collapse

Autor Tópico: Ao carapau  (Lida 14917 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Ao carapau
« em: 14:41 Domingo, 26 de Julho de 2015 »
Boas,

No outro dia fui ate sesimbra dar uma volta aos carapaus. Normalmente pesco com uma boia ai de 12gr que calibro com 3 chumbos fendidos maiorzinhos e depois meto pela linha a fora mais uns quantos pequenos de maneira a calibrar a boia e montagem. Neste ultimo dia que fui reparei que o companheiro do lado tinha muito mais toques que eu tive (mesma fundura mesma distancia) para eu ter 1 toque ele tinha uns 5 no minimo. Pergunto o que estaria eu a fazer mal, seria do isco? ou da montagem?

Como isco utilizei camarão capturado e uma boga que apanhei la.

Pareceu-me que a montagem do companheiro do lado era calibragem com uma olivete ate perto do anzol (tipo 2 palmos) depois nao sei se teria mais um chumbo de toque perto do anzol se nao. Acham que este tipo de montagem é mais vantajosa?

Quanto aos carapaus ainda apanhei po almoço  ;D
 

Offline luisamaral

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 164
  • Agradecido: 2 vezes
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2014
Re: Ao carapau
« Responder #1 em: 19:10 Domingo, 26 de Julho de 2015 »
Olá David, epá também já safei a pesca lá aos carapaus, num dia que me esqueci dos chumbinhos redondos, e em que utilizei uma olivete a correr tal como para os sargos, mas onde pus um batente ai a uns 30/40 centimetros do anzol.
Agora se me perguntas porquê, não te sei dizer.
Talvez com os cumbinhos muito distribuídos a pesca não fique tão esticada de vido a alguma corrente que possa haver e com a olivete, mais pesadota estica e afunda melhor a pesca.
Mas são suposições.
Abraço.
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #2 em: 19:41 Domingo, 26 de Julho de 2015 »
boas David.
estive lá no dia 13 mais o Jaime e a mim calharam-me 46 e a ele 50, um total de 96 carapaus e todos grandes.
Boia de correr e acho que foi de 6g ou 8g já não me recordo, anzol nº8 asari e a pescar a  cerca de 3m  de profundidade, isco camarão congelado (esmaga um bocado) e apenas um bocadinho a sujar o anzol, experimenta e depois diz alguma.
Já  agora como é que anda lá o nosso, os sargos já andam bem por lá ou não, falei com o especial á tempos e disse-me que não  tem podido ir por causa do café.
Se precisares mais algum esclarecimento envia mp.
fica bem
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Ao carapau
« Responder #3 em: 19:49 Domingo, 26 de Julho de 2015 »
Obrigado aos luises ehehe

Amaral, tambem nao sei porque sera mas para a proxima vou experimentar,a ver se noto diferenca.

Fgpinto, isso sao numeros ja bons para aquilo que tenhi apanhado. Eu tenho ido pos pes de galo e sinceramente nao tem sido grande coisa, uma das vezes tive de vir embora por causa do vento, mas neste ultimo dia (5f passada) o venti parou cedo. Qual achas ser a diferenca entre pescar com boia de correr ou boia fixa?
Em relacao a sargalhada, fui la perto a um sitio que costumam dar maiores mais cedo e ate mais tarde na epoca, mas nada de especial tirei 1 e foi o unico toque que tive. Se quizeres la ir diz que vamos experimentar. Mas so a partir da 2 semana de agosto comeca a valer a pena ;)
O amigo especial anda tramado ehehe

Abraco
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #4 em: 10:30 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Qual achas ser a diferenca entre pescar com boia de correr ou boia fixa?
os carapaus ás vezes estão mais longe e precisas pescar mais fundo, com a boia de correr consegues pescar à profundidade sem ter o estralho grande e para lançar é melhor, se precisares mais alguma coisa diz.
fica bem.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #5 em: 10:35 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pareceu-me que a montagem do companheiro do lado era calibragem com uma olivete ate perto do anzol (tipo 2 palmos) depois nao sei se teria mais um chumbo de toque perto do anzol se nao.
esqueci-me de dizer que coloco um chumbo de 1g a cerca de 2 palmos (40cm) do anzól.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #6 em: 11:07 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
O segredo das montagens é uma coisa interessante. Falo disto porque se repararem na pesca francesa (e falo desta porque é por demais evidente e onde se notam mais os resultados) uma montagem para bogas é diferente de barbos e fataças... o simples trocar de distância entre chumbos, gramagens dos mesmos, colocar dois ao invés de um, boia torpedo ou de gota de 0.5gr ou 0.15gr... já faz diferença na apresentação do isco e na ferragem bem como no sentir do peixe. É muito interessante fazer pequenas variações e apontar os resultados ainda para mais percebendo-se da coisa (eu sou nabo logo bem tento, mas os resultados nunca são melhores do que com as montagens já feitas em casa).

