collapse

Autor Tópico: Prós e Contras de amarrar a amostra directamente à madre!  (Lida 15560 vezes)

Offline Hermano

• Marlin
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Prós e Contras de amarrar a amostra directamente à madre!
« Responder #45 em: 13:10 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
Malta estou com dilema!
Na quarta tinha um almoço de trabalho com o bispo em Baucau e pensei, ir a Baucau, passando pelo pontão e não lançar as amostras do Voron até seria pecado! Fui mais cedo e:
1) Usando monofilamento no carreto (0.45) unido a um leader com cerca de 50 cm (com um nó Albright modificado) de fluorcarbono com 0.60, o vinil mal toca na água é quase imediatamente abocanhado, independentemente da cor. Mas aí coloca-se o problema de perder facilmente os vinis pois os GT's em 2 segundos estão a cortar a linha ou com a dentuça ou nos corais que é tipo vidro.
2) Meto-lhe um leader de aço ou de mono muito grosso tipo 1.5 o gajo não lhe toca! Não há hipótese!

Não percebo, é um predador nada esquesito com cores mas dá a impressão de naquela fracção de segundo se aperceber da linha... Com o fluocarbono é matador, mas umas vezes tiro o bixaroco outras fico sem o vinil...

Que sugerem?
ABraço a todos
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
« Responder #46 em: 14:13 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
Não sei se resultará,  pois o peixe também pode desconfiar: Uma borrachinha cilindrica (silicone?) no fluorcarbono, a proteger.  Aí com meia dúzia de centímetros,  junto à amostra. Não sei se será preferível que tenha a cor da amostra se é melhor ser transparente.
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #47 em: 14:52 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
Nylon de cerco. Ou seja o nylon com que se fazem as redes de pesca de cerco que é ± a mesma linha das MMX.
Empatar o anzol nesse nylon e na outra extremidade colocar um destorcedor.
Todo esse nylon é branco, as redes das traineiras são castanhas ou pretas depois de tingidas.
Se houver ainda “mala diplomática“ a seguir para Laleia posso comprar isso aqui em Matosinhos.

A proposta dp A_G_A também é de experimentar, alguma coisa tem de resultar, se bem que no youtube tenho visto os GT's atrelados a amostra rígidas grandes que têm mais dificuldade em cortar a linha. Os vinis para os GT's devem ser geleia, só lhes falta ser doce!!!
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline Hermano

• Marlin
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #48 em: 15:00 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
Mas ouvi dizer - eu nunca experimentei - que fazer em linhas com mais de 0.60 fica pouco seguro. É verdade?

Hermano Filipe

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #49 em: 15:04 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
Eu acho que isso tem que ser à bruta... trancar a embraiagem, um colega a agarrar-te para não ires ao charco e não dares espaço de manobra ao peixe até ele perder um pouco aquela explosão inicial. Acho que a esses animais não se pode dar linha, tens que arranjar forma de seres o líder nesse jogo.

Outra sugestão é usares uma amostra que eles não consigam abocanhar inteira, exagerar mesmo no tamanho da amostra tipo de um palmo ou mais e com fateixas gigantes. Dessa forma talvez consigas que os dentes dele não vão ao fio e podes perder peixe mas não o material. Se não tiveres deve dar para fazer com um bocado de madeira, esses bichos não devem ser esquisitos. Tipo isto:

Como fazer: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Os vinis do voron não são para essas pescas, penso eu.
« Última modificação: 15:11 Sexta, 16 de Outubro de 2015 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #50 em: 15:05 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Malta estou com dilema!
Na quarta tinha um almoço de trabalho com o bispo em Baucau e pensei, ir a Baucau, passando pelo pontão e não lançar as amostras do Voron até seria pecado! Fui mais cedo e:
1) Usando monofilamento no carreto (0.45) unido a um leader com cerca de 50 cm (com um nó Albright modificado) de fluorcarbono com 0.60, o vinil mal toca na água é quase imediatamente abocanhado, independentemente da cor. Mas aí coloca-se o problema de perder facilmente os vinis pois os GT's em 2 segundos estão a cortar a linha ou com a dentuça ou nos corais que é tipo vidro.
2) Meto-lhe um leader de aço ou de mono muito grosso tipo 1.5 o gajo não lhe toca! Não há hipótese!

Não percebo, é um predador nada esquesito com cores mas dá a impressão de naquela fracção de segundo se aperceber da linha... Com o fluocarbono é matador, mas umas vezes tiro o bixaroco outras fico sem o vinil...

Que sugerem?
ABraço a todos

Chiça Hermano, também te dedicaste a pesca grossa...
Olha, se o problema é o GT desconfiar do fio grosso, que tal meteres na amostra um arnês e um capacete ?
O GT sempre pode pensar que é um electricista de alta tensão que caiu ao mar.....

Outra solução seria levares para teu ajudante o Rasta, que está habituado a ir buscar os peixes dentro de água. Como diria o Cabé, o verdadeiro chavalar do povo..
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #51 em: 15:07 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
Mas ouvi dizer - eu nunca experimentei - que fazer em linhas com mais de 0.60 fica pouco seguro. É verdade?

