collapse

Autor Tópico: 2ª Cana  (Lida 8804 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
2ª Cana
« em: 16:54 Segunda, 03 de Agosto de 2015 »
Boas pessoal.

Comecei a pescar há uns 3 meses ao surfcasting e tive a sorte de ir apanhando uns peixinhos, o que ja deu para ganhar o vicio deste fantastico hobbie que é a pesca  :)

O que procuro agora é um segundo conjunto cana+carreto, porque quando vou a praia vejo a maioria do pessoal a pescar com  2 e 3 canas, e eu ali so com uma cana, sinto-me um pouco em desvantagem, até para exprimentar iscos diferentes, so com uma cana fica dificil.

A cana que tenho é uma cana pura de surfcasting, 3 partes, ação 100-250gr, estou contente com ela, e tenho um carreto da Vega, com ratio 4.8:1, que tem dado bem para o gasto.

Para 2ª cana acham que da para comprar um conjunto cana e carreto mais versatil que tanto dê para fazer surfcasting, como fazer corrico de praia ou uma chumbadinha atraves de um molhe? Era essa a minha ideia, porque nao me posso dar ao luxo de ter uma cana para cada tipo de pesca.

Nao é necessario ser uma cana muito potente, porque para o surfcasting ja tenho uma boa, esta será mais para uma pesca mais ligeira, para lançamentos curtos e chumbadas ate 140gr.

Têm assim alguma cana e um carreto em mente para uma pesca mais versatil e que me sirva para o que eu disse em cima?

Obrigado desde já e boas pescas  :fishcool:

 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #1 em: 17:07 Segunda, 03 de Agosto de 2015 »
Bis,, somos dois também so tenho uma para surfcasting mas pesco com 3, porque 2 emprestadas. Irei seguir o tópico porque também pretendo adquirir outra. Não faço currico, mas pesco muito em molhes.
há xarroco a montes....
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: 2ª Cana
« Responder #2 em: 17:24 Segunda, 03 de Agosto de 2015 »
Tens a vega potenza de 4.2 de corrico deve desenrascar im fundo
bora dar banho a minhoca
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #3 em: 18:13 Segunda, 03 de Agosto de 2015 »
Eu, como sou meio relaxado nestas coisas da pesca, gosto de coisas funcionais.
Tenho canas de 3 partes de surfcasting mas, normalmente, levo telescópicas, que são mias rápidas para mudar, montar, etc.
Fica aqui a sugestão de equipamento barato e de muita qualidade para o preço. Aconselho porque tenho a de 4,5m.
É mais macia que a maioria das 3 partes mas para cargas de 120-130g é excelente.
É uma sugestão.
Até corrico fiz com ela, embora canse um pouco, mas lançava bombetes de 45g a mais de 70 metros, na boa. O Cabé viu.

Abraço   

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #4 em: 21:16 Segunda, 03 de Agosto de 2015 »
Eu pesco com uma telescópica tb, que é uma das emprestadas, e uma iridium de 4,2 metros com acção de 100-200g. Não é má mas é muito fraca em termos de passadores, aquilo esta tudo a descolar mesmo com os pingos que já lhe dei. Irei procurar aqui pela zona esse modelo.
há xarroco a montes....
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #5 em: 23:56 Segunda, 03 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu, como sou meio relaxado nestas coisas da pesca, gosto de coisas funcionais.
Tenho canas de 3 partes de surfcasting mas, normalmente, levo telescópicas, que são mias rápidas para mudar, montar, etc.
Fica aqui a sugestão de equipamento barato e de muita qualidade para o preço. Aconselho porque tenho a de 4,5m.
É mais macia que a maioria das 3 partes mas para cargas de 120-130g é excelente.
É uma sugestão.
Até corrico fiz com ela, embora canse um pouco, mas lançava bombetes de 45g a mais de 70 metros, na boa. O Cabé viu.

Abraço   

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre 

Obrigado.

Estou mais virado para uma telescopica por serem mais versateis e essa pelo preço está muito tentadora. Mas canas telescopicas e areia da praia é uma coisa que me assusta um bocado. Nunca tiveste problemas com ela por entrar uns graos de areia pelos elementos da cana?