Quanto aos carapaus, eu uso a montagem com olivetas como já expliquei por ai algures coloco uma boia adaptada ao mar que tenho (quanto mais fina melhor mas geralmente 10 a 15gr para carapau grande), calibro maior parte da boia com uma oliveta de 2gr a menos que o peso ideal da boia em seguida uma mangueirinha de silicone, depois completo com chumbos fendidos de 0.5 a 2gr para afinar a calibração (no máximo 2 chumbos). Gosto da antena bem para baixo se o mar não tiver muito mexido para que o peixe sinta a montagem o mínimo possível. Depois vem o destrocedor e por fim o estralho.

Por exemplo mar mexido, carapau grande (peniche) - boia de 12gr fica assim: Boia, olivete de 10 gr, mangueirinha (3mm), chumbo fendido de 1.5gr (aqui pode variar porque as boias não são como as de francesa, certinhas) destocedor, estralho fluorocarbono 0.25 com anzos chinu nº4 ou nº2.

Para carapau pequeno mar tipo lagoa (s. martinho) - Boia de 2gr - dois chumbos fendidos apenas (sem olivete) e o resto é igual talvez apenas reduzir o anzol se me parecer.

Mas isto é muito variável e eu é tipo feeling... não sei explicar. Começo como acho que deve ser olhando para o mar e tendo em conta o local onde estou... e depois vou adaptando.

A altura da boia também é um fator de grande relevo e devemos ir regulando "à procura" da melhor zona, que poderá não ser sempre a mesma e neste ponto é bom ter companheiros em diversas alturas ou ir olhando para o vizinho.

Por fim o isco: eu uso sardinha comprada fresca ou congelada, adiciono bastante sal para enrijar (neste ponto existe muita controvérsia mas eu nunca me dei mal) e em casa ou no local corto filetes adequados ao tamanho do peixe que está a sair e anzol que estou a usar e não uso elástico para ajudar a iscar.

A boia que uso é geralmente deste tipo (esta porque gosto das cores, vê-se bem na água e eu sou pitosga)
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

E a mangueirinha serve para amortecer a pancada da oliva (e não fazer barulho) quando esta anda para cima e para baixo ao sabor das ondas ou das picadas do peixe.

Creio que a oliva é melhor pois o peixe quando pica não a puxa diretamente e por isso não a sente tanto. Se experimentares fazer uma montagem destas e coloca-la numa piscina verás que o que digo faz sentido, tanto os "tectec" do bater da oliva como o tal andar da mesma durante os toques.

Mas isto é como em tudo... teorias. Eu dou-me bem assim e a malta que pesca comigo usa tudo igual ou parecido. Mas muitos há que esta montagem não os convence. Experimenta... Entretanto por muito boa que a montagem seja, se não houver peixe ou se o isco não os convencer: esquece.

Abraço.



 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #7 em: 11:11 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O segredo das montagens é uma coisa interessante. Falo disto porque se repararem na pesca francesa (e falo desta porque é por demais evidente e onde se notam mais os resultados) uma montagem para bogas é diferente de barbos e fataças... o simples trocar de distância entre chumbos, gramagens dos mesmos, colocar dois ao invés de um, boia torpedo ou de gota de 0.5gr ou 0.15gr... já faz diferença na apresentação do isco e na ferragem bem como no sentir do peixe. É muito interessante fazer pequenas variações e apontar os resultados ainda para mais percebendo-se da coisa (eu sou nabo logo bem tento, mas os resultados nunca são melhores do que com as montagens já feitas em casa).

Quanto aos carapaus, eu uso a montagem com olivetas como já expliquei por ai algures coloco uma boia adaptada ao mar que tenho (quanto mais fina melhor mas geralmente 10 a 15gr para carapau grande), calibro maior parte da boia com uma oliveta de 2gr a menos que o peso ideal da boia em seguida uma mangueirinha de silicone, depois completo com chumbos fendidos de 0.5 a 2gr para afinar a calibração (no máximo 2 chumbos). Gosto da antena bem para baixo se o mar não tiver muito mexido para que o peixe sinta a montagem o mínimo possível. Depois vem o destrocedor e por fim o estralho.

Por exemplo mar mexido, carapau grande (peniche) - boia de 12gr fica assim: Boia, olivete de 10 gr, mangueirinha (3mm), chumbo fendido de 1.5gr (aqui pode variar porque as boias não são como as de francesa, certinhas) destocedor, estralho fluorocarbono 0.25 com anzos chinu nº4 ou nº2.

Para carapau pequeno mar tipo lagoa (s. martinho) - Boia de 2gr - dois chumbos fendidos apenas (sem olivete) e o resto é igual talvez apenas reduzir o anzol se me parecer.

Mas isto é muito variável e eu é tipo feeling... não sei explicar. Começo como acho que deve ser olhando para o mar e tendo em conta o local onde estou... e depois vou adaptando.

A altura da boia também é um fator de grande relevo e devemos ir regulando "à procura" da melhor zona, que poderá não ser sempre a mesma e neste ponto é bom ter companheiros em diversas alturas ou ir olhando para o vizinho.

