collapse

Autor Tópico: dificuldade desconpreção.  (Lida 2184 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Galanducho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Serpa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:13 Segunda, 20 de Abril de 2015
dificuldade desconpreção.
« em: 20:08 Domingo, 26 de Abril de 2015 »
Boas pessoal, comprei um fato novo (com capuz) e senti alguma dificuldade em fazer descompreções quando começam a doer os ouvidos.
Será normal com este tipo de fato?
Desculpem a minha ignurancia, ainda sou muito novato.
Obrigado
 

Offline BRibeiro

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 72
  • Agradecido: 3 vezes
    • Pico, Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:33 Quarta, 01 de Outubro de 2014
Re: dificuldade desconpreção.
« Responder #1 em: 22:44 Domingo, 26 de Abril de 2015 »
Boas, se o fato for com forro especial caça, como o meu, quando entras na água coloca água dentro do capuz.
Eu começo a fazer descompressão logo no inicio do mergulho e torna-se mais facil fazer a compensação dos ouvidos ao longo da descida.
Nunca mas nunca forçar o mergulho quando os ouvidos começam a doer.
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: dificuldade desconpreção.
« Responder #2 em: 09:36 Segunda, 27 de Abril de 2015 »
O amigo BRibeiro ja disse a melhor maneira, pelo menos a que uso e a que funciona melhor , mas como ele referiu e bem vai depender do tipo de forro que tens no fato .

Abraços
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline Galanducho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Serpa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:13 Segunda, 20 de Abril de 2015
Re: dificuldade desconpreção.
« Responder #3 em: 09:44 Segunda, 27 de Abril de 2015 »
E como sei se o meu forro é como o vosso?
O fato é mesmo de caça submarina, é em borracha por dentro.
Um a parte, quando meto o capuz deixo de ouvir praticamente.
Não consegui mergolhar mais de 2..5m/3m
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: dificuldade desconpreção.
« Responder #4 em: 10:31 Segunda, 27 de Abril de 2015 »
Olá bom dia.

Descompressão e compensação são técnicas totalmente distintas, têm também objectivos diferentes.

 A descompressão é uma técnica utilizada pelos mergulhadores de garrafa para expulsar a acumulação de gases venenosos do seu organismo. A compensação ou equalização é a manobra executada pelo mergulhador para equilibrar as mudanças bruscas de pressão causadas durante o mergulho.

É uma manobra que requer alguma sensibilidade e técnica pois a sua má execução pode causar danos graves nos ouvidos. Esta manobra deve ser executada antes de doerem os ouvidos e nunca quando começam a doer, isto reduz o risco de lesões e aumenta o conforto durante o mergulho. Existem várias formas de fazer a compensação do ouvido, eu uso estas duas embora seja a primeira aquela que mais me convence:


-Tapar as narinas e forçar ar pelo nariz,  este é o método mais comum ensinado nos cursos de mergulho. É um método bastante eficaz para a maioria dos mergulhadores, porém, deve-se evitar soprar com muita força para evitar danos.

-Fechar as narinas e engolir, o ato de engolir movimenta os músculos que ajudam a abrir o tubo auditivo.

Para mim a compensação inicia-se automaticamente quando eu faço inicio a descida, com um indicador e um polegar aperto o nariz ( fechar as narinas mesmo) e começo a forçar ar no nariz duma forma lenta e suave, deve haver progressividade neste esforço e nunca se deve forçar à bruta nem duma vez. É natural que a partir dos 2 a 3 metros já sintas a pressão nos ouvidos, também é natural quanto mais mergulhares mais os teus ouvidos se vão habituando às variações de pressão a que são submetidos por isso vai praticando e de preferência acompanhado !

Em relação ao tipo de forro do fato não vejo relação nenhuma com as dores. Já mergulhei com todo o tipo de fatos habitualmente usados para andar na água e foi sempre igual... é preciso é saber compensar  ::)

Alerto par ao facto de evitar mergulhar quando estás doente ou constipado, se tiveres entupido fica tudo mais difícil de fazer, é desconfortavel e perigoso pois aumenta o risco de lesões no ouvido interno e isso é coisa que tu não queres.
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para Rockfishing por Mac77 [Hoje às 18:56]

Unifilar para carreto por ffgsoares [Hoje às 15:30]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Mac77 [18:20 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]

Veret Arcadia Strong e Strong Plus 5.30m por FilipePC [21:20 Sexta, 12 de Abril de 2024]

Veret Arcádia Strong 6.40 por abmoliveira [18:01 Sexta, 12 de Abril de 2024]