collapse

Autor Tópico: Pesqueiros Algarve  (Lida 17000 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Galanducho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Serpa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:13 Segunda, 20 de Abril de 2015
Pesqueiros Algarve
« em: 10:52 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Boas pessoal, criei este tópico porque como podem verificar na minha apresentação, sou novo neste mundo da caça submarina. E como tal estou a pensar ir agora para breve até ao Algarve, mais propriamente Monte Gordo e Vila Real de Sto Antonio fazer uns mergulhitos e ver se caço alguns peixitos. Como tal gostaria que me indicassem alguns pesqueiros ou bons locais para começar a caçar nesta zona, talvez o molhe de Vila Real (lado da praia). Alguém me pode dar umas dicas de bons locais nesta zona?
Obrigado cumprimentos
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #1 em: 11:00 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Não conheço muito bem a zona, mas se não houver proibições, o único lugar é mesmo o molhe de Vila Real. Tudo o resto é praia plana.
Nuno Conceição
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #2 em: 11:04 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Boas

Molhe Vila Real não conheço, mas na zona de Tavira ainda há lá um pedacinho para trazer umas lembranças.

Se tiveres disposto a ir até Tavira eu digo-te como fazer.

O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Edgar Simões

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 771
  • Agradecido: 2 vezes
  • Nada melhor que tê la de molho....
    • albufeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:58 Terça, 15 de Julho de 2014
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #3 em: 11:16 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Bom dia,
essa zona a nivel de mergulho não conheco, mas temos aqui varios companheiros que já já te darão uma ajudinha.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #4 em: 12:07 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Olá Galanducho, faço caça mas não costumo ir para esses lados, costumo pescar num quintal aqui pertinho de mim mas sei que tanto em Vila Real como em Tavira costumam apanhar umas coisas.
 

Offline Galanducho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Serpa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:13 Segunda, 20 de Abril de 2015
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #5 em: 12:29 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Molhe Vila Real não conheço, mas na zona de Tavira ainda há lá um pedacinho para trazer umas lembranças.

Se tiveres disposto a ir até Tavira eu digo-te como fazer.




Até tenho algum interesse em ir ate Tavira sim. Estou aberto ás tuas explicações!! :D
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #6 em: 13:04 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Até tenho algum interesse em ir ate Tavira sim. Estou aberto ás tuas explicações!!

Bem não há muito para dizer, ou seja molhe da praia de Tavira (proibido), quanto ao outro molhe pela parte exterior da barra pode se pescar até à praia onde praticamente toda a enchente tem boa visibilidade.
Estive lá à uns dias mas as águas estavam verdes e não se via nada, mas segundo noticias a coisa já passou.
A altura do dia que mais resultados dá na minha opinião é aos primeiros raios de claridade.
Para passares caso não tenhas barco é relativamente fácil. Quem vem de VRS pela 125 em direcção a Tavira, sai na saida para zona comercial (centro comercial Tavira Plaza) ao apanhar outra rotunda sai na saída que diz Forte e aí vai numa estrada estreita em que só cabe um carro junto as salinas. Vai aparecer um largo não estaciones aí continua té à ponta. Nesse local vais deparar-te com a baía das quatros águas em que em frente tens  ilha de Tavira e do teu lado esquerdo uma península que nasce para lá Conceição. Bem mas terás que atravessar à barbatana para esse lado, é fácil tens que ter em atenção a navegabilidade e as armas sempre presas à bóia ou em segurança, não vás apanhar um PM mal disposto. Nunca vás pela barra, pois podes-te entusiasmar com a rica fauna que por vezes lá há e a coisa pode correr mal. Ao chegares a um pequeno areal do outro lado passas a duna e vais deparar com uma baía, bem aí o mar é todo teu.
O meu conselho se tiveres água vai na perpendicular ao pontão que está submerso, ás vezes andam lá umas boas raquetes.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O link que coloco dá para ver bem o que te disse.

Mais qualquer coisa diz estás à vontade.

O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: asimao

Offline Galanducho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Serpa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:13 Segunda, 20 de Abril de 2015
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #7 em: 13:17 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Até tenho algum interesse em ir ate Tavira sim. Estou aberto ás tuas explicações!!

Bem não há muito para dizer, ou seja molhe da praia de Tavira (proibido), quanto ao outro molhe pela parte exterior da barra pode se pescar até à praia onde praticamente toda a enchente tem boa visibilidade.
Estive lá à uns dias mas as águas estavam verdes e não se via nada, mas segundo noticias a coisa já passou.
A altura do dia que mais resultados dá na minha opinião é aos primeiros raios de claridade.
Para passares caso não tenhas barco é relativamente fácil. Quem vem de VRS pela 125 em direcção a Tavira, sai na saida para zona comercial (centro comercial Tavira Plaza) ao apanhar outra rotunda sai na saída que diz Forte e aí vai numa estrada estreita em que só cabe um carro junto as salinas. Vai aparecer um largo não estaciones aí continua té à ponta. Nesse local vais deparar-te com a baía das quatros águas em que em frente tens  ilha de Tavira e do teu lado esquerdo uma península que nasce para lá Conceição. Bem mas terás que atravessar à barbatana para esse lado, é fácil tens que ter em atenção a navegabilidade e as armas sempre presas à bóia ou em segurança, não vás apanhar um PM mal disposto. Nunca vás pela barra, pois podes-te entusiasmar com a rica fauna que por vezes lá há e a coisa pode correr mal. Ao chegares a um pequeno areal do outro lado passas a duna e vais deparar com uma baía, bem aí o mar é todo teu.
O meu conselho se tiveres água vai na perpendicular ao pontão que está submerso, ás vezes andam lá umas boas raquetes.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O link que coloco dá para ver bem o que te disse.