Por fim o isco: eu uso sardinha comprada fresca ou congelada, adiciono bastante sal para enrijar (neste ponto existe muita controvérsia mas eu nunca me dei mal) e em casa ou no local corto filetes adequados ao tamanho do peixe que está a sair e anzol que estou a usar e não uso elástico para ajudar a iscar.

A boia que uso é geralmente deste tipo (esta porque gosto das cores, vê-se bem na água e eu sou pitosga)
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

E a mangueirinha serve para amortecer a pancada da oliva (e não fazer barulho) quando esta anda para cima e para baixo ao sabor das ondas ou das picadas do peixe.

Creio que a oliva é melhor pois o peixe quando pica não a puxa diretamente e por isso não a sente tanto. Se experimentares fazer uma montagem destas e coloca-la numa piscina verás que o que digo faz sentido, tanto os "tectec" do bater da oliva como o tal andar da mesma durante os toques.

Mas isto é como em tudo... teorias. Eu dou-me bem assim e a malta que pesca comigo usa tudo igual ou parecido. Mas muitos há que esta montagem não os convence. Experimenta... Entretanto por muito boa que a montagem seja, se não houver peixe ou se o isco não os convencer: esquece.

Abraço.





 ;) ;) ;) Gostei desta parte  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
« Última modificação: 11:16 Segunda, 27 de Julho de 2015 por Zé Maria, Motivo: Cabé não sabe citar, YOOO! »
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Ao carapau
« Responder #8 em: 14:31 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Si amigo, ja fiz pesca de agua doce ás carpas pequenas e barbos e tambem ja fiz pesca ás tainhas e as montagens de chumbo mandam muito. Para proxima vou meter olivete para calibrar quase na totalidade a ver o trabalhar
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #9 em: 14:38 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Não sei se gostas David, mas usares mais que um anzol...sempre fazer uma melhor sondagem. A ver se vou aos pés de galo este ano.....tenho-me safado bem em STB.
há xarroco a montes....
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Ao carapau
« Responder #10 em: 15:35 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Com mais que um anzol penso sempre que vou estar mais tempo a desenlear do que á pesca, mas posso estar enganado.
Em STB nunca pesquei ao carapau, como a distancia é quase a mesma do Barreiro acabo para ir para onde ja conheço ;)
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #11 em: 21:53 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em STB nunca pesquei ao carapau, como a distancia é quase a mesma do Barreiro acabo para ir para onde ja conheço

eu acho que o Mario se estava a referir ao mês de setembro e não a Setubal.
Já agora aonde é que se apanham carapaus em Setubal
                     
                     
               
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #12 em: 22:36 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em STB nunca pesquei ao carapau, como a distancia é quase a mesma do Barreiro acabo para ir para onde ja conheço

eu acho que o Mario se estava a referir ao mês de setembro e não a Setubal.
Já agora aonde é que se apanham carapaus em Setubal
                     
                     
               

Era em setubal companheiro....apanhas carapaus em dois sítios. Junto ao parque de campismo (Secil) e se conheces no cais frente ao Boling
há xarroco a montes....
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #13 em: 23:06 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Era em setubal companheiro....apanhas carapaus em dois sítios. Junto ao parque de campismo (Secil) e se conheces no cais frente ao Boling
Mas é em menor quantidade do que em Sesimbra, ou também abundam.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #14 em: 23:14 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Depende dos dias conheço quem tirasse 90 num dia. o ano que passou tirei uns 20 num dia. O problema é que o pesqueiro é pequeno com 10 pessoas fica cheio e isto a pescares com as boias a 1 m entre elas
há xarroco a montes....
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #15 em: 23:21 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Depende dos dias conheço quem tirasse 90 num dia. o ano que passou tirei uns 20 num dia. O problema é que o pesqueiro é pequeno com 10 pessoas fica cheio e isto a pescares com as boias a 1 m entre elas
refereste ao cais junto ao bingo. e em relação ao parque da cesil aseguir ao parque de campismo como é, aqui nesta zona não terá muita corrente
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #16 em: 23:28 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
nesta zona não terá muita corrente

Tem que ser na repica da maré, ou seja no período em que a corrente pára para mudar a maré (entre 1 a 2 horitas no máximo dos máximos)
« Última modificação: 23:30 Segunda, 27 de Julho de 2015 por MNunes »
Hasta la próxima marea !
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #17 em: 23:33 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
Exacto é como o nunes diz, na mudança da maré.
há xarroco a montes....
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #18 em: 23:46 Segunda, 27 de Julho de 2015 »
ok, desconhecia.
obrigado
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Jaime Cruz

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 125
  • Na Boca do Peixe
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Sexta, 30 de Janeiro de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #19 em: 02:51 Terça, 28 de Julho de 2015 »
Boas ...
Uma das coisas principais (penso eu) na Pesca ao carapau tem a ver muito com o ENGODO.
Costumo ir muitas vezes para Sesimbra Pescar aos carapaus, uso sempre a minha montagem Habitual (embora o meu amigo Luís pinto me de sempre na cabeça kkkkk) - Montagem de Bóia Fixa.

