collapse

Autor Tópico: Chumbadinha  (Lida 48370 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Andrezio

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 515
  • Agradecido: 16 vezes
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Chumbadinha
« em: 19:37 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Boas eu gostava que me explicassem como funciona isso da chumbadinha. Eu por aqui costumo pescar com uma chumbada a correr na linha do carreto e depois meto um estralho com cerca de 30 cm(já me disseram que o indicado era 1 braça).E tipo meto a beira da rocha abro o carreto deixo cair a chumbada a prumo e depois enrolo no carreto mais ou menos a linha que o estralho tem. Por aqui chamam-lhe pesca ao tento. Mas pelo que vejo por a net a chumbadinha é diferente. Como é? Fazem lançamento?Depois da a chumbada estar no fundo fazem alguma coisa(tipo enrolar o carreto quando o mar vem e dar linha quando o mar vai) ou simplesmente ficam a sentir o mar com a linha na mão?
Expliquem-me como fosse muito burro :)(pela net não é muito fácil)

P.S:A ver se esta secção desenvolve ehehe
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ricardo_A

Offline pjc

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 790
  • Agradecido: 13 vezes
  • O prazer de pescar, é desestressante
    • Olhão/Quarteira
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #1 em: 20:36 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Também gostava de aprender um pouco mais sobre esta tecnica.
O mal do mundo são os €€€€€
 

Offline robalinho

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 22 vezes
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #2 em: 23:07 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
boas

nao serei nem de perto  nem de longe a pessoa inidcada para responder a este tópico mas acho que mereçe ser desenvolvido além de ser uma das pescas que mais faço e gosto.
o tamanho do estralho depende do mar  ou seja:se o mar estiver bruto mas nao enrocar muito uma braça está muito bem senao vai se encurtando até trabalhar como deve ser ou outra soluçao muda se o diametro da linha.pescar ao tento geralmente sao em pesquieros verticais com canas de 6-7 metros tanto pode ser a espiar a boia como so com o peso da isca ou um pequeno chumbinho apenas na linha por vezes com canas diretas sem carreto .como eu pesco :com cana de boia ou uma cana de açao até 120 grmas rijinha quanto baste chumbadinha:0,30-0,35 no carreto chumbadinha de correr até máx 20 gramas mas o habitual 5-10 gr nó de correr e estralho com anzol e isca .chumbica :a mesma linha no carreto so que directo sem estralho ou seja apenas uma chumbica a bater no anzol e iscadas generosas.em pesca tanto uma como outra lanço para onde o mar pede deixo a chumbica açentar dou uma pequena folga na linha apenas com uma ligeira tensao e se sentir picar nao ferro logo deixo até por assim dizer a um segundo toque por norma o peixe quando da o segundo sinal ja leva a isca bem dentro da boca pois nestas modalidades raramente sento o peso do chumbo.
espero ter ajudado.
isto é como pesco e é a partilha da minha experiênçia pessoal já tive bons excelentes e maus resultados ...
abraço
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: TTV

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #3 em: 10:17 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
A mim foi uma pesca na qual tive muita curiosidade e numa linda noite lá me saiu o que tanto experava, um belo dum sargo e ai vi que funcionava mesmo  ::)

Como pesco com multi coloco um destorcedor e depois um tenso de mais ao menos uma braça de 0,30mm ou 0,35mm com a chumbada a bater no anzol chumbada essa furada e nunca mais do que 20gr, uma boa iscada lanço para onde pretendo e deixo a linha um bocadinho folgada, uso uma cana de boia de 6m com acção 40/100gr  ;)

Impressionante é como se sente o peixe a picar e o fundo todo, adoro pescar á chumbadinha  :P
"born to fish forced to work"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fakax

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #4 em: 16:27 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
Bom tópico!

A ver se aprendo alguma coisa, porque também tenho curiosidade por este tipo de pesca! A ver se um dia experimento! :)
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fakax

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Chumbadinha
« Responder #5 em: 16:49 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
Boas
Antes de me viciar na embarcada pesquei muito à chumbadinha!
Chumbada de bola furada 40g a correr pela linha do carreto! Estralho com 20cm e anzol.
(há quem deixe a chumbada a bater no anzol, mas isso nunca fiz)
Lanças para onde queres e a chumbada vai andar para onde anda a corrente, ou seja, vai procurar os buracos todos.
Basicamente só tens de sentir e deixar a linha fluir para onde ela quer ir.....
João Rodrigues
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #6 em: 21:34 Quarta, 08 de Janeiro de 2014 »
Hei-de experimentar um dia destes :fixe:
Nelson Peres
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #7 em: 21:39 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Eu praticamente só faco chumbadinha no mar.
No entanto prefiro empatar um anzol á mão no fim de um 0,25 de verão ou 0,30 de inverno e a chumbadinha  no max 20 gr a bater no anzol .Bom bom são 10gr . Pode-se usar uma missanga.Eu nem sempre uso.
Não  sou muito adepto do destrocedor e bola furada . Só uso esse situação quando o mar está muito picado e a pesca não fixa.Fico sempre com a sensação que prende mais vezes.
Agora nunca mas nunca uso multifilar. Nem mesmo com baixada. Não foram raras as vezes em que perdi mais de 20mt de fio e sei que não foi pelo anzol, mas pelas voltas que a linha dá as pedras.Se fosse multifilar venha força para a partir.
Já na ferragem não dou segunda chançe.Lamberem é uma coisa.Mas trincarem já não é permitido. C:-)