Ja agora, para fazer uma pesca à chumbadinha a partir de um pontão posso utilizar uma cana deste tipo de surfcasting?
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #6 em: 07:01 Terça, 04 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu, como sou meio relaxado nestas coisas da pesca, gosto de coisas funcionais.
Tenho canas de 3 partes de surfcasting mas, normalmente, levo telescópicas, que são mias rápidas para mudar, montar, etc.
Fica aqui a sugestão de equipamento barato e de muita qualidade para o preço. Aconselho porque tenho a de 4,5m.
É mais macia que a maioria das 3 partes mas para cargas de 120-130g é excelente.
É uma sugestão.
Até corrico fiz com ela, embora canse um pouco, mas lançava bombetes de 45g a mais de 70 metros, na boa. O Cabé viu.

Abraço   

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre 

Obrigado.

Estou mais virado para uma telescopica por serem mais versateis e essa pelo preço está muito tentadora. Mas canas telescopicas e areia da praia é uma coisa que me assusta um bocado. Nunca tiveste problemas com ela por entrar uns graos de areia pelos elementos da cana?

Ja agora, para fazer uma pesca à chumbadinha a partir de um pontão posso utilizar uma cana deste tipo de surfcasting?

As canas telescopixas tem esse problema mas com algum cuidado não há crise, Basta passar ter um pano á mão antes de recolher.
Já pesquei com ela ao corrico 4 ou 5 noites inteiras e aguentei-me.
Claro que estamos a falar de canas de 40 euros, mas que tem muita qualidade e robustez para o preço, não há dúvida.
 
 
 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #7 em: 14:20 Terça, 04 de Agosto de 2015 »
olha esta cana foi a primeira de todas que tive..fiz todo o tipo de pesca com ela..e por vezes ainda vai para a praia e rochas por ser mais velhota nao faz mal se cair ou apanhar areia..a pouco tempo comprei uma melhor para a praia tambem eh telescopica..com pouco cuidado como ja aki falaram..nao mexeres na cana cm as maos cravadas em areia e passar um pano antes de recolher a cana para arrumar não a problema nenhum

tenho a cana a muito tempo ainda so precizei trocar o passador da ponta porke dei um porradao com ela numa rocha

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

- ..so me sinto bem a lançar chumbadas ate 120 gramas..mais que isso ela lança mas não da confiança por ser mais mole

+ ..como ela tem um CW 80-220 e por ser relativamente mais mole na ponta eh bastante boa para pescar em pontoes com chumbadas mais pequenas e para fazer corrico com boias de agua ou de borracha.....chumbadas ou pesos entre os 60 e 100 gramas eh mesmo um espetaculo


resumindo..cana muito boa para os pontoes ou para a praia fazer currico ou surfcasting ate 120 gramas.
« Última modificação: 14:23 Terça, 04 de Agosto de 2015 por Ivo Martins. »
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: 2ª Cana
« Responder #8 em: 15:36 Terça, 04 de Agosto de 2015 »
Eu acho que não vais ficar com o melhor material para cada uma das pescas. Ou seja não ficas bem servido com uma cana de surf nem com uma cana de corrico/buldo.

As canas de surf têm que ter acção de ponta e potência que implica peso. As canas corrico têm que ter acção parabólica e leveza que implica falta de potência.

Eu por exemplo não conseguia pescar mais do que duas vezes por ano se fosse para a o meu quintal com uma cana de acção de 150g que na realidade trabalha bem com 100g.

Há uma cana da Barros chamada Azimute Buldo e Surf mas penso que é muito pesada para o corrico.

