collapse

Autor Tópico: Perderam a vergonha!  (Lida 14523 vezes)

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #30 em: 23:05 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Mas oh Nelson tas a comparar apanhar isco para pescar e poupar uns euros e apanhar robalo à mocada que é vendido no minimo por cerca de 15 euros o quilo sendo que os pesqueiros são controlados por balanceiros sendo que alguns vao armados??! Mas alguma vez sentiste-te ameaçado por apanhares isco? Apesar de concordar com muitas coisas que disseste considero esta tua comparação completamente descabida!

Offline Braga

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #31 em: 23:23 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quais são os valores que falas neste caso concreto a ver se eu entendo ?!    Neste caso não vejo nada assim tão moralmente feio a esse ponto...
Muito fácil Nelson, pelo menos na minha perspectiva senao vejamos...os balanceiros pescam para vender logo quanto mais pescarem mais lucram. Assim sendo os spots quentes com peixe de qualidade tem de ser controlados por eles senão correm o risco de verem os seus lucros caírem. Na minha zona bons spots nao abundam, meia duzia se tanto, e posso-te dizer que em alguns deles os balanceiros vão pescar armados e fazem questão de mostrar o foguete, noutros à com frequência pancada e noutros apenas umas linhas cortadas e uns pneus furados. Só aqui quantos valores achas que foram corrompidos em troca de euros? Eu aqui vejo muita coisa grave e muitos valores corrompidos mas isso sou eu e vale o que vale claro! E tudo isto porque o restaurante x compra ou a peixeira y tambem compra. No entanto tu quando vais ao restaurante pagas iva sobre o que consomes, nao achas que o propritario do restaurante tambem deveria pagar iva sobre o que comprou? A economia paralela parece-me um grave problema da sociedade actual ou não concordas? Uma coisa é sabermos o que acontece outra coisa é achar normal. Eu não acho normal que seja dito na tv o que foi aqui falado e nao acho normal arriscar-me a andar à pancada só porque fui ao pesqueiro x nem tão pouco acho normal chegar ao carro e encontrar os pneus furados. Eu se achasse isto normal estaria a aceitar o óbvio e recuso-me a faze-lo.

Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga

Offline Braga

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #32 em: 23:34 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Boas

Quais são os valores que falas neste caso concreto a ver se eu entendo ?!    Neste caso não vejo nada assim tão moralmente feio a esse ponto...
Muito fácil Nelson, pelo menos na minha perspectiva senao vejamos...os balanceiros pescam para vender logo quanto mais pescarem mais lucram. Assim sendo os spots quentes com peixe de qualidade tem de ser controlados por eles senão correm o risco de verem os seus lucros caírem. Na minha zona bons spots nao abundam, meia duzia se tanto, e posso-te dizer que em alguns deles os balanceiros vão pescar armados e fazem questão de mostrar o foguete, noutros à com frequência pancada e noutros apenas umas linhas cortadas e uns pneus furados. Só aqui quantos valores achas que foram corrompidos em troca de euros? Eu aqui vejo muita coisa grave e muitos valores corrompidos mas isso sou eu e vale o que vale claro! E tudo isto porque o restaurante x compra ou a peixeira y tambem compra. No entanto tu quando vais ao restaurante pagas iva sobre o que consomes, nao achas que o propritario do restaurante tambem deveria pagar iva sobre o que comprou? A economia paralela parece-me um grave problema da sociedade actual ou não concordas? Uma coisa é sabermos o que acontece outra coisa é achar normal. Eu não acho normal que seja dito na tv o que foi aqui falado e nao acho normal arriscar-me a andar à pancada só porque fui ao pesqueiro x nem tão pouco acho normal chegar ao carro e encontrar os pneus furados. Eu se achasse isto normal estaria a aceitar o óbvio e recuso-me a faze-lo.

Mas oh Nelson tas a comparar apanhar isco para pescar e poupar uns euros e apanhar robalo à mocada que é vendido no minimo por cerca de 15 euros o quilo sendo que os pesqueiros são controlados por balanceiros sendo que alguns vao armados??! Mas alguma vez sentiste-te ameaçado por apanhares isco? Apesar de concordar com muitas coisas que disseste considero esta tua comparação completamente descabida!

