collapse

Autor Tópico: A sardinha, sua historia, iscagem e engodagem aos robalos  (Lida 2979 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
A sardinha, sua historia, iscagem e engodagem aos robalos
« em: 00:41 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Boas

Após a devida autorização do autor, António Simões, aqui fica mais este escrito.


Inserir Citação (seleção)
A sardinha, sua história , iscagem e engodagem aos robalos

Prefácio

No mar,para quem já teve o prazer de praticar alguma vez o mergulho em apneia ou com garrafa, o mundo submerso é o silencio.
 
Naquele mundo, de um azul profundo,vivem todas as espécies de seres vivos que tiveram a capacidade de se adaptarem, ao meio ambiente marinho,inóspito nas profundezas abissais, gélido nas calotes polares, temperado e quente nas latitudes meridionais e equatoriais.

Esta é a minha homenagem,á criação da vida, que neste planeta começou no meio marinho, á sua evolução continuada,selectiva, que chegou até aos n/dias de hoje, sob todas as formas que conhecemos,porque foram os mais fortes, sobreviveram...

Á n/escala Humana,todas as espécies marinhas e nomeadamente sobre aquelas que vamos abordar,são seres fantásticos,não despreziveis, que lutam pela sua existencia,desafiando perigos, gastando energia para se poderem alimentar,são seres no seu pleno direito de existirem, todos nós temos o direito e o dever de as preservar.

A sardinha

"Cada vez se inventam mais aperfeiçoados modos de a destruir,redes,aparelhos,armações.Nem sequer a desviam do seu caminho.Ás vezes ,os pescadores hesitam em lançar a caça diante do
banco formidável,que, como o destino, nenhuma força modifica ou altera.A manta obstinada e cega, leva e destrói-lhes as redes e segue o seu roteiro,para,depois de desovar na costa,voltar ao largo quase intacta, apesar de todas as desvastações...

Raul Brandão in "Os Pescadores", Peniche/Baleal Setembro de 1900...

Era assim..há 106 anos..Que fizemos até agora??Destruição..Em 2004 foi o ano horribilis,apenas 56 000 tons, o valor mais baixo desde 1940...

Biologia
A sua idade é mensuravel pelos ótolitos retirados da cabeça(formações calcáreas).Na época da reprodução, as fêmeas separam-se dos machos e vão desovar para os fundos.Isto ocorre sempre ao final da tarde, na hora de menor luz.

As sardinhas reproduzem-se entre Setembro e Abril/Maio.Ao longo desses meses, as fêmeas desovam repetidas vezes em ciclos curtos.Depois páram e passam o resto do ano a descansar,acumulando energia para a nova época da desova.Daí as sardinhas gordas no prato dos Portugueses no Verão.

Desde 1997 que existe uma restrição biológica á espécie, em Jan. Fev., podendo por vezes extender-se mais um mês se não se verificar que os bancos de juvenis ja tem o tamanho adequado.

A sardinha está indefectivelmente ligada á n/vida de pescadores.

O sabor do mar á n/mesa, o frescum que se apega ás n/mãos,o cheiro das lotas,o cheiro a maresia das redes, a iscagem, a engodagem , a tudo se apega,é a n/história que está nas n/mãos.Mantêr viva essa tradição, essa arte artesanal que vos proponho, é viver a pesca na sua maior amplitude.É sermos Portugueses,é a n/identidade, nenhum engôdo artificial ,electronico sustituirá a n/viagem ao passado,presente e futuro das n/vidas.Ela estará sempre ligada a nós e ao mar.

Pescar com sardinha aos robalos ao fundo(iscagem e engodagem)

Escolher pesqueiros:

Não gosto de praias abertas,areais imensos,de noite é dificil controlar o movimento do engôdo em funçao das correntes, das marés.

Podemos controlar o ponto de agua na preia-mar,verificando onde pára uma chumbeira leve,podemos verificar pelo veio de espuma de junção entre duas correntes convergentes.Esse rasgo no ponto de maré está junto,é uma linha de espuma fina ou grossa, depende da força do mar, e vai na direcção do mar adentro.Mas..é sempre desagradável depois de uma noite de trabalho,ao amanhecer verificar o gaivilho a atirar-se aos pedaços de sardinha a mais de 100 mtos...

