collapse

Autor Tópico: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"  (Lida 2311 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
"EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« em: 01:14 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
Vêem por ai novidades, e a meu ver são boas novidades, pena é que ainda não seja para toda a UE.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 01:16 Sábado, 04 de Julho de 2015 por joao.teodoro »
 

Offline joao.pereira

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 429
  • Agradecido: 10 vezes
    • ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:36 Terça, 04 de Fevereiro de 2014
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #1 em: 02:29 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
Eu até sou apologista de um tamanho máximo de captura...

Os sargos são outros, cujo tamanho minimo também deveria ser aumentado.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #2 em: 09:52 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
Infelizmente é uma medida que não dá em nada se continuarmos sem fiscalização  >:(
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #3 em: 11:08 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
 :o :o :o :o :o Afinal em que ficamos ? Máximos ou mínimos ? Decidam-se lá para eu "tatuar" uma régua numa perna, para não andar com fita no bolso  O0 O0 O0 O0 ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #4 em: 11:32 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
O aumento do tamanho minimo não creio que va fazer qualquer diferença.
Pois se não vejam: estou de acordo com o aumento do tamanho minimo para que o robalo possa ao menos reproduzir uma vez, algo que so atinge maturidade perto dos 42 cm.
Mas esquecemo-nos de uma coisa... Que é a falta de fiscalização no geral, se bem que o pescador desportivo, como todos nos, pode criar algum impacto, é verdade, mas há falta de fiscalização, mas quando a há a Policia Maritima nao perdoa e cai em cima dos desportivos.
No meu caso, moro em Vila Praia de Ancora, o que é relativamente perto do rio minho e vou me mantendo informado sobre o que lá se passa.
Ou seja, diariamente centenas e centenas de robalos (se é que se podem chamar robalos) com cerca de 10cm/15cm são apanhados e levados a lota para vender a 5€ o kilo em Caminha.
Para alem do grande impacto a nivel de especie que esta atitude causa, tambem causa o dano no mercado, obrigando a baixar os preços aos robalos com medida e bom porte, devido a esta aberração que nem deveria existir.
Para quem não tem conhecimento, a capitania de caminha é relativamente perto do rio minho, e da zona de desembarque dos pescadores.
Acham que alguma vez se ouviu falar, "ah e tal, noutro dia um barco apanhou n de robalos sem medida e a policia maritima apanhou-os e foram autuados"???? Nunca se ouviu, e tudo muito simples, porque não acontece.
O grande problema esta em que a propria Policia Maritima esta "feita" com eles.
Como já devem ter reparado pela discurso, a retenção de robalos sem medida é algo que me irrita profundamente. Uma altura cheguei a ligar para a PM a fazer denuncia de um barco arrasto junto a costa que nem uma amostra se podia lançar, liguei a dizer o que se passava e do outro lado "ah, sim, é um barco azul? ah sim, nós sabemos..." sai logo do local para ir ver se alguem estava no desembarque do pescado no porto. pois sim... descarregaram, uma quantidade de peixe bebe enorme, e não apareceu nada nem ninguem, e a situação ficou assim...
Como moral da historia acho que a reflexao final é de que sim senhor a medida de aumento da medida, devia ir em frente para o bem de todos, pois ja vamos tarde, mas ainda vamos a tempo, mas com esta medida aprovada, as regras teriam de ser as mesmas para todos e não unica e exclusivamente para os "pobres" desportivos. Ao ser aprovado esse aumento a fiscalização do pescado da pesca profissional e os materiais como o tamanho da malha de rede deviam ser fiscalizados severamente.
Não é so o robalo que esta em causa, é um ecossistema inteiro. Devido a esta pesca gananciosa, talvez quando eu tiver filhos não lhes podererei transmitir lhe a pesca e os seus valores, pois pelos vistos, valores e respeito pela arte da natureza que nos seduz a todos é muito pouca por parte da pesca profissional e tambem em parte pela pesca desportiva.
Temos de mudar a nossa mentalidade, ponhamos os olhos na nossa vizinha Espanha. Lá a PM funciona, e porque sera que no norte de Portugal este ano o peixe tem sido raro, e em espanha nem se queixam? Porque lá fiscalizam, lá a PM cai em cima, Lá ha regras a ser cumpridas.
Cá é tudo uma bandalheira de todo tamanho, nem temos autoridade nenhuma sobre o "nosso" territorio, pois os espanhois la na zona deles nao fazem asneiras se nao sabem o que lhes espera, e ao fim de semana como a pesca profissional em espanha é proibida, vem para portugal fazer asneiras e dar cabo de tudo e não acontece nada a ninguem. Porque? Porque andamos a pagar impostos para ordenados da PM e que nem o dever deles cumprem!
Enfim...
Este é o meu pensamento.
Se for para ir em frente, é para todos.

