collapse

Autor Tópico: Casting vs Spinning  (Lida 21123 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joao93

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 10 vezes
    • C.B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:48 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014
Re: Casting vs Spinning
« Responder #15 em: 14:31 Segunda, 25 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Será que o amigo Quantun não quer retomar este assunto? É que no outro dia, ao fim do dia e devido ao cansaço (passei umas horas a "puxar" carnks com a cana/carreto de spinnnig) comecei a recuperar a amosta com a cana alinhada com o fio (sem fazer qualquer angulo entre a cana e o fio) e não é que ferrei dois ou três achigãs e "o sentir" da ferragem foi para mim muito gratificante??!! Tive a sensação da captura do peixe muito mais vivida e gostei  :) pelo que estou a colocar a hipótese de vir a comprar um conjunto de casting. Por um lado devido ao facto de me parecer mais "descançada" para os braços e costas e depois porque gostei da sensação de ferragem e quero experimentar com um conjunto expecifico de castins pelo que toda a juda será benvinda.

Desde já obrigado a quem quiser dar umas dicas sobre o tema - canas, carretos, preços, mascas - o que quiserem e acharem por bem.

Um abraço,

António Silva


ola António
A nível de carretos os que aconselho são shimano citica e curado, neste momento tenho um citica e estou muito satisfeito carreto que custa a volta dos 120€, acho que a diferença qualidade/preço de um para o outro não compensa, o curado custa cerca de 160€.
Um carreto que experimentei recentemente foi o quantum smoke, muito leve e com um trabalhar muito suave mas mais caro que os dois acima.
Uma opção mais barata é o shimano caenan, cerca de 80€.
A nível das canas se for para usar só com cranks aconselho a crankin stick da BPS, que também dá para trabalhar amostras de superfície.
Se for uma cana para ser utilizada com todo o tipo de amostras o ideal é uma cana Medium heavy, e depois ter o cuidado de não ferrar com muita força para não rasgar a boca do peixe quando pescar com cranks.

boas pescas e espero ter ajudado.


 

Offline João Pinto

Re: Casting vs Spinning
« Responder #16 em: 15:43 Segunda, 25 de Agosto de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sou possuidor dos dois tipos de carretos e cheguei às seguintes conclusão:
1) Para pescas a partir da margem e em locais muito apertados é preferivel utilizar um carreto de spinning.
2) A pesca com amostras leves é praticamente impossivel com carretos de casting.
3) A pesca em locais abertos ou a partir de barco, os de casting são preferiveis.
4) Os carretos de casting são melhores para pescar com amostras pesadas e linhas mais grossas (nunca menos de 0.25-0.28mm).
5) Os carretos de casting requerem muito treino e pratica na sua utilização e acima de tudo afinação;
6) Um carreto de spinning razoavel consegue-se por um valor na casa dos 70-100€, um de casting nunca fica por menos de 150-200€.
7) Para o mesmo peso de amostra e diâmetro de linha, os de spinning lançam mais longe.
Também eu tenho os 2 conjuntos mas raramente uso o de Casting por todas estas razões apresentadas aqui, em spining por vezes uso a bobine do carreto extra para descer a linha (0.25) para uns miseros 0.18 para tentar enganar algum peixe um pouco superior arriscando perder amostras, resta-me dizer que "prefiro" o conjunto de casting pelas sencações mesmo no trabalhar e por ser mais cómodo mas para as minhas águas tem que ser spining seja por ter que pescar mais finess, seja porque muitas vezes tenho muita vegetação ou espaços muito reduzidos para lançar
 

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: Casting vs Spinning
« Responder #17 em: 23:09 Segunda, 25 de Agosto de 2014 »
Obrigado João 93 e João Pinto, vou continuar a estudar o assunto pois tenho aprendido a não apressar as compras  :-[
João Pinto, se quiser, quando passar pelo Alentejo (zona de Beja/Mértola) traga o seu conjunto de casting que eu levo-o a "esticar os braços" é que espaço é o que não nos falta por aqui  :301: :ko:  :lol: e como diz o Quantun, kileiros também não e não é preciso ir ao Alqueva  ;)

Um abraço,

António Silva
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline joao93

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 114
  • Agradecido: 10 vezes
    • C.B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:48 Domingo, 02 de Fevereiro de 2014
Re: Casting vs Spinning
« Responder #18 em: 23:15 Segunda, 25 de Agosto de 2014 »
faz bem
tente ouvir mais opiniões e se puder experimente algum material...
 

Offline Josy

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 364
  • Agradecido: 3 vezes
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Casting vs Spinning
« Responder #19 em: 02:22 Terça, 26 de Agosto de 2014 »
Boas,
Excelente artigo, esclarecedor, obrigado Elvas.

Cumprimentos. :fixe:
 

Offline Indiodx

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
  • Agradecido: 1 vezes
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:19 Sábado, 13 de Julho de 2019
Re: Casting vs Spinning
« Responder #20 em: 10:08 Domingo, 14 de Julho de 2019 »
Bom tópico, bem explicado esclareceu algumas dúvidas


Obrigado
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Raphael

Offline carlosfishcarlos

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 6400
  • Agradecido: 1416 vezes
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
Re: Casting vs Spinning
« Responder #21 em: 14:50 Domingo, 14 de Julho de 2019 »
De margem spinning sem dúvida nenhuma, pelo menos nos pesqueiros que frequento.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.
 

Offline blackbass1685

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
  • Agradecido: 13 vezes
    • guarda
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:37 Sábado, 17 de Agosto de 2019
Re: Casting vs Spinning
« Responder #22 em: 21:15 Segunda, 16 de Setembro de 2019 »
  sempre pesquei ao spinning, mas há uns anos atrás , "por acaso " comprei um conjunto casting. Testei duas ou tres vezes mas desisti logo. e durante anos lá ficou arrumada na garagem. entretanto sempre tive alguma dificuldade para pescar com spinnerbaits  ou outras amostras pesadas com as minhas canas spinning que são muito lights. e depois de ler  algumas coisas por aqui resolvi dar nova oportunidade ao conjunto casting. mudei o fio e retirei-lhe o que tinha vindo da loja que era um fluor 0,16 ou 0,18 e meti-lhe um multi 0.22 . experimentei com spinner-bait e ao inicio tive o primeiro problema que era ao lançar tinha a tendência de o travar logo, por mais que tentasse evitar , automaticamente o dedo , carregava na patilha e travava a amostra.
então mudei aquele botão (não sei dizer as palavras técnicas) que deixa o carreto sempre aberto e aí comecei a fazer lançamentos aceitáveis e até já estava todo contente com aquilo quando outro problema começou a acontecer que era o fio começar a prender nele próprio porque provavelmente tinha ficado mal enrolado. 
era cada chapadão na água que á segunda ou terceira vez um spinner perdeu logo uma das medalhas.

e nisto , a estocada final: uma valente cabeleira que me obrigou a destruir o fio todo  e arrumar a cana.

acredito que grande parte do problema seja porque não tenho a embraiagem bem calibrada, mas faço algumas perguntas é normal o carreto andar no sentido contrário ou seja está a desbobinar e quando a amostra bate antes do tempo ele começa a desenrolar-se no sentido contrário.
e outra pergunta : ao lançar travam com o dedo directamente no fio ou usando o travão?
e já agora preferem multi ou fluor, é que não gostei nada da forma como aquele multi que usei se portou. ficava sempre mal bobinado, muito frouxo. isso tem a ver com a afinação? ou com a velocidade de recolha?
"Tenta. Fracassa. Não importa. Tenta outra vez. Fracassa de novo. Fracassa melhor..." Samuel Beckett