collapse

Autor Tópico: Será isto um enchio, ou foi outra coisa?  (Lida 2784 vezes)

Offline MNunes

• Marlin
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Será isto um enchio, ou foi outra coisa?
« em: 00:48 Domingo, 28 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Há dias aconteceu-me uma coisa parecida. Estava a maré no mínimo da baixa mar e veio uma onda maluca que encheu aquilo tudo com 1,5 metros de água.

A mim também já me aconteceu em Maio na praia do CDS na Costa da Caparica.
Eram para aí 11:30 h da noite e este maluco vai de ir ao corrico sozinho para a praia.

Maré totalmente vazia a virar para a enchente, ondas lá longe e eu a mandar lances com cana de surf casting ligeiro de 4,20 m com chumbo de 110 g e raglou roxo, a tentar chegar perto delas.

O mar por baixo mexia muito, vinha sempre tudo enleado.

Descalcei os ténis, amarrei-os atrás da mochila que pus aos ombros, arregacei as calças até ao joelho e vai de bombar lá para longe.

Senti a água nos pés agradavelmente quente e que a areia era muito fina. Cada passo que dava, os pés enterravam-se até ao tornozelo. Pensei,,, areias novas.

Para aí ao décimo lançamento, ainda eu estava a <tensar> a linha do lançamento que acabava de fazer, vejo uma espuma enorme a vir na minha direção. Comecei a recuar em ritmo rápido com a cana na mão, antevendo que ia molhar as calças...

Qual quê,,, a água veio com tanta força e eu sempre a recuar - sem parar - com a cana na mão, que me passou da cintura para cima.

Bem,,, não te digo nada.
Apanhei um susto!!!
E um banho!!!

Foi calças, foi kispo, foi mochila...
As chaves do carro e o télélé safaram-se, porque estavam dentro de um saco plástico e eu costumo dar sempre um nó no saco.

Tive sorte!!! A praia não era cavada e a escoa não foi forte.

Andei seguramente mais de 50 m de marcha atrás agarrado à cana e a fugir à onda.
Depois fui apanhado pelo mar e já nada podia fazer senão aguentar o impacto.
A água daquela onda e para quem conhece a praia, chegou às pedras.
Varreu totalmente a praia em maré vazia.

Impressionante!!!

A pesca acabou logo ali e já no regresso e enquanto subia a escada de betão que dá acesso à praia, ia pensado:

Será isto um enxio, ou foi outra coisa?

Tudo aquilo aconteceu em segundos, talvez em 15 ou 30 s não mais.
Momentos antes tinha virado as costas ao mar para desembrulhar mais um enleado da pesca.

Ele há coisas do Diabo!!!!
« Última modificação: 00:24 Quinta, 02 de Julho de 2015 por Costa, Motivo: Corrigir título a pedido de Mnunes »
Hasta la próxima marea !

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Será isto um enxio, ou foi outra coisa?
« Responder #1 em: 16:26 Quarta, 01 de Julho de 2015 »
Tem de se ter muito respeito ao mar, sempre ouvi dizer não vires as costas ao Mar...e é bem verdade :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

Offline J_C

• Carapau
  • **
    • Amiais de Baixo
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:15 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Será isto um enxio, ou foi outra coisa?
« Responder #2 em: 16:48 Quarta, 01 de Julho de 2015 »
Vai lá vai! Ugasss! Pestana bem aberta :shock:
João Cândido

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Será isto um enchio, ou foi outra coisa?
« Responder #3 em: 23:04 Quinta, 02 de Julho de 2015 »
Ainda bem que tudo acabou bem.
Assim podemos ler e aprender. :fixe:

Boa partilha.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.

