collapse

Autor Tópico: A forca de vontade de pescar ao achiga  (Lida 55484 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
A forca de vontade de pescar ao achiga
« em: 21:38 Sábado, 11 de Abril de 2015 »
Excelente resposta 3 mensagens abaixo pelo Quantum!!!

Vem pessoal passa se o seguinte, hoje talvez esteja um bocade desiludido com pesca porque tenho praticado bastante o spinning no rio mas apenas tira algas aahahahahahah.
Bem pessoal preciso de dicas para pescar ao spinning porfavor quero que me digam que rapalas tenho de usar pra todas os tipos de porfundida e tambem digam se esta rapala e boa e deixem dicas como pescar e que zonas pf
« Última modificação: 15:51 Segunda, 01 de Agosto de 2016 por Zé Maria, Motivo: Adicionar chamada de atenção inicial! »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: jorge garces

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #1 em: 23:37 Sábado, 11 de Abril de 2015 »
Hugo todos nós levamos grades para casa  :) faz parte da pesca....

Com a pratica e experiencia começas a pescar melhor ao spinning de rio e a conhecer quais as melhores amostras\vinis e montagens para cada pesqueiro e para estação do ano.

Nao te esqueças que o Achigã está no defeso tal como o Barbo só o Lucioperca é que não têm.

Essa amostra é um popper e é boa para utilizar ao nasçer do dia, ou quando vires que o peixe está a comer á superfície....

Boas pescas

Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #2 em: 10:34 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Obrigado por responderes eu que eu vou 3 x por semana e nunca tiro um achiga ou um lucio perca mas de noite tudo muda e eu tiro sempre 2 pexixes que sao os lucios perca .
podemos tirar barbos e achigas so que temos de fazer c e r como eu apenas comecei a praticar  isso quando vi no teu canal
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #3 em: 10:59 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vem pessoal passa se o seguinte, hoje talvez esteja um bocade desiludido com pesca porque tenho praticado bastante o spinning no rio mas apenas tira algas aahahahahahah.
Bem pessoal preciso de dicas para pescar ao spinning porfavor quero que me digam que rapalas tenho de usar pra todas os tipos de porfundida e tambem digam se esta rapala e boa e deixem dicas como pescar e que zonas pf

Olá Hugo, em primeiro lugar bem-vindo ao Pesqueiro  :), é sempre bom ver malta nova da agua doce por aqui!

 Em segundo lugar, e antes de tentar ajudar um pouco neste maravilhoso mundo que é a pesca ao achigã, deixa-me dizer-te que não desanimes! É normal que no inicio os resultados nunca sejam muito famosos pois aquele que, para mim, é o ingrediente mais importante para se ser bem sucedido (mais do que ter uma cana XPTO, um carreto topo de gama ou uma coleção de amostras digna de se fazer uma exposição num museu) é a EXPERIÊNCIA!

 Sim, a experiência, porque é com a experiência que vais adquirindo ao longo do tempo que tu vais conseguir começar a estabelecer padrões. E o que é estabelecer um padrão? É conseguir, de forma instintiva, saber o que usar, quando o usar, onde o usar e como o usar. É saber onde procurar o peixe, é saber que locais explorar a fundo e quais não vale muito a pena estar a perder lá tempo.
E como é que se conseguem estabelecer esses padrões? Como é que se ganha essa experiência? Simples, através do bom e velho sistema da tentativa e erro! É passando horas e mais horas á beira de agua, tentando tudo e mais alguma coisa e retendo na nossa mente aquilo que funciona e nos proporciona capturas em determinada situação.
 
 Porque aquilo que te proporcionar capturas num determinado local, com determinado tempo (sol, chuva, frio, calor), com a agua numa determinada condição (corrente, parada, turva, cristalina), oferece-te quase de certeza garantias que quando um dia no futuro te voltares a deparar com condições iguais á desse dia vai-te voltar a proporcionar novamente capturas. E lá está, terás estabelecido um padrão para o que funciona nessas condições em especifico  ;).

 Bem, e pedindo desde já desculpa por esta longa introdução, vamos agora passar á parte onde tu pediste ajuda... as amostras! O que usar? Quando usar? Que cores usar? Como saber qual comprar no meio dos milhares e milhares de amostras que encontra-mos á venda em qualquer loja de pesca?
 
