collapse

Autor Tópico: Aquario para iscos  (Lida 9283 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Humbfish

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oliveira de Azeméis
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Aquario para iscos
« em: 11:45 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
O Meu aquário

(Clickar nas fotos para aumentar)

Nos dias de hoje não há nada melhor para um pescador de bóia que ter o isco sempre vivo em casa para poder ir pescar sem ter que estar preocupado se vai ou não arranjar isco. Ter um aquário passa precisamente por uma dessas soluções. Em termos gerais e dentro dos conhecimentos que adquiri vou partilhar convosco como é que o mesmo se monta/funciona.

1 – Localização

Em primeiro lugar temos que ter em conta sempre onde vai ficar localizado o nosso aquário, e evitar que ele fique em contacto directo com a luz solar ou outras fontes luminosas pois esta fomenta o crescimento de algas e poderá por em causa todo o nosso ecossistema.

2 – Tamanho do Aquário

      O tamanho do aquário deve estar de acordo com a disponibilidade de espaço e/ou financeira. Não devemos esquecer que aquários maiores tendem a ser mais estáveis e fáceis de manter. O aquário deve estar bem apoiado, sobre uma superfície plana e firme, com isopor ou placa isolante em baixo. Para o suporte podem ser utilizados vários tipos de materiais desde ferro com tratamento anti-salitre, cavalete de madeira, móvel de madeira, ou móvel em inox este ultimo mais dispendioso mas mais eficaz pois em contacto com o salitre dura muito mais.
O meu aquário tem 1,20 (C) * 50 (L) * 50 (A) com cerca de 300 litros.

3 – Espessura do Vidro

   Na seguinte tabela dispõem da espessura do vidro que irão precisar mediante as medidas do aquário. Para reforçar a estrutura do vidro podem colocar travessas na transversal ou colocar calha de alumínio nos cantos no exterior.


4 – Isolamento do Aquário

    Para evitar perdas de temperatura quanto mais isolado estiver o aquário melhor, o ideal são placas de isolamento térmico e igual às que se deitam nas casas para isolar vulgarmente designadas por roofmate (placas azuis). Podem ver o exemplo nas setas da imagem abaixo.


Depois de ter o aquário e a estrutura prontos passemos á fase seguinte a filtragem de toda a água. Este é o processo denominado coração do aquário, pois é o que nos vai permitir ter a água sempre cristalina para os nossos peixes/crustáceos, ajudar a manter a taxa de oxigénio e a uniformizar a temperatura. O filtro principal é chamado se sump, este tipo de filtro consiste basicamente em um aquário-reservatório adicional, para o qual é transferida gradualmente parte da água do aquário principal a ser tratada, que é restituída após a filtragem. Neste reservatório são colocados os elementos filtrantes em secções. Na figura abaixo podem ver como funciona o processo de filtragem.
As medidas desta sump são 80(C)*40(L) *35(A).


A sump está dividida em 4 secções como podem ver numerado acima e a água segue o percurso das setas, ou seja, existe um tubo de escoamento que atravessa o aquário na vertical, é por onde cai a água que sai do aquário, esta entra no 1º compartimento onde fica sob decantação ficando no fundo as partículas mais pesadas, sobe para o 2º compartimento, nesta fase passa por lã de vidro que é onde vão ficar depositados os maiores resíduos como ervas, cascas de camarão e outros lixos marinhos. Entre o 2º e o 3º compartimento a divisão fica acima do fundo cerca de 2cm de forma a deixar passar a água de um compartimento para outro. No 3º compartimento temos mais 2 tipos de matéria filtrante, areia de coral e carvão activado.