Os meus pesqueiros favoritos: Praias fechadas, curtas e fundas, rodeadas de pedra por ambos os lados.Regos fundos de profundidade, onde haja fundos mistos de areia, algas,cabeços de laminárias rodeadas de areia,onde escondam comedoria.

Rasgos de pedra, largos onde o mar entre, na maré cheia, onde sustenham o engôdo, nos diversos pontos de maré.

Cantos de pontões onde se pesque da areia, onde se verifique que a corrente da preia mar para baixo, leve o engodo a lamber todo o predregulho na descida...

Escolher a sardinha da iscagem e engodo:
Sempre fresca , eternamente fresca,podem comprá-la congelada e depois descongelar , mas sempre impecável na sua frescura.

Quando vou á lota arremato na candonga,uns dez kgs chegarão para uma noite.Discuto, apregoo com as vendedeiras,falo calão do povo para o povo tudo é brilho, tudo é luz.

Separo umas cinquenta,as mais rijas do balde, coloco-as numa vasilha, com um pano humido de agua salgada, direitinhas, uma para lá outra para cá,no frigorifico esperando a noite.(nada de sal nas sardinhas!)

As do balde coloquem-nas na caseta, ponham uma mão de sal grosso só na parte de cima, evitará chatices com a patroa, não haverá cheiro.

Pescar e engodar: Pesqueiro escolhido,pela calada da noite,sem ninguém a observar,acender pouca luz, benzermo-nos antes de entrar na areia, dá fé,dá querer, dá força mental,vou preparado com a graça de Deus.

Retirar as cabeças ás sardinhas( o robalo é lunático,sorumbatico de humores,por vezes vêem as cabeças e fogem a 7 pés, outras vezes estou a pescar ao congro e embucham um tenso de aço com a sardinha com cabeça e tudo..),rasgar com as mãos em farripas,bocados,apertando um
nada,fazer umas boas 4 bolas,levar bota calça,preparar o lanço com as duas mãos juntas,contar a vaga 1..2...3..,entrar dentro dela,lançar as bolas por detrás da rebentação que se desfaz e leva o engodo para dentro.

A intenção de não esmagar a sardinha, triturá-la, é para não chamar mais tainhas, bogas, sarguetas,juvenis.Lembrem-se são uns pescadores de robalos,grandes robalos,os farrapos da sardinha ,gordura, sangue,chamá-los-ão,não devem ligar ás outras espécies,concentrem-se,
é esse o v/objectivo,capturar o peixe da v/vida.

Iscagem e lançamento: Agora com calma, o engodo, o primeiro engodo ja esta a trabalhar.

Peguem nas sardinhas de iscagem, arranjem uma tabuinha, coloquem a sardinha em cima e preparem a faca afiada.

Começem pelo rabo, faca afiada,percorram o lombo todo dela,sempre junto á espinha até a cabeça.Cortem a cabeça,já está o primeiro isco.

O 2º lombo , apanhem a ponta da espinha com os dedos, ,suavemente, com os dedos retirem-no até ao rabo, deitem a espinha fora,cortem o rabo.

Iscar: Anzol mustade profissional nº 2/0 a 4/0, depende do tamanho da sardinha.Os anzois que uso são os mesmos da pesca artesanal, dos espinheis.Começar a iscagem do lombo pelo lado do rabo,perfurando ,uma volta, perfurando outra volta,até ao fim do lombo.O bico do anzol será
o término.Apertar um nada com fio elastico,não demasiado,de modo que pareça natural, aos bocados que andam na agua.

Pesco sempre com dois anzóis, tensos curtos , 40, 50 cms, um acima da chumbada o outro abaixo da mesma.

lançar: antes de lançarem nova engodagem, no mesmo sistema, agora estão prontos.Lançar a 20,30 mtos, na beirada,sustenham a respiração, estiquem a linha, cana na mão, sempre!!esperem pelo sinal...(nunca larguem a cana neste sistema de pesca).

Vão sentir toques de tainhas, irão cravar algumas,por favôr nunca as matem, ou as deitem á agua enquanto pescam, o sangue delas afastará os robalos.Coloquem-nas numa poça, depois no final da pescaria podem soltá-las.

Pontos de água para pescar e engodar: Engodar sempre no primeiro dia da meia-maré ao para cima, fazer uma engodagem forte na preia mar, e engodando na descida.Se Chegarem cedo, na vaza, podem esfregar umas quantas, com os pés nas bordas das rochas á volta.