Um Abraço amigos do Pesqueiro
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #5 em: 12:16 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
Ah pois é Sr Domingues... está tudo dito e não é preciso pôr mais na carta.   

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #6 em: 13:59 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu até sou apologista de um tamanho máximo de captura...

Os sargos são outros, cujo tamanho minimo também deveria ser aumentado.


João estou contigo amigo.
Só assim os temos para amanha.   :fixe:

Abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #7 em: 14:15 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
Pelo que li nesta medida não estão incluídos os "southern stocks" da península ibérica. Parece que não têm dados científicos para decidir. Vai ficar para 2016.

A medida do sargo é ridícula. 15 cm é uma sargueta pequena. Há sardinhas maiores que isso.

Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #8 em: 14:23 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
Como o sr.Domingues diz nao ha grande fiscalizacao e poucos vao respeitar  :-\
Mas ha alguns que que vao respeitar e vai melhorar um bocado :)
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #9 em: 14:56 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O aumento do tamanho minimo não creio que va fazer qualquer diferença.
Pois se não vejam: estou de acordo com o aumento do tamanho minimo para que o robalo possa ao menos reproduzir uma vez, algo que so atinge maturidade perto dos 42 cm.
Mas esquecemo-nos de uma coisa... Que é a falta de fiscalização no geral, se bem que o pescador desportivo, como todos nos, pode criar algum impacto, é verdade, mas há falta de fiscalização, mas quando a há a Policia Maritima nao perdoa e cai em cima dos desportivos.
No meu caso, moro em Vila Praia de Ancora, o que é relativamente perto do rio minho e vou me mantendo informado sobre o que lá se passa.
Ou seja, diariamente centenas e centenas de robalos (se é que se podem chamar robalos) com cerca de 10cm/15cm são apanhados e levados a lota para vender a 5€ o kilo em Caminha.
Para alem do grande impacto a nivel de especie que esta atitude causa, tambem causa o dano no mercado, obrigando a baixar os preços aos robalos com medida e bom porte, devido a esta aberração que nem deveria existir.
Para quem não tem conhecimento, a capitania de caminha é relativamente perto do rio minho, e da zona de desembarque dos pescadores.
Acham que alguma vez se ouviu falar, "ah e tal, noutro dia um barco apanhou n de robalos sem medida e a policia maritima apanhou-os e foram autuados"???? Nunca se ouviu, e tudo muito simples, porque não acontece.
O grande problema esta em que a propria Policia Maritima esta "feita" com eles.
Como já devem ter reparado pela discurso, a retenção de robalos sem medida é algo que me irrita profundamente. Uma altura cheguei a ligar para a PM a fazer denuncia de um barco arrasto junto a costa que nem uma amostra se podia lançar, liguei a dizer o que se passava e do outro lado "ah, sim, é um barco azul? ah sim, nós sabemos..." sai logo do local para ir ver se alguem estava no desembarque do pescado no porto. pois sim... descarregaram, uma quantidade de peixe bebe enorme, e não apareceu nada nem ninguem, e a situação ficou assim...
Como moral da historia acho que a reflexao final é de que sim senhor a medida de aumento da medida, devia ir em frente para o bem de todos, pois ja vamos tarde, mas ainda vamos a tempo, mas com esta medida aprovada, as regras teriam de ser as mesmas para todos e não unica e exclusivamente para os "pobres" desportivos. Ao ser aprovado esse aumento a fiscalização do pescado da pesca profissional e os materiais como o tamanho da malha de rede deviam ser fiscalizados severamente.
Não é so o robalo que esta em causa, é um ecossistema inteiro. Devido a esta pesca gananciosa, talvez quando eu tiver filhos não lhes podererei transmitir lhe a pesca e os seus valores, pois pelos vistos, valores e respeito pela arte da natureza que nos seduz a todos é muito pouca por parte da pesca profissional e tambem em parte pela pesca desportiva.
Temos de mudar a nossa mentalidade, ponhamos os olhos na nossa vizinha Espanha. Lá a PM funciona, e porque sera que no norte de Portugal este ano o peixe tem sido raro, e em espanha nem se queixam? Porque lá fiscalizam, lá a PM cai em cima, Lá ha regras a ser cumpridas.
Cá é tudo uma bandalheira de todo tamanho, nem temos autoridade nenhuma sobre o "nosso" territorio, pois os espanhois la na zona deles nao fazem asneiras se nao sabem o que lhes espera, e ao fim de semana como a pesca profissional em espanha é proibida, vem para portugal fazer asneiras e dar cabo de tudo e não acontece nada a ninguem. Porque? Porque andamos a pagar impostos para ordenados da PM e que nem o dever deles cumprem!
Enfim...
Este é o meu pensamento.
Se for para ir em frente, é para todos.