•   A areia de coral é um tipo de filtragem biológica onde ficam retidas grande parte
       das bactérias nocivas do aquário dando lugar a um sistema estável.   
•   O carvão activado é um tipo de filtragem química que actua sob efeito de absorção, extraindo da água   
        substâncias indesejadas. O carvão activado remove uma grande quantidade de moléculas orgânicas
        através de reacções químicas, apenas capturando-as nos seus poros. Estas reacções baseiam-se no
        facto de a maior parte das moléculas serem polares e ficarem “presas” ao carvão activado.
        Resta-nos uma última secção na sump que é onde ficam alojados as bombas do aquário.


Nesta secção temos 2 bombas uma delas (mais potente 4500L/H)) é que a que envia a água para o refrigerador, passando pelo filtro UV e subindo para entrar novamente no aquário. A outra bomba menos potente (2500L/H) é a que está ligada ao Escumador.


Passo a explicar o que faz cada um destes aparelhos:

Escumador
Este tipo de filtro faz com que substâncias químicas orgânicas sejam atraídas para a superfície de bolhas de ar. Desse modo, fazendo passar uma grande quantidade de bolhas através de uma coluna d’água, ocorre a formação de espuma contendo detritos orgânicos e substâncias químicas (arrastadas junto com as bolhas), na superfície. Ao remover esta espuma, fazemos uma excelente operação de limpeza com este procedimento simples.
Ver exemplo na foto abaixo.


Escumador

Filtro Ultra-Violeta
O esterilizador UV é utilizado para controlar infecções nos peixes, pois consegue fazer com que as bactérias e parasitas não passem de um peixe para outro. Se dimensionado correctamente, todos os organismos em suspensão na água são eliminados. Outro grande benefício é que o esterilizador UV mata algas em suspensão. O esterilizador UV utiliza uma lâmpada fluorescente especial com um comprimento de onda de 2537 Angstroms. A água com bactérias e algas passa pelo bulbo da lâmpada e é atingida pela radiação. Quando essa luz penetra no microrganismo, inicia-se uma mutação no DNA (material genético), prevenindo, assim, a reprodução do microrganismo atingido. Quanto à ligação tem 1 entrada e 1 saída. À entrada liga-se a mangueira que vem do refrigerador e à saída o tubo que leva a água para o aquário. Ver exemplo na foto abaixo.


Filtro UV

Refrigerador
Um dos principais problemas na sobrevivência dos nossos peixes/crustáceos é a temperatura, temperaturas além dos 18 graus podem colocar em causa toda a sobrevivência da nossa fauna. Para isso existe o refrigerador que dependendo de marca para marca permite utilizar um termóstato programado para ligar á temperatura X e desligar quando aumenta 1 ou 2 graus. A temperatura ideal nos aquários para a pesca situa-se nos 14/15graus. Quanto á ligação tem 1 entrada e 1 saída. Na ligação de entrada liga-se a mangueira que está ligada á bomba de 4500L/H e á saída a mangueira que vai ligar ao filtro UV. De preferência isolar os tubos com manga térmica.
Chamo especial atenção ao tipo de refrigerador a escolher. Este que tem na foto é um refrigerador próprio para aquário com serpentina em titânio para não oxidar e capacidade para 800 litros de agua. Existem os refrigeradores das máquinas dos finos que também funcionam são muito mais baratos mas depois de adaptados tem um inconveniente, o consumo de energia quase que duplica, sendo no meu entender uma pior escolha. Também existem os "home made chillers " que também gastam mais energia e são menos eficientes. Por experiência própria gastem mais qualquer coisa e comprem um desenhado para aquários. Apesar de ser o componente mais caro do aquário existem bons preços mandando vir de fora como foi o meu caso.


Refrigerador


Nesta fase o aquário está pronto a funcionar, mas nunca descuidando de fazer a manutenção diariamente/semanalmente.