Os robalos no primeiro dia ,podem lá não estar, pode andar um grande no primeiro dia, ou uns quantos, mas caso no primeiro dia não der nada, na segunda noite ou terceira já dará.A engodagem levará o sinal,aos magnificos,os grandes solitários,aos emperdenidos de noites
mal alimentadas..Esta abundancia de comida para os preguiçosos,é um milagre...

Linhas: Tenso directo igual ao da madre ,pelo menos 0,45, é uma pesca robusta,forte,vão lutar com um peixe no meio de rochas,lapas,mexilhão, é uma luta sem tréguas,ele não vos vai facilitar a vida.Força no braço,cerrem os dentes na ferragem,que vos causará um esgar no rosto
de uma batalha em que não querem perder!!

Uma pesca de paciencia: é uma pesca árdua,trabalharão toda a noite, a iscagem repetida,varias vezes, e por vezes aparecerá um peixe, um unico peixe que só pode comer ao raiar do dia...

Escolham as marés nestes pontos de água acima referidos que entrem a meio da noite e
atinjam o seu explendor ao raiar do dia.Tudo já me aconteceu,até na seca, já me comeram robalos aos pés, depois de fazer a maré toda....

Procurem ir ao segundo dia, não engodem á luz do dia..alguém vos estará a observar...Não é justo, vocês trabalharam a noite toda, merecem a recompensa.Alguém calejado, aproveitará a 2ª maré sem grande esforço e despesa para cobrar os v/robalos.

Os meses de engodagem: Engordada a sardinha atinge a sua plenitude nos meses de Agosto/Setembro/Outubro, o robalo anda endoidado por tamanha fartura e ôdor.Estes são os meses por excelencia para este tipo de pesca.

Tipo de mar para engodar: nada de mar calmo,estanhado.O mar quer-se com rebojo,vaga,aos 2 mtos o minimo. Mar grosso, de noite só em praias de entradas fundas, em que a vaga seja de enchidos...(cuidado na engodagem, requer traquejo e nunca o façam sozinhos se não tiverem
experiencia.O mar gosta dos audazes)

Há!Lembrem-se sempre de levar estralho de aço, ou mono 0,70 no saco, não é raro os congros entrarem no pesqueiro, o v/0,45 ou 0,50,será um palitar de sobremesa descansado depois de um fausto jantar...

Boas pescarias e não se esqueçam de levar sempre os restos das cabeças e espinhas para o latão mais proximo.Por norma se andarem por lá a loduvina e o Fernão(as minha gaivotas preferidas do bando,são as mais amigaveis)despeço-me enquanto numa bicada formidável e num vôo rasante num som de lamento se afastam,sorrindo..agradecendo.

Viver a pesca
 
Autor - António Simões

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sansoni7

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A sardinha, sua historia, iscagem e engodagem aos robalos
« Responder #1 em: 09:01 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
muito bom post,obrigado pela partilha... ;) ;) ;)
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: A sardinha, sua historia, iscagem e engodagem aos robalos
« Responder #2 em: 12:28 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Bom post.
Muito interessante!
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A sardinha, sua historia, iscagem e engodagem aos robalos
« Responder #3 em: 20:22 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Fantástico. Sempre tudo pormenorizado. Parabens ao autor :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A sardinha, sua historia, iscagem e engodagem aos robalos
« Responder #4 em: 21:22 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Boas

Só me resta agradecer em nome do autor.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: A sardinha, sua historia, iscagem e engodagem aos robalos
« Responder #5 em: 11:02 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Preparação de filetes de sardinha

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Ricardo Teixeira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2162
  • Agradecido: 5 vezes
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A sardinha, sua historia, iscagem e engodagem aos robalos
« Responder #6 em: 12:33 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
grande post , obrigado  :D :D
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: A sardinha, sua historia, iscagem e engodagem aos robalos
« Responder #7 em: 12:55 Terça, 24 de Março de 2015 »
Mais um vídeo de iscada de sardinha...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

« Última modificação: 13:03 Terça, 24 de Março de 2015 por Marco M »
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

 

* Tópicos Recentes

onde se pode consultar a legislação em vigor dos locais de pesca Tejo Lisboa? por ze carlos [Hoje às 19:11]

cana surfcasting por averomarense [Hoje às 15:28]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por carlosfishcarlos [Hoje às 14:01]

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]