collapse

Autor Tópico: Opiniões sobre canas  (Lida 1639 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Opiniões sobre canas
« em: 23:10 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Boas companheiros!
Procuro uma cana de pesca para maioritariamente pescar ao fundo. De vez em quando farei também pesca à boia, à borracha e na praia. Portanto procuro uma cana boa para o fundo mas que me permita de vez em quando fazer os outros tipos de pesca que referi. Pretendo uma cana que lance bem, de preferência que não seja muito pesada para assim poder fazer a boia e a borracha, resistente aos maus tratos quando ficar com a chumbeira presa nas rochas e que marque bem o peixe. O ideal era aguentar boa gramagem pois assim ficava com boa margem de manobra. De referir que não sou um tecnicista na arte de lançar!!
Tive a ver as vega cayene, a intruder e a cadenza. Vi a amorim equinox e a tubertini frontera. Gostei muito do design da cayene mas parece-me que a intruder, a amorim equinox e a frontera seriam as que correspondiam mais ao que pretendia relativamente à gramagem que aguenta. Eu sou bastante inexperiente na arte de pescar mas como adoro a pesca tenho uma enorme vontade de aprender. Será que me podem dar uma ajuda na escolha de uma destas canas? Ou de alguma outra que não tenha mencionado e achem que poderá ser uma boa cana?
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19751
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre canas
« Responder #1 em: 00:57 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »

 Ó companheiro, só te poderei dar opinião sobre uma dessas três canas que aí colocas, a que conheço bem é a Amorim Equinox.

 Para começar é uma cana de três partes, fininha, muito leve 436 g, é uma cana um pouco parabólica mas muito resistente, suporta boas gramagens, lança na boa 150/160 g, com a particularidade de ser capaz de fazer uma chumbadinha com gramagens baixinhas, 30/40g, costumo usá-la em várias situações de pesca pela sua leveza, permite ter a cana na mão muito tempo nesse tipos de pesca, agora estou a pensar em fazer corrico com ela para ver se gosto da técnica, tem um senão, o primeiro passador é rebatível e não gosto, por vezes a linha não flui e enrola nele, estou a pensar em mandar mudar para um passador fixo dentro do diâmetro 30 mm.

 De resto nada tenho a dizer, já sabia, quando a comprei, que era uma cana de gama baixa (custou 75 euros), mas tem-se portado bem e pescado muito.

 Boas pescarias  :fixe:
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Opiniões sobre canas
« Responder #2 em: 16:33 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Obrigado pela resposta companheiro!
Era o tipo de resposta que pretendia, as caracteristicas da cana dadas por alguem que já a experimentou. Pena que das que mencionei só tenhas conhecimento da amorim equinox. Mas é melhor do que nada! Contudo pelo que consegui apurar trata-se de uma boa cana com uma boa relação qualidade/preço. Certamente pelo que dizes tambem não será má para o corrico pois referistes que é leve e que tambem se porta bem com chumbadas mais pequenas. Vou ver se consigo saber alguma coisa sobre as outras para depois tomar uma decisão.
Obrigado!
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19751
  • Agradecido: 1170 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre canas
« Responder #3 em: 21:19 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »

 É como te digo companheiro, a cana é de gama baixa mas é uma cana que resiste bem ao trabalho e como é leve e macia faz muito bem pescas mais leves, sendo que pesco com ela á dois anos, faço surfcasting e trabalha sempre com 150/160 g na boa.

 Agora estou a pensar experimentar o corrico e ela vai estar lá. ;)

 Outra coisa, ela saiu pró mercado por cerca de 100/110 euros mas eles vendem-na por 75/80 euros facilmente.