Mais qualquer coisa diz estás à vontade.



O sitio que dizes é onde está a retro-escavadora a cavar na praia? O tal pontão submerso?
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #8 em: 16:10 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Correto é nessa praia onde a maquina está a trabalhar, mas não te preocupes que já não está lá.
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Galanducho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Serpa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:13 Segunda, 20 de Abril de 2015
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #9 em: 16:56 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Correto é nessa praia onde a maquina está a trabalhar, mas não te preocupes que já não está lá.


Realmente parece um pesqueiro porreiro. E até tem uma profundidade acessível pelo que parece no video.
E para passar pelo lado de la passas junto ao pontão da praia da ilha de Tavira?
 

Offline Galanducho

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 14
    • Serpa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:13 Segunda, 20 de Abril de 2015
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #10 em: 14:01 Quarta, 22 de Abril de 2015 »
Mas continuo a espera que a malta que conhece o molhe de VRSA me dê umas dicas :D
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #11 em: 14:03 Quarta, 22 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas continuo a espera que a malta que conhece o molhe de VRSA me dê umas dicas :D

Não vai ser fácil, não sei se há alguem aqui que conheça bem o SPOT
Nelson Peres
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #12 em: 14:49 Quarta, 22 de Abril de 2015 »
Galanducho, para mergulho de acesso apeado tens somente o lado exterior do molhe do Rio Guadiana, pois tal como já foi dito, o resto é areal. No lado interior é impossível pois a corrente é muito forte e continua devido ao forte caudal do rio. De resto, deixo-te alguns dados de uma companhia que conheço lá, pessoal com que mergulhei há alguns anos, em bora saiba que já mudaram de gestão:

Locais de Mergulho
 Empire Warrior

Profundidade:-18m .
Tipo de mergulho: naufrágio
Fauna e flora: safios, anémonas, sargos.
Cargueiro britânico afundada  em 1941 por um bombardeiro alemão durante a Segunda Guerra Mundial quando se preparava para subir o rio. O mesmo fornecia carvão às minas de São Domingos

 Pedra de Cacela

 Profundidade:-14m
Tipo de mergulho: recife natural
Fauna e flora: anémonas, nudibrânquios, polvos, safios, sargos, bodiões, chocos, etc…
 Aglomerado rochoso frente a Cacela Velha com aproximadamente 3m de altura, serve de abrigo para varias espécies marinhas.
Possui na sua parte central e em toda a sua extensão uma fenda.
 
 Recifes Artificiais

 Profundidade: entre -18m e -22m
Tipo de mergulho: recife artificial
Fauna e flora: sargos, robalos, abróteas.
 Estruturas abertas de betão dispostas em 3 módulos com cerca de 50m de distância entre si. Em cada módulo existem três conjuntos de recifes artificiais, constituídos por vários cubos abertos de betão, cada um com 1,30m de altura, empilhados em fundo de areia.

Embarcação TITAN

 Profundidade : entre -25m e -32m
Tipo de mergulho: naufrágio
Fauna e flora: robalos, sargos, anémonas, etc..
Batelão  e grua que colocava os recifes artificiais, naufragou devido ao mau tempo e peso.

 Roqueio

 Profundidade: entre -16m e -18m
Tipo de mergulho: recife natural
Fauna e Flora : anémonas, nidibranquios, polvos, safios, sargos, bodiões, chocos, etc…
 Aglomerado rochoso frente a Altura, servindo de abrigo para varias espécies marinhas.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Brízida

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #13 em: 16:47 Quarta, 22 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E para passar pelo lado de la passas junto ao pontão da praia da ilha de Tavira?

Boas

Peço desculpa mas não me apercebi da pergunta, a passagem é ao segundo 24 do video o local tem um quebra no pontão mas como temos que vestir o material antes passa-se bem a pé, o canal em si é onde está a passar uma pequena embarcação.
Eu penso que VRS dentro é proibido mas contudo se não for só na paragem e com marés de pouca amplitude, mas como ClaudioP disse não aconselho.
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #14 em: 17:14 Quarta, 22 de Abril de 2015 »
Sotavento Algarvio é ingrato para o mergulho em apneia, ou vais embarcado e tens pulmanitos ou então vais para os molhes todos que te indicam e mais alguns. Do lado de dentro de barra, canais de aproximação e desembocaduras não podes caçar em circunstância alguma a não ser que te queiras arriscar a levar com um barco ou um PM.
 