Bóia Fixa - 10 G
Linha 0.21 - Ion power (Passam la cavalas Kileiras)
Anzóis - sasame n6 ( Estreia)
Chumbada de 10 G com 2 Stoper´s  um por cima e outro debaixo da chumbada,  isto para que a chumbada se mantenha perto da Bóia e não enrole com o estralho (DA RESULTADO)
E mais uma Chumbadinha de trincar a 50cm do Anzol.

Mas como indico em Sesimbra o que conta muito é o engodo pois se fores pescar ao fim de semana a bastantes pescadores no Pesqueiro e muitos deles engodam o que faz com que o Carapau encoste mais e em maior quantidade. Durante a Semana a menos Pescadores ou quase ninguém o que convém levares um balde de engodo (caso o carapau não ande por la) senão corres o risco  de o afastares em vez de o aproximares.

No meu caso só apanha assim mais uns quantos carapaus quando vou com o meu Amigo Luís Pinto Pois ele faz um bom engodo  para tirar-mos uns carapaus.

É a  minha opinião. Não sei se é útil mas fica a dica
Na Boca do Peixe !!!
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #20 em: 21:45 Terça, 28 de Julho de 2015 »

 A  montagem que uso ao carapau também é com oliva, portanto, na linha madre, bóia de 8 a 12 g,  uma perola, oliva , uma pérola, um destorcedor bem pequenino, estralho atado em baixo aí com 60, 70 cm, fluorocarbono 0.25, anzol (vários modelos mas dentro do nº 4, 6 ou 8) no estralho a um palmo do anzol um chumbinho de apertar aí de 0,5 g.

 Costuma resultar mas, nem sempre  :join:, tenho notado que este ano os carapaus não estão a encostar como de costume, custam a entrar no pesqueiro, e pesqueiro habitual, uso sempre engodo de sardinha, claro!

 :fixe:
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #21 em: 22:04 Terça, 28 de Julho de 2015 »
Este ano o calibre do carapau é maior que o ano passado, e nada têm a ver com o tipo de mar.
O melhor mar para o carapau é mar raso, pouco vento e aguas claras e quentes.
Raramente uso engodo. Depende do pesqueiro, e da maré. O feitiço pode virar-se contra o feiticeiro.
Quanto á montagem, quanto mais simples melhor.
Boia de 6 grs. fixa, oliva de 4 grs. com uma missanga em cima e outra em baixo, e destorcedor. Depois estralho de 2 palmos com anzol nº 8 sem chumbo. ( fica o mais natural possível e ao sabor das correntes e das ondas ).
Isco beliscos de camarão muito pequenos, normalmente faço apenas uma iscagem de camarão, as seguintes são de boga.
E aproveitem que eles andem aí.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #22 em: 22:06 Terça, 28 de Julho de 2015 »
Sim raider é maior mas pelo que tenho visto em menor abundância... No entanto vale o tamanho  :join:
há xarroco a montes....
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #23 em: 10:14 Quarta, 29 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Raramente uso engodo. Depende do pesqueiro, e da maré. O feitiço pode virar-se contra o feiticeiro.

Sim, cuidado com o engodo. Pode fazer o inverso do pretendido:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O segredo do engodo é mesmo a forma de engodar... engodar é, como já foi dito, de forma constante e pouco de cada vez. Se houver muita corrente, esquece a engodagem ou então arranja um amigo que te engode mais longe de forma a que o engodo chegue ao teu pesqueiro que se deve situar numa zona "parada" (para isso podes levar um amigo iniciado à pesca e colocas-te no teu pesqueiro indicando-lhe um pesqueiro fatal um pouco à frente e depois dizes-lhe como engodar "para ele"  >:D >:D >:D >:D ).Tentar engodar sempre para as pedras abaixo dos pés... as ondas tratam de levar o engodo e espalha-lo no pesqueiro.Quanto ao engodo propriamente dito, a areia faz muita falta mesmo. É só esborrachar sardinhas com uma pedra num buraco como faziam antigamente para fazer a farinha e ir juntando areia, ou então levas a sardinha de casa já moída na liquidificadora e no pesqueiro é só juntar areia.Entretanto, óleo de sardinha também é muito bom para juntar à nhanha. Já apanhei muito sem engodo, já apanhei muito com engodo, já gradei sem engodo e também com engodo... a pesca não é uma ciência exata mas considero que em dias que o mar permita, engodar dá um ar melhorzinho à pesca, e até junto dos outros pescadores parecemos "mais entendidos na coisa". (Eina, aquele gajo engoda e tudo)

Abraço
« Última modificação: 10:16 Quarta, 29 de Julho de 2015 por dpeneireiro »
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #24 em: 11:34 Quarta, 29 de Julho de 2015 »
O engodo deve ser feito mediante o peixe que queremos enganar.
O engodo para carapaus é diferente do engodo para sargos.
No engodo para carapaus não faz sentido a areia.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #25 em: 16:30 Quarta, 29 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No engodo para carapaus não faz sentido a areia.
Não utilizo areia no engoda ao carapau mas sim farelo para os pintos ou pão triturado.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #26 em: 16:51 Quarta, 29 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
No engodo para carapaus não faz sentido a areia.
Não utilizo areia no engoda ao carapau mas sim farelo para os pintos ou pão triturado.

