 330

Peso g: 260 g

Modelo: BSL330

Comprimento: 330

Nº. Elementos: 2

Acção: 30-100

Comp. Transp.: 175 cm

Material: Epoxy carbon composit

Depois fora destes preços pondero esta que falam aqui muito :

Cinnetic Explorer Sea Bass 3 MT
(47€)

Tamanho: 3 mt.

Peso:  219 gramas

Acção: 20-80 gramas

Passadores: SIC

Porta-carretos: Tubular

Carbono: HMC 30 TON.

mas já li que no máximo aceita 40g no catalogo deles:

8500 3,00 155 20-80 g 2 219 g 13,25 mm
peso máx. señuelo 40g

penso que os vinis devem ultrapassar isto com um cabeçote 20/25gramas (não sei se será os valores normais neste tipo de pesca nesta zona mas penso que sim).

gostava de saber aqui  a opinião da malta e se quiserem dar outras dicas são bem-vindas como sempre.
 não estiquem é o orçamento muito que o meu "multifilamento" tem pouca espessura ( ;D) .

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
Re: Cana spinning , help!
« Responder #1 em: 09:48 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
mas está a sair peixe ,anda tudo em férias ou ninguém conhece este material?
vamos lá a dar uma ajudinha s.f.f. que também quero ir varejar! ;)

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 10:46 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Não conheço o material mas pelas características optava pela Cinnetic.

A Vega é muito pesada. A Hiro faliu por isso a garantia dessas canas está comprometida.

A Cinnetic tem leveza que é das coisas mais importantes nesta pesca. Mas eu não comprava sem pegar nela porque há umas canas de spinning com um cabo muito curto e que para mim não dão jeito nenhum.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 12:32 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
boas obrigado, então a vega coloco  já de lado.

segue a hiro que mesmo falida não me importo , a garantia é sempre uma coisa muito subjetiva, o preço da cana era 55€ tá a 36€ senão me engano,

a cinnetic vi agora que por mais uns euros (2€) consigo com fuji, compra online não consigo experimentar .

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #4 em: 14:04 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
ou ninguém conhece este material
Eu não conheço.  :(
Eu comprei a cinnetic sea bass. Vai a banhos domingo!  :)

Offline Rauven

• Marlin
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:39 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
« Responder #5 em: 14:45 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Boas
Bem aqui vai a minha ajuda.
A Vega e a Basic Lure não conheço, Em relação á Hiro o Duas já disse como é, e eu concordo plenamente, se com marcas ditas "grandes" e no activo no nosso mercado as vezes já temos os problemas que temos imagina com esta  :nono: não quer dizer que a cana não seja boa, mas se tiveres algum azar, em termos de assitencia torna-se ainda mais complicado!!
A minha ecolha seria de facto a Cinnetic, é uma cana "boa" tendo em conta a qualidade preço, no entanto não se pode ter tudo não é, vê primeiro se gostas e se te adaptas á cana  ;) quanto ao peso dos vinis não ligues muito a isso, os cabeçotes mais pesados que uso são de 26gr+15gr(corpo) = 41gr e é na boa!!
Se é para pescar maioritariamente em praia, EU escolheria 3.30(mas isso sou eu)!!!
Em relação ao multi, onde é que arranjas PowerPro a 20eur??
Sem duvida que é um grande multi mas, a esse preço  :hummm: :hummm:
Eu aconselho Haruna Seamaster, bom e barato (impressionante não é??) e olha que pesco em zona de muita pedra e este multi surpreende em cada pesca que faço  :aplau: :aplau:
Vinis....sem duvidas nenhumas os do Voron.

Eu comprei a cinnetic sea bass. Vai a banhos domingo!  :)

Quero ver esse relato e com um BOM exemplar  :sim: :sim:
« Última modificação: 14:48 Quarta, 12 de Agosto de 2015 por Rauven »

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 15:03 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
power pro a 20€ na favais por exemplo:
Fio 0.19mm power pro verde 135mt

mas encontras em mais sítios.
eles tem la um yuki verde ou amarelo 100mts por 8.5€ e já li coisas boas

Offline Rauven

• Marlin
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 15:22 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Ok já percebi  ;)
Mas tanto 100 como 135 metros é pouco ou não?!
Não vais encher o carrete, vais ter que por outra linha para encher por debaixo e isso implica nós, e nesta pesca isso é coisa que faz diferença, não te esqueças de outra coisa, corte daqui, corte dali,cabeleiras etc, pelas inumeras razões que existem, a linha vai "gastando" quando deres conta o multi que tens para pescar, já não vai ser o ideal para pescares á vontade e depois o barato sai caro  ;) ;)
Eu optaria por uma bobine no minimo de 200mt.

