collapse

Autor Tópico: Afinar enrolamento da linha na bobine  (Lida 8342 vezes)

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Afinar enrolamento da linha na bobine
« Responder #15 em: 23:24 Domingo, 21 de Junho de 2015 »
Penso nao ser so do chicote, porque quando tinha ainda so a linha do carreto 0,25 fazia a mesma coisa, a linha nao assenta na bobine...fica muito solta e enrola-se toda..

o carreto agora esta assim, depois de ter perdido varios metros de linha, porque tive de cortar que aquilo enrolou tudo..

Depois tenho esta anilha na caixa do carreto nem sei bem porque, nao estou a usá-la no carreto.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #16 em: 23:27 Domingo, 21 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como é que colocas o fio no carreto. Fazes alguma pressão para o fio não entrar solto na bobine?
Pela foto não vejo que haja alhum problema com o carreto ou falta de anilhas. Aliás já tinha ido ver as fotos do carreto no tópico dos classificados e o enrolamento está idêntico.

Ora explica lá como é que procedes para colocar o fio no carreto?
É que eu daqui não adivinho  [-X
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 23:33 Domingo, 21 de Junho de 2015 »
Deste ângulo a linha parece estar bem distribuída na bobine mas um pouco a mais, tipo 1 a 2mm, na minha opinião.

Mas o busílis deve estar na questão do Pedras.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline JVieira

• Marlin
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
« Responder #18 em: 23:45 Domingo, 21 de Junho de 2015 »
... a linha parece estar bem distribuída na bobine mas um pouco a mais, tipo 1 a 2mm, na minha opinião.

Sou da mesma opinião. A linha que possa estar a mais com a consequente tendência que alguns chicotes têm para não acamar convenientemente... pode dar sarilho.  ::)

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 00:04 Segunda, 22 de Junho de 2015 »
Quando fui eu a colocar o fio laranja do carreto passeio o fio pelo primeiro passador da cana e enrolei fazendo pressao coma mao sobre a linha, método normal, mas nao ficou grande coisa.

Hoje a linha foi tirada do carreto e posta novamente em condições no robaleiro na figueira, o Sr que la estava que foi 5*, passou esta linha para um outro carreto e depois passamos novamente para o meu carreto, e comprei la tambem uns chicotes cónicos.

A linha do carreto ficou fixe, mas o chicote tava muito solto, tive imensas dificuldades para lançar porque tinha que fazer pressão na bobine do carreto para a linha nao sair toda, mas la consegui.
Deixei a cana no espeto, depois quando fui puxar a linha, na parte do chicote vinha todo enrolado com a linha do carreto, tesoura com ela  :-\

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #20 em: 00:30 Segunda, 22 de Junho de 2015 »
edit: O chicote deu-se o nó de união á linha do carreto e enrolou-se manualmente, será que foi por causa disso? o chicote tambem tem de ser enrolado sobre tensão juntamente com a linha do carreto?

E ja agora eu uso o carreto assim, ponho a borracha e fecho, nao falta nenhuma anilha pois nao? (reparei que o carreto deixou de fazer os estalinhos quando rodo a drag)

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 00:44 Segunda, 22 de Junho de 2015 »
Deixei a cana no espeto, depois quando fui puxar a linha, na parte do chicote vinha todo enrolado com a linha do carreto, tesoura com ela  :-\

A linha agora parece-me bem bobinada e quanto ao chicote estar a enrolar isso pode ser o chicote que está tercinado, quando a linha tem folga faz umas espirais sobre a própria linha. O que deves fazer é lançar para seco uma chumbada ligeira de forma a sair apenas a quantidade de linha do chicote e pouco mais e depois recolher com a chumbada a arrastar pela areia. Quando tiveres recolhido colocas a cana no espeto e deixas a chumbada no ar aí a um palmo do chão e verás que começa a rodar, está a desfazer o tercinado da linha.