 Antes de começar a aprofundar o assunto quero deixar-te aqui o conselho/aviso mais importante que posso dar a alguém que se esteja a iniciar. Não é preciso ter centenas de amostras diferentes para se ser bem sucedido na pesca ao achigã!

 Eu, pessoalmente, e parecendo um contra senso e contradição em relação ao que acabei de dizer, tenho largas centenas, milhares se contarmos com os vinis, de amostras. Mas tenho-as por varias razões muito especificas, sendo a mais importante o facto de gostar muito de experimentar e testar coisas novas e diferentes! É algo que me dá gosto e proporciona prazer pelo que é algo em que invisto muito, para além disso já pesco há muitos anos e tenho muitos amigos e conhecidos no meio que me oferecem muita coisa pelo que é normal que, com o passar dos anos, se vá acomulando muita coisa.

 Mas, e para quem se inicie ou para quem apenas queira tirar peixe, o importante é escolher pouco mas bom! E é aqui que eu vou tentar ajudar-te.

 Para começar Rapala é uma marca de amostras e não um tipo de amostras em si! Pelo que quando perguntas que Rapalas comprar deves antes perguntar que amostras comprar. Não te preocupes que, em virtude da Rapala ser uma das maiores e mais antigas marcas de amostras, esse é um erro comum.

 Essa amostra que aí mostras é uma popper, uma Hart nesse caso, que é uma amostra de superficie, ou seja, uma amostra que trabalha no cimo da agua, sim, é boa quando usada nas alturas certas. E quais as alturas certas para se usar uma amostra de superficie? Ou uma de meia agua? Ou uma de fundo? Bem, sendo certo que a pesca não é uma "ciência" exacta e nunca existem certezas absolutas, é possivel responder a essas perguntas recorrendo, lá está, aos padrões que vamos determinando ao longo do tempo e de que eu te falei mais acima.

 Da minha experiência pessoal uma amostra de superficie é mais eficaz nas horas mais frias das alturas mais quentes  :), ou seja, a partir do meio da Primavera até meio do Outono, nas horas do amanhecer e do entardecer. Isto não significa no entanto que não dêm resultado noutras alturas! Por exemplo, em dias de chuva miuda, seja em que altura do ano for e em que hora do dia seja, e em que o vento, e consequentemente a ondulação, não seja muito forte uma amostra de superficie pode ser fatal e têm-me dado excelentes resultados. Para além das poppers tens muitos mais tipos de amostras de superficie como as helices, os passeantes, os buzzbaits ou as rãs por exemplo:



(exemplo de poppers)




(exemplo de helices)




(exemplo de passeantes)




(exemplo de buzzbaits)




(exemplo de rãs)


 Passando agora para as amostras que trabalham ao longo da coluna de agua, sejam elas rigidas ou vinis, existem montes delas e que trabalham em varias profundidades. A profundidade a que uma amostra trabalha depende de varios factores, o peso da amostra, a velocidade de recuperação, a inclinação e tamanho da pala (em amostras que tenham pala) etc etc. A forma mais facil de determinares a fundura a que uma amostra trabalha é, nas amostras que têm pala, lendo a embalagem onde as mesmas vêm onde normalmente ve, indicado a zona da coluna de agua onde as mesmas trabalham. Geralmente amostras que tenham uma pala de grande dimensões e com um angulo reduzido em relação ao corpo da amostra são amostras para profundidades maiores, amostras com pala de menores dimensões e com um angulo maior são para profundidades menores. Existem inumeras amostras para trabalhar na coluna de agua sendo os tipos mais comuns os jerkbaits (rigidos e de vinil), os crankbaits (com pala ou lipless), as spinnerbaits, os grubs e os swimbaits (que também existem de superficie) por exemplo:



(exemplo de jerkbaits)




(exemplo de crankbaits)




(exemplo de spinnerbaits)




(exemplo de grubs)




(exemplo de swimbaits)