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 15:39 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
neste caso acho que 100 ou 135 é suficiente , os meus lançamentos devem ser uma borra perto dos vossos, espero não embrulhar muitas vezes pois não conto ir para pedra assim tantas vezes, e principalmente pela minha experiencia que tenho em outros fios mais rapidamente troco o fio por envelhecer cerca de 1 ou 2 anos, do que ele deixa de ser suficiente para os lançamentos. sim penso encher com um mono 0.40 ou 0.50.
mas posso estar errado , normalmente aprende-se com os erros.

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 15:42 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Quero ver esse relato e com um BOM exemplar
Isso agora...relato tem que acontecer algo especial e um bom exemplar era sem duvida algo de especial! ;)
Vamos ver como corre, a ideia também é experimentar e sentir a pesca!

Quanto ao que falamos brevemente dou noticias Ruben!  ;)

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 15:43 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »

Eu uso 135 metros já perdi uns 20 e ainda chega. Não gosto de encher muito o carreto de spinning para evitar as cabeleiras.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Rauven

• Marlin
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 15:49 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
O problema não é só o lançamento mas também o peixe.
Um multifilar bem tratado dura mais que isso.
As cabeleiras podem acontecer quando menos se espera.
Estive a ver na Favais e tens lá uns Daiwa que custa cerca de 25/26 eur e são 200mt.
Errar faz parte da aprendizagem mas há erros que podem ser evitados, isso depende de cada um  ;)

Eu uso 135 metros já perdi uns 20 e ainda chega. Não gosto de encher muito o carreto de spinning para evitar as cabeleiras.

Mas os carretos não são para encher muito nem pouco, tem uma medida, se for muito é normal que faça cabeleiras, se for pouco vai interferir no lançamento.

« Última modificação: 15:53 Quarta, 12 de Agosto de 2015 por Rauven »

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 16:04 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Eu concordo que é pouco...ou pelo menos eu não gosto de tão poucos metros. Nem para a boia eu coloco bobines de multi na ordem dos 135 metros.
Basicamente é pelos motivos que o Ruben enumerou, o lançamento, o que o peixe leva(se tivermos essa sorte claro), e o que se vai perdendo...

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #13 em: 16:43 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Desculpem discordar mas para quê 270 metros de linha (que é o tamanho a seguir e nem deve caber tudo no carreto) se um gajo só lança 60?

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 16:53 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Desculpem discordar mas para quê 270 metros de linha (que é o tamanho a seguir e nem deve caber tudo no carreto) se um gajo só lança 60?
Assumo que por exemplo para pescar à bóia 270 metros sejam demais de facto, para o spining ainda não tenho real noção pois vou-me iniciar-me mas por exemplo para corricar(corrico na barra do douro) justifica e bem. Alias 135 metros não chegam. Já fiz lançamentos de 110 maniveladas quando o enrolamento anunciado do carreto é de 103 cm por manivelada. Não vou dizer que lancei 110 metros mas que tenha por exemplo lançado 90 metros, tenha a sorte de fisgar uma tábua que me leve uns metros valentes de linha e depois vou sempre perdendo uns metros depressa ficava sem multifilamento na bobine. Como a primeira pesca onde usei o multifilamento foi o corrico a partir daí habituei-me aos 275/300 metros e agora não quero outra. Pancas!! :)
O multifilamento cabe todo nos meus carretos e em alguns teve que levar enchimento!

Offline Rauven

• Marlin
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #15 em: 17:20 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Duas já tens muitos multifilares com bobines de 200mt, que eu acho que é o ideal.
Para mim é tudo uma questão de confiança, pescar com um bobine sem nós pelo meio, acho que faz toda a diferença, nunca se sabe quando vamos ter na ponta da linha aquele "exemplar"!!
Reparo também que muitas vezes, quando prende um vinil (que é com o que pesco mais) ou uma amostra, a ruptura da-se no nó de união entre o multi e o chicote, por isso lá está quantos menos nós melhor.
Epah é como diz o Vitor...são "pancas".