Eu acho que estamos a alargar o assunto principal, mas os iscos, principalmente os vivos, são outra das situações, que a maior parte passa ao lado das contribuições.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #33 em: 15:14 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Eu acho que estamos a alargar o assunto principal
Apesar de tudo que aqui se falou estar relacionado com o post inicial de facto já se estava a largar a discussão para outras temáticas.
Portanto voltando ao tema inicial e para concluir se calhar o ideal é alguém dizer ao Sr Leonel que não fica muito bem dizer em publico que foge aos impostos! Digo eu!!!

Offline marioruilopes

• Corvina
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
« Responder #34 em: 16:05 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Viva, como tudo à quem cumpra, e quem não o faz. Conheço quem tira mais de 2000 mil por mês, mas enfim não sou Policia marítima e muito menos da ASAE. Enfim...
Mas a esse chefe, certamente nada irá acontecer...Deve ter um conhecido que terá licença profissional e que irá passar recibos do pescado que compra a outro....eles sabem como fazer a coisa..
há xarroco a montes....

Offline dpeneireiro

• Marlin
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #35 em: 16:05 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
É normal um restaurante de topo querer o peixe o mais fresco possível. Um restaurante deste calibre deve de fazer os possíveis para garantir que a sua qualidade se mantenha ou melhore, e a qualidade de um peixe ainda a mexer é difícil de bater...

Já em relação aos balanceiros considero que existem 2 tipos mas não gosto de os diferenciar e já explico porquê.

Se há aquele que ganha 7500€ a 15000€ em dois meses na pesca à lampreia (sim leram bem, mais de 1000 lampreias a 10€ cada uma como acontece muito por ai)  também há aquele desempregado que, para ganhar umas coroas apanha um peixito e vende. Diríamos nós que o segundo não é condenável e eu dou-vos razão.

O problema é quando esse segundo começa a ver que pode fazer vida disto, e por vezes que até ganha mais nesta vida que a trabalhar.

Depois há um individuo que até paga os impostos todos, tem tudo legalizado e por culpa da concorrência desleal deixa de conseguir vender o que obteve de forma séria e legal e pela qual pagou e bem.

Não tem muito a ver, mas dou o exemplo de um amigo que montava portões automáticos e fazia uns servicitos elétricos. Tudo com fatura e sempre na  lei (puto novo, com confiança no pais e nas regras como eu ainda mantenho e espero ver).
Quando veio esta crise muitas pessoas perderam o emprego e apareceram os desenrascas que fazem tudo: canalizador, pedreiro, eletricista, montador de portões...
Ora o que aconteceu é que esse meu amigo, que nem ganhava assim muito, passou a concorrer com orçamentos logo à partida sem iva (menos 23%), com orçamentos "de rapar" que aos biscateiros davam muito lucro, mas para manter um contabilista, pagar água, luz, stocks... não eram sequer exequíveis.
Resultado fechou a empresa e dedicou-se a trabalhar por conta de outrem.
Será que os balanceiros ocasionais não acabam por fazer o mesmo efeito?

Não condeno muitos deles, eu se calhar para dar comida aos filhos e em situação critica, até roubar era capaz, quanto mais vender um robalo... temos é que perceber que bom não será: é possivelmente o mal menor.

Abraço

Offline atsimoes

• Carapau
  • **
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
« Responder #36 em: 17:14 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
No início do tópico jamais  a palavra "balanceiro" foi aqui aflorada.Escreveu-se sobre vendas supostas a rrestaurantes,spots,questões territoriais,quem pesca e domina ,quem vende o quê e aquem e quem compra.
Parece existir por aqui algum odio doentio em que na palavra Balanceiro" o verbo roubar,sem vergonha ,patife,que não trabalha,ladrao de impostos,armado até aos dentes ,tudo cabe nesta expressão.
Extremismos nunca foram bons conselheiros porque o meu melhor Mestre que me ensinou a "arte"de pescar é e sempre foi um pescador ludico professional que nao paga impostos,MAs nao deixa de ser o meu Mestre,uma pessoa adoravel,que me convida Para sua casa e familia Para comer uma sardinhada.É um patife?é um agiota?é ladrao???A questao da arma pensem nisto??Se andarem uma Vida inteira de noite sozinhos em praias isolados,com gangs POR perto,con drogados e gays a rondarem nas v/costas como muitas vezes me aconteceu quando ia lá con ele no Castelo do queijo a meio da noite a um spot muito antigo e aquela zona ha muitos anos atrás foi la um assasinado e ainda nem havia parque da cidade o que fariam???
Como tudo na vida existen os bons e os maus e se eu estivesse desempregado era o que faria para dar de comer á minha familia pois seria a minha ferramenta de trabalho.Outros ha que se viciam nisto e nao sao uteis á sociedade porque nem descontos fazem e nao querem trabalhar ,mas nao deixam de ser pessoas,julga-las???sin podemos opinar mas existen assuntos muito mais importantes e preocupantes na n/sociedade.Nao julgo que um forum de pesca seja tao lato para se falar do estado da Naçao...

