collapse

Autor Tópico: Como preservar e combater a ilegalidade  (Lida 1200 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Como preservar e combater a ilegalidade
« em: 21:07 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Boas.

Este é mais um texto que escrevi no Sítio, mas como estas situações continuam, convém recordar e falar nelas.

Talvez tivesse acontecido lá para 2007, quando estava eu com um amigo e companheiro de algumas pescarias e reparámos como não se deve proceder relativamente com a preservação das espécies piscícolas e as ilegalidades cometidas.

Encontrava-me à pesca na ponta do molho sul, na Figueira da Foz, como já disse com o meu amigo João M., estando um mar chão, ao final do dia, mas na esperança de fazer uns sargos.

A dada altura começámos a ver uma pequena embarcação, muito junto ao molho, não mais de dez metros de distância do mesmo, que começou a largar algo, logo no início do molho referido, que viemos a constatar tratar-se duma rede.

Como tenho o número do telemóvel, da Capitania da Figueira da Foz, fiz uma chamada e fui atendido, por um indivíduo, que disse o nome, mas não entendi e não liguei importância, a quem comecei por perguntar a que distância dos molhos, se podiam largar redes, ele deu a resposta e eu disse-lhe então que teriam de tomar alguma atitude, pois estava uma pequena embarcação a fazê-lo a uma distância, muito inferior ao permitido.

Além do referido anteriormente, dei-lhes o número da embarcação, pois via-se perfeitamente, a cor predominante da mesma, forneci-lhe a fisionomia e indumentária dos dois indivíduos, que estavam na embarcação e também lhe transmiti o número do meu telemóvel, o qual disse ir tomar medidas e me contactaria.

Quando a embarcação passou por nós tirei duas ou três fotografias com o meu telemóvel, para poder utilizar posteriormente, contudo após vê-las em pormenor e mesmo fazendo “Zoom”, as imagens não eram da melhor qualidade, não dando para ver o número da embarcação, com mágoa minha.

Como estava a ver o tempo a passar e a aludida embarcação continuava a largar redes, que se estendeu desde o farol, até junto ao navio naufragado ali existente, voltei a fazer novo contacto e disse-lhes que a embarcação tinha largado as redes até junto ao navio naufragado e já estava a retornar para a zona da barra.

Momentos depois recebo uma chamada telefónica, da aludida capitania, onde me comunicaram que tinha estado junto da embarcação com o número que eu tinha fornecido e que o motor da mesma estava quente, mas o dono alegou estar calor, sendo esse o motivo do motor estar quente.

Disse então ao indivíduo da capitania, que eu não estava sozinho, havendo portanto uma testemunha, dei-lhe inclusivamente a minha identificação e profissão, além de que podiam sempre ir levantar as redes, ficando de momento por ali a conversa.

Minutos depois recebo uma nova chamada e o elemento da capitania, disse não ter meios disponíveis e para eu escrever.

Respondi-lhe algo do género, “eu não tenho, de fazer o serviço dos outros, nem o sei fazer, além de que eu também tenho a minha profissão e não venho pedir ao pessoal da capitania da Figueira da Foz, para o irem fazer”.

Terminou a conversa, sem qualquer resolução e qualquer atitude por parte da aludida capitania.

Como ninguém controla tais embarcações, eu pergunto-me se os mesmos além de pescarem ilegalmente, tem as redes com a malha permitida e se depois o peixe emalhado, que tem medida passa pela lota e se o que não tem medida é devolvido à água, porque aquilo que já vi e como o fazem em local proibido para lançar redes, os autores recolhem o seu material em determinadas e propícias horas, retirando as redes da água, com a mesma rapidez com que as colocam, ficando as redes num amontoado no interior do bote, tapadas com um oleado, ou algo do género e retornam para o cais, penso eu, pois nunca segui nenhum.

Estes pescadores apanham centenas de quilos de peixe, existindo uma enorme quantidade de peixe que está morto e sem medida, os quais eu não acredito que sejam devolvidos à água e eu vou ser punido se for apanhado com um peixe que me deixou dúvidas na medida e estes indivíduos passam impunes e não têm qualquer respeito pela preservação das espécies.

Espero que não aconteça uma nova situação, pois caso verifique algo do género, deixo de pescar, ligo para a capitania e dirijo-me para a minha viatura, com as fotografias possíveis de fazer e vou aguardar na capitania que o elemento pessoalmente me mande fazer o serviço dele, pois irei narrar no livro de reclamações, tudo o que julgar por conveniente e vamos ver se não farei algo mais, pois são incompressíveis as justificações que se arranjam para não se fazer o que se deve.

Como podemos combater estas situações?

Quais as medidas a tomar?

Porque este tipo de pescadores, matam mais num dia, que eu mato num ano.

É verdade que existem leis a mais e pessoal para as fazer cumprir a menos, "eles" que as fazem, gastam tudo menos onde devem e não me alongo mais, pois posso dizer algumas verdades, que não podem ser audíveis.

