collapse

Autor Tópico: Como remover a ferrugem?  (Lida 7303 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #15 em: 22:33 Quinta, 23 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas é normal que nos fóruns exista sempre quem tenha uma opinão diferente ou algo parecido (tipo isto não serve para nada).

Ora bem companheiros, quem não gosta ou acha que não é útil, ou não serve para nada, que se mantenha no seu lugar, pois só assim se evolui ou se consegue andar para a frente.
:o
?!?!?!?!?!?
Isto é um espaço público de discussão, em que TODAS as opiniões e conhecimentos são bem vindos desde que se respeite o próximo.


Não disse que o produto não serve para nada. O que disse (é só reler) é que esse produto não é inovador, há muitos semelhantes no mercado há muitos anos. E já os usei mais que uma vez! Quem quiser experimentar não precisa de esperar pela marca X ou Y, já tem no mercado produtos semelhantes!

E ferrugem não se cria do nada, é parte do metal que se converte em oxido e é um processo irreversível . Além disso o oxido de ferro é um abrasivo, usado por exemplo para polir (conhecido por "rouge") e tem a propriedade de ocupar mais volume que o ferro que o origina, por isso é que encrava as ferramentas e se repararem nas construções pode rebentar com o cimento. Ao converter a ferrugem esses produtos desagregam-na e tornam-na mais fácil de limpar. Mas como nunca volta atrás com o ferro removido, não se pode esperar milagres.


Ok Zé Maria,

Se viste o video até ao fim, o que a pessoa fez foi utilizar o produto......remover e limpar com um pano e depois aplicar um wd40 em spray para proteger, só isso.
Em momento algum eu disse que era melhor ou pior que outras marcas, que vendia por X ou Y este produto, ok?
Simplesmente sou utilizador de wd40 no meu material de pesca (e não só) e tenho me dado muito bem, portanto acredito na marca.
Aguardo para ver se sai em Portugal.

Obrigado,
Pedro
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2298
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #16 em: 01:49 Sexta, 24 de Abril de 2015 »
sei que os meus posts servem para nada ;D e as vezes provocam, mas não posso perder oportunidade  :P
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ze Maria +1 merito ;)
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #17 em: 05:20 Sexta, 24 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
sei que os meus posts servem para nada ;D e as vezes provocam, mas não posso perder oportunidade  :P


Ze Maria +1 merito ;)


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #18 em: 05:43 Sexta, 24 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 05:45 Sexta, 24 de Abril de 2015 por cruz »
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #19 em: 10:39 Sexta, 24 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
sei que os meus posts servem para nada ;D e as vezes provocam, mas não posso perder oportunidade  :P
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ze Maria +1 merito ;)
Voron isso tem é alguma mistura tipo Vodka não achas LOL
"born to fish forced to work"
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #20 em: 12:16 Sexta, 24 de Abril de 2015 »
Bom, bom... que picardia aqui vai.

Isto é um fórum, logo todos são livres de opinar o que quiserem sem ofender ninguém que acho que foi o que ambos fizeram.

Um fórum alimenta-se disso mesmo, se de cada vez que alguém tivesse uma opinião divergente não a transmitisse isto era uma seca feita só de rosas e não tinha interesse nenhum, pois não havia troca de informação válida para que qualquer pessoa pudesse formular a sua própria opinião baseada na maior informação possível.

Bem dito isto, não é preciso tanta animosidade.

Eu por mim já experimentei materiais parecidos (inclusivamente a coca-cola com algum sucesso, não como mostra o vídeo mas...) e o que posso dizer é: depende das aplicações e do que se quer limpar de ferrugem.