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #16 em: 18:23 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Assumo que por exemplo para pescar à bóia 270 metros sejam demais de facto, para o spining ainda não tenho real noção pois vou-me iniciar-me mas por exemplo para corricar(corrico na barra do douro) justifica e bem. Alias 135 metros não chegam. Já fiz lançamentos de 110 maniveladas quando o enrolamento anunciado do carreto é de 103 cm por manivelada. Não vou dizer que lancei 110 metros mas que tenha por exemplo lançado 90 metros, tenha a sorte de fisgar uma tábua que me leve uns metros valentes de linha e depois vou sempre perdendo uns metros depressa ficava sem multifilamento na bobine. Como a primeira pesca onde usei o multifilamento foi o corrico a partir daí habituei-me aos 275/300 metros e agora não quero outra. Pancas!! :)
O multifilamento cabe todo nos meus carretos e em alguns teve que levar enchimento!

Epá mas tu deves estar a falar de corrico pesado ou rio em que a corrente leva a amostra para longe. Eu estou a falar de corrico leve com carretos tamanho 4000(shimano) que levam 180m de 0.30 e no mar onde consegues lançar 60m. É que esses multis não são baratos para quê estar a colocar a mais.

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #17 em: 19:07 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Epá mas tu deves estar a falar de corrico pesado ou rio em que a corrente leva a amostra para longe. Eu estou a falar de corrico leve com carretos tamanho 4000(shimano) que levam 180m de 0.30 e no mar onde consegues lançar 60m. É que esses multis não são baratos para quê estar a colocar a mais.
Sim...o caso que falei onde necessito de mais metros de linha pode-se dizer que já é um corrico mais pesado sem duvida.
Mas não deixas de ter razão que em alguns casos senão bastantes não é preciso tantos metros de linha(275/300).

Offline joca 2000

• Marlin
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
« Responder #18 em: 19:18 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
O meu carreto está com spiderwire de 135 metros no biomaster c5000fc e, dá bem não gastei nada ainda, só em nós de chicote. 0.17 mm

Offline Rauven

• Marlin
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 20:22 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Pois esse é um dos problemas, o multi é caro  :-\ :-\
Mas há que procurar outras opções, eu uso um multifilar que tem provas mais que dadas, 200mt por 25eur acho que compensa e muito e  99% das pescas são feitas na "pedra".

Offline Jaime Almeida

• Carapau
  • **
    • Zambujeira - Lourinhã
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:48 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
« Responder #20 em: 20:34 Quarta, 12 de Agosto de 2015 »
Eu aconselho Haruna Seamaster, bom e barato (impressionante não é??) e olha que pesco em zona de muita pedra e este multi surpreende em cada pesca que faço  

Caro Amigo Rauven
Podia dizer-me se fizesse favor, onde compra o multi Haruna Seamaster.
Abraço e Obrigado.
Jaime Almeida

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 10:02 Quinta, 13 de Agosto de 2015 »
acho que tá escolhida , será a cinnetic 3 metros, ainda ponderei a 3.30 pois existe mais gente a usar mas devido ao peso e peso de lançamento 40-120 que achei demasiado acho que me fico pela 3metros.

agora preciso de ajuda para o mono , tem de ser fluor ou pode ser apenas invisível? clips quais?
mono já vi que aqui o pessoal usa 0.60 mas é um abuso acho eu, estou errado? usam 0.18 + 0.60.
vai vir da favais por isso, restrinjo já a escolha.

thanks a todos e gostei da discussão aqui do pessoal por causa do fio, depois conto qual foi a minha escolha e se errei ;)

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #22 em: 10:15 Quinta, 13 de Agosto de 2015 »
acho que tá escolhida , será a cinnetic 3 metros, ainda ponderei a 3.30 pois existe mais gente a usar mas devido ao peso e peso de lançamento 40-120 que achei demasiado acho que me fico pela 3metros.

agora preciso de ajuda para o mono , tem de ser fluor ou pode ser apenas invisível? clips quais?
mono já vi que aqui o pessoal usa 0.60 mas é um abuso acho eu, estou errado? usam 0.18 + 0.60.
vai vir da favais por isso, restrinjo já a escolha.

thanks a todos e gostei da discussão aqui do pessoal por causa do fio, depois conto qual foi a minha escolha e se errei ;)

Eu uso 0,20(multi) - 0,40(fluorcarbono). Nunca experimentei nylon.

