collapse

Autor Tópico: Alternativa ao surfcasting  (Lida 3206 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Alternativa ao surfcasting
« em: 09:03 Sábado, 09 de Maio de 2015 »
Bem, após de mais de 1 ano sem ir pescar (falta de tempo e um filho à mistura), lá voltei eu à praia da Madalena e essencialmente foi mais do mesmo... dar banho à minhoca e perder montagens completas.

Já no ano passado era a mesma coisa. Correntes fortes. Pedras com fartura. Algas. Falta de experiência. Vou oficialmente desistir do surfcasting nesta praia durante uns tempos.

Como continua com muita falta de tempo, e cada vez mais vai ser assim, não me dá muito jeito ir para outras praias pescar, visto que esta é mesmo em frente à minha casa. Portanto terei que arranjar alternativas. Daí deixo no ar estas questões:

- dá para pescar à bóia aqui? Em caso afirmativo, o equipamento que tenho (cana Tubertini SecretCast e carreto Daiwa Crosscast X-5000) dá para aproveitar, ou terei que investir num novo set para pesca à bóia?

- dá para fazer spinning nesta praia com estas condições, ou nem vale a pena tentar? Ao menos escusava de dar banho à minhoca e dava banho à borracha...

- há efectivamente peixe por estas bandas!?  ;D


Obrigado e abraço!
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #1 em: 10:45 Sábado, 09 de Maio de 2015 »
corricar provavelmente dá.

Mas ja tentas te perceber pq perdes tanto material? e ja analiaste a praia no seu todo?
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 748 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #2 em: 10:58 Sábado, 09 de Maio de 2015 »
O corrico e spinning dão para praticar em todo tipo de praia e quem pensa que o spinning só é bom onde tenha pedra esta bem enganado, quanto ao material que perdes eu não coneço a praia mas provavelmente andas a pescar muito fino para essa praia não será ?????
"born to fish forced to work"
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #3 em: 12:05 Sábado, 09 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O corrico e spinning dão para praticar em todo tipo de praia e quem pensa que o spinning só é bom onde tenha pedra esta bem enganado, quanto ao material que perdes eu não coneço a praia mas provavelmente andas a pescar muito fino para essa praia não será ?????

O Costa têm razão. Mas já agora se puderes dizer como fazes a tua pesca, tipos de linhas, montagens e afins pode ser que te consigamos ajudar melhor
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #4 em: 14:32 Sábado, 09 de Maio de 2015 »
É uma situação complicada. Falta de tempo e por consequência insistência na mesma praia, se calha no mesmo sitio e, palavras do próprio, pouca experiência. Pelo que estive a pesquisar a praia tem pedra mas deves tentar perceber porque prende sempre e porque tens sempre tanta dificuldade. Já alteraste a montagem alguma vez ou pescas sempre igual ?! Já experimentaste chumbo de correr ?! Há uma série de sistemas que deves experimentar/alterar para ver se funciona melhor...

E tens tambem um ganda galo, sempre limo e corrente é lixado... ??? >:D

Caso não resolvas o teu problema pega mas é no corrico pode ser que te safes melhor.
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19670
  • Agradecido: 1167 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #5 em: 15:22 Sábado, 09 de Maio de 2015 »

 Terás de observar (para se saber) que tipo de montagens estás a usar, essa praia pelo que é possível observar tem muita zona de pedras, no entanto tem uma pequena baía onde parece ser mais areal, tens também um pouco a norte a zona da praia do Canidelo, onde havendo pedras são em menor número.

 Em zonas onde haja pedras soltas (uma aqui outra ali) deves usar linhas mais grossas e praticamente sem montagens, para não haver pontos fracos (nós, clips ou destorcedores), tipo; linha madre 0.40 direta, com uma laçada dupla no final, numa penduras a chumbada (de esfera, pêra ou oliva) e na outra o estralho, um tipo de rockfishing à moda antiga, os estralhos dentro dos 80/100 cm e, não muito grossos, 0.30/0.35, experimenta.

 É só a minha opinião, sem saber como pescas é difícil dizer mais e, também porque não conheço o spot (é só pelo que vejo no google earth)

  :fixe:
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #6 em: 15:51 Sábado, 09 de Maio de 2015 »
P.S. O ffgsoares respondeu enquanto eu estava a escrever isto por isso é capaz de ser mais do mesmo.

Pelo que vejo no google maps a praia da Madalena parece mais um sítio de rockfishing do que surfcasting.