Atsimoes

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #37 em: 18:46 Segunda, 13 de Julho de 2015 »

Tens que perceber aquilo que se está a comparar e tu não entendeste...  Não é a gravidade de uma ou outra situação que está em causa, mas sim o resultado final !! Em ambos os casos o denominador comum é dinheiro. Um que entra e outro que não sai....
mas no fim de contas dá no mesmo. A gravidade das situações é outra história.. que não comento porque não tenho experiência. E por que raio vão voçês pescar para sitios com essas problemáticas  ?! :hummm: :hummm:

Eu acho que estamos a alargar o assunto principal
Apesar de tudo que aqui se falou estar relacionado com o post inicial de facto já se estava a largar a discussão para outras temáticas.
Portanto voltando ao tema inicial e para concluir se calhar o ideal é alguém dizer ao Sr Leonel que não fica muito bem dizer em publico que foge aos impostos! Digo eu!!!

É natural que no desenvolvimento da conversa se vá alargando o tema e que na minha opinião é muito interessante falar nela. Li a opinião do atsimões e partilho um pouco da sua opinião. Em todas as variantes da sociedade e da vida há maus e bons e, reconhecendo que é assim, não sou capaz de extremar posições em relação a seja o que for...
« Última modificação: 19:02 Segunda, 13 de Julho de 2015 por NelsonP, Motivo: Acrescentar informação »
Nelson Peres

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #38 em: 22:01 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Tens que perceber aquilo que se está a comparar e tu não entendeste...
Eu percebi Nelson mas continuo a achar que a tua comparação foi descabida. Não sei o que origina este desencontro de ideias e/ou opiniões mas talvez tal se deva ao facto de vivermos realidades distintas, pesqueiros distintos.
Mas também é neste desencontro de opiniões que crescemos e aprendemos com pontos de vista diferentes portanto acho sempre útil estas discussões/conversas.
E por que raio vão voçês pescar para sitios com essas problemáticas  ?! 
Simples Nelson, por falta de alternativas boas! Quantas vezes já ouviste a palavra grade associada ao pessoal aqui do norte? Sítios para pescar não faltam agora pesqueiros onde o peixe de qualidade encosta contam-se pelos dedos. E se por vezes queres aumentar a probabilidade de tirar uns peixitos com qualidade lá tens que ir a um pesqueiro onde quase sempre a problemática abunda.
Nos demais pesqueiros ora é grade ou peixe sem medida. De longe a longe, muito de longe a longe lá sai um exemplar em modos.
No que a mim diz respeito muito raramente frequento esses ditos pesqueiros problemáticos mesmo que isso signifique muitas grades ao longo das minhas pescarias.

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #39 em: 22:10 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Falando por exemplo de Aveiro Nelson, ora vê lá o que o Pantão diz por exemplo de alguns pesqueiros Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Offline Alexandre Manuel

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #40 em: 22:30 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Boas

Acho muito curioso tudo isto :

Sou um pescador lúdico, que nunca teve necessidade de vender um peixe que fosse, considero-me um felizardo. Compreendo que muitas pessoas passem muitas dificuldades e necessitem de ajuda para se sustentar, mas o mais curioso é que os temíveis pescadores lúdicos/profissionais, são aqueles que tem um barco melhor que o meu, que num dia em que a petinga entra conseguem gastar 50l de combústivel, tem Twin Powers, etc... Bem não esta-mos a falar do mesmo com certeza, pois não.

Pois já cá vi muita gente a falar e com razão dos profissionais que pescam na ilegalidade, peixe que por azar morrem no anzol, e agora deixa-mos que num forum de pesca lúdica isto seja limpinho limpinho e desculpável.

Na não façam isso, a crise que o pais atravessa é mais moral do que parece.

Peço desculpa dar o meu parecer, mas li certos comentário e em alguns vi ignorância o que é saudável mas noutros vi esperteza saloia.

Bem haja os que ainda se sentem incomodados.