Offline peteo9

• Robalo
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:50 Segunda, 10 de Agosto de 2015
« Responder #4 em: 16:36 Sábado, 22 de Agosto de 2015 »
Uma pessoa muitas vezes facilita, eu falo por mim, tambem me meto assim mar adentro.
É surpreendente o mar. Esse relato é um abre olhos, e como disseram, sempre ouvi dizer : - Nunca vires as costas ao mar.
Adrenalina bem alta imagino!! :D

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 16:51 Sábado, 22 de Agosto de 2015 »
Há dias aconteceu-me uma coisa parecida. Estava a maré no mínimo da baixa mar e veio uma onda maluca que encheu aquilo tudo com 1,5 metros de água.

A mim também já me aconteceu em Maio na praia do CDS na Costa da Caparica.
Eram para aí 11:30 h da noite e este maluco vai de ir ao corrico sozinho para a praia.

Maré totalmente vazia a virar para a enchente, ondas lá longe e eu a mandar lances com cana de surf casting ligeiro de 4,20 m com chumbo de 110 g e raglou roxo, a tentar chegar perto delas.

O mar por baixo mexia muito, vinha sempre tudo enleado.

Descalcei os ténis, amarrei-os atrás da mochila que pus aos ombros, arregacei as calças até ao joelho e vai de bombar lá para longe.

Senti a água nos pés agradavelmente quente e que a areia era muito fina. Cada passo que dava, os pés enterravam-se até ao tornozelo. Pensei,,, areias novas.

Para aí ao décimo lançamento, ainda eu estava a <tensar> a linha do lançamento que acabava de fazer, vejo uma espuma enorme a vir na minha direção. Comecei a recuar em ritmo rápido com a cana na mão, antevendo que ia molhar as calças...

Qual quê,,, a água veio com tanta força e eu sempre a recuar - sem parar - com a cana na mão, que me passou da cintura para cima.

Bem,,, não te digo nada.
Apanhei um susto!!!
E um banho!!!

Foi calças, foi kispo, foi mochila...
As chaves do carro e o télélé safaram-se, porque estavam dentro de um saco plástico e eu costumo dar sempre um nó no saco.

Tive sorte!!! A praia não era cavada e a escoa não foi forte.

Andei seguramente mais de 50 m de marcha atrás agarrado à cana e a fugir à onda.
Depois fui apanhado pelo mar e já nada podia fazer senão aguentar o impacto.
A água daquela onda e para quem conhece a praia, chegou às pedras.
Varreu totalmente a praia em maré vazia.

Impressionante!!!

A pesca acabou logo ali e já no regresso e enquanto subia a escada de betão que dá acesso à praia, ia pensado:

Será isto um enxio, ou foi outra coisa?

Tudo aquilo aconteceu em segundos, talvez em 15 ou 30 s não mais.
Momentos antes tinha virado as costas ao mar para desembrulhar mais um enleado da pesca.

Ele há coisas do Diabo!!!!

O percalço que me aconteceu também foi em Maio. Às tantas foi a mesma onda. ;)
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline MNunes

• Marlin
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
« Responder #6 em: 22:00 Sábado, 22 de Agosto de 2015 »
O percalço que me aconteceu também foi em Maio. Às tantas foi a mesma onda. ;)

It's possible,,, it's possible  :hummm:
Hasta la próxima marea !

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 22:59 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
É assim que as coisas acontecem. Não substime-mos as forças da natureza, falo para mim também. Um descuido, um fechar de olhos, uma desatenção, sãos o suficiente para nos dar um susto ou tirar a vida. Tenho um respeito enorme ao mar e sei bem o que ele dá e o que também tira. Ainda neste verão fui apanhado por um agueiro quando menos esperava...De agua pelo peito em 2 ou 3 segundo deixei de ter pé e fui sendo arrastado para o mar a um ritmo incrível.

Felizmente aprendi muita coisa cá nesta casa que me deu bagagem suficiente para ter calma e lidar com a situação de forma natural, sem pressas, sem stresses, com calma quanto baste para sair daquela situação.

Nelson Peres

* Tópicos Recentes

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por Joaol [Hoje às 11:10]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [Hoje às 10:46]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [Hoje às 00:14]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda iniciação spinning figueira da foz por João Pontes [08:02 Segunda, 20 de Outubro de 2025]