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #22 em: 10:31 Segunda, 22 de Junho de 2015 »
O enrolamento pela foto parece muito bom.
O fio que cortaste penso que estava a mais na bobine.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #23 em: 10:48 Segunda, 22 de Junho de 2015 »
Analisando melhor isso deve estar relacionado com a linha que tens a mais no carreto.

Se aquilo está assim sem o chicote, quando o puseres ele vai ficar muito saliente da bobine por ser mas grosso, e vai sair com demasiada facilidade. Quando lanças sai linha a mais do que devia, o que origina as cabeleiras. Então se o vento for de frente ainda pior.

Eu experimentava tirar um bocado de linha ao carreto de maneira a que o total de linha incluindo o chicote não exceda as bordas da bobine.

P.S. Já enrolei chicotes à mão e nunca tive problemas.
« Última modificação: 10:51 Segunda, 22 de Junho de 2015 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #24 em: 11:06 Segunda, 22 de Junho de 2015 »
Tenho a ideia que falaste em usar um 0,45 e fluorcarbono para chicote  ???

Se assim foi essa pode ser uma das razões, pela rigidez o fluorcarbono não é uma linha apropriada para chicotes, o enrolamento acaba por ficar comprometido e a linha ao sair da bobine no lançamento solta-se rapidamente e acaba por fazer cabeleiras.

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 12:13 Segunda, 22 de Junho de 2015 »
ao inicio estava a usar uma 0,45 como chicote, mas depois quando fui à loja O robaleiro tirei a linha e voltei a pô-la, e comprei uns shock leaders cónicos da Vega.

A linha do carreto ja tava fixe, ja tava bem acamada e nao enrolava, mas com o chicote cónico aconteceu exactamente o mesmo  :-\

A bobine marca lá 0,25 - 260m  Esta linha laranja tinha 300m na bobine quando a comprei, nao cheguei a pô-la toda, e entretanto ja cortei bastante linha, por isso nao acredito que esteja la muito mais que 250m de linha. Mas sim, olhando para a bobine, na parte de cima parece que esta muito cheio e chega a passar um bocado o limite, mas em baixo ainda tem algum espaço. Na foto que coloquei em cima acho que da para ver +/- isso.

Secalhar vou ter de cortar mais uns bons metros desta linha, porque depois ainda tenho de acrescentar os 15m do chicote que é uma linha mais grossa e ja passa muito do limite da bobine e talvez seja isso que provoca o enrolamento...
Mas tambem pode ser como o PedrasSalgadas diz e a linha do chicote estar tercinada

Offline JVieira

• Marlin
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
« Responder #26 em: 12:36 Segunda, 22 de Junho de 2015 »
Continuo a achar, como já referi, que a bobine está demasiadamente cheia. O ideal seria a linha ficar a 1 ou 2mm do bordo superior. O facto de em baixo ainda ter algum espaço pode estar relacionado com o formato da bobine, pois algumas bobines têm um diâmetro inferior na parte superior.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #27 em: 13:27 Segunda, 22 de Junho de 2015 »
Tambem me parece a bobine um pouco cheia... ???
Nelson Peres

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #28 em: 13:58 Segunda, 22 de Junho de 2015 »
Quanto a mim também acho a bobine demasiado cheia,(o enrolamento está bom) depois com o chicote pior ainda, daí o facto de ao lançares fazer cabeleira, a aba superior da bobine deve estar à vista aí uns 2 mm, depois de colocado o chicote, mesmo à mão, eu também o faço por vezes e nunca tive esse problema.

:fixe:

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #29 em: 15:26 Segunda, 22 de Junho de 2015 »
Sim tambem ja cheguei a esse conclusão, mas nao deixa de ser estranho, a linha é uma 0,25 e so la deve ter uns 200m de linha.

Agora para tirar linha, para ficar bem, posso tirar a linha à mao e cortar, ou convem tirar a linha toda e voltar a bobinar?

* Tópicos Recentes

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [Hoje às 17:07]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [Hoje às 15:55]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [Hoje às 12:56]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]