Falta de pessoal não havia, podia sim haver falta de meios, pois foram ao cais ou porto de abrigo, onde o barco atracava e falaram com o dono segundo o elemento da capitania, que me atendeu, mas fiquei indignado, com o que disseram, como o "vamos tomar medidas", "escreva" sobre a situação e nada foi feito, nem sequer a recolha das redes, mas efectivamente nós temos o que merecemos.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3844
  • Agradecido: 404 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #1 em: 21:42 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Amigo Braga adorava responder de uma maneira pratica e consisa mas é extremamente complicado.




abraço


Manuel Matos
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #2 em: 22:20 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Uma situação real e que acontece vezes sem conta neste país fora. A capacidade de resposta a denuncias é deplorávelmente vergonhosa e a resposta desse «amador» fardado é de uma falta de profissionalismo incrível. Estão acomodados ao lugar e importa não haver stresses e chegar o salário ao final do mês. Quanto ao trabalho....o os que o façam :no2:
Nelson Peres
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #3 em: 22:55 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Sem duvida criticável.Ponto final.
Começa é a ser usual situaçõe destas.
Infelizmente claro.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline José Garcez

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1675
  • Agradecido: 5 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:11 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #4 em: 22:18 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Tarefa impossível. Os exemplos de ilegalidades começam com os nossos governantes... está tudo dito.

Abraço
"Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender" Blaise Pascal
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #5 em: 23:17 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Boas

Efectivamente este é o País que temos, daquela vez nada fiz para alterar a situação, mas para a próxima, isso não irá acontecer do mesmo modo, com toda a certeza, porque eles vão levar comigo.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #6 em: 23:22 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Braga,

acho que ainda tiveste sorte de não irem ter contigo, pedir-te licença e fazer tudo o que fazem só para chatear.... Uma palavra: vergonhoso!
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #7 em: 23:30 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Braga,

acho que ainda tiveste sorte de não irem ter contigo, pedir-te licença e fazer tudo o que fazem só para chatear.... Uma palavra: vergonhoso!

Infelizmente assim é, mas as coisas estão a mudar, só não sei se é para melhor...

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #8 em: 00:52 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Cada vez há pessoas "melhores" nas policias e militares, no entanto o problema é que sãao orientados para o dito "law enforcement" e não para o "citizen protection", não é por culpa deles mas sim do modelo. Citizen protection é um conceito lato quando aplicado neste contexto.
E cada vez mais é e será desta forma, infelizmente, e isso é um retrocesso.
Espero que tenham percebido.

PS: está em inglês para respeitar a origem dos conceitos
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #9 em: 12:11 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
BOAS
talvez ter a possibilidade de gravar a dita conversa demonstrar a vontade de resolver a situaçao e se nada for feito denunçiar o caso aos média talvez incomode alguém e se faça algo talvez de um ou dois nao mas se uns quantos fizerem isto talvez resulte...é apenas uma opiniao....mas é um tópico que dá que pensar .......

abraço
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #10 em: 21:29 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »
Boas

Agora com tantos cortes, acho que nem telefones vão ter.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #11 em: 10:48 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
BOAS
talvez ter a possibilidade de gravar a dita conversa demonstrar a vontade de resolver a situaçao e se nada for feito denunçiar o caso aos média talvez incomode alguém e se faça algo talvez de um ou dois nao mas se uns quantos fizerem isto talvez resulte...é apenas uma opiniao....mas é um tópico que dá que pensar .......

abraço
a única coisa que resultaria disso era um processo ao policia ou seja o que for mesmo que ele não tenha meios para agir, o sistema não se altera.
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #12 em: 13:27 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Infelizmente está tudo dentro da normalidade, sei bem disso e de outras bem piores, é por isso que digo e repito que não confio nessa gente.

Cumprimentos.
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #13 em: 13:43 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Boas

Pois a verdade é que instalado um sentimento de impunidade e sei do que falo, sendo muitas vezes também um trabalho inglorio, o que acaba por desmotivar o pessoal, nas suas várias vertentes, mas isto é Portugal no seu melhor.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Saturno

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 89
  • Agradecido: 3 vezes
    • Margem sul do Tejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:49 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #14 em: 14:27 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Acho que após tanto esforço devia ter escrito "apresentado queixa" junto da Capitania.

As situações ilegais têm que ser reportadas de modo a aumentar a pressão junto das autoridades competentes.
Cumps.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #15 em: 16:04 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »

 Isto já não tem cura, as autoridades não funcionam e a malta também não tem a educação necessária para observar que o que estraga hoje não pode colher amanhã.

 Vemos constantemente nas televisões os pescadores profissionais a lamentarem-se de todas as formas, incluindo da escassez do pescado mas, depois são os próprios que rapam tudo a eito e sem olhar a meios, que fazer !

  :fixe:
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Como preservar e combater a ilegalidade
« Responder #16 em: 17:16 Segunda, 20 de Janeiro de 2014 »
Nem sei o que dizer....triste mesmo :( :(
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]