 Por fim, mas não menos importante, resta abordar as amostras de fundo, ou seja, aquelas que trabalham no leito. Nas amostras de fundo existem 2 grupos principais que cobrem 99,9% das situações! Os jigs e os vinis, para os quais (vinis) existem montes de empates diferentes mas, e de modo a manter as coisas simples, deves apenas abordar agora de inicio dois deles em particular, o empate Texas:




E o empate Carolina:




 Existem muitas amostras diferentes que podem ser usadas com estes empates como as minhocas, os lagostins, as salamandras e as criaturas em geral:



(exemplo de minhocas)




(exemplo de lagostins)





(exemplo de salamandras)




(exemplo de criaturas)


 Como referi existem inumeros outros empates que se podem usar (jika rig, drop shot, jig rig, bomber rig, alabama rig etc etc) mas para agora não percas tempo com eles, apenas te vão complicar mais as coisas e de inicio, como já referi, o importante é manter as coisas o mais simples possiveis. A unica excepção que acho que deves saber já, até por que é um empate bastante simples, e que te vou mostrar a seguir, é o empate wacky. E porque é que abro esta excepção e acho que deves saber e usar desde inicio este empate? Por causa destes meninos:




 E agora deves estar a perguntar-te, o que são estes "tubinhos" de borracha e o que têm de tão especial para merecerem um todo capitulo á parte? Isto são Senkos (ou stick worms pois Senko é a designação comercial da empresa que os inventou, Yamamoto, e hoje em dia quase todas as marcas os têm), e a razão porque lhes estou a dar especial destaque, e pela qual te vou mostra a seguir o empate Wacky, é porque são terrivelmente eficazes!

 Os Senkos podem ser usados de muitas maneiras mas existem duas em especial onde eles brilham, o já falado empate texas e o referido empate wacky que mais não é do que isto:



 Em ambos os empates, Texas e Wacky, podes e deves, excepto se estiveres a pescar a grandes profundidades, usá-los sem peso algum pois os Senkos quanto mais devagar os pescares mais eficazes se tornam, aliás, os senkos até parados no fundo estão a pescar!

 Como te referi, quase todas as marcas de vinis têm stick worms hoje em dia (Yum dinger, Big Bite Baits trick stick, Berkley Havoc ike´s, Gambler Fat ace etc etc) mas, e mesmo sendo um pouco carotes, compra os originais, Gary Yamamoto Senko, acredita, são de longe os melhores...  ;)

 Bem, por esta altura tu já deves estar a pensar, "Isto é tudo muito fascinante, mas não responde á minha pergunta, o que devo eu comprar?". Bem, Hugo, como deves calcular cada pescador tem as suas amostras favoritas, e cada um deles ao responder-te a essa pergunta te sugeriria coisas diferentes pois muitos deles pescam aguas diferentes uns dos outros onde certas amostras que podem resulta muito bem na barragem XPTO podem já não resultar no rio YPZ. Posto isto, há algumas amostras que são tão versáteis, tão eficazes, em suma, tão boas, que me sinto á vontade para tas aconselhar pois pesques tu onde pescares é quase certo que se houverem lá achigãs, vais captura alguns. Então, e mais uma vez mantendo a coisa simples, aconselho-te vivamente a arranjares algumas das seguintes:

1 Heddon Zara Spook numa cor escura ou até mesmo uma presta
1 Heddon Baby Torpedo na cor Baby bass
1 Spro Bronzeye frog na cor Natural Green
2 Booyah Double Willow Spinnerbait nas cores Chartreuse perch e Silver Shad
1 Rapala Clanckin Minnow na cor Ayu
1 Spro McStick na cor Cell mate
1 Spro Little John na cor Old Glory
1 Bagley´s Balsa B Series na cor Chartreuse Shad
2 Rapala DT6 nas cores Baby Bass e Red Crawdad
2 Spro Aruku Shad nas cores Perch e Wild Shiner
1 flippin jig, tanto faz a marca, de cor escura (preto, roxo, azul etc etc)
1 swimming jig, tanto faz a marca, de cor tipo Bluegill
1 embalagem de Zoom Ultravibe Speedcraws na cor cinnamon purple
1 embalagem de Zoom Mag 2 worms na cor Junnebug
1 embalagem de Senkos 5" Yamamoto na cor Junnebug
1 embalagem de Senkos 4" Yamamoto na cor Watermelon green
2 embalagens de Zoom Fat albert Grub nas cores Watermelon seed e Pearl Chartreuse
1 embalagem de Trigger X Flappin Bugs na cor Junnebug