Manutenção:
•   Medir o índice de salinidade semanalmente
•   Lavar ou substituir a lã de vidro semanalmente.
•   Esvaziar o copo do escumador para retirar todos os detritos (mas nunca o lavar pois o
        copo fica com uma   goma fundamental para o bom funcionamento do escumador)
•   Troca da lâmpada UV cada 8000 horas dependendo de marca para marca
•   Limpeza dos filtros do Refrigerador mensalmente
•   Limpeza das bombas de 3 em 3 meses dependendo da quantidade de camarão que temos no aquário
•   Verificação do tubo de escoamento para ver se este não está entupido ou ervas ou detritos,
        o que poderá provocar o transbordo do aquário
•   Limpeza e manutenção normais



Existem inúmeras maneiras de decorar o aquário, neste caso apenas tenho o básico, algumas redes para o camarão se agarrar (só 1 na foto), areia do mar no fundo do aquário, óptimo para os pilados e para os lingueirões se esconderem.
Na parte da frente para fazer de porta utilizei do mesmo material que isolei as laterais (roofmate) revestido de couro para ficar com melhor acabamento. Para fixar a porta colei 2 tiras de velcro se alto a baixo, evitando usar materiais que fossem facilmente oxidáveis.
No topo também usei uma placa de Acrílico Policarbonato canelada, esta também com propriedades térmicas, acústicas e UV.
Como podem reparar a placa está ligeiramente aberta para permitir uma boa ventilação ao mesmo tempo que protege de entrarem mosquitos e outros objectos para a água.






Versão com cesto para isco dentro do aquário.


Cesto - construído com rede média e aro feito com carbono de canas de pesca velhas para não oxidar.


Higrometro ou Medidor de sal - o indíce de salinidade aconselhado situa-se entre os valores 1.021 e 1.023


Divisória para aquário - Esta divisória permite colocada no interior do aquário permite por exemplo a separação de iscos. Ex.camarão dum lado e lingueirão do outro, camarão pequeno dum lado e grande do outro. Neste momento não está a ser utilizada mas com os acessórios brancos que podem ver na foto a divisoria fica deslizante em todo o comprimentos do aquário. Acessórios feitos em nylon e divisória em acrílico polycarbonato.



E chegou ao fim este projecto que com muito gosto partilho convosco. Um projecto que dia após dia continua a evoluir, a estudar novas maneiras de ser cada vez mais eficiente, e sobretudo a compreender melhor o ecossistema que me rodeia.

Resta-me desejar-lhes um Feliz ano de 2014 com muitas pescarias e convívios.
Grande Abraço,
Humberto.
« Última modificação: 22:39 Segunda, 11 de Janeiro de 2016 por Zé Maria, Motivo: Atualizar fotos (o Imageshack foi-se) »
Vivam a vida pescando, amigos...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PauloNeves, b.nunes, Jopefama, D4CKY

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3760
  • Agradecido: 350 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #1 em: 12:05 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Muito bom!!!! Tens um aquário que tomaram muitas casas de pesca ter!!!

Sabes o valor aproximado de quanto te ficou, para servir de referência a quem quiser seguir os mesmos passos?

 

Offline Humbfish

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oliveira de Azeméis
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #2 em: 12:16 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Viva,
 
 Na altura que o montei todo ficou em cerca de 1100eur, no entanto agora consegue-se a melhor preço, pois o material já baixou um pouco nomeadamente o refrigerador que é a peça mais cara. ;)

Abraço,
Humberto.
Vivam a vida pescando, amigos...
 

Offline Pedro Lourenço

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 421
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:21 Domingo, 22 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #3 em: 12:27 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
ISto é que é um aquario de profissional.... qualquer dia invisto num... para já fico com o meu "amador" que vai desenrascando bem :) Abraço humberto e está na altura de lá irmos! >:D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19661
  • Agradecido: 1029 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #4 em: 12:35 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Grande trabalho sim senhor. Bela intervenção Humbfish :fixe: Espetáculo :aplau:
Nelson Peres
 

Offline Humbfish

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oliveira de Azeméis
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #5 em: 12:38 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
ISto é que é um aquario de profissional.... qualquer dia invisto num... para já fico com o meu "amador" que vai desenrascando bem :) Abraço humberto e está na altura de lá irmos! >:D
Nem digas nada Pedro não sei quantas vezes por dia olho para as canas da bóia aqui encostadas, o tempo não tem deixado, mas quando o tempo estiver de feição e o mar cair ai ai ;)

Abraço,
Humberto.
Vivam a vida pescando, amigos...
 

