collapse

Autor Tópico: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)  (Lida 9440 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« em: 18:54 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Boas

Após a devida autorização do autor, António Simões, aqui fica mais este escrito.


Inserir Citação (seleção)
Arenicola Defodiens

Este é o verme do momento, conhecido cá pelo Norte como bicho preto ou cagão.

Terrivel e temivel isco para os sargos e robalos,é trabalhosa a sua captura, mas ao longo dos tres ultimos anos em testes continuos observei a sua eficácia em qualquer tipo de condições de mar,aguas barrentas de noite, de dia, em casting , á boia, é imbativel e porquê??

Porque é um isco de cheiro, dentro dele transporta um liquido verde/amarelado,segregando enormes quantidades mesmo na palma da mão(conforme podem ver na foto).Este liquido na roupa tingindo não sai, na mão só após algumas lavagens.Este liquido para o peixe é terrivel.Á medida que vai jorrando lentamente no anzol depois de picado,vai largando um odor que mesmo em aguas tapadas e barrentas o peixe vem no seu alcanço.Já vi robalos enormes sugarem estes vermes á boia, em casting experimentei testando e comparando teagem no anzol de cima e bicho preto no anzol de baixo, durante a noite.O resultado??O bicho preto ganhava em mais de 90 %...

Suas caracteristicas e morfologia: Tem branquias volumosas na cabeça(semelhante á guelra dos peixes)Vivem em colonias de dois a cinco individuos, por nicho não mais.Geralmente tres a quatro machos (cor preta)e uma a duas fêmeas(cor alaranjada).

O seu crescimento é lento, após a descoberta de um filão, devemos abandonar a sua apanha durante dois anos.. Isto nas zonas onde o apanho , pois em conversa com o Tiano, em Viana do Castelo são maiores e vivem em colonias numerosas no substracto lagunar da entrada da barra do rio Lima .É um verme de zonas e substractos podres.Devem procurá-lo em zonas de barro, por baixo de areias pretas ,podres , de mexoalho podre, em zonas perto de esgotos.

Não é um verme limpo de areia.A sua caracteristica em poças de areão e cascalho podre é deixar uma "cagada" muito bem feita no sedimento onde está alojado.

É muito sensivel, devem levar um ancinho de dentes para esgravatarem.A zona onde se encontra não deve ser remexida á mão.Tem sempre cascalho, resto de ouriços, restos de mexilhão por cima, objectos cortantes.

Tambem se aloja por baixo de colonias de mexilhão ,onde tenha por baixo do mesmo areia podre,negra.

Sua conservação - Não é um verme muito dado a oxigenações.O seu corpo começa a alongar e fica muito mole.
O ideal é limpa-lo das areias e podridões em agua limpa.

A seguir devemos "paná-lo" em areia seca e muito fina,coloca-lo num pano seco,embrulhá-lo e colocar na parte do frigorifico mais fresca, perto dos legumes.

É um bicho sem cheiro, aguenta-se dois dias,.

Não devemos abusar da areia a envolvê-lo.Podem diluir um pouco de serrim de pinho na areia, mas nunca usem só serrim para o secar.Acabará por secar e morrer.

E por fim ,como tudo devemos dar o exemplo, usem e abusem deste isco, mas conservem-no, não destruindo o seu habitat muitas vezes.Procurar zonas espaçadas e alternando os sitios onde se pode apanhar.Deixar em repouso,conservar, apanhar o suficiente e preservar.

Boas pescas e em casting usem um pouco de linha elástica em dois ou tres vermes enrolados no anzol.é um bicho sensivel mas temivel....

Os meus agradecimentos ao Tiano pela colaboração em me elucidar sobre a apanha , habitate diferente deste verme em Viana do Castelo.Julgo que seria interessante complementarem este trabalho com a sua experiencia em campo e melhor método de conservação.Estou convencido que haverá uma distribuição geográfica deste verme ao longo do nosso País.. Promover o conhecimento, alargar os nossos campos de investigação para que os conhecimentos da pesca ludica /desportiva avancem ao ritmo da ciencia e da tecnologia dando a conhecer ao pescadores mais uma nova variante de um isco disponivel a todos é a melhor forma de estarmos na pesca e na vida.Partilhando.

O meu obrigado.

Auto - António Simões

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #1 em: 19:00 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Boas.

Continuação do texto...

Inserir Citação (seleção)
Enviei dois exemplares um macho e uma fêmea, preservados em alcool para o Instituto de Oceanografia , da Faculdade de Ciencias da Universidade de Lisboa a/c DA Drª Paula Chainho que me fez o favor de os catalogar como arenicola defodiens devido ao volume das sua branquias (enormes) equivalentes às guelras de um peixe. Segundo ela existem numerosos exemplares de familias parecidos mas que no caso da n/costa eles estão catalogados nesta especie e sugeriu-me um guia de estudo á venda.

