collapse

Autor Tópico: Este popper anda com o mirolho  (Lida 6223 vezes)

Offline João Pinto

Re: Este popper anda com o mirolho
« Responder #15 em: 18:10 Quinta, 09 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É muito importante que se respeitem as opções/opiniões de cada um, é preciso deixar isto bem claro, independentemente de terem ideais diferentes. Nenhum ideal é melhor ou pior que o outro só porque é o nosso... Naturalmente, não têm nenhum mal ir tentando consciencializar as pessoas... como não tem mal nenhum que outras pessoas não tenham a mesma postura, desde que dentro da legalidade. O importante é isto mesmo, a partilha de conhecimentos, de dúvidas, de situações independentemente de todos termos ideias diferentes. Por isso o Pesqueiro é tambem diferente, fomenta a partilha e a ajuda entre todos, diferentes ou iguais.  :fixe:
concordo plenamente, cada qual deve de respeitar as opções/opiniões de cada um, independentemente das ideias de cada um.

Se no mar já levei, apesar de agora soltar e a totalidade e dos meus amigos levarem e libertarem apenas os sem tamanho legal no rio as coisas são diferentes, devido á mão do homem com a pesca desportiva excessiva os stocks de achigãs estão cada vez piores, não basta falar por falar sem conhecimento de causa.

Se os meus videos de 2012 tinham achigãs na minha zona em quantidade e peso na casa do Kilo de ano para ano foi diminuindo em tamanho sendo que no ano passado peixes acima de 1Kg foram tirados a quase uma hora de distancia de carro, ou seja 2 horas de carro por sessão de pesca, tudo isto aconteceu por culpa única e exclusivamente dos pescadores desportivos, aqui raramente se vêm redes.
Este ano a minha zona está morta e nas margens por vezes vêm-se um ou dois achigãs num dia de pesca e de palmo, é uma tristeza que com paisagens tão belas se trate tão mal os recursos.

Tenho todo o prazer em ajudar com os meus conhecimentos em mar desde que saiba que o pescador vai devolver tudo o que seja abaixo do tamanho legal.
Tenho todo o prazer em ajudar com os meus conhecimentos em rio quem defende o Catch & Release.

Quem pesca e leva em rio é livre de o fazer, não me podem pedir para ajudar com algo que não concordo, apesar de no inicio ter dito o que estava mal no poper em causa.

« Última modificação: 18:12 Quinta, 09 de Julho de 2015 por João Pinto »

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #16 em: 18:47 Quinta, 09 de Julho de 2015 »

Tenho todo o prazer em ajudar com os meus conhecimentos em mar desde que saiba que o pescador vai devolver tudo o que seja abaixo do tamanho legal.
Tenho todo o prazer em ajudar com os meus conhecimentos em rio quem defende o Catch & Release.

Quem pesca e leva em rio é livre de o fazer, não me podem pedir para ajudar com algo que não concordo, apesar de no inicio ter dito o que estava mal no poper em causa.

Isso é sempre uma incerteza ou ainda acreditas no Pai Natal tambem ???? o dizerem que libertam tudo é facil o fazer já não é tanto e como sabes não pescas com eles sempre que eles vão à pesca para afirmares que eles libertam o que dizem mas ok agora quanto ao não ajudares isso é muito relativo João Pinto porque a ser assim não devias colocar videos no Youtube e etc... pois são pesqueiros faceis de identificar, as tecnicas tu proprio fazes questão de as explicar e muito bem vai dai que não sei se a tua atitude será a mais correta ao estares a partilhar as coisas se não concordas com alguns ideais que não os teus   ;)
"born to fish forced to work"

Offline João Pinto

« Responder #17 em: 18:54 Quinta, 09 de Julho de 2015 »

