collapse

Autor Tópico: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?  (Lida 6420 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« em: 16:03 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Boas tardes companheiros, abro este tópico pois gostaria de saber um pouco mais sobre este "aparelho"  :) de que já tenho ouvido falar, até aqui neste forum creio eu, mas sobre o qual continuo com muitas dúvidas, as quais elenco de seguida:
Para que serve?
Como se deve utilizar?
Quando se deve utilzar?
Creio que é pacifico afirmar que se usa no surfcasting e, creio, se usa para reduzir os "enleios" do estralho, mas para além disto pouco mais sei dizer sobre a utilização das urfes.

Um abraço,

António Silva
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Baldroegas1985

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #1 em: 16:23 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Essencialmente é usado no surfcasting mas já vi utilizarem ao corrico com o mesmo funcionamento da montagem muito conhecida por aqui como MMX.

Sou um utilizador nato deste acessório e é muito complicado definir com exactidão quando se deve utilizar. Nenhuma montagem é completamente infalível. Mudam as marés, mudam as correntes e com estas mudanças temos que adaptar diferentes soluções para os problemas dos enleios. É um mito afirmar que utilizando a urfe não há enleios. Vai haver, claro, e em muitos dos casos só testando é que nos apercebemos se é funcional ou não, mediantes as condições que encontramos no pesqueiro. Nos meus spot´s habituais, 90% das vezes utilizo sem problemas e quando os tenho altero para um sistema que me dê menos ou nenhuns problemas.

A vantagem é que é demasiado simples e rápido de utilizar.
É só engatar no destorcedor de cima ( no de cima na foto de cima e no de baixo na foto de baixo  ;D) o clip da madre e depois no debaixo puxamos aquela manga que cobre a peça metalica para cima e fica tipo a imagem de baixo que neste caso já está ao contrario da imagem anterior.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Coloca-se o chumbo e subimos a manga e é só colocar o estralho no destorcedor do meio. Muito simples. A desvantagem é que pescam sempre da mesma forma, ou seja, a isca trabalha sempre na mesma coluna de agua e por vezes precisamos de procurar o peixe em colunas de agua superiores. Por isso eu pesco com sistemas diferentes para me ajudar a perceber que montagem é mais efectiva em cada jornada.
 
No final fica assim [Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
« Última modificação: 16:27 Domingo, 12 de Julho de 2015 por NelsonP, Motivo: Acrescentar informação »
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JPSimoes, Baldroegas1985, Sansoni7, frederico_96

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19662
  • Agradecido: 1167 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #2 em: 16:51 Domingo, 12 de Julho de 2015 »

O amigo António, no forum " Bricolage" tem um post sobre as urfes e tem muitas ideias e dicas sobre como fazer e usar.

 Dá lá uma espreitadela, é boa informação. :fixe:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: JPSimoes

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #3 em: 21:51 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Sobre urfes :
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Basicamente ensina como fazer mas tambem tem algumas dicas sobre a sua utilização.
Antes também as fazia, mas como os preços já são muito competitivos não justifica fazer, na minha opinião.
Nelson Peres
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #4 em: 21:57 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não acredito que reduza os enleios. Quando o mar está a enrolar muito, pouco coisa há a fazer, normalmente reduzo o tamanho dos estralhos e aumento o diâmetro.

Raramente uso urfes. Normalmente pesco só com um anzol, mas quando quero pescar com 2 anzois, a forma mais rápida para o fazer, sem alterar muita coisa é colocando uma urfe.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #5 em: 22:22 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
A mim parece-me que reduz, mas entendo que esta parte seja discutível.
Mas o que não tenho dúvidas é que torna muito mais fácil desenlear, a maior parte das vezes é só puxar pelo anzol e desenrola tudo.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #6 em: 22:31 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Para mim as desvantagens das urfes são não darem para guardar tudo montado com estralho, tem que se cortar o mesmo no fim da pesca, e se assorear perdes mais um euro.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #7 em: 22:52 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Se o estralho estiver em bom estado, eu enrolo os meus. Coloco o urfe na diagonal no enrrolador, e o fio fica por cima a prender (começo pela ponta do urfe, anzol no fim.

Eu faço os meus, pelo que choro mais a chumbada que o urfe...
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #8 em: 12:16 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Sempre se vão aprendendo algumas coisas novas, obrigado, irei experimentar.

Um abraço, :beer:

António Silva
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #9 em: 12:36 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
A malta por aqui anda a experimentar umas coisas "novas".

Geralmente usamos as urfes normais (iguais às do NelsonP), mas entretanto, e à semelhança de alguns destorcedores em T alongamos um pouco a haste do estralho. Já por ai há pelo forúm algumas assim (não tenho foto) e são mais fáceis de desfazer os enleios derivado à distância do corpo da urfe ao estralho (isso já podemos quase dizer a 100%). O que não sabemos é se a efetividade se perde ou não pois com uma ponta mais saliente, esta empanca mais na areia não rodando tão facilmente perde-se o efeito de destorcedor. Também é um facto que ao recolher ela parece que destorce tudo e quando chega a nós nem vem assim muito "enrolado" ou encaracolado como preferirem.