Obviamente, as fateixas nunca limparia com este material, nem com nenhum outro. A única solução válida seria substituir pois por melhor que este ou outro produto deste tipo seja, os bicos vão sempre ficar comprometidos, e não acredito que o preço da substituição seja assim tão incomportável (o produto também deve ser caro e eu geralmente até já troco de anzois quando estes perdem o bico).
Já num alicate talvez realizasse esta operação (muito provavelmente até), apesar de saber que ia ficar com "menos alicate" pois a ferrugem seria composta por uma parte que antigamente seria ferro que comporia o dito, mas mais vale ficar com algumas folgas do que deitá-lo fora dependendo obviamente da aplicação do mesmo. Para já o alicate de pesca que tenho, dei algum dinheiro extra mas nunca enferrujou, mas nas minhas ferramentas de trabalho é normal dar um banhinho de WD40 (ou outra marca embora esta é a que utilizo mais pois encontra-se em qualquer lado) de quando em vez para as desemperrar e proteger.

No entanto em relação aos materiais de pesca digo já que não recomendo nada WD40. Além dos plásticos, tintas, vernizes, linhas e etc poderem ser afetados, existem soluções limpantes e lubrificantes menos "abrasivas" e com menor risco de ofender estes materiais e sem custarem assim rios de dinheiro, nomeadamente passar com água doce e utilizar spays siliconados ou à base de vaselina. Para a mecânica interna dos carretos tenho agora uma massa à base de lítio que é relativamente barata (para as quantidades que se usam) e recomendo a experimentarem.

Agora esta é a minha opinião, e espero que a respeitem tal como eu respeito todas as outras que é o que se pretende num fórum...  ;D >:D
E agradeço a quem estiver uma opinião diferente aqui venha pronunciar-se... até pode ser válida e muito bem fundamentada e eu mudar de ponto de vista. ;)

« Última modificação: 12:20 Sexta, 24 de Abril de 2015 por dpeneireiro »
 

Offline mramos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 1 vezes
  • Pesco tudo desde que me convidem :D
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:24 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #21 em: 12:33 Sexta, 24 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bom, bom... que picardia aqui vai.

Isto é um fórum, logo todos são livres de opinar o que quiserem sem ofender ninguém que acho que foi o que ambos fizeram.

Um fórum alimenta-se disso mesmo, se de cada vez que alguém tivesse uma opinião divergente não a transmitisse isto era uma seca feita só de rosas e não tinha interesse nenhum, pois não havia troca de informação válida para que qualquer pessoa pudesse formular a sua própria opinião baseada na maior informação possível.

Bem dito isto, não é preciso tanta animosidade.

Eu por mim já experimentei materiais parecidos (inclusivamente a coca-cola com algum sucesso, não como mostra o vídeo mas...) e o que posso dizer é: depende das aplicações e do que se quer limpar de ferrugem.

Obviamente, as fateixas nunca limparia com este material, nem com nenhum outro. A única solução válida seria substituir pois por melhor que este ou outro produto deste tipo seja, os bicos vão sempre ficar comprometidos, e não acredito que o preço da substituição seja assim tão incomportável (o produto também deve ser caro e eu geralmente até já troco de anzois quando estes perdem o bico).
Já num alicate talvez realizasse esta operação (muito provavelmente até), apesar de saber que ia ficar com "menos alicate" pois a ferrugem seria composta por uma parte que antigamente seria ferro que comporia o dito, mas mais vale ficar com algumas folgas do que deitá-lo fora dependendo obviamente da aplicação do mesmo. Para já o alicate de pesca que tenho, dei algum dinheiro extra mas nunca enferrujou, mas nas minhas ferramentas de trabalho é normal dar um banhinho de WD40 (ou outra marca embora esta é a que utilizo mais pois encontra-se em qualquer lado) de quando em vez para as desemperrar e proteger.

No entanto em relação aos materiais de pesca digo já que não recomendo nada WD40. Além dos plásticos, tintas, vernizes, linhas e etc poderem ser afetados, existem soluções limpantes e lubrificantes menos "abrasivas" e com menor risco de ofender estes materiais e sem custarem assim rios de dinheiro, nomeadamente passar com água doce e utilizar spays siliconados ou à base de vaselina. Para a mecânica interna dos carretos tenho agora uma massa à base de lítio que é relativamente barata (para as quantidades que se usam) e recomendo a experimentarem.