Isso é sempre uma incerteza ou ainda acreditas no Pai Natal tambem ???? o dizerem que libertam tudo é facil o fazer já não é tanto e como sabes não pescas com eles sempre que eles vão à pesca para afirmares que eles libertam o que dizem mas ok agora quanto ao não ajudares isso é muito relativo João Pinto porque a ser assim não devias colocar videos no Youtube e etc... pois são pesqueiros faceis de identificar, as tecnicas tu proprio fazes questão de as explicar e muito bem vai dai que não sei se a tua atitude será a mais correta ao estares a partilhar as coisas se não concordas com alguns ideais que não os teus   ;)

É verdade Costa e quantas vezes não apanhei já gajos a matar peixe por terem visto os meus videos e nos sitios onde pesco, é um risco que corro, no entanto já mudei a cabeça a muitos e sem extremismos, aliás até aqui no forum já disseram que graças aos meus videos passaram a libertar mais, mas não posso ajudar directamente quem não liberta e não quer libertar, apesar de bastar olhar para os meus videos e com 2 dedos de testa está a fazer o mesmo que eu, se não souber que amostras usar até usa as minhas e assim pesca igual a mim...

Mas sim, o defeito dele é ser demasiado honesto, se calhar podia fazer como muitos, tira a foto ao pé de água, diz que devolveu e depois leva, no dia em que eu perceber que ele realmente mudou tenho todo o prazer de o levar até comigo á pesca.

Eu sou como o Martin Luther King: I have a Dream

E nesse sonho Portugal tem os stocks de achigãs que os Americanos têm e todos nós conseguiremos tirar 15 ou 20 peixes de kilo por jornada de pesca e não ano

Consegues imaginar isto em Portugal?

« Última modificação: 19:01 Quinta, 09 de Julho de 2015 por João Pinto »

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 18:58 Quinta, 09 de Julho de 2015 »
Nada mais tenho acrescentar e sabia que tu reconhecias isso que acabei de escrever e olha só soubes-te que o Hugo faz o que faz porque é sincero pelos seus 12 anos que tem ou seja ainda não tem muita maldade porque fica atento com outros que as vezes os apanhas no Face com algumas fotos engraçadas   8) 8)
"born to fish forced to work"

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #19 em: 19:05 Quinta, 09 de Julho de 2015 »
Hugo faz o que faz porque é sincero pelos seus 12 anos que tem

Tiro das palavras do Costa o mais importante ! Estamos a falar de um rapaz de 12 anos. Qualquer um de nós com 12 anos fazia bem pior. Eu com 12 anos fazia bem pior, eram outros tempos....

Podemos ajuda-lo a guiar o seu caminho de uma forma mais pedagógica, julgo que mais tarde ou mais cedo ele entende as razões da maior parte da malta das aguas interiores libertar... Mas ajudar não custa, há que ter paciência para ajudar os mais novos...
Nelson Peres

Offline João Pinto

« Responder #20 em: 19:22 Quinta, 09 de Julho de 2015 »
Hugo faz o que faz porque é sincero pelos seus 12 anos que tem

Tiro das palavras do Costa o mais importante ! Estamos a falar de um rapaz de 12 anos. Qualquer um de nós com 12 anos fazia bem pior. Eu com 12 anos fazia bem pior, eram outros tempos....

Podemos ajuda-lo a guiar o seu caminho de uma forma mais pedagógica, julgo que mais tarde ou mais cedo ele entende as razões da maior parte da malta das aguas interiores libertar... Mas ajudar não custa, há que ter paciência para ajudar os mais novos...
E ajudei, tanto ajudei que fui o único a dizer o que o poper tinha de mal, quando eu tinha 12 anos já libertava em rio pois foi essa a educação que um tio meu me deu na pesca, fazia competição e libertava tudo, eu não compreendo qualquer stress que possa haver, na opinião dele ele está a fazer o correcto e eu o errado, na minha opinião eu com a minha experiência estou a fazer o correcto, não vou ensinar alguém que não quer ensinado e que secalhar só daqui por anos vai atingir o que estou a tentar dizer, não é só aqui que se ensina e eu acredito piamente que tudo aquilo que eu possa dizer aqui em relação a libertar em casa as pessoas com que pescam vão dizer que ele está errado e obviamente ele irá usar os meus conhecimentos pela parte que interessa ou seja para matar o peixe enqanto as pessoas com que pesca lhe vão dizer que o peixe deve de ser para libertar.