Dado que nos fomos apercebendo que com a haste maior os enleios eram menores, temos umas coisas feitas para experimentar, mas ainda não estamos em condições de garantir nada pois ainda não fizemos testes rigorosos (ou seja ir à pesca muitas vezes com estas urfes vs as outras urfes) para certificar. Uns dizem que vai ser melhor, outros dizem que vai arear mais, outros ainda que não vai destorcer nada... vamos a testes e depois logo se verá.

O que falo é isto:
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Quanto ao procurar peixe a outras alturas, uso a urfe em baixo com um estralho rente ao fundo e coloco na madre (fio cónico) uma peça destas que regulo à altura que quero:
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

Obviamente que quando há peixe com força isto desliza e ensarilha com o estralho a urfe... mas isso é inevitável, e se for um calibre bem regulado já tem que ser um peixito bom.

Abraço.
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #10 em: 13:06 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Costumo usá-las em surfcasting mas so quando uso iscadas grandes.. Corrico nunca fiz mas estou com vontade de exprimentar, sabem se tamberm da para usar as urfes para esta pesca?
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #11 em: 13:22 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se o estralho estiver em bom estado, eu enrolo os meus. Coloco o urfe na diagonal no enrrolador, e o fio fica por cima a prender (começo pela ponta do urfe, anzol no fim.

Eu faço os meus, pelo que choro mais a chumbada que o urfe...
Claro. :fixe: Dá perfeitamente para guardar até com chumbada...



Em Espanha já vi esse modelo do dpeneireiro mas nunca me senti tentado a experimentar porque não costumo ter muitos problemas. Depois de testarem deixem aqui o feedback  :fixe:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Costumo usá-las em surfcasting mas so quando uso iscadas grandes.. Corrico nunca fiz mas estou com vontade de exprimentar, sabem se tamberm da para usar as urfes para esta pesca?

Com chumbo podes perfeitamente usar...
Nelson Peres
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #12 em: 00:55 Terça, 14 de Julho de 2015 »
As urfes que eu tenho sao estas



Quando estiver a recuperar nao achas que ela pode fazer algum tipo de movimento na agua que possa assustar o peixe ou é na boa?
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #13 em: 08:18 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Assustar o peixe ao recuperar? Sim, principalmente se vier no anzol  ;D ;D ;D

Mas que filme que prai vai, não te preocupes com o medinho dos peixe, vai mas é à pesca ;D
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #14 em: 12:21 Terça, 14 de Julho de 2015 »
LOL, epa tas a ver aquela haste comprida onde vai ligar o estralho, aquilo nao me parece muito ergonomico para quando estiver a trabalhar a amostra, e eu se fosse peixe e visse aquilo a andar debaixo de agua ia desconfiar certamente  ::)  So por isso é que queria saber a opinião de quem corrica, eu podia fazer uma montagem normal para corrico, mas neste momento nao tenho o material para isso, missangas e destorcedores..
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #15 em: 12:48 Terça, 14 de Julho de 2015 »
As urfes que aqui estão a ser faladas apenas utilizo na prática de surfcasting. Acredito que evite alguns enleios mas nao é infalivel. Tento sempre conjugar com o comprimento e diametro do estralho.
Para corricar é igual só que em vez da urfe ser feita de vareta de aço inox é feita de um fio muito resistente. O que uso é  tipo um entrancado de nylon revestido de tecido. O corrico que faço é em fundos mistos por isso opto por não colocar algo que va facilitar mais a prisão que é o caso da urfe em aço . Dá uma vista de olhos nos tópicos relativos ao corrico e talvez dissipes algumas duvidas.
Quanto às urfes  assustarem os peixes esquece isso pois o que interessa é o trabalhar da amostra na ponta do estralho que normalmente, no meu caso, tem cerca de 4 metros. A amostra fica sempre mais ou menos distante da urfe e da chumbada e o importante é passar em frente à boca do peixe, seja por fome ou meramente por defesa territorial dificilmente resistirá a atacar. Falo de robalos.
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #16 em: 12:27 Sexta, 17 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Coloca-se o chumbo e subimos a manga e é só colocar o estralho no destorcedor do meio. Muito simples. A desvantagem é que pescam sempre da mesma forma, ou seja, a isca trabalha sempre na mesma coluna de agua e por vezes precisamos de procurar o peixe em colunas de agua superiores. Por isso eu pesco com sistemas diferentes para me ajudar a perceber que montagem é mais efectiva em cada jornada.
 

Nelson como dizes este sistema de urfe trabalha numa coluna de agua mais baixa (parece-me) e dizes que usas sistemas diferentes para procurar o peixe em colunas diferentes...quando queres procurar o peixe mais em cima..usas urfes também mas com outro sistema? ou usas outro tipo de montagem? tipo akela com stoppers ou nós?
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: URFES, O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM?
« Responder #17 em: 13:17 Sexta, 17 de Julho de 2015 »
Nesse caso uso este tipo de montagem mas não igual á da foto em baixo.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

 Uso com stoppers. Subo e desço á minha medida. Pode usar uma montagem ou aplicar este sistema directamente no chicote. Se quiseres pescar com 2 anzois sobes a montagem e colocas a urfe é baixo.
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]