collapse

Autor Tópico: Os melhores vinis para as corvinas  (Lida 4863 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11257
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Os melhores vinis para as corvinas
« em: 20:11 Quarta, 27 de Maio de 2015 »


 


A escolha dos vinis para as corvinas dividem muito os pescadores.

A escolha é diversificada e não é simples escolher apenas uma ou duas cores... Confesso que estou distante da ideia de alguns pescadores da praça que acham que as cores nunca interessam, a melhor cor é a que passa a frente dos peixes... Hmmm...

 


Sabem, normalmente esses pescadores são dos que mais passam tempo a escolher as amostras e que raramente aceitam comprar uma a toa. Sabem sempre ao que vão!!! Curioso.

Também estou longe de achar que o Tejo por ter águas barrentas praticamente todos os dias, ou a visibilidade ser muito baixa, a cor ser indiferente. Para mim a cor interessa, a cor é claramente um factor que pode fazer a diferença. Agora, o que pode alterar são as zonas, consoante os respectivos fundos, comedia, luminosidade e tipo de habitat.

Existem aspectos que podem alterar e muito as cores, mas de uma forma geral vai se tentar deixar as cores predilectas nos últimos anos. Só para as corvinas. Na realidade um dos aspectos que me faz ter toda a convicção que as cores interessam é que a cor que mais robalos me deu até hoje no Tejo, praticamente não apanha corvinas, comparando com outras cores... Assim como as cores mais fortes as corvinas não dão grandes resultados ao robalo. Existem duas excepções, no resto pouco coincidem.

 


O que está em discussão neste tópico não é de forma alguma outros aspectos, aqui apenas se está a escolher algumas cores e formatos que acredito serem boas e que vos ajudem a garantir algumas capturas.

Tendo em conta quer vinis articulados, quer vinis fixos, fica um TOP dos Vinis que mais gosto e que mais confiança deposito. Deixo um top de 10 escolhas para vos minimizar os gastos. Acredito que para muitos possam existir outras cores, mas para quem começa pode acreditar que estas funcionam.

 


Também espero que entendam que tenho as minhas preferências, mas acredito que dentro destas cores, outros vinis de outras marcas podem funcionar bem...

Por fim não escolhi as cores por ordem, pois todas dão boas capturas.

Divirtam-se e sejam felizes...



TOP 10 CORVINAS:

- Savage Sandeel
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


 - BM KAKI
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


- Storm DON
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

- Lunker City 143 - ATOMIC CHICKEN
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

- BM VERT/ORANGE
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

- Lunker City 169 - METALLIC CARROT
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


- FIIISH CRAZY SAND EEL PINK
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]


- Savage Lemon Back
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

- Lunker City 056 - BUBBLEGUM ICE
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

- Savage PINK
[attachment=10]


Espero que vos ajude.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Tordo

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #1 em: 21:44 Quarta, 27 de Maio de 2015 »
Só tenho uma duvida.
Como disseste as aguas do Tejo são um bocado barrentas, então escolhes vinis com cor quase parecida( 2 primeiros) ou nessas alturas é melhor usar os mais coloridos( rosas laranjas etc)
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11257
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #2 em: 22:06 Quarta, 27 de Maio de 2015 »
Se analisares com atenção a base são 4 cores. O resto são misturas.
A minha cor numero 1 é o laranja, mas o verde, o rosa e o kaki/aji funcionam muito bem.
O Kaki/Aji acaba por ser a única cor não colorida, mas é uma cor que no Tejo produz grandes resultados. Aliás em termos de polivalência é a melhor cor que já usei. Não é que mais corvinas me apanhou ao longo dos longos anos que já pesco a elas, mas apanha robalos, corvinas, apanha no rio, no mar, é uma cor especial sem dúvida.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #3 em: 09:35 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
As cores já percebemos quais as que obtêm melhores resultados, e a nível de tamanhos?
Nuno Conceição
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11257
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #4 em: 09:39 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
É relativo e discutível. Posso te dizer que as maiores que apanhei, eu e os meus colegas foram com amostras de tamanho médio ( 140 a 160) e não aquelas de 200 ( 20cm.) e mais que vejo muita gente a pescar. Sinceramente acredito mais na cor do que no tamanho. Desde que já tenha um porte intermédio funciona, agora tudo varia consoante o local, pois os fundos e correntes não são iguais, e as marés também mudam todos os dias. Acima de tudo a melhor amostra em tamanho é a que trabalha bem na cota de água que precisamos. Se ela não chega ao fundo não serve, se também faz de poita não serve... Há que procurar um meio termo. No Tejo de embarcação entre 30 a 60 gr. é o que mais se usa, mas tudo tem excepções.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #5 em: 09:51 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
Boas Filipe,

Normalmente sigo os teus tópicos com atenção especial, (tal como outros aqui do forum) e este também não me passou ao lado, embora não me tenha ainda iniciado nessa pesca por enquanto.
Mas como tenho ouvido por ai, uns zuns zuns do pessoal a dizer que trás uma grades para casa, e como agora está calor e sabe-me tão bem beber uma fresquinha, depois da pesca e outra quando chego a casa ( ;D ;D ;D ;D ;D ;D) estou (quase) convencido a comprar uma canita e umas amostras para me iniciar nas jolas que se apanham no mar,  ;D ;D ;D ;D ;D ;D.
(e agora estarás a pensar "nem sabes no que te vais meter, eu se fosse a ti estava mas era quieto" e eu respondo " nada que não se faça, sem medos, (que mais não seja, quem espera por aquele dia em que se tira o primeiro, sempre alcança) ")

Até agora só de barco, uma das corricadas, no oceano atlantico, algures entre Madeira (Porto Santo) e Marrocos e só deu 3 Atuns já granditos e 2 Dourados ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D. Foi uma viajem a comer peixe com batatinhas e fruta ;D ;D ;D ;D ;D com uma boa pinga a acompanhar.