Canas telescópicas na praia não aconselho por experiência própria.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: 2ª Cana
« Responder #9 em: 18:01 Terça, 04 de Agosto de 2015 »
Uma cana telescópica é muito mais versátil e tenho em querer que vai ao encontro daquilo que são as tuas necessidades. Para Surfcasting prefiro as de 3 partes, claro, mas quantas vezes vão as minhas telescopicas a pescas rápidas na praia, em pontões, etc.... E nunca tive qualquer tipo de problema com os grãos de areia, julgo que é só ter um pouco de cuidado, nada de especial. Quando comprares, compra bem. Procura a cana em questão em vários sitios, vais ver que essa prudência vai-te levar a poupar alguns euros no futuro ! ;)
Nelson Peres
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #10 em: 23:42 Quarta, 26 de Agosto de 2015 »
Pessoal depois de muito pesquisar e dado o dinheiro que tenciono gastar estou mais virado para a cana Vega Alien Surf 4.5 Telescopica  Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Acção 100-200g Carbono Hi-Resistance C3 , 498 Gr

Alguem tem algum feedback desta cana?
 

A cana vai ser essencialmente para pescar em molhes agora no inverno, ao fundo e com borracha ao corrico. Acham que fico bem servido com esta cana para o que pretendo ou devo antes ir para outra?

 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #11 em: 23:29 Quinta, 27 de Agosto de 2015 »
olha ando a namorar essa cana e em acho que a irei adquirir para o mês que vem. Consigo por 45 paus aqui na zona. Não conheço ninguém que tenha, mas ao vivo pareceu me razoável.
há xarroco a montes....
 

Offline RFernandes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 79
  • Agradecido: 1 vezes
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:21 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #12 em: 23:47 Quinta, 27 de Agosto de 2015 »
Boas.

Tenho a vega alien surf,  para fazer corrico nos pontoes, com bombetes de 70 gramas e lança muito bem.

Pelo trabalhar dela não deves ter problemas com 120 gramas .

A minha custou 42 Euros.
Bons lances ...
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #13 em: 23:54 Quinta, 27 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.

Tenho a vega alien surf,  para fazer corrico nos pontoes...

E qual é a tua avaliação?
Fico sempre indeciso com "teles" para corricar...
« Última modificação: 23:58 Quinta, 27 de Agosto de 2015 por MNunes »
Hasta la próxima marea !
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #14 em: 23:56 Quinta, 27 de Agosto de 2015 »
Sim é tele.
há xarroco a montes....
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #15 em: 23:59 Quinta, 27 de Agosto de 2015 »
Sim a cana é Tele. Acho que vai ser mesmo esta que vou comprar porque parece me ser uma cana versatil, vou pescar muitas vezes com ela nos molhes tanto ao fundo como ao corrico, surfcasting ocasionalmente.
Tambem arranjo a cana por volta dos 40€ o que ainda mais ajuda. ;)
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #16 em: 00:05 Sexta, 28 de Agosto de 2015 »
Humm já vi que vou levar banho de 5 paus
há xarroco a montes....
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #17 em: 00:22 Sexta, 28 de Agosto de 2015 »






A Alien Surf é a que tem os passadores duplos.
« Última modificação: 00:35 Sexta, 28 de Agosto de 2015 por FilipePT »
 

Offline RFernandes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 79
  • Agradecido: 1 vezes
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:21 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #18 em: 01:03 Sexta, 28 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.

Tenho a vega alien surf,  para fazer corrico nos pontoes...

E qual é a tua avaliação?
Fico sempre indeciso com "teles" para corricar...

Eu estou satisfeito. Lança bem bombetes de 70 que é o que eu utilizo e trabalha  bem o peixe.

A cana é porreira para o preço que custa, como se costuma dizer tem preço/qualidade.

Só não gosto da cor ;D. Podia ser mais discreta  8)

Aqui na costa da caparica ate a cova do vapor é quase tudo com telescopicas de 4.50 com acçao ate 200 ou 250.

Se for para corrico nos pontoes e  uma pesca ao fundo ficam bem servidos.

« Última modificação: 01:04 Sexta, 28 de Agosto de 2015 por RFernandes »
Bons lances ...
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #19 em: 01:12 Sexta, 28 de Agosto de 2015 »
Ok, o pessoal por aí aderiu às "teles" :)

Verdade seja dita que uma cana de buldo Shimano Catana ou Vega Potenza custo o dobro ou um pouco mais.
São mais leves, mas tudo se paga!