Aqui na minha zona nesse tipo de praias vejo o pessoal a pescar com material mais ligeiro, com canas telescópicas e chumbadas pequenas à volta de 60g, quase sempre com a cana na mão. Sem montagens nem destorcedores e com um estralho pequeno preso directamente à linha do carreto de mais ou menos 0.30mm(no carreto), para o caso de prender perderes menos €€. E nada de grandes lançamentos. É uma pesca que requer técnica e precisão, em que lanças e onde cai fica e só podes puxar "quando for para tirar peixe" para reduzir o risco de perderes material.

Aqui o melhor para pescar assim é quando está vento sul/sudoeste com mareta pequena a média... é com cada sargo que até te encostas! É impressionante a distância curta a que os gajos andam mesmo na espuma das ondas.

Se quiseres pescar mais pesado a uma maior distância em fundo de pedra acho que terás de arranjar um pesqueiro mais em altura para aumentar o ângulo da linha em relação ao fundo, caso contrário em cada tiro fica lá tudo. Ah... e com uma linha no carreto mais grossa, tipo 0,40mm.

Mas também vi no mapa que isso fica bem perto da praia do cabedelo e aí sim acho que é um sítio para surfcasting em que podes praticar uma pesca mais atlética com grandes lançamentos e linhas finas.

Para o spinning toda essa costa parece perfeita. É pegar na cana e amostras e ir, começas numa ponta e acabas na outra.

« Última modificação: 15:58 Sábado, 09 de Maio de 2015 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #7 em: 20:23 Sábado, 09 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Daí deixo no ar estas questões:

- dá para pescar à bóia aqui? Em caso afirmativo, o equipamento que tenho (cana Tubertini SecretCast e carreto Daiwa Crosscast X-5000) dá para aproveitar, ou terei que investir num novo set para pesca à bóia?

- dá para fazer spinning nesta praia com estas condições, ou nem vale a pena tentar? Ao menos escusava de dar banho à minhoca e dava banho à borracha...

- há efectivamente peixe por estas bandas!?  ;D

Deixa que te coloque esta questão, vês por lá alguém a fazer surfcasting?
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #8 em: 14:15 Domingo, 10 de Maio de 2015 »
Agradeço a todos as respostas. Presumo que 99.9% do problema seja mesmo falta de experiência, mas deixo aqui alguns dados sobre a praia em questão e o meu tipo de pesca. Vou simplificar para... simplificar  8)

- a praia da Madalena é rochosa, muito rochosa. Aliás, penso que o fundo é TODO em rocha. Aquilo agarra tudo facilmente
- sei que em algumas praias ao lado as condições são melhores, no entanto dá-me mais jeito "pescar" aqui por 1001 motivos
- para spinning, basta por e simplesmente correr a praia de uma ponta à outra e fazer lançamentos directos para o mar? Lançar, recolher, lançar, recolher?! Ou convém ir para cima de umas pedras tentar a sorte?
- no spinning, algas e correntes não são problema?
- quanto a montagens, tenho usado linha principal Suffix Duraflex 0.30mm e para os estranhos Seaguar Ace Fluocarbon 0.33mm. Pesos a rondar 100-120 gramas em estranhos 80-100 cm.


Acho que vou mesmo começar a tentar spinning. Tendo em conta a minha indisponiblidade para ir à pesca sempre que me apetecer, pelo menos não fico sem poder ir quando não tiver casulo/isca/etc...

Podem aconselhar algum material decente, nada de xpto e que não me fique muito caro? Não vale a pena investir à grande e à francesa, mas ao mesmo tempo também não vale a pena ir para lá com canas de 20 euros. Digo eu... ;)



Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Deixa que te coloque esta questão, vês por lá alguém a fazer surfcasting?


Ver, já vi. Mas nunca vi ninguém sair dali com peixe :)
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #9 em: 14:27 Domingo, 10 de Maio de 2015 »
Viva!

Em relação ao material para spinning eu comprei esta, a 330H e estou satisfeito, apesar de a não ter usado muito:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

no carreto, tenho este que uso para o spinning e boia e estou bastante satisfeito:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

em relação às amostras, podes usar isco fresco, como sardinha, peixe-rei, etc, como parece que começa a resultar, ou amostras artificiais flutuantes, para não ficarem presas nas rochas.

Acho que é uma excelente pesca, pois não tens de te preocupar com o isco, se está fresco, ou congelado, não tem de descongelar... só tens de fazer para não perder as amostras, pois algumas são bem caras!

