collapse

Autor Tópico: que cana devo comprar  (Lida 3486 vezes)

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
que cana devo comprar
« em: 02:51 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Boas! Sou viciado em pesca e estou a pensar comprar uma nova cana. Queria basicamente comprar uma cana que me permitisse fazer todo ou quase todo o tipo de pesca. Queria algo razoável para areia ou rocha, ao fundo, boiá ou à borrachinha. O meu orçamento é na ordem dos 150 euros. Pretendia uma relação qualidade/preço e uma cana com 4.5m.
Podem dar-me as vossas sugestões?
Obrigado

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: que cana devo comprar
« Responder #1 em: 07:18 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Viva companheiro. É uma questão muito dificil. Na minha opinião essa cana, para fazer todas as modalidades de pesca não existe. No entanto, há malta que faz isso mas já se vê pouco. Uma cana bate todas as modalidades de pesca mas não chegam a tirar partido dela . Para boia e corrico convem ser leve senão castiga-te os bracinhos >:D
Nelson Peres

Offline Andrezio

• Marlin
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 08:54 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Para fazer isso compre uma cana de fundo boa. Agora já sabe que quando for a boia não é a apropriada e quando for borrachar é bom que tenha um bom cabedal. Há umas canas que tem o porta-carretos ajustável, o que nesse caso é uma opção.

Offline tiagopacheco

• Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 09:24 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Se queres realmente fazer as pescas "todas"

Eu comprava para a boia uma Colmic Nikita 4.5 para a boia por 45€
E depois para o fundo, tentava arranjar uma Hellion usada, ou se quiseres algo novo, tens da Vega, as Cadenza e as Intruder, ou a Amorim Equinox ...

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #4 em: 10:31 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Como aqui foi dito e eu tb partilho opinião, uma cana para todo o tipo de pesca ...esquece...não ha compatibilidade...podes pescar...mas so pescas uma vez por exemplo, vais fazer uma boia com uma cana de fundo ao fim de meia hora estaa a encostar a cana as pedras...pq os bracinhos dão de si...tenta ver qual o tipo de pesca que mais fazes e compras uma caninha jeitosa e uma menos boa para a pesca que vas fazer menos, se me fiz entender, vai de encontro ao que o Tiago te disse...abraço :fixe: :fixe:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 11:04 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
boas
tica azoreana é polivalente mas atençao fundo talvez meio fundo 80-100 e é confortavel de pescar e o preço abaixo do que pretende.

abraço

Offline jorgekristovao

• Corvina
    • Cartaxo-Peniche
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:06 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 12:43 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Boa tarde.
Tenho a mesma opinião do Nuno e do Tiago. Para tudo não da.
Tudo depende da modalidade que fazes mais.
Vou dar te o meu exemplo( que tb não ando a nadar em euros)
A minha pesca preferida é surfcasting para a qual já se compra umas canas jeitosas por volta dos 100e como as que o Tiago referiu.
Depois para corricar comprei uma shimano forcemaster em promoção por 33e e comprei uma de boia da decathlon tb por 31e, e quer uma quer outra da para a chumbadinha.
Abraço

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 16:55 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
vega cayenne, será das mais polivalentes
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 18:27 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »

Se adquirires a Amorim Equinox, podes fazer fundo e talvez borrachinha a cana pesa 436 g, portanto aguenta-se na mão algum tempo, é parabólica e aguenta chumbadas de 150/160g o CW é 100-250 g.

Agora para fazer boia isso é melhor comprares uma caninha de 5 m barata mas direcionada á boia porque uma cana de fundo não dá mesmo.

Boas pescarias  :fixe:

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #9 em: 22:44 Sexta, 10 de Janeiro de 2014 »
Obrigado pelas respostas!
Iniciei-me na pesca à sensivelmente 2 meses e simplesmente estou a adorar. Para já só fiz pesca ao fundo e já tirei bastantes robalos com cerca de 20 cm (ainda vou preso), algumas fanecas, enguias e como troféu uma solha com 1.100 kg. Pesco habitualmente na foz do douro e no novo molhe da foz do douro. Comprei uma cana na pescamania por 55 euros (cana e carreto). Sinceramente não me parece má, pelo menos na pesca ao fundo. Amigos mais experientes na pesca dizem que é uma cana bastante razoável. A marca é iridium de 4.20 e se não me engano o carreto é de 3 rolamentos. Esses mesmos amigos falam-me com agua na boca da pesca à boia da cavala e da borrachinha ao robalo quando o tempo aquecer mais um pouco e o molhe da foz tiver com mares mais calmas(seguras). Pretendia comprar uma cana mais ou menos polivalente sabendo que a perfeição na polivalência na existe. A ideia era dar a iridium à minha senhora que está também a ficar viciada e comprar uma coisa mais razoável para mim. A ideia era de preferência comprar só uma cana a roçar a polivalência. Apesar das vossas respostas anteriores será que me podem indicar duas ou três canas dentro deste perfil?

Offline purplerain

• Carapau
  • **
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:24 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 01:52 Sábado, 11 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Queria basicamente comprar uma cana que me permitisse fazer todo ou quase todo o tipo de pesca.

Atendendo ao requisito diria que não comprarás nada de muito específico. Cada uma das técnicas de pesca tem as suas especificidades.
Mas também há boas canas que se podem adequar a uma maior variedade de técnicas de pesca, desde que o utilizador esteja disposto a suportar as carências que a cana apresente em cada técnica.

Eu talvez optasse por uma cana telescópica com um comprimento aproximado dos 4,5m, com pelo menos 5 secções, acção de ponteira e que te permita usar pesos até à 130gr. Há uns anos a Shimano tinha na série SpeedMaster boas canas, mas também um pouco acima dos 150€. Pode ser que ainda encontres alguma nova, mas será difícil.
Vamos lá botar de molho!!

* Tópicos Recentes

Flurocarbono 100metros por MgoShipher [Hoje às 21:20]

Porta agulhas por Palacius [Hoje às 16:43]

Cana Hibrida por Palacius [Hoje às 15:07]

Quem nunca?😁 por Nelson Peres [Hoje às 13:03]

Spinning foz do arelho por Unlimit [Hoje às 01:13]

Rabeca, cesto para pesca em altura por EricSerra [Hoje às 00:13]

AGULHAS como desentupir por Zagaia [19:30 Terça, 23 de Setembro de 2025]

Hilariante! 😁😁😁 por Victor Teixeira [13:13 Terça, 23 de Setembro de 2025]

Canas Rio Sado e Mar - surfcasting e embarcada por Joaol [10:29 Terça, 23 de Setembro de 2025]

Pesca na lagoa são Miguel Açores por duas [09:43 Terça, 23 de Setembro de 2025]