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #23 em: 10:29 Quinta, 13 de Agosto de 2015 »
eu sou seguidor do blog do spinmasterteam são aqui  da zona  e quase todos usam 0.18 + 0,55/0.60 , acho que os 0.60 deve ser por causa das pedras.

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #24 em: 10:44 Quinta, 13 de Agosto de 2015 »
eu sou seguidor do blog do spinmasterteam são aqui  da zona  e quase todos usam 0.18 + 0,55/0.60 , acho que os 0.60 deve ser por causa das pedras.
Acho um exagero mas cada qual pesca como gosta  ;)
"born to fish forced to work"

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 11:00 Quinta, 13 de Agosto de 2015 »
pois também acho um bocado , é uma corda que reboca um carro engatado!
mas que fio acham que devo comprar?

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #26 em: 11:20 Quinta, 13 de Agosto de 2015 »
Qual é o que tens para os estralhos de surfcasting?

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #27 em: 11:23 Quinta, 13 de Agosto de 2015 »
tenho FIO TRILENE 100% FLUOROCARBONO
 Tamanho : 34/100

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #28 em: 11:32 Quinta, 13 de Agosto de 2015 »
sem ser fluorcarbono mas invisível estive a ver e encontrei este :

Fio invisible yuki 0.60 100mt
€ 7,12

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #29 em: 12:02 Quinta, 13 de Agosto de 2015 »

€ 7,12
Esse em 0,40mm é porreiro eu uso ;-)
"born to fish forced to work"

Offline luisvanolli

• Corvina
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:07 Domingo, 03 de Agosto de 2014
« Responder #30 em: 12:51 Quinta, 13 de Agosto de 2015 »
Pois esse é um dos problemas, o multi é caro  :-\ :-\
Mas há que procurar outras opções, eu uso um multifilar que tem provas mais que dadas, 200mt por 25eur acho que compensa e muito e  99% das pescas são feitas na "pedra".

Problema nao e....  acho que é so abrir os olhos e esquecer um pouco o nome que ta na embalagem....   e o caso da haruna,  ninguém conhece a marca logo ninguem compra.... Sendo que é um fio muito barato em relação a grandes nomes,  mas com uma qualidade muito superior..... Mas é apenas a minha opinião.

o caso dos estralhos..... Usamos geralmente o 0,52,  sim,  e grosso,  mas quando se pesca em pedra,  sempre a roçar nelas, e com tarolos presos a fazer força contra as pedras,  e ai que se vê a diferença,  pois com linhas mais finas certamente rebentava....

Offline Rauven

• Marlin
    • Lisboa/Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #31 em: 16:04 Quinta, 13 de Agosto de 2015 »
Vais gostar da cinnetic  :fixe: :fixe:
O fluor uso o seaguar 0.52, mas pesco com muita pedra e isso por vezes faz a diferença!!

€ 7,12
Esse em 0,40mm é porreiro eu uso ;-)

Yap concordo com o Costa, o Yuki é porreiro e a nivel de preço é mais em conta  ;) ;)

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #32 em: 13:18 Sábado, 15 de Agosto de 2015 »
pessoal fui aos saldos e acabei por me deixar levar e comprei uma canita baratucha :
24t, empuñadura EVA de alta densidad, portacarrete slide-system, número de anillas: 7+1, anillas Sic Seaguide
peso aproximado 250g
tamanho 3mt
cw 20-40

tava mesmo virado pa cinnetic mas apareceu esta quase dada e comprei , pa iniciar serve , assim poupei e compro depois uma coisa melhor ainda. o resto vou comprar o que falei aqui.

Offline MNunes

• Marlin
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
« Responder #33 em: 22:19 Sábado, 15 de Agosto de 2015 »
Em relação ao multi, onde é que arranjas PowerPro a 20eur??

Tens aqui o 0,23 mm

Hasta la próxima marea !

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #34 em: 22:10 Sábado, 22 de Agosto de 2015 »
e já conta com 3 grades! quero ver se apanho numero mínimo de grades . lol

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #35 em: 23:19 Sábado, 22 de Agosto de 2015 »
e já conta com 3 grades!
Tás a trabalhar bem Kiko!
O meu record são 8 grades e em modalidades diferentes!  ;)
Portanto tudo que for abaixo disso já não ligo!  :join:

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por duas [Hoje às 09:49]

Passador fuji lowrider por duas [Hoje às 09:26]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]