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #6 em: 13:43 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
obrigado pela partilha,bom post.deve ter dedo 1 trabalhão do caracas... :aplau: :aplau: :aplau:
 

Offline 007kil

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 146
  • Agradecido: 6 vezes
    • Amarante
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #7 em: 14:48 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Estou a ver que este pessoal não facilita mesmo, esse aquário é mesmo à profissional.
Parabéns Humberto está muito bem concebido.  :fixe: :fixe:
"A pesca é o meu anti-stress"
 

Offline Carlos Maia

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 638
  • Agradecido: 22 vezes
    • vila nova gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:31 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #8 em: 18:30 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Bom trabalho.
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2493
  • Agradecido: 6 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #9 em: 18:35 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Boas

Assim há sempre bom isco em todas as alturas do ano. Esse aquário é o sonho de quase todos os pescadores.

Excelente trabalho.

Boas pescas
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 722
  • Agradecido: 36 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #10 em: 19:17 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
para já fico com o meu "amador" que vai desenrascando bem
e já agora Pedro quais são as especificações do "amador" ?
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 9577
  • Agradecido: 350 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #11 em: 19:57 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Boas.

Ó Humberto obrigado pela partilha, que eu já conhecia.

Já agora não te esqueças da Mariscada em 2014, vê aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Humbfish

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 4 vezes
    • Oliveira de Azeméis
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:32 Sábado, 28 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #12 em: 21:11 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.

Ó Humberto obrigado pela partilha, que eu já conhecia.

Já agora não te esqueças da Mariscada em 2014, vê aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fica bem.

Braga
Eu já vi Braga, vou falar com a malta do costume e depois digo alguma coisa. ;)

Abraço,
Humberto.
Vivam a vida pescando, amigos...
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 9577
  • Agradecido: 350 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Aquario para iscos
« Responder #13 em: 21:13 Domingo, 12 de Janeiro de 2014 »
Boas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.

Ó Humberto obrigado pela partilha, que eu já conhecia.

Já agora não te esqueças da Mariscada em 2014, vê aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Fica bem.

Braga
Eu já vi Braga, vou falar com a malta do costume e depois digo alguma coisa. ;)

Abraço,
Humberto.

 :fixe: :fixe:

Ó Humberto fico à espera desse pessoal.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Domingos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 33
  • Agradecido: 1 vezes
    • Barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:07 Segunda, 13 de Janeiro de 2014
Re: Aquario para iscos
« Responder #14 em: 05:24 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
 Sim senhor,grande brico,

 Lá mais para o verão ainda combinamos uma pescaria no teu aquário  ;D ;D ;D
 

 

* Tópicos Recentes

anzois vega qual a vossa opinião? por ze carlos [Hoje às 00:23]

Pesca ao barbo no outono por JVieira [20:20 Sexta, 27 de Novembro de 2020]

Identificação de espécie por Crespuu [19:32 Sexta, 27 de Novembro de 2020]

carreto cinnetic smal tracker por Braga [18:04 Sexta, 27 de Novembro de 2020]

Corrico - ajudem um nabo por pereirajp [17:55 Sexta, 27 de Novembro de 2020]

Black Friday por ValterC16 [15:49 Sexta, 27 de Novembro de 2020]

Ups! por JVieira [13:30 Sexta, 27 de Novembro de 2020]

Cana ter labrax one por Contrabiscarda [10:41 Sexta, 27 de Novembro de 2020]

Daiwa 45 por Renato Maquarte [10:31 Sexta, 27 de Novembro de 2020]

Tamanho - Estralho por Gmmfishing [06:06 Sexta, 27 de Novembro de 2020]