Isso mesmo.
Areia não funciona.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #27 em: 21:18 Quarta, 29 de Julho de 2015 »
Eu já usei serradura....e não correu nada mal.
há xarroco a montes....
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #28 em: 10:26 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O engodo deve ser feito mediante o peixe que queremos enganar.
O engodo para carapaus é diferente do engodo para sargos.
No engodo para carapaus não faz sentido a areia.

A receita do engodo que dei é o que uso para o carapau que é a espécie que se está a abordar no tópico.

Eu uso sempre areia em qualquer engodo, seja em rio, seja em mar. A areia não serve para nada, apenas para dar volume à mistura... uma coisa é ter um balde cheio de engodo (p. ex. 5Kg) outra é ter o balde com 1Kg de engodo concentrado. É mais fácil mandar um punhado de engodo que uma colher de sopa.

O engodo é para ser colocado em quantidades moderadas, se engodares em demasia deixas de ter tantos toques, deves engodar para chamar o peixe e não para alimentar o peixe. Nesse aspeto e tendo isso em vista agarras numa conchada de engodo com areia que na verdade leva uma colher de sobremesa de engodo.

Entretanto o efeito psicológico também conta, uma coisa é estares com um balde cheio que ao longo da pesca vai esvaziando a olhos vistos e percebes ao olhar (e não esquecendo que é de noite) se tens que te moderar mais ou não, outra é teres um pouco de engodo no fundo e parece que já é pouco logo de inicio. Especialmente quando és iniciado e percebes pouco da coisa isso faz diferença.

Bom, Isto é apenas a minha opinião, não quer dizer que esteja correto. Eu já experimentei sem areia e continuo a dizer que gosto mais com, e a areia não espanta nem chama o peixe, mas...

Entretanto há a questão dos farelos do pintos: atenção que não sei se isso será permitido. Eu quando era puto ia às carpas com engodo de farelo dos pintos e na altura creio que passou a ser ilegal porque muitas pessoas faziam o mesmo, e o farelo é (ou era) carregado de produtos para a engorda, antibióticos e hormonas e os peixes acabavam por ficar inquinados (não sei se faz algum sentido ou não ouvi isso quando era puto e deixei de usar). Mas também não sei se o farelo fará a mistura PARA OS CARAPAUS assim tão mais eficaz. Pode ser que sim.

Já a serradura pode ser que seja melhor chamariz, absorve o odor e aroma. Por outro lado o carapau também não come muito à superfície e a serradura flutua. Entretanto os peixes que eventualmente comam a serradura podem ficar com uma pequena indigestão  ;D.

Abraço
« Última modificação: 10:34 Quinta, 30 de Julho de 2015 por dpeneireiro »
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #29 em: 10:36 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
Em aguas interiores ainda há quem use o farelo.

Mas resumindo e concluindo, qual a função da areia no engodo para carapaus?
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5095
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #30 em: 14:45 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas resumindo e concluindo, qual a função da areia no engodo para carapaus?

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A areia não serve para nada, apenas para dar volume à mistura...
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #31 em: 15:05 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
Compreendo, mas a areia fica depositada no fundo do balde/lata, etc...ficando a parte liquida em cima.
O que lhe dá volume é a farinha, serradura, farelo, etc...
Sendo o carapau uma espécie de 1/2 agua, a areia como é pesada fica depositada no fundo. É certo que terá algum engodo que vai libertado.
Atenção que não digo que não funciona, o engodo está lá. Quando lançado a areia afunda e a parte liquida é que fica a "trabalhar".
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #32 em: 15:39 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
O que interessa aqui é que todos os componentes associados ao engodo, (farelo, areia, serradura etc) terão o odor associado. Uns irão ao findo mais depressa e outro serão mais flutuantes. Agora tudo dependerá do objectivo.
há xarroco a montes....
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #33 em: 16:57 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Compreendo, mas a areia fica depositada no fundo do balde/lata, etc...ficando a parte liquida em cima.
O que lhe dá volume é a farinha, serradura, farelo, etc...
Sendo o carapau uma espécie de 1/2 agua, a areia como é pesada fica depositada no fundo. É certo que terá algum engodo que vai libertado.
Atenção que não digo que não funciona, o engodo está lá. Quando lançado a areia afunda e a parte liquida é que fica a "trabalhar".