Um Abraço amigos do Pesqueiro

Concordo com tudo o que dizes, felizmente nota-se que começa a existir uma preocupação por parte da UE em relação aos robalos, é pena que este tipo de medidas ainda não seja aplicada em toda a UE. Porém também tenho a ideia que mesmo que fosse cá aplicada que ia continuar tudo na mesma devido aquilo que tu dizes, da falta de fiscalização.
Ainda a tempos na praia do guincho, tirei um aparelho a 30m da areia que ia de uma ponta a outra da praia, e acredita que são bem mais do que 500m. Achas que a PM faz alguma coisa? Eles bastava irem aos servidores do beach cam e sabiam perfeitamente quem o tinha lá posto, além de estrar a pesca a quem lá está, é um perigo para os banhista e surfistas. Por outro lado, o ano passado ou a 2 anos não me recordo, estavam 2 senhores (muito provavelmente de férias) em Cascais a pesca na praia logo em frente a estação dos comboios, e é proibido, mas pela disposição dos 2 pescadores tenho 100% de certeza que não sabiam, porque se soubessem não creio que fossem para meio da praia de cadeiras a aproveitar uma daquelas noites quentes, e passado um pouco chega longo um jeep da PM. Das 2 uma, ou a PM não faz porque não quer, ou porque alguem de cima não os deixa fazer, porque se um mero pescador de fim de semana tem bastante informação daquilo que se passa, eles sabem bem mais da realidade em que vivemos.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #10 em: 17:02 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Infelizmente é uma medida que não dá em nada se continuarmos sem fiscalização

