Boas.
Só mais uma achega: eu sou adepto do nem 8 nem 80. Quando pesco muito, e de vez em quando levo um peixito para casa. Peixito esse com medida e geralmente sempre muito acima. Peixito esse pescado num local em que tenha consciência que um peixito não fará diferença. Peixito esse pescado com uma arte que considero justa, nada de redes, tremalhos, gaiolas, armadilhas... e eu pesco para comer e não para vender.
O peixito que mais levo são carpas e barbos. Os meus pais adoram peixe de rio e chegam a comprar para consumo próprio no mercado, por isso porque não trazer um ou dois de um local onde há abundancia.
Para mim há limites: por exemplo no carril em tempos andaram a povoar aquilo com carpas e achigãs. Neste momento é permitido trazer peixe com medidas regulamentadas (é uma concessão). Posso dizer que em toda a minha vida de pesca lá, trouxe uma carpa de 2Kg e nunca nenhum achigã.
Posso também dizer que há mais de 2 anos não trago um peixe de rio para casa (e já agora de mar creio que também não). Um dos últimos que trouxe foi uma carpa de 1.7Kg de Montargil, local este que de vez em quando tem defeso encurtado ou mesmo inexistente tal a quantidade de peixe que acumula para relativa pouca água.
Posso dizer e sem remorso, que uma outra vez já depois disso trouxe e mais 5 amigos cerca de 120 alburnos no mesmo local. Dirão vocês que foi uma enooorme matança, não os condeno, mas em minha defesa digo que estes peixes estão já a causar problemas não só lá mas também em outros locais e apesar de saírem às centenas, parece que cada vez há mais e estão a pensar tomar medidas de controlo. Além disso, estes cento e tal peixitos de 10cm foram todos comidinhos com arrozinho de tomate por um grupo de malta amiga (seriamos uns 15 ou mais

).
Aliás, creio que de rio nunca levei nenhum predador para casa. por isso estão a ver...
Um individuo pode ter uma foto de um peixe de rio no lava loiças e não ser um assassino em série. É possível ser consciencioso sem ser um arrasador de sistemas. Apenas teremos que ter consciência que há espécies mais frágeis que outras (trutas por exemplo) e ecossistemas mais sensíveis que outros.
Hugo, tenho acompanhado as tuas incursões, vejo algumas dúvidas que tens e se não respondo é porque realmente a pesca ao achigã (que é o teu forte) não é a minha melhor área de atuação, e se percebo pouco disso (também sou iniciante e faço uma incursão muito raramente) deixo para outros mais entendidos responderem. Digo apenas que, não te melindres, e se gostas realmente desta arte, tenta sempre viver de bem com ela senão mais dia menos dia terás que mudar. Não és o único que leva, e pelo que dizes a tua atitude é até muito consciente, mantem-te firme e não leves a mal.
Eu com 12 anos era um absoluto energúmeno, mas também não havia fórum nessa altura e a malta era pouco informada. Nunca pesquei nada de jeito porque a habilidade era pouca e não havia quem ensinasse, por isso não foi por mim que na albufeira do Castelo do Bode foi escasseando o peixe, mas que é um facto que algo se passou... isso é. Hoje, ali a partir de uma zona onde antigamente se faziam concursos com grandes pescarias, hoje nem um de lá sai.
Entretanto quanto à amostra: pá eu não percebo nada disso, apenas sei que popper como já te disseram só experimento de manhã ou rente à noite, ou quando os vejo à superfície. Se resulta ou não, não sei porque faço muito poucas incursões e nunca apanhei nada de jeito, mas a malta que percebe disso assim o diz.
Quanto a bons ou maus: o que mais rendeu aqui no carril e que comprei há uns anos por conselho de um amigo foi este "Rebel Teeny Pop-R" ( o primeiro deste link Não está autorizado a ver ligações.
Registe-se ou
Entre) . Como podes ver tem as tais "penas atrás" e disseram-me logo que teria que ser animado com "esticõezinhos e paragens" (Walking dog). Não sei no entanto se a efetividade ainda se mantem ou se permanece bom, pois acho que isto varia ao longo do tempo e do hábito e experiência que o peixe adquire ao longo do tempo.
Como te disse e se nota no meu texto: desta pesca percebo muito pouco e não te posso ajudar quase nada, e o que transmiti é apenas algo que me foi transmitido e sem grande experiência prática. Não leves a mal... no entanto posso assegurar-te: melhor que a mais efetiva amostra, melhor que as melhores teorias, melhor que as melhores explicações é a experiência, é ires lá e tentares, molhares as mão e os pés e estudares por ti as teorias que te vão na cabeça. A experiência é o teu melhor professor.
Entretanto vai botando relato... a malta gosta de seguir a evolução de futuros grandes pescadores.
Abraço.