Quanto à areia ficar no fundo do balde e o liquido em coma, eu levo a "nhanha" (engodo de sardinhas moídas + óleo de sardinha...) no balde e quando chego ao pesqueiro ou num local com areia começo a juntar a essa mistura punhados de areia e vou mexendo com a concha. O engodo e a areia vão-se misturando e quando passas um determinado ponto já não há liquido, há uma massa, e vou continuando a misturar areia até me apetecer (tipo 1 Kg de engodo para 3 ou 4 de areia). no final o engodo parece mesmo só areia muito suja. Depois de quando em quando ao longo da pesca, antes de mandar o engodo misturo novamente. O engodo que vai para a água vai ser quase só areia.

Quando o jogo à água, é para os pés, se possível para cima da rocha junto à rebentação para as ondas irem lavando a rocha aos poucos. A agua vai levando o a areia e o pouco engodo que a mistura contem aos poucos. O engodo vai sendo arrastado pela corrente e a areia vai ficando e sendo lavada. Estudando as correntes poderemos ver onde colocar a nossa boia.

Se não for possível junto da rocha, mando para o pais perto possível para dentro de água, a areia sempre fará afundar alguma sardinha que depois se envolverá na água.

Pá, comigo isto funciona. Já farelos, farinha e outros não sei porque nunca experimentei.

Também é certo que não engodo sempre, depende muito do pesqueiro e do mar e por isso, muitas vezes nem levo as sardinhas já esborrachadas, levo-as inteiras, no pesqueiro corto alguns filetes para isco e com o resto faço o engodo esborrachando as sardinhas com uma pedra num buraco e sempre juntando areia, quando aquilo está já feito numa massa meto no balde e repito o processo com mais um punhado de restos de sardinha, no fim junto mais alguma areia, mexo bem e tá pronto a utilizar.

 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #34 em: 17:24 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
É comum dizer-se que em equipa que ganha não se mexe. :)
Quando a coisa resulta á que continuar.

Também como disse raramente uso engodo. E o pior que me podem fazer, é chegar alguém ao meu lado e começar a engodar, sem saber o que está a fazer. Engodar por engodar.

Por isso quando pesco ao carapau, costumo ir para um "lugar secreto". Estou sossegado, normalmente sozinho ou com as pessoas que me acompanham. Detesto confusões, e pescar em altura. ( varandas, etc.. )
A semana passada estive numa varanda, aquilo é lixo por todo lado, um cheiro horrível. Apanhei uma boga, e á 1/2 noite fui para o "meu pesqueiro", e ainda apanhei 38 carapaus e 10 cavalas.
Já lá levei algumas pessoas, vamos ver como vai ser no futuro.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #35 em: 20:57 Quinta, 30 de Julho de 2015 »
Do pouco que sei para o carapau e em mar não mexido como foi o caso que aqui se tinha começado a falar ( sesimbra), deve-se utilizar o farelo, pão, serradura, etc, para fazer mais volume e deixá-lo tipo sopa.
se for para  pescar em mares mexidos e com correntes aí sim devemos utilizar areia para aguentar o engodo no local que pretendemos.
Desta ultima vez que lá estive com Jaime deu e bem resultado, mantivemos os carapaus sempre à nossa frente tanto na praia-mar como na baixa-mar, mas isto é meramente a minha opinião e vale o que vale.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Jaime Cruz

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 125
  • Na Boca do Peixe
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Sexta, 30 de Janeiro de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #36 em: 00:56 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
De Facto o Engodo pode trazer como afastar o Peixe conforme a maré - depende da corrente contudo em Sesimbra o mar tem pouca corrente é o que o carapau gosta mares calmas - a Verdade é que o Engodo que nos usamos tem dado resultado com o "Engodo do Luís Pinto" levo para casa acima de 25 carapaus sempre e com outros engodos que levo uns feitos com areia do pesqueiro e outros apenas só com agua gastando de 2 a 3 K de sardinha já cheguei em 5 horas de pesca a sair com 9 carapaus do pesqueiro. Isto 2.. 3 ... noites seguidas - chego la com "Engodo a Luís" tiramos sempre de 30 para cima cada um - Sera apenas da maré ?? Duvido.. algum coisa esta bem feita e deve ser o engodo.

A utilização do engodo da nossa parte e bastante moderada saber manter o peixe no local mesmo a nossa frente a uns 5.. 6 metros é diferente de atrair simplesmente o peixe.

Nao sei se me fiz entender.

Contudo fica a opiniao!!
Na Boca do Peixe !!!
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #37 em: 09:44 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Atenção que eu não disse que o farelo, pão, serradura ou outros não funcionem... apenas digo que nunca experimentei aos carapaus.
A mistura que uso é sempre esta e nunca me dei mal: só sardinhas e areia (quando muito mais um pouco de óleo). Se o mar estiver a mexer muito nem uso engodo.

Há por ai umas hormonas ou feromonas ou o raio que se vendem nas lojas de pesca, umas cheiram mal como tudo, outras cheiram a adocicado... e há malta que diz que também funciona muito bem... isso nunca experimentei logo não sei dizer.