 Todas estas amostras que enumerei são relativamente faceis de encontrar cá em Portugal e, se procurares e negociares bem, arranjam-se por bons preços. Todas elas têm provas mais que dadas e garanto-te mais uma vez que, pesques onde pescares, se lá houver achigãs vais ter capturas. Em relação á melhor forma de as animares se tiveres depois duvidas é só perguntares que eu dou depois uma ajuda, pois se fosse agora ainda aqui a escrever a melhor forma de montar a animar cada uma nunca mais daqui saíamos.

 Espero ter-te ajudado um pouco, ou na pior das hipoteses não te ter deixado ainda mais baralhado  ;D, e mais uma vez lanço o repto para que não desanimes nem desistas. Acredites ou não não existe tempo mal empregue na pesca, pois até mesmo quando não apanhas nada e apenas rebocas algas estás a aprender uma coisa, estás a aprender o que não usar naquele sitio, naquelas condições, agora só te falta ir em busca daquilo que funciona... ;)


Abraço

José Elvas
« Última modificação: 15:45 Segunda, 01 de Agosto de 2016 por Zé Maria, Motivo: Repor fotos »
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #4 em: 11:41 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
fogo Quantum li tudo e fiquei fascinado  :o
pena aqui naa haver achigãs :'(
já fui duas vezes ao Alentejo e fui visitar a barragem do Alqueva mas a cana ficou em casa :o :o :o
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #5 em: 11:41 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Um grande +1 para o Quantum com um verdadeiro artigo para a pesca ao ACHIGÃ

Para quem estiver a começar a pescar ao achigã aqui fica um bom artigo....atenção que assim até parece facil mas não é!

 :)
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #6 em: 11:42 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
vou dar também mais um de mérito  ;D
 

Offline João Pinto

Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #7 em: 11:42 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
nem me vou dar ao trabalho de responder que já disseste o essencial Quantum, a propósito das de superficie nos meses frios tenho-me dado bem entre as 11:00 e as 16:00.

Em relação aos popers sou muito esquisito para mim o poper em baixa cadência tem que fazer um walk the dog como se fosse um passeante para poder ter segundas hipóteses em ataques falhados
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #8 em: 11:55 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
 ::) ::) ::) ::) ::) Embora não seja a minha área de pesca (água doce), nunca me canso de reconhecer que há companheiros que são verdadeiras "Enciclopédias Piscatórias". Parabéns Quantum pela tua explanação. Abraço
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline nunx

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 118
  • Agradecido: 1 vezes
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #9 em: 12:42 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Que trabalho de categoria, colega Quantum José Elvas!
Muito obrigado, está aqui um trabalho que nos enriquece a todos!

Sómente uma nota para o amigo Hugo Cardoso: a pesca em águas interiores é proibida de noite!
A pesca em águas interiores só se pode fazer entre o nascer e o pôr do sol.
De resto... sómente a insistência o fará compreender e ter sucesso na pesca ao achigã.
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #10 em: 13:26 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Que trabalho de categoria, colega Quantum José Elvas!
Muito obrigado, está aqui um trabalho que nos enriquece a todos!

Sómente uma nota para o amigo Hugo Cardoso: a pesca em águas interiores é proibida de noite!
A pesca em águas interiores só se pode fazer entre o nascer e o pôr do sol.
De resto... sómente a insistência o fará compreender e ter sucesso na pesca ao achigã.