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O aumento do tamanho minimo não creio que va fazer qualquer diferença.
Pois se não vejam: estou de acordo com o aumento do tamanho minimo para que o robalo possa ao menos reproduzir uma vez, algo que so atinge maturidade perto dos 42 cm.
Mas esquecemo-nos de uma coisa... Que é a falta de fiscalização no geral, se bem que o pescador desportivo, como todos nos, pode criar algum impacto, é verdade, mas há falta de fiscalização, mas quando a há a Policia Maritima nao perdoa e cai em cima dos desportivos.
No meu caso, moro em Vila Praia de Ancora, o que é relativamente perto do rio minho e vou me mantendo informado sobre o que lá se passa.
Ou seja, diariamente centenas e centenas de robalos (se é que se podem chamar robalos) com cerca de 10cm/15cm são apanhados e levados a lota para vender a 5€ o kilo em Caminha.
Para alem do grande impacto a nivel de especie que esta atitude causa, tambem causa o dano no mercado, obrigando a baixar os preços aos robalos com medida e bom porte, devido a esta aberração que nem deveria existir.
Para quem não tem conhecimento, a capitania de caminha é relativamente perto do rio minho, e da zona de desembarque dos pescadores.
Acham que alguma vez se ouviu falar, "ah e tal, noutro dia um barco apanhou n de robalos sem medida e a policia maritima apanhou-os e foram autuados"? Nunca se ouviu, e tudo muito simples, porque não acontece.
O grande problema esta em que a propria Policia Maritima esta "feita" com eles.
Como já devem ter reparado pela discurso, a retenção de robalos sem medida é algo que me irrita profundamente. Uma altura cheguei a ligar para a PM a fazer denuncia de um barco arrasto junto a costa que nem uma amostra se podia lançar, liguei a dizer o que se passava e do outro lado "ah, sim, é um barco azul? ah sim, nós sabemos..." sai logo do local para ir ver se alguem estava no desembarque do pescado no porto. pois sim... descarregaram, uma quantidade de peixe bebe enorme, e não apareceu nada nem ninguem, e a situação ficou assim...
Como moral da historia acho que a reflexao final é de que sim senhor a medida de aumento da medida, devia ir em frente para o bem de todos, pois ja vamos tarde, mas ainda vamos a tempo, mas com esta medida aprovada, as regras teriam de ser as mesmas para todos e não unica e exclusivamente para os "pobres" desportivos. Ao ser aprovado esse aumento a fiscalização do pescado da pesca profissional e os materiais como o tamanho da malha de rede deviam ser fiscalizados severamente.
Não é so o robalo que esta em causa, é um ecossistema inteiro. Devido a esta pesca gananciosa, talvez quando eu tiver filhos não lhes podererei transmitir lhe a pesca e os seus valores, pois pelos vistos, valores e respeito pela arte da natureza que nos seduz a todos é muito pouca por parte da pesca profissional e tambem em parte pela pesca desportiva.
Temos de mudar a nossa mentalidade, ponhamos os olhos na nossa vizinha Espanha. Lá a PM funciona, e porque sera que no norte de Portugal este ano o peixe tem sido raro, e em espanha nem se queixam? Porque lá fiscalizam, lá a PM cai em cima, Lá ha regras a ser cumpridas.
Cá é tudo uma bandalheira de todo tamanho, nem temos autoridade nenhuma sobre o "nosso" territorio, pois os espanhois la na zona deles nao fazem asneiras se nao sabem o que lhes espera, e ao fim de semana como a pesca profissional em espanha é proibida, vem para portugal fazer asneiras e dar cabo de tudo e não acontece nada a ninguem. Porque? Porque andamos a pagar impostos para ordenados da PM e que nem o dever deles cumprem!
Enfim...
Este é o meu pensamento.
Se for para ir em frente, é para todos.

Tá tudo dito e muito bem dito.

O que é preciso mudar nomeadamente no nosso país é essencialmente a mentalidade e o respeito pela natureza.
Enquanto tal não acontecer e não existir efectividade na fiscalização não vai haver medidas mínimas que prevaleçam!
 

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #11 em: 22:15 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
E verdade... Nao e por acaso que nos queixamos tantonda falta de peixe...
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #12 em: 22:49 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nao e por acaso que nos queixamos tantonda falta de peixe
Mesmo assim parece que existe quem não queira reflectir sobre o assunto.
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #13 em: 22:55 Sábado, 04 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Enfim...
Este é o meu pensamento.
Se for para ir em frente, é para todos.

Um Abraço amigos do Pesqueiro

É uma tristeza, tudo isto :(
E o pescador lúdico é que é o mau da fita?
Oh por favor!!!
E o "burro" sou eu???
Hasta la próxima marea !
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5115
  • Agradecido: 398 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: "EU announces an increase to a 42cm minimum size for bass"
« Responder #14 em: 21:01 Domingo, 05 de Julho de 2015 »
Anteontem à noite fui à pesca e apareceram uns gajos a pescar ao nosso lado. Passado um bocado, depois de já termos devolvido alguns robalos sem medida e a actividade ter parado fui lá ter com eles só para ser simpático. Chego lá e faço a pergunta da praxe: "Já pescaram alguma coisa?"  E eles responderam que sim e para eu ver dentro do balde. Quando olho vejo o robalo mais pequeno que já tinha visto. Tinha um 15 cm. Mas estava dentro de agua e vivinho da silva. Eu disse logo que aquilo era para mandar para a água mas o gajo que o pescou não estava com vontade de faze-lo.

Tive um grande trabalho a explicar-lhe que o robalo vive mais de 10 anos e que pode atingir 10 kg mas ele, por ignorância, não estava a acreditar. Depois tive que lhe mostrar fotos de robalos que tinha pescado naqueles sítio para comprovar o que lhe estava a tentar explicar. Aí ele acho que se convenceu.

Por isso acho que às vezes a ignorância também é um grande mal na sustentabilidade dos robalos.

E a ignorância combate-se com informação.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [00:23 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Cinnetic Raycast III por José Couto [18:07 Quinta, 16 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]