AGORA MUITO IMPORTANTE: Eu compreendo que quem pesque em mar não compreenda o porquê da devolução no rio, mas no entanto acreditem que estamos bem perto do final de pesca a predadores em muitas zonas do país, na minha zona incluída.
O habitat dos achigãs é minúsculo e alguém que perceba consegue ir aquele ponto quase directamente, resultado temos um deserto marinho, isto não é como o mar em que um dia os Robalos aproximam-se de terra, noutros afastam-se que existe defeso sempre que o mar não deixa pescar o que muitas vezes é semanas a fio, nada disso, aqui todos os dias são dias de pesca.

Lembram-se da ponte do ano passado em que muita gente tirou lá grandes achigãs? Em que era raro gradar? Este ano ninguém mas ninguém lá tirou um único peixe, nem um, incrivel o que quem não liberta é capaz de fazer...

Offline lbaiao

• Boga
  • *
    • beja
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:47 Quinta, 12 de Março de 2015
« Responder #21 em: 20:27 Quinta, 09 de Julho de 2015 »
Sr joao pinto quanto a essa mentalidade de catch and release existe diferentes mentalidades eu ja o fiz continuo a fazer , mas se me apetecer um achiga grelhado trago um ou dois para comer,nao trago uma geleira cheia.
Isso dos achigas desaparecerem, nao e so os pescadores, ja assisti a alguns agricultores a lavarem os depositos de quimicos perto de barragens.
E por ultimo no sonho de portugal igual aos USA isso so vai ficar mesmo em sonho porque os americanos ate tem viveiros de achigas para repor em barragens e de certeza k nao tem agricultores a pensarem k fazem o k querem como se fosse tudo deles e ficando impunes.
Isto e o que penso
Sem quualquer forma de o ofender

Offline Nuno.Bombaça

• Robalo
    • Amora
    • O prazer da pesca
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:12 Quinta, 20 de Novembro de 2014
« Responder #22 em: 22:51 Quinta, 09 de Julho de 2015 »
 Boas!

Eu posso garantir que nunca comi um achigã nem matei, pelo menos conscientemente.
 O puto têm 12 anos e ainda não têm a maturidade para perceber o que está em causa.
 E o que está em causa é muito simples, que futuro queremos para a pesca em Portugal ?...não podemos ter vistas curtas e temos que saber o que queremos. A minha visão das coisas é 100% a do João Pinto e para mim existem 2 tipos de pescadores, os que gostam de levar peixe para casa e os que gostam de pescar.
 Eu no mar, nessa imensidão procuro levar peixe com medida para casa porque...imagine-se? mesmo sendo tão imenso existe cada vez menos peixe!
 Ora posto isto é assim tão difícil imaginar a situação nas águas interiores?...claro que não!!!
 Eu gosto de pescar e não retiro particular prazer em capturar peixe minúsculo, sabem gosto de sentir a cana vergar, ouvir o drag a cantar, da luta com bons exemplares.
 Mas não pensem que estou pessimista, porque isto vai lá, devagarinho, parado e devagarinho vamos caminhado, vai é demorar muitos e muitos anos mas já se vê muita gente nova com outra mentalidade.