 O0 O0 O0 Não sabia.................................. .fónix!!! Grande seca  O0 O0 O0 O0 O0
« Última modificação: 13:28 Domingo, 12 de Abril de 2015 por Cabé »
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #11 em: 15:52 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Republicação da Lei n.º 7/2008, de 15 de fevereiro


Artigo 3.º
Definições
Para os efeitos da presente lei, considera-se:

[…]
i) «Jornada de pesca» o período que decorre entre a meia hora que antecede o nascer do Sol e meia hora após o pôr de Sol, exceto em situações a regulamentar;

Artigo 31.º
Contraordenações

[…]
b) A pesca fora do período designado por jornada de pesca ou fora dos respetivos períodos de pesca é punida com coima de valor mínimo de € 5 000 e máximo de  € 50 000, no caso de pessoa singular, e de valor mínimo de € 10 000 e máximo de € 70 000, no caso de pessoa coletiva;

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #12 em: 18:42 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
José Elvas (Quantum),
Grande artigo que fizeste sobre a pesca ao achigã, muito obrigado pelo teu contributo.
Se não te importas tornei este tópico fixo nesta secção para quem não se perda ao longo do tempo. Creio que será útil a muita gente!!
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #13 em: 19:47 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Obrigado a todos!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
José Elvas (Quantum),
Grande artigo que fizeste sobre a pesca ao achigã, muito obrigado pelo teu contributo.
Se não te importas tornei este tópico fixo nesta secção para quem não se perda ao longo do tempo. Creio que será útil a muita gente!!


Olá Zé Maria, claro que não me importo, é uma boa ideia...  :)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fraguas

Offline Marco Santos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 9 vezes
    • Vila Nova de Gaia / Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:29 Segunda, 12 de Maio de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #14 em: 20:26 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Não podia deixar passar sem dar os parabéns ao Quantun.
Parabéns pela excelente resposta!

Deixo também aos administradores do fórum uma sugestão de abrirem onde entenderem uma pagina tipo enciclopédia com temas como este e outros mais que existem por aqui! 

Abraço e uma vez mais obrigado
Não tenho medo de morrer!
Tenho medo é de chegar ao céu e não ter espaço para pescar.
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #15 em: 21:35 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Bem pessoal obrigado pelo aviso e pelos comentarios principalmente ao quantum
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5056
  • Agradecido: 373 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #16 em: 22:24 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Grande artigo Quantum. De meter inveja a qualquer revista de pesca. Aliás , se as revistas de pesca tivessem artigos destes eu até as comprava. Conteúdo objectivo e  pormenorizado. Merece +1 de mérito.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #17 em: 01:48 Segunda, 13 de Abril de 2015 »
Excelente atitude na ajuda a um companheiro que está a precisar de ajuda e a iniciar.
O trabalho está do melhor deixa-me dizer.

Agora só quem não te conhece fica surpreendido com a tua cultura piscatória.

Muito bom contributo para todos nós.
Excelente contribuição.

Deixa-me agradecer esta tua contribuição. Bem haja .
Valente abraço.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #18 em: 09:04 Segunda, 13 de Abril de 2015 »
+1 de mérito para o Quantum

Grande artigo sim senhor.
Nuno Conceição
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20048
  • Agradecido: 1392 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #19 em: 10:41 Segunda, 13 de Abril de 2015 »
Bem Zé fiquei fascinado, que maravilha de artigo.
Mais 1 mérito para ti.

Não sabia que davas aulas aos domingos. >:D

Tenho que ir ter contigo um fds para aprender alguma coisa.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #20 em: 13:10 Segunda, 13 de Abril de 2015 »
Obrigado a todos... :)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bem Zé fiquei fascinado, que maravilha de artigo.
Mais 1 mérito para ti.

Não sabia que davas aulas aos domingos. >:D

Tenho que ir ter contigo um fds para aprender alguma coisa.

Olá companheiro, o prazer seria todo meu!
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11872
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #21 em: 14:44 Segunda, 13 de Abril de 2015 »
Muito bom mesmo Quantum  :aplau: :aplau: :aplau: :aplau:

Excelente partilha sem duvida  ;) ;)
"born to fish forced to work"
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #22 em: 14:55 Segunda, 13 de Abril de 2015 »
+1 de mérito...

e que útil lição tive neste pedaço.
 