Pesca mais bonita.
Á sarguinhos...
Um abraço
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #8 em: 22:14 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu praticamente só faco chumbadinha no mar.
No entanto prefiro empatar um anzol á mão no fim de um 0,25 de verão ou 0,30 de inverno e a chumbadinha  no max 20 gr a bater no anzol .Bom bom são 10gr . Pode-se usar uma missanga.Eu nem sempre uso.
Não  sou muito adepto do destrocedor e bola furada . Só uso esse situação quando o mar está muito picado e a pesca não fixa.Fico sempre com a sensação que prende mais vezes.
Agora nunca mas nunca uso multifilar. Nem mesmo com baixada. Não foram raras as vezes em que perdi mais de 20mt de fio e sei que não foi pelo anzol, mas pelas voltas que a linha dá as pedras.Se fosse multifilar venha força para a partir.
Já na ferragem não dou segunda chançe.Lamberem é uma coisa.Mas trincarem já não é permitido. C:-)

Pesca mais bonita.
Á sarguinhos...
Um abraço


Ando com ideias de comprar uma BeastMaster para a bolonhesa e para fazer umas pesca de boia no mar, um dia temos que combinar uma pescaria e tens que me ensinar este tipo de pesca amigo... :)
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #9 em: 22:30 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ando com ideias de comprar uma BeastMaster para a bolonhesa e para fazer umas pesca de boia no mar, um dia temos que combinar uma pescaria e tens que me ensinar este tipo de pesca amigo... :)

Amigo se é só para usares de vez em quando não compres.
Eu tenho aqui e empresto-te.
Dá para bóia e chumbadinha.

Steel power 5 mt
Banax 6
 
Um abraço
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #10 em: 23:01 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ando com ideias de comprar uma BeastMaster para a bolonhesa e para fazer umas pesca de boia no mar, um dia temos que combinar uma pescaria e tens que me ensinar este tipo de pesca amigo... :)

Amigo se é só para usares de vez em quando não compres.
Eu tenho aqui e empresto-te.
Dá para bóia e chumbadinha.

Steel power 5 mt
Banax 6
 
Um abraço

É para fazer Bolonhesa com ela também :pay:, as pescarias no mar para mim são só uma brincadeira muuuuiiiiito ocasional. Das poucas vezes que pesquei no mar sem ser ao spinning foi á boia com pião de correr e duas ou três incursões no Surfcasting, mas esta técnica da chumbadinha, daquilo que vos vejo aqui a escrever, parece ser mesmo a minha onda... :)
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #11 em: 23:06 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É para fazer Bolonhesa com ela também :pay:, as pescarias no mar para mim são só uma brincadeira muuuuiiiiito ocasional. Das poucas vezes que pesquei no mar sem ser ao spinning foi á boia com pião de correr e duas ou três incursões no Surfcasting, mas esta técnica da chumbadinha, daquilo que vos vejo aqui a escrever, parece ser mesmo a minha onda... :)

Mas bolonhesa no rio , não ?
É que ambas são ligeiras.
Dão para bolonhesa. :pay:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #12 em: 23:11 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É para fazer Bolonhesa com ela também :pay:, as pescarias no mar para mim são só uma brincadeira muuuuiiiiito ocasional. Das poucas vezes que pesquei no mar sem ser ao spinning foi á boia com pião de correr e duas ou três incursões no Surfcasting, mas esta técnica da chumbadinha, daquilo que vos vejo aqui a escrever, parece ser mesmo a minha onda... :)

Mas bolonhesa no rio , não ?
É que ambas são ligeiras.
Dão para bolonhesa. :pay:


Sim, para o rio, mas não me vais estar a emprestar a cana sempre que precisar :-D (que és amigo para isso sei que és). Mas eu ando mesmo enamorado pela beastmaster! Ainda é um caso em estudo... ;D
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #13 em: 23:23 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mesmo enamorado pela beastmaster

Se fores como eu , já a compras-te...    :music:
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Chumbadinha
« Responder #14 em: 23:44 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mesmo enamorado pela beastmaster

Se fores como eu , já a compras-te...    :music:


Sim.... está já não me deve escapar! Mas tenho que começar a refrear um pouco os gastos com a pesca, só no ano que passou foram 4 canas, 3 carretos, o barco (com motores, palamenta etc etc), e o abrigo de jardim para o guardar e a restante tralha. Qualquer dia a familia interna-me numa clinica de reabilitação :-k
Agora mais a sério, á conta aqui da barraca não deu mesmo para ir aí nas férias, consequência disso agora quando for há-de ser mesmo para uma pescaria, agarramos no teu cunhado e numa grade de minis e vamos os 3 arranjar peixe para o almoço!









(na volta para casa paramos no Intermachê ;D)