Agora esta é a minha opinião, e espero que a respeitem tal como eu respeito todas as outras que é o que se pretende num fórum...  ;D >:D
E agradeço a quem estiver uma opinião diferente aqui venha pronunciar-se... até pode ser válida e muito bem fundamentada e eu mudar de ponto de vista. ;)



não percebo uma coisa.... fala-se muito do wd40 e diz-se que existem outras coisas... outros produtos.... produtos melhores....
mas falta aqui o sumo..... onde estão as marcas???? onde estão as lojas onde compras isso??? onde estão os videos de como fazer???


desculpem a frustração mas às vezes temos de desabafar.... não levem a mal que não é linguagem para ser ofensiva... acho que estamos num forum e devemos falar abertamente e dizer aquilo que pensamos bem ou mal das coisa ... mas também acho que devemos dar alternativas e acho imperativo que se falem de marcas.... nem que seja temos a marca x y ou z e que até são todas iguais não há uma melhor que a outra..... ou até mesmo dizer na minha opinião esta marca é melhor que aquela por isto ou por aquilo....

O que acontece na prática é que a gente ouve falar em algo e vai comprar e depois chegamos à conclusão que aquilo é melhor ou pior.... a ideia do fórum é aprendermos com as experiências de uns e de outras e ganharmos todos em conjunto.

Penso que toda a gente quer o mesmo pelo que percebi neste e noutros posts mas parece que às vezes as pessoas têm medo de falar....



O que se passa malta????
« Última modificação: 12:36 Sexta, 24 de Abril de 2015 por mramos »
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #22 em: 13:00 Sexta, 24 de Abril de 2015 »
Muito bom o alerta, Zé Maria, especialmente um pequeno ponto que muitas vezes não pensamos: o desgaste do metal. Independentemente de marcas e/ou tipos de produto e efeitos secundários, a malta vai muitas vezes "cegamente" querer tirar a ferrugem dos passadores das canas, depois de ver videos de produtos removedores e não lixas líquidas. Como o nome indica, é uma lixa, logo, não esquecendo que a oxidação do ferro tira parte dele, vamos lá lixá-lo de vez. Em ferramentas ou superficies de ferro lisas eu concordo. Agora, como ando na pesca há uns aninhos valentes, que lógica tem eu ir lixar anzóis enferrujados com pequenas saliencias (barbela) de facil desgaste por corrosão? Acho que há parte errónea no video promocional. E não é falar mal de brasileiros pois a minha esposa é brasileira e eu já conheço esse produto. Sinceramente também não vejo grande novidade especialmente em relação ao equipamento de pesca, pois se houver descuido da parte do proprietario acerca da manutenção do seu equipamento, ou substitui por novo ou desgasta mais o usado, não esperando um produto milagroso.

E esta é a minha opinião pois cada cabeça cada sentença.

P.S.: Como pescar é algo tão simples como outras coisas boas da vida, eu ainda sou adepto do sonasol verde para os passadores das canas. Esse sim, ainda não me corroeu a fibra nem o verniz nem nada. Anzóis com ferrugem, fora com eles pois o odor da oxidação também tem influencia na pesca.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #23 em: 13:07 Sexta, 24 de Abril de 2015 »
Bom, eu não falei em marcas porque certamente há milhares boas... falei em tipos de materiais:
Vaselina, spray lubrificante de silicone, massa de lítio... estes são alguns dos materiais que se utilizam, provavelmente mais caros que o WD40 e muitos dirão que fazem o mesmo.
Eu não uso o WD40 por diversos motivos que a experiência me mostrou e alguns relatos que analisei e sobre os quais assentei a minha opinião. O WD40 serve para limpar peças (retirar óleo e humidades) e serve para dar uma lubrificação ligeira que é o que se pretende mas existem relatos de como remover tinta com WD40,que o WD corrói alguns plástico e as linhas ficam mais tesas com WD durando menos, e que as coisas ficam mais peganhosas e agarram mais areia...