Bom e isto tudo para te dar os parabéns pelo tópico, simples (como é habitual), conciso (informação necessária está cá), informativo (no meu caso pessoal esclarecidissimo) e mais nada! ;)

Cumps,
Pedro

PS: Era  :fixe: para a comunidade que existisse um tópico assim para a robalada (isto puxando a braza á minha sardinha, que é por ai que quero começar :D :D :D :D :D)   
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11257
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #6 em: 10:08 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
Eu até o posso fazer, mas lá mais para Setembro, quando começa a época, nesta altura julgo que alem das corvinas é tempo de douradas.

Mas um artigo tem N bases onde se pode basear... É muito complicado escrever um artigo completo, pois teria que perder semanas a fio. Posso sim me basear numa escolha de determinados aspectos e dividir a pesca de terra com a pesca de embarcação.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #7 em: 10:24 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu até o posso fazer, mas lá mais para Setembro, quando começa a época, nesta altura julgo que alem das corvinas é tempo de douradas.

Mas um artigo tem N bases onde se pode basear... É muito complicado escrever um artigo completo, pois teria que perder semanas a fio. Posso sim me basear numa escolha de determinados aspectos e dividir a pesca de terra com a pesca de embarcação.

Filipe,

Não, não quero ocupar muito do teu tempo, uma coisa simples como tu sabes bem fazer, ou então como devemos de viver perto, dois dedos de conversa (se não te importares e quando tiveres tempo, claro) chegam para começar. (Mas primeiro, tenho que me chegar á frente com a guita para cana).

Isto também, porque certamente o que hoje é verdade, amanhã pode mudar e ter uma base de dados (actualizável) para quem quer iniciar era porreiro.
 
É que como está aqui no forúm é preciso procurar muito bem, em todos os postes, a informação está bastante dispersa. Foi essa a razão da solicitação. (atenção que não é critico para nenhum dos moderadores , é assim porque é assim que acontece)

Cumps,
Pedro 
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11257
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #8 em: 10:26 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
A actualização é uma constante, se bem que muitas amostras perduram anos. Quando se é bom, é se sempre bom... :).
Mas claro que as tecnologias avançam e quem não acompanha pára no tempo.

Claro que no que puder ajudo, a partilha de conhecimentos é base para se crescer.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #9 em: 10:32 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Claro que no que puder ajudo, a partilha de conhecimentos é base para se crescer.

É com pessoas assim que gosto de "falar"!

Cumps,
Pedro

Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #10 em: 11:21 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
Filipe como não é uma pesca que faça muitas vezes, não posso opinar se as cores que apresentas já me deram alegrias, vou só relatar uma situação para complementar o que já disseste para o pessoal que ler este tópico ficar com mais uma ideia de como as coisas funcionam.
No dia que fui a elas éramos 4 dentro do barco, 3 tínhamos vinis iguais que até nem está nesses 10 que mencionaste e o outro companheiro pescou como um vinil igual ao da 1ª foto. Dos que estávamos a pescar com vinil igual o meu primo ferrou 5 peixes eu ferrei uma e o outro nada. O gajo do vinil diferente também não ferrou nada.
Na pesca seguinte o meu primo a pescar com o mesmo vinil que tinha ferrado 5 não sentiu nenhuma e o outro gajo que não tinha apanhado nada no dia que eu fui,  com o mesmo vinil que não apanhou nada no dia anterior, apanhou 3.  Pescaram no mesmo sitio as condições de maré e de clima eram iguais ao dia anterior, então porque é que num dia funcionou um vinil preto e no dia a seguir foi um verde?
« Última modificação: 11:25 Quinta, 28 de Maio de 2015 por Marco Caparica »
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11257
  • Agradecido: 1652 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #11 em: 11:27 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
Isso pode se explicar pela diferente luminosidade do dia, visto que o resto pouco pode ter alterado. Independentemente disso qualquer pode funcionar, agora existem cores que passado anos, e centenas de testes em pescas se verificam mais efectivas. O motivo, julgo que se alguém soubesse ao certo, nunca falhava  :D, mas ninguém o sabe.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #12 em: 12:43 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
Tenho amigos que fartam-se de apanhar corvinas com mais de 20 kg com os Black Minow da Fiiish tamanho 160 de cores vivas com cabeçote 60 gramas.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #13 em: 15:34 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
Excelente partilha que dá uma ideia excelente para quem, como eu, nunca fez esta pesca ou tem pouca experiência. Muito bom  :aplau:
Nelson Peres
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Os melhores vinis para as corvinas
« Responder #14 em: 23:05 Quinta, 28 de Maio de 2015 »
Boa partilha sem duvida! Eu nao faço essa pesca, quem me dera ter corvinas por perto, mas no entanto aprender nao ocupa espaço!
Penso tratar-se de informacao muito util para quem possa pescar umas corvinas.
Obrigado pela partilha Filipe!
 

 

* Tópicos Recentes

Cinnetic Raycast III por duas [Hoje às 14:51]

Locais onde pescar ao Barbo por Zagaia [Hoje às 10:40]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [00:06 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [10:56 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]