Offline Rui Oliveira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 650
  • Agradecido: 2 vezes
    • Gondomar
    • LUXFISH
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:53 Sábado, 01 de Fevereiro de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #23 em: 13:08 Sábado, 18 de Abril de 2015 »
+1  :fixe:

Quantum os meus parabéns pela forma como resumiste o que é preciso saber para começar a pescar achigã.
Está mesmo 5*



Pescar é muito mais que tirar peixes da água!! ;D
 

Offline Nuno.Bombaça

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 2 vezes
    • Amora
    • O prazer da pesca
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:12 Quinta, 20 de Novembro de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #24 em: 13:54 Sábado, 18 de Abril de 2015 »
 Boas !!!

 O Quantum deixou um excelente guia para quem quer pescar verdinhos, depois é ir a eles que com o tempo as capturas vão aparecer.
 Também muito importante para te divertires quando fores a eles é praticares a captura e solta, acredita que esta atitude faz diminuir as grades no futuro.
« Última modificação: 13:56 Sábado, 18 de Abril de 2015 por Nuno.Bombaça »
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #25 em: 17:44 Segunda, 20 de Abril de 2015 »
Tambem concordo sem duvidade eu acho que se praticarmos catche and realese sem duvida que diminuira as grades
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #26 em: 18:09 Segunda, 20 de Abril de 2015 »
Cum catano...Aplaudo de pé o que o Quantum postou aqui  =D> =D>

Sem duvida um artigo de excelência, digno de qualquer revista ou programa televisivo de pesca.
Nelson Peres
 

Offline mramos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 209
  • Agradecido: 1 vezes
  • Pesco tudo desde que me convidem :D
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:24 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #27 em: 18:32 Segunda, 20 de Abril de 2015 »
os meus parabéns.... há que o dizer.... já te incrementei o mérito.....
é preciso muita dedicação e empenho para fazer um post assim.... mostra realmente que te importas com o pessoal.

da minha parte um muito obrigado
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #28 em: 20:30 Segunda, 20 de Abril de 2015 »
Podes ver nos relatos bastantes vídeos meus recentes ao achiga e ver vários tipos de amostras e técnicas a tirar sempre achigã no mínimo acima de 350 gramas...

Para mim as coisas que nunca podem faltar nesta altura do ano são:

Senkos watermelon black/red de 4 ou 5" esta cor para mim é das melhores para quase tudo.Tanto podes usar os 4 como os 5 para wacky se bem que os 4 tendem a ser melhores,ou então sem peso estilo texas.Yamamoto são melhores mas tenho tido bons resultados com da Yum que são bem mais baratos. Em texas uso penso que o 2/0 para o de 4" e o 3/0 ou 4/0 no de 5" estilo offset.

Lagostins yamamoto 4 ou 5 " e/ou creaturas,algo que se assemelhe 1 pouco ao lagostim,seja watermelon black red ou aquele meio acastanhado o cinnamon ou lá como se chama com pintas vermelhas também. Anzol 3/0 no lagostim 4" e 4/0 no de 5" offset tambem no caso dos Yamamoto,el algumas criaturas ou lagostins convem ser widegap(basicamente para saberes se usas o offset ou widegap pousas o vinil em cima no anzol e tens de ter pelo menos metade do espaço até ao bico do anzol,tens de ter em conta deixar uns 4mm o olhal do anzol depois do inicio do vinil que vai ser aí que vai ficar)


Super fluke da zoom com anzol 3/0 offset com anzol lastrado com chumbo oval de 2 gramas

Dead ringer da zoom com montagem split shot(chumbo fendido 2-3 gramas a 2 palmos do vinil) com anzol 1/0 offset

Popper da decatlon de 7 gramas e poucas cor tipo boga,quando ves os achigas perto da superficie,se puderes tenta lançar para a margem oposta para entrar suave na agua e não os assustar.

Heddon teeny torpedo,quando tenho medo de os assustar com o popper uso isto,so pesa 3.5 gramas e cai suave na agua

Mais recentemente isto a que me tem dado achiga,e não te admires se por vezes tirares 1 lucio perca ou 1 barbo com algo disto...

Chumbo bala para texas só tenho usado com os lagostins e de 5 gramas.

É mais barato pescar com vinis,quando fica preso e perdes o material custa menos do que quando perdes 1 crank por exemplo,e nesta altura para mim não é altura de cranks...