Entretanto acredito que existem materiais que fazem o mesmo produto mas que são mais amigos dos nossos frágeis e amados equipamentos, e ao que custam alguns, todo o cuidado é pouco. Desde a receita de um amigo meu que passa a cana e passadores com um pano húmido e depois com outro embebido em vaselina liquida (barata) ao outro que usa spray lubrificante de silicone... este último utilizo e gosto muito... as coisas não ficam tão gordurosas e agarram menos areia... e estou descansado posso ir à linha, à pega do carreto sem medo que esta comece a ressequir ao fim de pouco tempo, nos passadores, no blank, pinturas, resinas etc etc...

Marcas: não mencionei porque isso é relativo, são todas muito idênticas e uns usam umas e outros outras, umas mais baratas e outras mais caras, umas do AKI e outras de lojas de pesca. Neste momento o spray de silicone que estou a utilizar nem me lembro a marca e acho que comprei no AKI, mas se colocares no Google "spray de silicone para pesca" aparece isto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ora vê lá... os primeiros links são todos de produtos específicos para pesca. Caros, mas se pesquisares encontras marcas mais baratas e boas.

Para dentro dos carretos já usei massa consistente há muitos anos grossa e fica velha ao fim de pouco tempo, depois experimentei vaselina desaparece rápido, entretanto utilizei aquelas massas vermelhas da sthill que eram finas... e agora ao ler alguns artigos resolvi comprar massa de lítio multiusos da marca 3-En-Uno no AKI, 400gr custaram menos de 5€ (não me lembro ao certo) e estou em crer que é realmente a melhor coisa que utilizei até agora para o efeito. Não quer dizer que não existam coisas melhores no mercado, só que eu não conheço e nunca experimentei.

Resumindo WD40 é muito bom para diversas coisas, utilizo e recomendo. Por experiência sei que em algumas coisas não é aconselhado. Por leituras diversas ouve-se dizer que em alguns materiais não é adequado. Eu prefiro prevenir que remediar e por isso, nos meus materiais de pesca que me custaram algum dinheiro, e que quero proteger o melhor possível, utilizo outros produtos que me parecem melhores, cumprem com o que se pretende e são menos abrasivos. Será mito? não sei, mas pelo sim pelo não... e alguns dos materiais que aqui recomendei nem são assim tão mais caros.



« Última modificação: 14:53 Sexta, 24 de Abril de 2015 por Costa »
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #24 em: 14:52 Sexta, 24 de Abril de 2015 »
Excelente lembrança, amigo dpeneireiro. " Desde a receita de um amigo meu que passa a cana e passadores com um pano húmido e depois com outro embebido em vaselina liquida (barata) ao outro que usa spray lubrificante de silicone... este último utilizo e gosto muito... as coisas não ficam tão gordurosas e agarram menos areia... e estou descansado posso ir à linha, à pega do carreto sem medo que esta comece a ressequir ao fim de pouco tempo, nos passadores, no blank, pinturas, resinas etc etc... "

Esse produto é muito bom, a vaselina liquida ou até mesmo no spray. Também uso depois do pano húmido em agua doce e gosto.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #25 em: 19:24 Sexta, 24 de Abril de 2015 »
Obrigado dpeneireiro!

5 estrelas o teu contributo.

Pedro
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #26 em: 19:34 Sexta, 24 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
sei que os meus posts servem para nada ;D e as vezes provocam, mas não posso perder oportunidade  :P
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Ze Maria +1 merito ;)
Voron isso tem é alguma mistura tipo Vodka não achas LOL

e não é pouco

« Última modificação: 19:39 Sexta, 24 de Abril de 2015 por cruz »
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline N_R

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Penso, logo, existo! Pesco, logo, vivo!
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:58 Quarta, 12 de Março de 2014
Re: Como remover a ferrugem?
« Responder #27 em: 23:45 Quarta, 13 de Maio de 2015 »
pessoal deixo aqui o site em Portugal e so perguntar se tem
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

 

* Tópicos Recentes

Dúvida sobre estralho. por Rider [Hoje às 11:32]

Cana de bóia para mulher por WilsonQuasepescador [Hoje às 02:15]

? acção rápida mas progressiva ? por Madragoa66 [Hoje às 00:30]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]