collapse

Autor Tópico: Ao carapau  (Lida 14913 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #30 em: 14:45 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas resumindo e concluindo, qual a função da areia no engodo para carapaus?

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A areia não serve para nada, apenas para dar volume à mistura...
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #31 em: 15:05 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
Compreendo, mas a areia fica depositada no fundo do balde/lata, etc...ficando a parte liquida em cima.
O que lhe dá volume é a farinha, serradura, farelo, etc...
Sendo o carapau uma espécie de 1/2 agua, a areia como é pesada fica depositada no fundo. É certo que terá algum engodo que vai libertado.
Atenção que não digo que não funciona, o engodo está lá. Quando lançado a areia afunda e a parte liquida é que fica a "trabalhar".
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #32 em: 15:39 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
O que interessa aqui é que todos os componentes associados ao engodo, (farelo, areia, serradura etc) terão o odor associado. Uns irão ao findo mais depressa e outro serão mais flutuantes. Agora tudo dependerá do objectivo.
há xarroco a montes....
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #33 em: 16:57 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Compreendo, mas a areia fica depositada no fundo do balde/lata, etc...ficando a parte liquida em cima.
O que lhe dá volume é a farinha, serradura, farelo, etc...
Sendo o carapau uma espécie de 1/2 agua, a areia como é pesada fica depositada no fundo. É certo que terá algum engodo que vai libertado.
Atenção que não digo que não funciona, o engodo está lá. Quando lançado a areia afunda e a parte liquida é que fica a "trabalhar".

Quanto à areia ficar no fundo do balde e o liquido em coma, eu levo a "nhanha" (engodo de sardinhas moídas + óleo de sardinha...) no balde e quando chego ao pesqueiro ou num local com areia começo a juntar a essa mistura punhados de areia e vou mexendo com a concha. O engodo e a areia vão-se misturando e quando passas um determinado ponto já não há liquido, há uma massa, e vou continuando a misturar areia até me apetecer (tipo 1 Kg de engodo para 3 ou 4 de areia). no final o engodo parece mesmo só areia muito suja. Depois de quando em quando ao longo da pesca, antes de mandar o engodo misturo novamente. O engodo que vai para a água vai ser quase só areia.

Quando o jogo à água, é para os pés, se possível para cima da rocha junto à rebentação para as ondas irem lavando a rocha aos poucos. A agua vai levando o a areia e o pouco engodo que a mistura contem aos poucos. O engodo vai sendo arrastado pela corrente e a areia vai ficando e sendo lavada. Estudando as correntes poderemos ver onde colocar a nossa boia.

Se não for possível junto da rocha, mando para o pais perto possível para dentro de água, a areia sempre fará afundar alguma sardinha que depois se envolverá na água.

Pá, comigo isto funciona. Já farelos, farinha e outros não sei porque nunca experimentei.

Também é certo que não engodo sempre, depende muito do pesqueiro e do mar e por isso, muitas vezes nem levo as sardinhas já esborrachadas, levo-as inteiras, no pesqueiro corto alguns filetes para isco e com o resto faço o engodo esborrachando as sardinhas com uma pedra num buraco e sempre juntando areia, quando aquilo está já feito numa massa meto no balde e repito o processo com mais um punhado de restos de sardinha, no fim junto mais alguma areia, mexo bem e tá pronto a utilizar.

 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #34 em: 17:24 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
É comum dizer-se que em equipa que ganha não se mexe. :)
Quando a coisa resulta á que continuar.

Também como disse raramente uso engodo. E o pior que me podem fazer, é chegar alguém ao meu lado e começar a engodar, sem saber o que está a fazer. Engodar por engodar.

Por isso quando pesco ao carapau, costumo ir para um "lugar secreto". Estou sossegado, normalmente sozinho ou com as pessoas que me acompanham. Detesto confusões, e pescar em altura. ( varandas, etc.. )
A semana passada estive numa varanda, aquilo é lixo por todo lado, um cheiro horrível. Apanhei uma boga, e á 1/2 noite fui para o "meu pesqueiro", e ainda apanhei 38 carapaus e 10 cavalas.
Já lá levei algumas pessoas, vamos ver como vai ser no futuro.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #35 em: 20:57 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
Do pouco que sei para o carapau e em mar não mexido como foi o caso que aqui se tinha começado a falar ( sesimbra), deve-se utilizar o farelo, pão, serradura, etc, para fazer mais volume e deixá-lo tipo sopa.
se for para  pescar em mares mexidos e com correntes aí sim devemos utilizar areia para aguentar o engodo no local que pretendemos.
Desta ultima vez que lá estive com Jaime deu e bem resultado, mantivemos os carapaus sempre à nossa frente tanto na praia-mar como na baixa-mar, mas isto é meramente a minha opinião e vale o que vale.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Jaime Cruz