Aos poucos vais vendo o que é melhor para cada ocasião e sítio e vais ficando e escolhendo o teu material preferido.
Não vale a pena teres muita coisa porque só tens 2 mãos e só pescas com 1 cana de cada vez,e quanto mais tens,mais escolha,mais complica a menos que saibas bem o que vais usar...

Cana spinning 10-30 2.1m semi-parabólica é a minha preferência para as coisas mais leves(tenho uma parabólica também faz o serviço mas por vezes mais dificil) fio 0.23 a 0.28 estou a usar um nylon yuki invisible que diz 0.25 mas é 0.26(tenho 1 micrometro para medir) pessoalmente não gosto de passar do 0.26 para não ter muita dificuldade nas coisas mais leves.

Uma cana de casting dá muito jeito especialmente para texas e para pescar com tudo que pese mais de 4g,inclusivamente fazer 1 pitching quando estas a pescar a texas com ou sem peso e queres fazer um lançamento médio-curto e entrar suave na água...
Quando quiseres comprar material de casting podes poupar dinheiro na cana mas não no carreto para não teres problemas a lançar...fio 0.28 minimo fluocarbon coated,eu estou a usar um p-line 0.29 que tem 0.295.

Duvidas?
Pergunta,e tenta pescar com quem tenha mais experiência para aprenderes mais rapido ;)

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: trackracer, Szoze

Offline ajrs

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 593
  • Agradecido: 51 vezes
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #29 em: 23:55 Terça, 21 de Abril de 2015 »
Não quero deixar de dar um mérito ao Quantun pelo seu excelente artigo e pelo seu empenho em ajudar(-nos). :olaa:

Também mando os meus parabéns ao Rafael Sá.

Um abraço e boas pescas.

António Silva

PS. Correcção, darei 1 mérito ao Quantun quando souber como se faz  :huuum: (ou tiver permissão para tal   :hummm:)
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #30 em: 00:54 Quinta, 23 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não quero deixar de dar um mérito ao Quantun pelo seu excelente artigo e pelo seu empenho em ajudar(-nos). :olaa:

Também mando os meus parabéns ao Rafael Sá.

Um abraço e boas pescas.

António Silva

PS. Correcção, darei 1 mérito ao Quantun quando souber como se faz  :huuum: (ou tiver permissão para tal   :hummm:)

Amigo por baixo da foto do avatar está um sinal redondo em fundo verde com o sinal mais.
É só clicar no user que mereça ;)
Abraço.

Já agora deixo um link do mérito,embora tenha havido algumas alterações .

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #31 em: 22:39 Sexta, 01 de Maio de 2015 »
bom artigo tambem rafael sa  :) ;)
 

Offline MDark_PT

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 9
    • Moita
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:17 Sexta, 29 de Maio de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #32 em: 10:35 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Eu sou um novato, ja aprendi muito com este post. Muito obrigado pela partilha de informacao.
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #33 em: 12:12 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Acredita que a primeira nao e facil mas depois de 3 semanas ja deu resultados e tirei um achiga :)
 

Offline Ramos23

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 135
    • Pinhal Novo - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:51 Sexta, 15 de Maio de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #34 em: 07:06 Segunda, 06 de Julho de 2015 »
Magnifico tópico!  :aplau:

Obrigado ao Quantum e Rafael Sá pela partilha de conhecimento  :fixe:


Abraço
 

Offline jrlima

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 29
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:37 Quinta, 30 de Julho de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #35 em: 17:56 Terça, 25 de Agosto de 2015 »
Post impecável.

