collapse

Autor Tópico: Montagem com cabo de aço  (Lida 3941 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Montagem com cabo de aço
« Responder #15 em: 15:13 Sexta, 22 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu sempre aprendi e usei um estralho com linha ligeiramente mais fina que a linha madre. Mas, neste caso, tenho 0.45 na madre e linha de aço com o dobro  ::)
Não sei se faz sentido em função de outros fatores, mas em vez de ligares outro cabo de aço para alongar o estralho podes colocar uma linha 0,40.

O cabo de aço continua onde faz falta e se o anzol agarrar uma pedra vai partir pelo 0,40 (provavelmente).
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Montagem com cabo de aço
« Responder #16 em: 23:38 Sexta, 22 de Maio de 2015 »
Aníbal, isso é o que eu faço. O fio de aço que acompanha o anzol tem 30-40 cm. E eu meto um fio monofilamento de 0.45, igual ao da madre, a ligar à madre. Mas eu ainda agora comecei a pescar aqui mas já me cheira que em julho 0.45 não vai chegar, não pelo peso do peixe, mas porque alguns peixitos têm uns dentes que não sei se não cortam inclusivé o cabo de aço se fôr fino de mais.
Abraço
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Montagem com cabo de aço
« Responder #17 em: 23:59 Sexta, 22 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aníbal, isso é o que eu faço. O fio de aço que acompanha o anzol tem 30-40 cm. E eu meto um fio monofilamento de 0.45, igual ao da madre, a ligar à madre. Mas eu ainda agora comecei a pescar aqui mas já me cheira que em julho 0.45 não vai chegar, não pelo peso do peixe, mas porque alguns peixitos têm uns dentes que não sei se não cortam inclusivé o cabo de aço se fôr fino de mais.
Abraço

Mas se eles cortarem o cabo de aço não vale a pena tentar resolver o problema pela espessura dessa parte do estralho. O problema quanto a mim não será o peso do peixe, nas sim a força que ele faz. O importante será que tudo consiga resistir às investidas das capturas, entre elas a resistência da linha à abrasão, um peixe que tenha força para levar linha à séria vai procurar abrigos e fazer roçar a linha em zonas rochosas ou troncos, etc.

O que vejo também como menos garantido quando a linha madre é a mesma do que essa ponta do estralho que liga o cabo de aço à madre e a grande diferença que há na elasticidade dessas linhas. Se elas são linha da mesma bobine, supostamente têm a mesma elasticidade, mas isso apenas na teoria. Na prática isso não se verifica atendendo à extensão das linhas, uma tem dezenas e centenas de metros e a outra apenas um ou dois, pelo que a sua resistência à tracção é muito menor. A capacidade de uma linha resistir à tracção está também muito dependente da extensão dessa linha, por fazer a distribuição dessa força de tracção pela extensão.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Montagem com cabo de aço
« Responder #18 em: 00:06 Sábado, 23 de Maio de 2015 »
Então como seria a montagem ideal ou possível para ti?
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Montagem com cabo de aço
« Responder #19 em: 00:16 Sábado, 23 de Maio de 2015 »
Sem nunca ter pescado por aí, nem peixes que andem nessas águas, a montagem em si não me parece ter nada de mal feito, pode quanto muito depois estar construída para pescar mais no fundo ou mais na superfície. Quanto ao estralho de aço, se for cortado pelos dentes a espessura do mono não resolve nada, terás de resolver o problema no aço e não no mono, ou usar um anzol com uma haste mais comprida para quando o peixe estiver ferrado não conseguir cortar o anzol, e ter o empate do anzol fora da boca. Mas isso ainda deve estar um pouco longe de acontecer, ou até acontecer a qualquer momento.

O que eu pretendia referir quanto à montagem que estás a usar é que a espessura do mono que liga o cabo de aço à madre deve ser um pouco mais espessa do que a madre pelas razões que referi, além da necessária maior resistência à abrasão.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Hermano

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1569
  • Agradecido: 105 vezes
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
Re: Montagem com cabo de aço
« Responder #20 em: 00:25 Sábado, 23 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O que eu pretendia referir quanto à montagem que estás a usar é que a espessura do mono que liga o cabo de aço à madre deve ser um pouco mais espessa do que a madre pelas razões que referi, além da necessária maior resistência à abrasão.

Percebido. Obrigado! :)
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: Montagem com cabo de aço
« Responder #21 em: 02:11 Sábado, 23 de Maio de 2015 »
No meu ver, o cabo de aço só faz falta onde o peixe morde ou seja, junto ao anzol. Tudo o mais de aço se escusa.
Se o comprimento do estralho de aço é curto para as condições do pesqueiro, pode fazer uma extensão em mono 0,45 ou mais, de tamanho q.b.
Depois, uma das pontas da extensão liga à madre como sempre faz, e a outra ponta da extensão faz uma laçada e liga à laçada do estralho de aço. Está feito!
Quanto ao facto do aço ser visível pelo peixe?
Tranquilo... boa isca no anzol, que o peixe quer é comer :)
Hasta la próxima marea !
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Montagem com cabo de aço
« Responder #22 em: 15:32 Sábado, 23 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
(...)

O que vejo também como menos garantido quando a linha madre é a mesma do que essa ponta do estralho que liga o cabo de aço à madre e a grande diferença que há na elasticidade dessas linhas. Se elas são linha da mesma bobine, supostamente têm a mesma elasticidade, mas isso apenas na teoria. Na prática isso não se verifica atendendo à extensão das linhas, uma tem dezenas e centenas de metros e a outra apenas um ou dois, pelo que a sua resistência à tracção é muito menor. A capacidade de uma linha resistir à tracção está também muito dependente da extensão dessa linha, por fazer a distribuição dessa força de tracção pela extensão.
Percebe-se o que queres dizer com a distribuição da força pela extensão, embora possa a levar a interpretações erradas. A carga de rotura vai ser a mesma (numa linha exatamente igual) independentemente do comprimento dessa linha.
O que vai acontecer, numa linha elástica, é que essa carga não se vai conseguir aplicar de forma "seca", ou seja, para aplicares 15 kgf, tens que ter uma reação de 15 kgf em sentido contrário e se a linha estica só vais ter 15 kgf quando estiver suficientemente esticada. Numa linha comprida tens essa flexibilidade (o peixe com uma investida brusca terá mais dificuldade em esticar 3 ou 4 m até atingir esses 15 kgf).

Portanto, do ponto de vista prático, é um raciocínio correto.

No entanto, esqueces que o estralho também não está ligado a um ponto fixo e uma investida no estralho vai exigir os tais 15 kgf para partir, com toda a linha até ao carreto a esticar até esses 15 kgf serem atingidos, pois não é possível aplicar a força de 15 kgf se do outro lado não existir algo a contrariar.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]