Não estou a perceber a pergunta, estás-te a referir a fazer empates em linhas mono superiores a 0,60? A dificuldade aí é na execução dos nós, para essas espessuras deves usar os crimp's metálicos para fechar a laçada e vez dos nós.

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #52 em: 15:17 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »

Não estou a perceber a pergunta, estás-te a referir a fazer empates em linhas mono superiores a 0,60? A dificuldade aí é na execução dos nós, para essas espessuras deves usar os crimp's metálicos para fechar a laçada e vez dos nós.

Venerável campeão, não posso precisar se a mono que meti nas bolas de golf é 0,70 ou 0,80 e se o nó que lá está serve para o efeito, mas eu não tive dificuldades em fazê-lo.. 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #53 em: 15:24 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
Mais um recurso: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #54 em: 15:28 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
Venerável campeão, não posso precisar se a mono que meti nas bolas de golf é 0,70 ou 0,80 e se o nó que lá está serve para o efeito, mas eu não tive dificuldades em fazê-lo.. 

Por muito que me verenes  >:D aqui não posso concordar contigo, porque não sou campeão a não ser do paleio  :join: e o nó que fizeste ali poda servir para o efeito, mas um GT engatado num anzol vai sujeitar esse nó a muito mais esforço do que o arremesso dessa bola de golfe ou ainda de um tarolo engatado do outro lado do fio.
Também não fiquei muito convencido da qualidade desse nó atendendo à dificuldade em o fechar e apertar com linha desta espessura. Repara que só tem duas voltas ………

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #55 em: 15:32 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »

Uiiii ………… aqueles olhais feitos daquela forma simples com dois “camarões“ não acredito que resultasse com tarolos quanto mais com GT's.
Ou a madeira é tipo Pau Santo ou Eucalipto ou então aquilo salta como se estivesse em manteiga.

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #56 em: 15:44 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »

Uiiii ………… aqueles olhais feitos daquela forma simples com dois “camarões“ não acredito que resultasse com tarolos quanto mais com GT's.
Ou a madeira é tipo Pau Santo ou Eucalipto ou então aquilo salta como se estivesse em manteiga.

Mais perder uma ou outra fateixa e ir aperfeiçoando a técnica do que nunca apanhar nenhum peixe, penso eu.

Só estou a tentar ajudar e postar informação para o caso de ele não ter acesso a este tipo de amostras, mostrar que dão para fazer... é como que um incentivo. Não é para ele fazer literalmente, é para ter umas ideias. Vê o meu post anterior em que nas amostras as fateixas estão seguras por um parafuso que atravessam a amostra de um lado ao outro.

Eu estou convicto que só com amostras grandes... mesmo grandes é que o Hermano se safa.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #57 em: 15:56 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »

Mais perder uma ou outra fateixa e ir aperfeiçoando a técnica do que nunca apanhar nenhum peixe, penso eu.

Com esses camarões e se a madeira for macia ao primeiro ataque o peixe vai à vida dele com amostra grátis. Se cada vez que lá vai um peixe ficas sem amostra não vais conseguir aperfeiçoar a técnica. Por isso é que eu falei no eucalipto ou noutra madeira ainda mais rija.

Outra forma é ter os olhais da amostra feitos no interior da madeira com um arame de aço inox duro que os interliga todos. Aí por muito macia que a amostra seja a probabilidade de vingar a captura é maior.

Offline Hermano

• Marlin
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #58 em: 23:24 Sexta, 16 de Outubro de 2015 »
Virgem Maria, o que aqui vai!  :)
Obrigado a todos pelas ideias! Dia 22 vou lá novamente  ;D

Mas a questão, e não sei se tem a ver com o trabalhar dos vinis e dos poppers, mas meto-lhe um fio mais grosso com cramps e zero! Meto-lhe um vinil do Voron e um fluocarbono e não dá hipotese! Eh eh

Hermano Filipe

Offline MNunes

• Marlin
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
« Responder #59 em: 01:09 Sábado, 17 de Outubro de 2015 »
Meto-lhe um vinil do Voron e um fluocarbono e não dá hipotese! Eh eh

Olha Hermano vou dar-te a minha opinião:
   -A meu ver, esses meninos são mesmos brutos. Vinis para eles, são manteiga. Não tens hipótese com vinis e com esses recifes.
   -As pescas dos Gt's que tenho visto em vídeos, têm sido com poppers, sempre à superfície, nada de fundos ou meio-fundos.
   -Agora, os poppers que eu vi, eram todos grandes, bem grandes. Nesse aspecto em particular, o "duas" talvez tenha razão no seu post.
   -E também, pelos vídeos que vi, a ação de ferragem era tudo à bruta, drag bem fechado, sempre a dar à cana e a recolher sem pausas. Só quando o GT estava perto e já à vista é que o deixava cansar-se, controlando com o drag do carreto, antes de o cobrar.

Vai tentando Hermano, mais dia, menos dia, vais apanhar-lhe o jeito. Assim tenhas tempo para tal. ;)

Hasta la próxima marea !

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 00:10]

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]