 Boas pescarias  :fixe:
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11270
  • Agradecido: 1662 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre canas
« Responder #4 em: 21:22 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Ola, conheço todas, mas estas a juntar a cayenne uma cana telescópica as outras... É a que gosto mais mas em praia eu evito este tipo de canas.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Opiniões sobre canas
« Responder #5 em: 23:05 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Obrigado pela tua partilha de informação Soares! Tenho a certeza que te vais safar no corrico com ela!! ;)
Filipe então destas a que mais gostas é a cayene? Eu sei que a cayene é telescópica e que não deve ser utilizada na praia devido à areia e que sem a devida precaução pode originar riscos que comprometem a resistência e durabilidade da cana.
Filipe visto que as conheces todas podes falar se não for pedir muito delas? Pretendia saber algumas características, os prós e contras, a resistência aos maus tratos, a gramagem que aguentam(peso mínimo e máximo, se conseguem lançar longe, a sensibilidade ao toque...
Quero comprar mas como sou leigo na matéria não sei o que comprar e tenho receio de ser enganado por algum vendedor!
Fico muito agradecido pela vossa disponibilidade e partilha de informação.
Obrigado
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre canas
« Responder #6 em: 23:36 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
boas
mais uma opiniao:tica azoreana bastante polivalente.

abraço
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11270
  • Agradecido: 1662 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre canas
« Responder #7 em: 00:01 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Canas para se fazer tudo não existem. As que melhor safam são as telescópicas de fundo. Se precisas de lançar gramagens algo potentes, a azoreana e afins estão fora de órbita.
Se falamos de canas de surfcasting de 3 partes, quanto muito podem fazer um buldo ou corrico. Bóia nem pensar.
A intruder e rija, cana que pode lançar facilmente de 130 a 160 gramas.
A cadenza é uma cana seca, não gosto muito, mas é ligeira e e com melhor acabamento do que a intruder.
A equinox é porreira, e mais macia que as vegas.
A frontera é de longe a melhor cana dessas, mas é híbrida e não é cana para abusar-se das gramagens apesar da sua alta qualidade. Bons passadores, bom carbono, leve e prazeirosa de se pescar.
A cayenne é uma cana muito equilibrada, ligeira, bem acabada, que lança bem 120 a 150 gramas e que pode fazer corrico, buldo e fundo.
Tens que definir prioridades.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Opiniões sobre canas
« Responder #8 em: 00:40 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Canas para se fazer tudo não existem. As que melhor safam são as telescópicas de fundo. Se precisas de lançar gramagens algo potentes, a azoreana e afins estão fora de órbita.
Se falamos de canas de surfcasting de 3 partes, quanto muito podem fazer um buldo ou corrico. Bóia nem pensar.
A intruder e rija, cana que pode lançar facilmente de 130 a 160 gramas.
A cadenza é uma cana seca, não gosto muito, mas é ligeira e e com melhor acabamento do que a intruder.
A equinox é porreira, e mais macia que as vegas.
A frontera é de longe a melhor cana dessas, mas é híbrida e não é cana para abusar-se das gramagens apesar da sua alta qualidade. Bons passadores, bom carbono, leve e prazeirosa de se pescar.
A cayenne é uma cana muito equilibrada, ligeira, bem acabada, que lança bem 120 a 150 gramas e que pode fazer corrico, buldo e fundo.
Tens que definir prioridades.

tudo dito..................
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Opiniões sobre canas
« Responder #9 em: 02:06 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Obrigado pela vossa ajuda companheiros! Parece-me que irei escolher entre a cayene e a equinox.
Continuação de boas pescarias!
 

 

* Tópicos Recentes

onde se pode consultar a legislação em vigor dos locais de pesca Tejo Lisboa? por Zagaia [Hoje às 18:32]

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 17:22]

cana surfcasting 300/ 350 euros por pedrobatista.03 [Hoje às 12:07]

cana surfcasting por averomarense [15:28 Terça, 21 de Maio de 2024]

Conjunto de spinning para o meu Paizão.... por carlosfishcarlos [14:01 Terça, 21 de Maio de 2024]

Procuro cana Vega legend sensor 425 aquela de 2019 por soparameenterter [22:57 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por ffgsoares [14:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [09:50 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [07:41 Segunda, 20 de Maio de 2024]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]