Da próxima que for e leve engodo vou esfarelar uns pães rijos que por lá tiver para experimentar. Mal não fará e se vocês dizem que resulta bem... Como diz o Rider, em equipa que ganha não se mexe... eu acrescento, se não se quiser evoluir: aprender com as experiências dos outros, adaptar ensinamentos, experimentar coisas nova... Se não resultar volta-se à equipa que ganha.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E o pior que me podem fazer, é chegar alguém ao meu lado e começar a engodar, sem saber o que está a fazer. Engodar por engodar.

Isso é realmente muito mau e vale mais ir embora pois espanta o peixe todo, mas igualmente mau é um gajo estar a engodar tão bem que tens que mudar de poiso para o lado contrário dele para que a corrente te traga alguns pouco restos. Já me aconteceu na Nazaré, nós não tínhamos engodo, fomos só para uma perninha, e um gajo já mais para a saída do porto começou a engodar na preia mar... deixamos de ter toque ali, nós e todos. Mudamos para a saída do porto, mais para baixo desse individuo (que até era um tipo porreiro e ainda tivemos à conversa) e lá saíram mais uns carapauzitos mas nada como no inicio. Poder-se-ia dar o caso deles terem ido embora, mas o individuo estava a dar neles forte e feio, logo deduzo que a diferença fosse mesmo a correta engodagem no local onde estava.

Quanto às varanda... é verdade a falta de civismo das pessoas. Já não vou para lá há muito tempo (2 anos ou 3 anos) mas na altura, trazia sempre uma saca de lixo por noite e nos dias de verão quando não chovia durante muito tempo o cheiro torna-se insuportável... é o civismo de alguns pescadores. Prefiro ir ali para o pontão ao pé do viveiro de mariscos... na minha opinião não é tão efetivo mas está-se melhor (quando se pode).

Onde gostava mesmo era nos pés de galo do pontão vermelho... mas acho que agora é proibido... e ali tínhamos que ter muita atenção, além de perigoso para nós é perigoso para o material que foge pelos buracos.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #38 em: 09:59 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
É isso mesmo dpeneireiro não perdes nada em tentar. Como bem disseste estamos sempre a aprender.

Inserir Citação (seleção)
Prefiro ir ali para o pontão ao pé do viveiro de mariscos... na minha opinião não é tão efetivo mas está-se melhor (quando se pode).

Aí tens que tirar senha, e ir bem cedo.

Inserir Citação (seleção)
Onde gostava mesmo era nos pés de galo do pontão vermelho... mas acho que agora é proibido... e ali tínhamos que ter muita atenção, além de perigoso para nós é perigoso para o material que foge pelos buracos.

É o local onde têm saído mais carapaus ultimamente. Tirando mesmo o bico, o restante é um pouco perigoso.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #39 em: 11:47 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já me aconteceu na Nazaré, nós não tínhamos engodo, fomos só para uma perninha, e um gajo já mais para a saída do porto começou a engodar na preia mar... deixamos de ter toque ali, nós e todos.
Diz-me uma coisa, para o próximo fim de semana vou pescar para a Nazaré no pontão da parte de dentro da lota, o que está do lado do mar.
Antes do farol e a pescar para dentro, aí também saem uns carapaus ou não, ou então onde devo experimentar para apanhar alguns, vai ser a 1ª vez que vou lá pescar, vou lá estar o sábado todo e fazer a noite para doingo.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #40 em: 14:27 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Olha eu só fui umas 3 ou 4 vezes aos carapaus à Nazaré e pesquei naquele pontão ao final da praia (no fim da avenida principal) para o lado de dentro da marina. Ainda não sei se é legal pescar ai, mas a malta com quem fui afirma que sim e na verdade está la sempre muita malta por isso não sei.

Vou pelo pontão a fora e fico ali a meio virado para dentro da saída da marina (lado esquerdo). Procuro uma pedra que me dê alguma segurança e que me permita ficar o mais junto à água possível.

Ai quando está a dar saem bem, são de medida pequena como em s. martinho do porto (não são grandes como os de Peniche). Antes de ir geralmente perguntamos sempre à malta de lá se está a sair ou não e onde, para irmos para um local já com alguma garantia pois somos de um pouco longe e temos que jogar o mais seguro possível.

Que me lembre, que só uma vez fizemos má pescaria indo especificamente em dia de carapau, mas também sei que geralmente não saem carapaus.

Já lá fui sem ser especificamente ao carapau diversas vezes, mas ai é geralmente fraco. Já capturei um robalote nesse local mas sem medida (devolvido) e uns sarguitos mas para essas pescas prefiro outros locais. Mas é como te digo, mesmo que não seja dia de carapau pode ser que tenhas outras alegrias.

Também já fui para o outro pontão (acho que é o que te referiste e que se entra mesmo pelo portão da marina) a pescar para o mar, mas dessa vez ao fundo. Sei que sai lá peixe razoável mas eu não pesquei nada de jeito, e acho que agora se paga para ir para lá, mas ficas com o carro mesmo ao lado.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #41 em: 14:45 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Inserir Citação (seleção)
para o lado de dentro da marina.

Não estou a ver bem o local, uma vez que já há bastante tempo que não vou para esses lados, e nunca lá pesquei. Mas segundo a lei é proibido.