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 125
  • Na Boca do Peixe
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Sexta, 30 de Janeiro de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #36 em: 00:56 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
De Facto o Engodo pode trazer como afastar o Peixe conforme a maré - depende da corrente contudo em Sesimbra o mar tem pouca corrente é o que o carapau gosta mares calmas - a Verdade é que o Engodo que nos usamos tem dado resultado com o "Engodo do Luís Pinto" levo para casa acima de 25 carapaus sempre e com outros engodos que levo uns feitos com areia do pesqueiro e outros apenas só com agua gastando de 2 a 3 K de sardinha já cheguei em 5 horas de pesca a sair com 9 carapaus do pesqueiro. Isto 2.. 3 ... noites seguidas - chego la com "Engodo a Luís" tiramos sempre de 30 para cima cada um - Sera apenas da maré ?? Duvido.. algum coisa esta bem feita e deve ser o engodo.

A utilização do engodo da nossa parte e bastante moderada saber manter o peixe no local mesmo a nossa frente a uns 5.. 6 metros é diferente de atrair simplesmente o peixe.

Nao sei se me fiz entender.

Contudo fica a opiniao!!
Na Boca do Peixe !!!
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #37 em: 09:44 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Atenção que eu não disse que o farelo, pão, serradura ou outros não funcionem... apenas digo que nunca experimentei aos carapaus.
A mistura que uso é sempre esta e nunca me dei mal: só sardinhas e areia (quando muito mais um pouco de óleo). Se o mar estiver a mexer muito nem uso engodo.

Há por ai umas hormonas ou feromonas ou o raio que se vendem nas lojas de pesca, umas cheiram mal como tudo, outras cheiram a adocicado... e há malta que diz que também funciona muito bem... isso nunca experimentei logo não sei dizer.

Da próxima que for e leve engodo vou esfarelar uns pães rijos que por lá tiver para experimentar. Mal não fará e se vocês dizem que resulta bem... Como diz o Rider, em equipa que ganha não se mexe... eu acrescento, se não se quiser evoluir: aprender com as experiências dos outros, adaptar ensinamentos, experimentar coisas nova... Se não resultar volta-se à equipa que ganha.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E o pior que me podem fazer, é chegar alguém ao meu lado e começar a engodar, sem saber o que está a fazer. Engodar por engodar.

Isso é realmente muito mau e vale mais ir embora pois espanta o peixe todo, mas igualmente mau é um gajo estar a engodar tão bem que tens que mudar de poiso para o lado contrário dele para que a corrente te traga alguns pouco restos. Já me aconteceu na Nazaré, nós não tínhamos engodo, fomos só para uma perninha, e um gajo já mais para a saída do porto começou a engodar na preia mar... deixamos de ter toque ali, nós e todos. Mudamos para a saída do porto, mais para baixo desse individuo (que até era um tipo porreiro e ainda tivemos à conversa) e lá saíram mais uns carapauzitos mas nada como no inicio. Poder-se-ia dar o caso deles terem ido embora, mas o individuo estava a dar neles forte e feio, logo deduzo que a diferença fosse mesmo a correta engodagem no local onde estava.

Quanto às varanda... é verdade a falta de civismo das pessoas. Já não vou para lá há muito tempo (2 anos ou 3 anos) mas na altura, trazia sempre uma saca de lixo por noite e nos dias de verão quando não chovia durante muito tempo o cheiro torna-se insuportável... é o civismo de alguns pescadores. Prefiro ir ali para o pontão ao pé do viveiro de mariscos... na minha opinião não é tão efetivo mas está-se melhor (quando se pode).

Onde gostava mesmo era nos pés de galo do pontão vermelho... mas acho que agora é proibido... e ali tínhamos que ter muita atenção, além de perigoso para nós é perigoso para o material que foge pelos buracos.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #38 em: 09:59 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
É isso mesmo dpeneireiro não perdes nada em tentar. Como bem disseste estamos sempre a aprender.

Inserir Citação (seleção)
Prefiro ir ali para o pontão ao pé do viveiro de mariscos... na minha opinião não é tão efetivo mas está-se melhor (quando se pode).

Aí tens que tirar senha, e ir bem cedo.

Inserir Citação (seleção)
Onde gostava mesmo era nos pés de galo do pontão vermelho... mas acho que agora é proibido... e ali tínhamos que ter muita atenção, além de perigoso para nós é perigoso para o material que foge pelos buracos.