Boa noite a todos
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #41 em: 22:37 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Falando por exemplo de Aveiro Nelson, ora vê lá o que o Pantão diz por exemplo de alguns pesqueiros Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Eu se quiser exagerar um pouco tambem te digo uns quantos locais aqui onde são do genero do que apanham aí mas ao que vejo, e fazendo fé na vossa descrição, por cá somos mais civilizados. Pesqueiros onde o peixe aparece com mais frequência e maior qualidade mas sabes quantas vezes fui lá ?!!

Tantas como nenhumas... E poderia me queixar das grades que tambem apanho, pensar que afinal não há alternativas mas no fundo sei que há. Porque passo largas horas a insistir onde dizem que não há nada ou porque pescaram la uma vez e não deu mesmo nada, ou porque no facebook um amigo disse que não está a dar nada.... Ir para o sitio onde todos vão porque dá muito peixe  :hummm: :hummm: e depois queixar que os sitios são problemáticos não faz muito sentido, pelo menos a mim. Por isso é que não vou, minha bela grade !!
Nelson Peres

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #42 em: 01:10 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Acho muito curioso tudo isto :

Sou um pescador lúdico, que nunca teve necessidade de vender um peixe que fosse, considero-me um felizardo. Compreendo que muitas pessoas passem muitas dificuldades e necessitem de ajuda para se sustentar, mas o mais curioso é que os temíveis pescadores lúdicos/profissionais, são aqueles que tem um barco melhor que o meu, que num dia em que a petinga entra conseguem gastar 50l de combústivel, tem Twin Powers, etc... Bem não esta-mos a falar do mesmo com certeza, pois não.

Pois já cá vi muita gente a falar e com razão dos profissionais que pescam na ilegalidade, peixe que por azar morrem no anzol, e agora deixa-mos que num forum de pesca lúdica isto seja limpinho limpinho e desculpável.

Na não façam isso, a crise que o pais atravessa é mais moral do que parece.

Peço desculpa dar o meu parecer, mas li certos comentário e em alguns vi ignorância o que é saudável mas noutros vi esperteza saloia.

Bem haja os que ainda se sentem incomodados.

:aplau: :aplau: :aplau:

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #43 em: 01:13 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Eu se quiser exagerar um pouco tambem te digo uns quantos locais aqui onde são do genero do que apanham aí mas ao que vejo, e fazendo fé na vossa descrição, por cá somos mais civilizados. Pesqueiros onde o peixe aparece com mais frequência e maior qualidade mas sabes quantas vezes fui lá ?!!

Tantas como nenhumas... E poderia me queixar das grades que tambem apanho, pensar que afinal não há alternativas mas no fundo sei que há. Porque passo largas horas a insistir onde dizem que não há nada ou porque pescaram la uma vez e não deu mesmo nada, ou porque no facebook um amigo disse que não está a dar nada.... Ir para o sitio onde todos vão porque dá muito peixe    e depois queixar que os sitios são problemáticos não faz muito sentido, pelo menos a mim. Por isso é que não vou, minha bela grade !!
Que mais te posso dizer companheiro Nelson? :hummm:
Dou por terminada a minha participação neste tópico com a seguinte citação: realidades diferentes mentalidades distintas!

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #44 em: 07:50 Terça, 14 de Julho de 2015 »

Tantas como nenhumas... E poderia me queixar das grades que tambem apanho, pensar que afinal não há alternativas mas no fundo sei que há. Porque passo largas horas a insistir onde dizem que não há nada ou porque pescaram la uma vez e não deu mesmo nada, ou porque no facebook um amigo disse que não está a dar nada.... Ir para o sitio onde todos vão porque dá muito peixe    e depois queixar que os sitios são problemáticos não faz muito sentido, pelo menos a mim. Por isso é que não vou, minha bela grade !!
Que mais te posso dizer companheiro Nelson? :hummm:
Dou por terminada a minha participação neste tópico com a seguinte citação: realidades diferentes mentalidades distintas!

Tranquilo companheiro, não te aborreças com realidades e mentalidades diferentes, porque isto é mesmo assim... e que bom que é... Sermos todos iguais era enfadonho. No fundo só quis mesmo dizer que que estou no meio termo deste assunto. Não compreendo nem o excesso de moralismo nem tão pouco o excesso contra os denominados balanceiros, mas claro, aceito a opinião de cada um sem qualquer stress  :fixe:
Nelson Peres

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]