PS: Não me entendam mal porque o que escrevi não é uma crítica a ninguém em particular, é apenas um desabafo de quem gostava de ver as coisas mudarem mais depressa, vou fazendo a minha parte e já mudei a cabeça a alguns pescadores.
« Última modificação: 22:54 Quinta, 09 de Julho de 2015 por Nuno.Bombaça »

Offline Hugo Cardoso

• Marlin
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
« Responder #23 em: 23:42 Quinta, 09 de Julho de 2015 »
Eu vejo canais do youtube de americanos e achigas grandes e a montes  :-\
Comprei uma ra para a erva e nunca tove um ataque e usua . :)
Eu sei que libertar e muito bom e fiquei tocado quando o joao pinto disse que na zona dele eram quase extintos os achigas  :-[
Mas jao eu respeito e grande parte das vezes liberto e gosto outras comompeixe e verdade . :)
[EU JA LIBERTEI E FACO QUASE TOADS AS VEZES  E QUANDO VOU PESCAR COM OS MEUS PRIMOS DIGO ESSES PEIXES SAO BOTAR A AGUA , JOAO EU QUANDO COMECEI A PESCAR AO ACHIGA NAO SABIA O QUE CATCH AND REALEASE AGORA JA DELVOVO MAIOR PARTE DAS VEZES , JOAO ESTAS SER MUITO EXTREMISTA . :'( eu sei que em algumas barragens nao ha achigas ou ha poucos e adoro achigas  :o
Desde que comecei nao quero outra coisa e no mar so devolvo peixes pequenos que decresto nunca devolvo por so vou 1 ou 2 x por ano  ::)
Joao estas a extremoista :)
Nao me queria zangar consigo porque admireo muito e acho um grande pescador  ;D e sigo sempre o seu canal  :)
So por uma simples duvida forma se uma grande confusao entre opinioes  :-\ :no: :tiro5: :tiro5:

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #24 em: 23:55 Quinta, 09 de Julho de 2015 »
Hugo Cardoso viva.

Tenho a certeza que já compreendes-te que é importante fazer o c&r.

Portanto para mim é o mais importante. E se para ti o for também e tenho-te em boa conta, portanto nada me faz pensar o contrário, sei que vais fazer o que poderes para proteger ao máximo as nossas espécies. Como aliás muitos de nós o fazemos, ainda que sejamos poucos para a tarefa.

Não existe confusão e não vai haver porque todos sabemos respeitar as opiniões .
E zangares- te não te vai levar a lado nenhum, como tal deixa lá isso amigo. ;D

Um abraço e continua a pescar. :fixe:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.

Offline joca 2000

• Marlin
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
« Responder #25 em: 00:33 Sexta, 10 de Julho de 2015 »
Eu que sou apologista do C&R levei uma boa truta para a minha Avó e meti aqui.
Nem pensei ou queria saber das respostas quer dizer libertei todo o ano e não posso levar uma ou duas( por ano) para comer pois é um peixe que adoro o sabor???? :o
Aliás na abertura para mim levo as que têm mais de 30 o resto da época liberto, essa truta em questão foi a primeira do ano que levei.
O que quero dizer com isto é : se toda a gente levasse 1 ou 2 achigas ao ano e libertasse o resto não tinha mal nenhum.
O mal são aqueles " assassinos " que levam tudo e pescam e matam fora da época......
Está é a minha opniao ;), ou seja nem 8 nem 80......
Fiquem bem, boas pescas e grandes  :tuba:

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #26 em: 10:14 Sexta, 10 de Julho de 2015 »
Joca, talvez seja pela nossa proximidade, mas a minha opiniao é tal e qual a tua. Tendo em conta tambem o meio em que nos encontramos, se bem que não sao trutas a fartote, mas ainda vai havendo
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline João Pinto

« Responder #27 em: 10:24 Sexta, 10 de Julho de 2015 »
Eu que sou apologista do C&R levei uma boa truta para a minha Avó e meti aqui.
Nem pensei ou queria saber das respostas quer dizer libertei todo o ano e não posso levar uma ou duas( por ano) para comer pois é um peixe que adoro o sabor???? :o
Aliás na abertura para mim levo as que têm mais de 30 o resto da época liberto, essa truta em questão foi a primeira do ano que levei.
O que quero dizer com isto é : se toda a gente levasse 1 ou 2 achigas ao ano e libertasse o resto não tinha mal nenhum.
O mal são aqueles " assassinos " que levam tudo e pescam e matam fora da época......
Está é a minha opniao ;), ou seja nem 8 nem 80......
Fiquem bem, boas pescas e grandes  :tuba:
Nem 8 nem 80, o que fizeste foi muito bem feito, levar um peixe por ano não é problema algum como fizeste