A propósito,,, e carretos para as "teles" o que é que o pessoal daí usa para corricar?
Hasta la próxima marea !
 

Offline RFernandes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 79
  • Agradecido: 1 vezes
    • Charneca da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:21 Segunda, 03 de Fevereiro de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #20 em: 22:11 Sexta, 28 de Agosto de 2015 »
 Boas.

Quase todos os "locais" aqui pescam com telescópicas porque são mais leves que as de tres partes e mais faceis de transportar porque vão de bicicleta ou a pe e estao sempre armadas, é so meter os estralhos.

Eu quando fui comprar estava la a nova da vega de buldo custava 90 paus, mas como não é a minha pesca de eleiçao e como vejo todas as pessoas aqui a pescar com telescópicas porque é que eu ia ser diferente se eles apanham peixe.

Em relaçao aos carretos, não são nada de outro mundo. Alguns ate corricam com sofi,jp e rochas , depois ha outros que tem modernos mas nada caro. Eu pesco com um mitchel advocet(600 gramas) ja todo esfolado que tinha aqui parado .

O peixe aqui, quando anda, não esta muito longe.


Espero ter ajudado.

Abraço.
Rui Fernandes
Bons lances ...
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #21 em: 22:24 Sexta, 28 de Agosto de 2015 »
Ok Rui, já vi qual é o espírito da coisa pelos lados da Caparica ;)

Também concordo contigo, 90€ é bastante puxado para uma cana com menos CW e menos umas gramas...
Quem pode, pode!!!

Abraço também para ti.
Hasta la próxima marea !
 

Offline kiku

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Tavira
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:49 Segunda, 24 de Agosto de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #22 em: 12:29 Domingo, 13 de Setembro de 2015 »
Acabei de postar a mesma pergunta mas ao contrario!  :D
Eu como cana "versatil" tenho a AORE light 420 da Decatlhon e estou contente, uso pra fundo, boia, spinning de praia.... etc...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

abraço e obrigado
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #23 em: 16:17 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Ja chegou hoje a minha Cana Vega Alien Telesurf.

É a minha primeira cana telescópica, e à primeira vista gosto do tamanho dela fechada, e do peso dela ( pesa metada da minha de surfcasting) de facto é muito mais pratica para transportar e montar, vai me dar jeito para pescar nos molhos agora no inverno. Depois claro que nao tem a robustez de uma cana de 3 partes, e parece me que aqueles elementos ao abrir e fechar são algo frágeis, vou ter que ter cuidados redobrados com a cana na praia.

Tenho uma duvida que é como lavar a cana em casa depois de uma sessao de pesca? Posso abrir aquela rosca que tem no fundo da cana e mandar agua doce la para dentro? Depois aconselham a passar um pano para tirar a agua ou basta pô-la a secar ao ar livre?

Boas pescas pessoal.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: 2ª Cana
« Responder #24 em: 16:29 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Eu lavo as minhas tele (boia e fundo) tirando a tampa de baixo mas lavo secção a secção e depois meto a água por cima entre as várias secções, assim se tiver alguma areia a gravidade ajuda. Depois seco as partes com um pano e deixo-a a secar fechada. Só meto a tampa de baixo depois de seca.

Cuidado se meteres a água por baixo, se "fechares" a mangueira contra a parte de baixo da cana funciona como um cilindro hidráulico e pode encaixar as partes com bastante força, depois desmontar pode ser complicado.
Da mesma forma não abras a cana como se fosse um chicote. É um erro que só se faz uma vez, para voltar a fechar (mesmo que não o faças com muita velocidade) é mesmo difícil, aprendi a lição há muitos anos...