Cumps!
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline modular

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
  • Agradecido: 3 vezes
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #10 em: 22:23 Segunda, 11 de Maio de 2015 »
Boas! Vou então ao.spinning pela primeira vez. Diga-me, que amostras aconselham para este tipo de praia? Rochosa, ondas, correntes fortes e por vezes bastante ventosa.

P.S. - Cana de acção 20-50 e carreto Shimano série 4000 são boas opções?

Obrigado!
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #11 em: 11:11 Quinta, 21 de Maio de 2015 »
A praia da Madalena tem peixe sim e bem bons , visto que não falta comida por aquelas rochas, quando era miudo via muitos robalos sair, agora tens é de aprender com os lobos do mar que por la andam, saber os sitios, á boia, é complicado, spining dá, e podes fazer a pesca aos larotes que basta meteres uma chumbada e um anzol e um toco de uma vassoura e andas entretido nas fendas das rochas aos larotes e ranhosas :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #12 em: 11:38 Quinta, 21 de Maio de 2015 »
Em rocha o modo de pescar muda ligeiramente (um ligeiramente grande)... a recolha tem que ser feita mais rapidamente para não andar a roçar nas rochas e tens que ter sempre atenção à constituição da praia, onde estão rochas que prendem, onde estão rochas que deixam passar, onde está o buraco com areia... numa praia deste tipo, só conhecendo bem os locais consegues pescar de forma decente. E para conheceres tens que perder material.

Outra forma será (como já fiz muitas vezes) meteres uns óculos e um tubo de mergulho no verão e ires observar o fundo por diversas ocasiões diferentes. Muitas vezes a praia muda, mas numa praia de muita rocha essa mudança é menor que numa praia de areia (fundões, etc) ou melhor, a praia muda, mas as poças de areia vão estar sempre no mesmo sitio, as rochas mariscadas de mexilhão que prende a linha toda também, a rocha careca também... depois todos os verões vais atualizando a informação. E podes sempre aproveitar essas saídas de apneia para vislumbrares o magnifico espetáculo que se observa debaixo de água, aprenderes comportamentos dos peixitos, onde gostam de descansar, em que valas gostam de mariscar, onde estão os buracos para onde deves tentar colocar a tua chumbada... e podes sempre aliar uma arma a ver se sacas alguma coisita, ou umas navalheiras e uns polvitos e umas montagens perdidas o que o faz poupar algum.

Depois de conhecer a praia como deve ser vai ver que este é um tipo de pesca mesmo engraçado. Deixa de perder tanto material (eu já é muito raro perder e geralmente o que perco é depois reavido meu ou de outro), com a experiência começa a saber os segredos de desencalhar chumbadas (sim tem um segredo e é um dos tópicos que estou à que tempos para abrir mas que ainda não tive tempo pois queria fazer algo em condições), começa a perceber que quanto mais lixo na montagem pior (aqui o simples é o melhor como já disseram),  buraco ali a 20 metros é melhor que para lá da rebentação, linhas mais grossas... e como eu costumo dizer, vai perceber que onde há rochas há vida.

Eu gosto muito de surfcasting mas adoro rocha (acho que se nota). É preciso saber outras coisas. Vou agora mais à praia sem rocha porque a malta com quem ando não gosta de perder material, e em areia é mais fácil mandar lá para dentro e esperar por peixe... não se trabalha tanto nem se estuda tanto (se não se quiser!!! ;)).


 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Alternativa ao surfcasting
« Responder #13 em: 11:58 Quinta, 21 de Maio de 2015 »
Inserir Citação (seleção)
Muitas vezes a praia muda, mas numa praia de muita rocha essa mudança é menor que numa praia de areia (fundões, etc) ou melhor, a praia muda, mas as poças de areia vão estar sempre no mesmo sitio, as rochas mariscadas de mexilhão que prende a linha toda também, a rocha careca também... depois todos os verões vais atualizando a informação. E podes sempre aproveitar essas saídas de apneia para vislumbrares o

Boas dpeneireiro, neste ponto discordo contigo.
Uma praia de areia muda, e por vezes em poucos dias, mais funda ou areada, fundão ou coroa mais á esquerda ou á direita, mas continua a ser todo areia.
Um pesqueiro de pedra, continua a ser pedra.
Agora num pesqueiro misto ( areia e pedra ) é muito mais difícil. Onde há uns dias tinhas areia, "hoje" podes ter uma pedra. E "aquela" pedra que costuma estar sempre lá, pode estar tapada de areia.
Resumindo, numa praia mista as alterações são relevantes, e a atenção e observação têm que ser muito maior.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

 

* Tópicos Recentes