Offline João Pinto

« Responder #28 em: 10:29 Sexta, 10 de Julho de 2015 »
Eu sei que libertar e muito bom e fiquei tocado quando o joao pinto disse que na zona dele eram quase extintos os achigas  :-[
Mas jao eu respeito e grande parte das vezes liberto e gosto outras comompeixe e verdade . :)
[EU JA LIBERTEI E FACO QUASE TOADS AS VEZES  E QUANDO VOU PESCAR COM OS MEUS PRIMOS DIGO ESSES PEIXES SAO BOTAR A AGUA , JOAO EU QUANDO COMECEI A PESCAR AO ACHIGA NAO SABIA O QUE CATCH AND REALEASE AGORA JA DELVOVO MAIOR PARTE DAS VEZES , JOAO ESTAS SER MUITO EXTREMISTA . :'( eu sei que em algumas barragens nao ha achigas ou ha poucos e adoro achigas  :o
Desde que comecei nao quero outra coisa e no mar so devolvo peixes pequenos que decresto nunca devolvo por so vou 1 ou 2 x por ano  ::)
Nao me queria zangar consigo porque admireo muito e acho um grande pescador  ;D e sigo sempre o seu canal  :)
So por uma simples duvida forma se uma grande confusao entre opinioes  :-\ :no: :tiro5: :tiro5:

Mesmo que seja grande deves de devolver, acho até que é mais importante libertar os grandes que os pequenos, em relação á dúvida inicial com esse popper só esporadicamente tiras peixe, tenta arranjar um popper com penas atrás,de uma marca minimamente conhecida porque não o perdes, aposta em popers no inicio e final do dia, usa outras coisas entretanto e quando estiveres á pesca com quem pescas e eles te disserem para levar pensa pela tua cabeça e não pela deles e se possível tenta explicar que podes gostar de comer peixe mas gostas mais de pescar, tu ainda és um puto novo e já deves de ter ouvido dizer que no passado é que havia peixe a montes, isso acabou devido á mão do homem e se quando fores adulto quiseres continuar com este desporto tu e toda a tua geração (e a minha) têm que fazer algo agora

Offline joca 2000

• Marlin
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
« Responder #29 em: 10:47 Sexta, 10 de Julho de 2015 »

Mesmo que seja grande deves de devolver, acho até que é mais importante libertar os grandes que os pequenos, em relação á dúvida inicial com esse popper só esporadicamente tiras peixe, tenta arranjar um popper com penas atrás,de uma marca minimamente conhecida porque não o perdes, aposta em popers no inicio e final do dia, usa outras coisas entretanto e quando estiveres á pesca com quem pescas e eles te disserem para levar pensa pela tua cabeça e não pela deles e se possível tenta explicar que podes gostar de comer peixe mas gostas mais de pescar, tu ainda és um puto novo e já deves de ter ouvido dizer que no passado é que havia peixe a montes, isso acabou devido á mão do homem e se quando fores adulto quiseres continuar com este desporto tu e toda a tua geração (e a minha) têm que fazer algo agora
Aí está devemos preservar o que gostamos e não destruir.
Podes fazer regras: 1 ou dois peixes por ano e o resto independentemente do tamanho libertar sempre.
Isso fará de ti um pescador mais completo .....

Agora viste as dicas do João, a mais importante para mim é a das penas normalmente o peixe é chamado pelo pop pop pop que a amostra produz mas, ataca quase sempre nas penas .
Agora o começar a pescar no início e fim de dia é bom mas se vires actividade na superfície ao meio dia não tenhas medo de usar, pelo menos aos robalos é assim e como o achigã é o robalo de água dosse não deve ser muito diferente
« Última modificação: 10:51 Sexta, 10 de Julho de 2015 por joca 2000 »

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [Hoje às 19:03]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]