Outra dica: ao abrir a cana cuidado para não o fazer com a cana com o fundo pousado na areia. Tenho uma telescópica que depois de pescar com ela ficava sempre cheia de areia e não entendia como até estar com atenção a tudo que fazia. O que acontece é que ao abrir a ultima secção faz vácuo no interior da cana, e se estiver pousada na areia e a borracha do fundo tiver um buraco/respiro, vai sugar areia que fica dentro da cana. O que me custou a descobrir!!!
« Última modificação: 16:38 Terça, 15 de Setembro de 2015 por Zé Maria »
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: 2ª Cana
« Responder #25 em: 16:33 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Cuidado com a areia nos encaixes.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #26 em: 16:42 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Outra dica: ao abrir a cana cuidado para não o fazer com a cana com o fundo pousado na areia. Tenho uma telescópica que depois de pescar com ela ficava sempre cheia de areia e não entendia como até estar com atenção a tudo que fazia. O que acontece é que ao abrir a ultima secção faz vácuo no interior da cana, e se estiver pousada na areia e a borracha do fundo tiver um buraco/respiro, vai sugar areia que fica dentro da cana. O que me custou a descobrir!!!


Essa está boa Zé Maria...imagina que tinhas um canelão daqueles de 13 metros...só ficava a rocha na praia.   
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #27 em: 16:44 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu lavo as minhas tele (boia e fundo) tirando a tampa de baixo mas lavo secção a secção e depois meto a água por cima entre as várias secções, assim se tiver alguma areia a gravidade ajuda. Depois seco as partes com um pano e deixo-a a secar fechada. Só meto a tampa de baixo depois de seca.

Cuidado se meteres a água por baixo, se "fechares" a mangueira contra a parte de baixo da cana funciona como um cilindro hidráulico e pode encaixar as partes com bastante força, depois desmontar pode ser complicado.
Da mesma forma não abras a cana como se fosse um chicote. É um erro que só se faz uma vez, para voltar a fechar (mesmo que não o faças com muita velocidade) é mesmo difícil, aprendi a lição há muitos anos...


Lavas todas as secções mas nao é necessario abrir toda a cana para isso, certo? lavas uma secção fechas e depois lavas outra? A cana tem 4.5m nao dá jeito nenhum abri-la toda para lavar pelo menos para mim que tenho que a lavar dentro de casa na banheira.
So a vou lavar de cima para baixo, nao tenciono meter agua directamente pela parte debaixo.
Ainda bem que me avisas disso, mas tambem nunca ia abrir a cana dessa maneira como se fosse um chicote, se ha coisa que tenho é bastante cuidado com o material, e assim as coisas vão-me durando anos, às vezes até uma vida.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Outra dica: ao abrir a cana cuidado para não o fazer com a cana com o fundo pousado na areia. Tenho uma telescópica que depois de pescar com ela ficava sempre cheia de areia e não entendia como até estar com atenção a tudo que fazia. O que acontece é que ao abrir a ultima secção faz vácuo no interior da cana, e se estiver pousada na areia e a borracha do fundo tiver um buraco/respiro, vai sugar areia que fica dentro da cana. O que me custou a descobrir!!!

Grande dica essa nao fazia ideia, obrigado! A minha tem esse respiro que falas, é um buraco bem pequenino.  Basta por um pano/toalha na areia e abrir a cana com o fundo pousado na toalha?

Ja agora na praia enquanto estamos a pescar dá para enterrar a cana um bocado sem a estragar, ou vai entrar areia la para dentro? às vezes dá jeito enterrar a cana durante uns instantes para ajustar alguma coisa que está mal antes de lançar.
« Última modificação: 16:51 Terça, 15 de Setembro de 2015 por FilipePT »
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #28 em: 17:38 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Eu lavo as telescópicas na banheira assim como as de 3 partes.
As telescópicas tiro a rosca de baixo e depois começando por cima lavo elemento a elemento. Uso uma esponja com um bocadinho de sabão de barra.
Passadas por água deixo a secar fechadas pois não cabem abertas no wc. Por norma ligo o desuminificador no wc. Ainda assim normalmente fica sempre umas gotas de água no interior da cana. Abro elemento por elemento e passo um pano.
No fim passo uma compressa com spray de silicone.

Uma forma de protegeres o fundo da cana e até evitares que entre areia pelo dito buraquinho é  arranjares daqueles 'tampões' que se colocam por exemplo nos bancos de cozinha. Eu tenho em todas as minhas canas.