Inserir Citação (seleção)
Antes de ir geralmente perguntamos sempre à malta de lá se está a sair ou não e onde, para irmos para um local já com alguma garantia pois somos de um pouco longe e temos que jogar o mais seguro possível.

Neste ponto, só falando com pessoal conhecido e amigo. Normalmente se sai peixe a sul, eles dizem que é a norte, e vice versa.
O melhor é observar bem como os outros estão a pescar e se saí alguma coisa ou não. Já vi pessoal com peixe engatado, e não o tiram. Na minha zona de pesca, a malta mais velha esconde tudo. Se alguém se aproximar escondem os iscos, e ocultam muita coisa. Felizmente já ganhei a confiança de alguns, e já lhe mostrei que não apresento qualquer "ameaça" para eles. ;D. Não me posso queixar.
Já vi coisas muito macabras.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Ao carapau
« Responder #42 em: 15:00 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Neste ponto, só falando com pessoal conhecido e amigo. Normalmente se sai peixe a sul, eles dizem que é a norte, e vice versa.
O melhor é observar bem como os outros estão a pescar e se saí alguma coisa ou não. Já vi pessoal com peixe engatado, e não o tiram. Na minha zona de pesca, a malta mais velha esconde tudo. Se alguém se aproximar escondem os iscos, e ocultam muita coisa.
Já vi coisas muito macabras.
Tal e qual...já vi coisas parecidas pelos meus lados.
Já vi pessoal a trazer peixe de rastos a raspar pelas pedras para que quem tivesse a 50 metros não visse que estava a sair peixe.
O ideal é mesmo observar com olhos de ver e tirar conclusões. Se possível dar duas de letra e tirar também conclusões.
Existe de tudo mas felizmente ainda se encontra boa gente!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #43 em: 15:33 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
    para o lado de dentro da marina.


Não estou a ver bem o local, uma vez que já há bastante tempo que não vou para esses lados, e nunca lá pesquei. Mas segundo a lei é proibido.

Pela lei geral é permitido pescar em marinas: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Exceção se houver um edital da capitania ou for área com legislação específica.


 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #44 em: 15:56 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
Muito cuidado a pescar dentro das barras, marinas junto a portos etc...... As placas de proibição não estão lá mas os senhores  C:-) dão dois toques nos ombros e dizem sachabor... o sr não sabe que é poribido pescar aqui...... tipo
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 15:58 Sexta, 31 de Julho de 2015 por marioruilopes »
há xarroco a montes....
 

Offline Jaime Cruz

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 125
  • Na Boca do Peixe
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:52 Sexta, 30 de Janeiro de 2015
Re: Ao carapau
« Responder #45 em: 15:59 Sexta, 31 de Julho de 2015 »
 Não entendo esses pescadores que nem bom dia nem boa tarde nem boa noite ....
Uma pessoa vem de longe para pesqueiros onde se pode apanhar uns peixinhos e em vez de ser acolhido por outros pescadores da localidade ainda escondem iscos e peixes ..... que tristeza.

Pensam que o mar é deles ?? ou então tem medo que tiremos o peixe deles ....  Não entendo essas coisas... Em vez de colaborarem e dar dicas relativamente ao Pesqueiro habitual onde pescam acolherem outros pescadores de sorriso na cara não ... fazem o contrario ... É triste haver "GENTE DESSA RAÇA" Mas pronto ...
Na Boca do Peixe !!!
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #46 em: 22:08 Sábado, 01 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas também sei que geralmente não saem carapaus. Já lá fui sem ser especificamente ao carapau diversas vezes, mas ai é geralmente fraco. Já capturei um robalote nesse local mas sem medida (devolvido) e uns sarguitos mas para essas pescas prefiro outros locais. Mas é como te digo, mesmo que não seja dia de carapau pode ser que tenhas outras alegrias.
estás a dizer-me que ainda não saem lá carapaus nesta altura, ou posso lá chegar e os carapaus esse dia não andarem por lá, nem to0do0s os dias enco0stam lá.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #47 em: 18:50 Domingo, 09 de Agosto de 2015 »
Não pescam ao tento/sentir ao carapau? Onde eu costumo ir aos carapaus é habito essa pesca aos bichos??Ou só pescam à boia?
 

Offline David Vale

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 42 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:19 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Ao carapau
« Responder #48 em: 23:35 Domingo, 09 de Agosto de 2015 »
Por ca onde pesco (sesimbra) só vi pescar a boia
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #49 em: 09:07 Segunda, 10 de Agosto de 2015 »
sempre pesquei aos carapaus apenas à boia.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Ao carapau
« Responder #50 em: 09:50 Segunda, 10 de Agosto de 2015 »
Aqui pela zona só pescam á boia. Mas já vi pescar ao tento e até ao fundo.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por WilsonQuasepescador [Hoje às 02:15]

? acção rápida mas progressiva ? por Madragoa66 [Hoje às 00:30]

Dúvida sobre estralho. por EricSerra [23:40 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]