É o local onde têm saído mais carapaus ultimamente. Tirando mesmo o bico, o restante é um pouco perigoso.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #39 em: 11:47 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já me aconteceu na Nazaré, nós não tínhamos engodo, fomos só para uma perninha, e um gajo já mais para a saída do porto começou a engodar na preia mar... deixamos de ter toque ali, nós e todos.
Diz-me uma coisa, para o próximo fim de semana vou pescar para a Nazaré no pontão da parte de dentro da lota, o que está do lado do mar.
Antes do farol e a pescar para dentro, aí também saem uns carapaus ou não, ou então onde devo experimentar para apanhar alguns, vai ser a 1ª vez que vou lá pescar, vou lá estar o sábado todo e fazer a noite para doingo.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #40 em: 14:27 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Olha eu só fui umas 3 ou 4 vezes aos carapaus à Nazaré e pesquei naquele pontão ao final da praia (no fim da avenida principal) para o lado de dentro da marina. Ainda não sei se é legal pescar ai, mas a malta com quem fui afirma que sim e na verdade está la sempre muita malta por isso não sei.

Vou pelo pontão a fora e fico ali a meio virado para dentro da saída da marina (lado esquerdo). Procuro uma pedra que me dê alguma segurança e que me permita ficar o mais junto à água possível.

Ai quando está a dar saem bem, são de medida pequena como em s. martinho do porto (não são grandes como os de Peniche). Antes de ir geralmente perguntamos sempre à malta de lá se está a sair ou não e onde, para irmos para um local já com alguma garantia pois somos de um pouco longe e temos que jogar o mais seguro possível.

Que me lembre, que só uma vez fizemos má pescaria indo especificamente em dia de carapau, mas também sei que geralmente não saem carapaus.

Já lá fui sem ser especificamente ao carapau diversas vezes, mas ai é geralmente fraco. Já capturei um robalote nesse local mas sem medida (devolvido) e uns sarguitos mas para essas pescas prefiro outros locais. Mas é como te digo, mesmo que não seja dia de carapau pode ser que tenhas outras alegrias.

Também já fui para o outro pontão (acho que é o que te referiste e que se entra mesmo pelo portão da marina) a pescar para o mar, mas dessa vez ao fundo. Sei que sai lá peixe razoável mas eu não pesquei nada de jeito, e acho que agora se paga para ir para lá, mas ficas com o carro mesmo ao lado.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #41 em: 14:45 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Inserir Citação (seleção)
para o lado de dentro da marina.

Não estou a ver bem o local, uma vez que já há bastante tempo que não vou para esses lados, e nunca lá pesquei. Mas segundo a lei é proibido.

Inserir Citação (seleção)
Antes de ir geralmente perguntamos sempre à malta de lá se está a sair ou não e onde, para irmos para um local já com alguma garantia pois somos de um pouco longe e temos que jogar o mais seguro possível.

Neste ponto, só falando com pessoal conhecido e amigo. Normalmente se sai peixe a sul, eles dizem que é a norte, e vice versa.
O melhor é observar bem como os outros estão a pescar e se saí alguma coisa ou não. Já vi pessoal com peixe engatado, e não o tiram. Na minha zona de pesca, a malta mais velha esconde tudo. Se alguém se aproximar escondem os iscos, e ocultam muita coisa. Felizmente já ganhei a confiança de alguns, e já lhe mostrei que não apresento qualquer "ameaça" para eles. ;D. Não me posso queixar.
Já vi coisas muito macabras.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Ao carapau
« Responder #42 em: 15:00 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Neste ponto, só falando com pessoal conhecido e amigo. Normalmente se sai peixe a sul, eles dizem que é a norte, e vice versa.
O melhor é observar bem como os outros estão a pescar e se saí alguma coisa ou não. Já vi pessoal com peixe engatado, e não o tiram. Na minha zona de pesca, a malta mais velha esconde tudo. Se alguém se aproximar escondem os iscos, e ocultam muita coisa.
Já vi coisas muito macabras.
Tal e qual...já vi coisas parecidas pelos meus lados.
Já vi pessoal a trazer peixe de rastos a raspar pelas pedras para que quem tivesse a 50 metros não visse que estava a sair peixe.
O ideal é mesmo observar com olhos de ver e tirar conclusões. Se possível dar duas de letra e tirar também conclusões.
Existe de tudo mas felizmente ainda se encontra boa gente!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #43 em: 15:33 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
    para o lado de dentro da marina.


Não estou a ver bem o local, uma vez que já há bastante tempo que não vou para esses lados, e nunca lá pesquei. Mas segundo a lei é proibido.

Pela lei geral é permitido pescar em marinas: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Exceção se houver um edital da capitania ou for área com legislação específica.


 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #44 em: 15:56 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Muito cuidado a pescar dentro das barras, marinas junto a portos etc...... As placas de proibição não estão lá mas os senhores  C:-) dão dois toques nos ombros e dizem sachabor... o sr não sabe que é poribido pescar aqui...... tipo
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 15:58 Sexta, 31 de Julho de 2015 por marioruilopes »
há xarroco a montes....
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]