Eu não gosto de usar canas telescópicas na praia pelos motivos que já conheces, as areias.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: 2ª Cana
« Responder #29 em: 18:12 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Lavas todas as secções mas nao é necessario abrir toda a cana para isso, certo? lavas uma secção fechas e depois lavas outra?
Certo, eu levo as minhas fora de casa, mas também não a abro toda, é secção a secção
Inserir Citação (seleção)
Grande dica essa nao fazia ideia, obrigado! A minha tem esse respiro que falas, é um buraco bem pequenino.  Basta por um pano/toalha na areia e abrir a cana com o fundo pousado na toalha?

Ja agora na praia enquanto estamos a pescar dá para enterrar a cana um bocado sem a estragar, ou vai entrar areia la para dentro? às vezes dá jeito enterrar a cana durante uns instantes para ajustar alguma coisa que está mal antes de lançar.

Agora abro-a no suporte, nas pedras ou pousada num sapato, qualquer coisa desde que não seja na areia.

Não recomendo enterrar a cana na areia. As teles quando menos estiverem em contacto com a areia melhor. Esses ajustes também se dão bem no suporte.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #30 em: 18:19 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma forma de protegeres o fundo da cana e até evitares que entre areia pelo dito buraquinho é  arranjares daqueles 'tampões' que se colocam por exemplo nos bancos de cozinha. Eu tenho em todas as minhas canas.
Eu não gosto de usar canas telescópicas na praia pelos motivos que já conheces, as areias.

Mete-lhe no fundo um pouco de meia de vidro de senhora. Não entra areia.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #31 em: 19:19 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
:fixe:

Vou fazer isso, porque as vezes vai ser necessario enterrar a cana na areia para trocar de mostra quando tiver a corricar, nao tenho outra maneira de o fazer..
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: 2ª Cana
« Responder #32 em: 23:08 Terça, 15 de Setembro de 2015 »

Se queres pescar na praia e pousá-la porque não usas um espeto ?
Não será mais fácil e dará mais geito ?
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #33 em: 23:17 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Sim tens razao, mas isso é a fazer surfcsasting,  a corricar a andar pela praia nao vou ter nenhum espeto comigo..e para mudar amostras/montagens tenho que pousar a cana em algum lado
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20344
  • Agradecido: 1413 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: 2ª Cana
« Responder #34 em: 10:07 Quarta, 16 de Setembro de 2015 »
Para mudar amostra ou iscar, não é necessário pousar a cana, podes faze-lo tendo sempre a cana no ar.
Desfazer uma cabeleira, pode ser mais difícil.
No entanto se pousares o "Cú" da cana na areia não há problema, pois não se verifica o vácuo falado pelo Zé Maria, uma vez que a cana já se encontra aberta.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #35 em: 10:43 Quarta, 16 de Setembro de 2015 »
Entre canas e cabeleiras já se vai falando em cus.

Este pesqueiro é pródigo! >:D
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #36 em: 12:51 Segunda, 21 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma forma de protegeres o fundo da cana e até evitares que entre areia pelo dito buraquinho é  arranjares daqueles 'tampões' que se colocam por exemplo nos bancos de cozinha. Eu tenho em todas as minhas canas.
Cá estão as fotos do que falei anteriormente:

      [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]                                                         [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]



      [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 507
  • Agradecido: 38 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #37 em: 14:41 Segunda, 21 de Setembro de 2015 »
Até hoje nunca tive problemas em usar canas telescópicas na praia, até porque quando chego a casa tenho por hábito lavar e limpar o material, demora uns 20 min e é chato mas vale a pena. Agora com os carretos é que a história é bem diferente.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #38 em: 15:24 Segunda, 21 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
até porque quando chego a casa tenho por hábito lavar e limpar o material
Mas antes de chegares a casa e lavares fechas a cana na praia e aí basta um grão de areia perdido para causar danos no carbono.  ;)
Em praias de areia fina e em dias de vento é muito susceptível de a cana ficar cheia de areia.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: 2ª Cana
« Responder #39 em: 15:28 Segunda, 21 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Agora com os carretos é que a história é bem diferente.