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #15 em: 23:54 Quinta, 22 de Março de 2018 »
Boas,
desculpem desenterrar o tópico mas vou no verão para a praia da luz.
Será que vale a pena levar o equipamento de caça sub?

Desde já o meu obrigado!
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 

Offline pedro.pmm

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 86
  • Agradecido: 27 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:04 Segunda, 18 de Janeiro de 2016
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #16 em: 21:41 Sexta, 23 de Março de 2018 »
tens otimos spots ai na zona, embora no mes de agosto o turismo ser aos magotes em todo o lado e ai nao e exceçao, mas destaco ai perto entre outros a praia das cabanas velhas, lado esquerdo da praia, otimo para caça e pesca a boia
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Tordo

Offline ricardoviep

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 16
  • Agradecido: 3 vezes
    • portimao
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:48 Quinta, 11 de Janeiro de 2018
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #17 em: 23:42 Quinta, 29 de Março de 2018 »
em lagos tens sempre bons sítios para mergulhar..levas as coisas sim que nessa altura andam ai os (peixe "mola" porco) nem tens mão a medir..  ;D ;D ;D ;D
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Tordo

Offline Pedro Tordo

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 338
  • Agradecido: 26 vezes
    • Alenquer
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Segunda, 09 de Maio de 2016
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #18 em: 23:20 Segunda, 02 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
em lagos tens sempre bons sítios para mergulhar..levas as coisas sim que nessa altura andam ai os (peixe "mola" porco) nem tens mão a medir..  ;D ;D ;D ;D

E uns polvitos e chocos também aparecem ou nem por isso?

Ab
"Nós não herdámos a terra dos nossos antepassados, pedimos emprestada aos nossos filhos."
Provérbio Índio
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #19 em: 22:06 Sábado, 07 de Abril de 2018 »
Tambem aparecem sem duvida.
Tens a Praia do Porto de Mós (lado Oeste), a Ponta da Piedade em todo o seu redor passando pelas Praias do Camilo - Dª Ana - Pinhão até perto da ponte que ali existe para a Praia dos Estudantes. Toda essa área é boa para o mergulho e digo que já fui muito feliz lá.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pedro Tordo

Offline asimao

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 29
  • Agradecido: 3 vezes
    • Lisboa e algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:59 Terça, 12 de Março de 2019
Re: Pesqueiros Algarve
« Responder #20 em: 12:41 Terça, 12 de Março de 2019 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bem não há muito para dizer, ou seja molhe da praia de Tavira (proibido), quanto ao outro molhe pela parte exterior da barra pode se pescar até à praia onde praticamente toda a enchente tem boa visibilidade.
Estive lá à uns dias mas as águas estavam verdes e não se via nada, mas segundo noticias a coisa já passou.
A altura do dia que mais resultados dá na minha opinião é aos primeiros raios de claridade.
Para passares caso não tenhas barco é relativamente fácil. Quem vem de VRS pela 125 em direcção a Tavira, sai na saida para zona comercial (centro comercial Tavira Plaza) ao apanhar outra rotunda sai na saída que diz Forte e aí vai numa estrada estreita em que só cabe um carro junto as salinas. Vai aparecer um largo não estaciones aí continua té à ponta. Nesse local vais deparar-te com a baía das quatros águas em que em frente tens  ilha de Tavira e do teu lado esquerdo uma península que nasce para lá Conceição. Bem mas terás que atravessar à barbatana para esse lado, é fácil tens que ter em atenção a navegabilidade e as armas sempre presas à bóia ou em segurança, não vás apanhar um PM mal disposto. Nunca vás pela barra, pois podes-te entusiasmar com a rica fauna que por vezes lá há e a coisa pode correr mal. Ao chegares a um pequeno areal do outro lado passas a duna e vais deparar com uma baía, bem aí o mar é todo teu.
O meu conselho se tiveres água vai na perpendicular ao pontão que está submerso, ás vezes andam lá umas boas raquetes.


Ora Viva!

A zona que é permitido caçar é do pontão submerso até ao fim do molho? Ou é do pontão submerso para a praia?

Alguém chegou a experimentar esta zona do molho da ilha? Como correu?


Obrigado





O link que coloco dá para ver bem o que te disse.

Mais qualquer coisa diz estás à vontade.
 

 

* Tópicos Recentes

Carapaus por Pedro Gonçalves [Hoje às 20:05]

chicote surfcasting ?? por duas [Hoje às 16:55]

Fio para Carreto, Pesca ao fundo em Molhe por Zagaia [Hoje às 12:00]

Carreto para Rockfishing por Pedro Gonçalves [Hoje às 01:32]

Unifilar para carreto por ffgsoares [15:30 Quinta, 18 de Abril de 2024]

Carreto Surfcasting por Francisco Figueira [16:20 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Um Bailarico no Surfcasting por Bruno87 [10:38 Quarta, 17 de Abril de 2024]

Cana Daiwa por Vareiro [22:35 Terça, 16 de Abril de 2024]

Curso de Pesca apneia Algarve por Toni [22:31 Segunda, 15 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [20:09 Domingo, 14 de Abril de 2024]