Campbell , A.(1994) Fauna e flora do litoral Português-Guia FAPAS.Porto:FAPAS/Parque Expo 98

Até agora não o consegui arranjar, porque esta sempre esgotado.Não sabia que já tinham feito um artigo sobre o mesmo aqui no Pro, mas não consigo ter acesso, era interessante ler algo mais sobre o assunto. Quanto ás conclusões do Pedrito, estou de acordo no método de conservação,vou ver se os aguento mais tempo assim, quanto ao facto de ele ser da mesma espécie, ainda não vi um exemplar na minha mão dos de Viana, agora quanto á eficacia do mesmo estamos de acordo, jamais vi algo assim na minha vida!!Impressionante!!

É trabalhando, errando, tropeçando que motivamos a equipe a encontrar soluções e caminhos novos. A isto chamo o caminho para o patamar da excelencia.

Até ao proximo trabalho em equipe.

Abraço

Autor - António Simões

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #2 em: 19:25 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
bom post e obrigado pela partinha. ;) ;) ;)pro sargo e 5 estrelas.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #3 em: 20:12 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Mais uma excelente partilha de pormenores :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14903
  • Agradecido: 627 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #4 em: 22:41 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Boas

Ó pessoal agradeço em nome do autor.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #5 em: 19:46 Quinta, 19 de Novembro de 2015 »
Boas a todos,

Depois deste meu  trabalho sobre o bicho preto ou cagao deixei de ter tempo para o apanhar.
Alguem me pode informar onde posso comprar o cagao de pontevedra??
As doses sao mais generosas e o preço e mais barato que o de Viana e muitas das vezes nao tem.
Na galiza nao falta.

Obrigado
Atsimoes
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #6 em: 20:32 Quinta, 19 de Novembro de 2015 »
aqui em Sines depois do Luis me ter ndicado o local fui la e vi la um velhote a apanhar..super facil aqui num local..estao debaixo das pedras e cacalho a uns 4 ou 5 cm de fundo mas so da com marés mais vazias..tnho de exerimentar no surfcasting
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #7 em: 22:10 Quinta, 19 de Novembro de 2015 »
Ivo, se estão debaixo das pedras não são os mesmos, esses também são pretos e têm um líquido amarelo por dentro, mas estes que o Simões fala apanham-se no lodo.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #8 em: 22:14 Quinta, 19 de Novembro de 2015 »
São assim ………

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #9 em: 07:56 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ivo, se estão debaixo das pedras não são os mesmos, esses também são pretos e têm um líquido amarelo por dentro, mas estes que o Simões fala apanham-se no lodo.


éh? entao confundi..mas aqui tb se chamam bicha preta e sao exatamente como no post..tb deitam esse likido amarelo como dizes e pela foto que o braga meteu eh igual..na areia com cascalho de mexilhao pedras etc..mas se dizes entao deve ser parecido sim.. mas sei k eh bom também..abraço
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #10 em: 10:05 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
São assim ………

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

obrigado pela partilha. Isto existe por cá? (nomeadamentoe no Porto?) Nunca vi nem à venda nem ninguem a apanhar mas parece-me um bom isco.
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #11 em: 10:09 Sexta, 20 de Novembro de 2015 »
Nos rios Lima e Minho, abaixo do Lima não tenho conhecimento.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline savate

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 153
    • viana
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:15 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #12 em: 21:48 Segunda, 23 de Novembro de 2015 »
Mesmo aqui em Viana a pouco a venda. Não sei o que se passou mas a lojas ja não Vendem cagao. Aqui e um isco super eficaz. Estava a venda a 5 anzóis a dose pequena.
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #13 em: 17:32 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
A dose pequena são quantos? É um isco resistente?
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: Bicho preto ou cagão(Arenicola Defodiens)
« Responder #14 em: 19:41 Terça, 24 de Novembro de 2015 »
isso e atraente a que peixes ?
 ??? ??? ??? :o
 

 

* Tópicos Recentes

Mudança de passadores - Procuro alguém que faça. por scarreira [Hoje às 10:05]

Carbono virgem por scarreira [Hoje às 09:01]

Cana para pescar no rio/barragem peixe médio/grande porte por pescadoemvezdepescar [17:00 Quarta, 27 de Março de 2024]

Anilhas Drag Carbono para Ultegra 14000 XSE por jmnsilva [15:46 Quarta, 27 de Março de 2024]

Conjunto - Cana Barros Lua Nova Boat 300 + Carreto Okuma Atomic Spod ATS-7000 por Gonkali [10:27 Quarta, 27 de Março de 2024]

Pesca transmontana no rio por pescadoemvezdepescar [22:11 Terça, 26 de Março de 2024]

Dúvida por Ricardo30 [18:57 Terça, 26 de Março de 2024]

Shock Leader por ffgsoares [17:17 Terça, 26 de Março de 2024]

Técnica lançamento - Penn Tidal 4.5m por José L. Guerreiro [16:14 Terça, 26 de Março de 2024]

Boa noite. Opinião sobre linha. por Victor Teixeira [21:09 Segunda, 25 de Março de 2024]