Os carretos também não gostam de areia... então se forem de má qualidade ainda pior.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline nelson sampaio

Re: 2ª Cana
« Responder #40 em: 15:33 Segunda, 21 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma forma de protegeres o fundo da cana e até evitares que entre areia pelo dito buraquinho é  arranjares daqueles 'tampões' que se colocam por exemplo nos bancos de cozinha. Eu tenho em todas as minhas canas.
Cá estão as fotos do que falei anteriormente:

      [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]                                                         [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]



      [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

tenho isso em todas as canas de boia e aconselho
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #41 em: 15:52 Segunda, 21 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
tenho isso em todas as canas de boia e aconselho
Eu tenho mesmo em todas as canas Nelson!  ;)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #42 em: 17:33 Segunda, 21 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sim tens razao, mas isso é a fazer surfcsasting,  a corricar a andar pela praia nao vou ter nenhum espeto comigo..e para mudar amostras/montagens tenho que pousar a cana em algum lado

Mas olha que eu e o Cabé levamos o espeto. Dá muito jeito se precisares de pousar a cana por algum motivo, por exemplo fazer uma montagem.
Se for daqueles mais pequenos e em alumínio não pesam nada.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #43 em: 17:38 Segunda, 21 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Até hoje nunca tive problemas em usar canas telescópicas na praia, até porque quando chego a casa tenho por hábito lavar e limpar o material, demora uns 20 min e é chato mas vale a pena. Agora com os carretos é que a história é bem diferente.

Epá.... 20 minutos ??
Por favor, podias dar uma formação ao Tubugunhanha...... é que da última vez, a praxe dele foi superior a 2 horas....
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: 2ª Cana
« Responder #44 em: 19:41 Segunda, 21 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Uma forma de protegeres o fundo da cana e até evitares que entre areia pelo dito buraquinho é  arranjares daqueles 'tampões' que se colocam por exemplo nos bancos de cozinha. Eu tenho em todas as minhas canas.
Cá estão as fotos do que falei anteriormente:

      [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]                                                         [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]



      [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


grande dica essa!

Ainda ontem a estrear a minha tele depois quando cheguei a casa ao desapertar essa peça, notei logo que estavam la uns grãos de areia.

Aonde é que se arranja disso? continentes e afins tem disso?

E ja agora, queria fazer uma review à Vega Alien Surf 4.5 mais pormenorizada mas como o tempo é muito pouco posso dizer que ontem estreia a cana e estou muito contente com ela.

Fui fazer corrico a tarde inteira e adorei a cana, a lançar chumbada de 80gr é perfeita e vai procurar o peixe bem longe, lança bem tanto é que ferrou dois robalos e uma baila ehehe :) Melhor nao podia ter sido. A unica coisa que ja nao gostei tanto foram os passadores, que me parecem algo frágeis, mas para uma cana deste preço é normal.
Ao fundo ainda nao a testei, mas deve dar para lançar bem ate as 130gr.

Para  o preço que custou 40€ vale bem a pena
« Última modificação: 19:45 Segunda, 21 de Setembro de 2015 por FilipePT »
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: 2ª Cana
« Responder #45 em: 22:11 Segunda, 21 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aonde é que se arranja disso? continentes e afins tem disso?
Por acaso comprei os meus numa loja de pesca da minha zona pois a mesma tinha os diâmetros todos disponíveis e vendia à unidade apesar de ser mais caro.
No entanto já vi por exemplo no leroy merlin, nos chineses, etc
Convém ver qual é o diâmetro do cabo primeiro como é óbvio e depois aconselho comprar um numero a baixo senão os ditos "tampões" saem com facilidade.
Não protege somente da entrada dos grãos de areia mas também do desgaste do "cu" da cana. Isso é notório para quem pesca regularmente em cima de pedra.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
tanto é que ferrou dois robalos e uma baila ehehe :) Melhor nao podia ter sido.
Parabéns pela estreia e pelos peixes!  ;) Agora quer é continuação!
 

 

* Tópicos Recentes

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [Hoje às 22:57]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por José Couto [Hoje às 19:44]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [Hoje às 14:41]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [Hoje às 09:50]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [Hoje às 07:41]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]