Parece feito à minha medida que me estou a iniciar na pesca ao achigã.
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #36 em: 00:26 Quinta, 27 de Agosto de 2015 »
Sempre que venho a este topico penso :
 - Como isto mudou a minha vida .
Todas as vezes em que ia para o rio e dizia para mim mesmo :
 -Parece que nada mudou  , e so mais um dia .  :-[
Todas aquelas conversas em que disse ao meu que tipo de amostras tinha de usar naquele momente foi gracas ao quantum , quando um homem vei a minha beira e me viu a tirar o meu recorde de achiga , sinto me que avancei gracas a este topico , naquele momente em que um velho escroto vei a minha veira e disse nesse sitio nao tiras nada e um rapaz disse essa canavtambem nao vale nada e engatei um achiga maior do que 1kg mas fugio me e o homem ficou a olhar para mim e eu rime , tudo a gracas a este topico .
Momentos felizes que passei a ir ao achiga se nao fosse pelo topico era provavel que desistisse, aqueles dias em ia ao rio e quando chegava a casa e a minha mae dizia :
 -essa pesca (pesca ao achiga) nao da peixe nenhum so perdes dinheiro e eu decesionado la ia para o quarto e dizia :
 -porra qual e a razao desta me... nunca dar certo e foi nesse momento em que pensei vou me increver no pesqueiro e vou perguntar qual a razao de isto nao dar certo  :)
E tudo mudou , chego a casa e a minha mae pergunta :
 -Hugo, quantos tiraste e eu respondo :
 - dois (geralmente)
-onde estao ?
-(as vezes) no rio , libertei os todos .
E esta foi a historia da minha vida de pesca ao achiga e quanto este topico mudou a minha vida . :)
Obrigado a todos que responderam a este topico foi uma ajuda imensa na minha vida enquanto pescacor e enquento cidadao  :)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: trackracer

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #37 em: 10:28 Quinta, 27 de Agosto de 2015 »
Há granda Hugo... é isso mesmo, desistir é para os fracos, e quando se precisa de ajuda nada melhor que perguntar a quem sabe, pode e tem disponibilidade de ajudar.

Gostei muito deste teu último post: esta é a força de um forúm e a tua descrição é o que melhor se aproxima a este forúm. Para mim, que sempre o disse, e apesar de algumas vezes ter estado um pouco contra uma ou outra coisa (mas nada de interesse), este fórum é um lugar especial de partilha, vê-se e sente-se mesmo um companheirismo de maior parte dos foristas, uma vontade de ajudar, uma ajuda sem interesse, genuína. Muitos não sabem mas quero um dia ter oportunidade de conhecer ao vivo muitos dos maiores intervenientes. Alguns tive já o prazer de conhecer pessoalmente, outros ainda não... mas o que tu sentes sobre o forúm é a essência disto.

Claro que esta é a minha opinião.
 
Tal como tu, eu em miúdo tive exatamente os mesmo problemas, desisti inclusive de pescar aos predadores em rio porque simplesmente não tinha quem me ensinasse. Comecei à alguns tempos de novo a tentar, não com a frequência que gostaria pois a vida é complicada, mas ensinamentos tenho eu, e vontade também, e sei que se precisar de esclarecimentos em qualquer tipo de modalidade, tenho aqui amigos que não me vão dececionar. Quando eu lá for dar neles e vier de mãos a abanar venho aqui questionar e sei que tu ainda me vais esclarecer muitos detalhes.

Continua a aprender e a dar cartas, a divertir-te, descreve as tuas capturas e de vez em quando vem aqui ensinar a malta a tua arte.

Abraço.
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #38 em: 10:52 Quinta, 27 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sempre que venho a este topico penso :
 - Como isto mudou a minha vida .
Todas as vezes em que ia para o rio e dizia para mim mesmo :
 -Parece que nada mudou  , e so mais um dia .  :-[
Todas aquelas conversas em que disse ao meu que tipo de amostras tinha de usar naquele momente foi gracas ao quantum , quando um homem vei a minha beira e me viu a tirar o meu recorde de achiga , sinto me que avancei gracas a este topico , naquele momente em que um velho escroto vei a minha veira e disse nesse sitio nao tiras nada e um rapaz disse essa canavtambem nao vale nada e engatei um achiga maior do que 1kg mas fugio me e o homem ficou a olhar para mim e eu rime , tudo a gracas a este topico .
Momentos felizes que passei a ir ao achiga se nao fosse pelo topico era provavel que desistisse, aqueles dias em ia ao rio e quando chegava a casa e a minha mae dizia :
 -essa pesca (pesca ao achiga) nao da peixe nenhum so perdes dinheiro e eu decesionado la ia para o quarto e dizia :
 -porra qual e a razao desta me... nunca dar certo e foi nesse momento em que pensei vou me increver no pesqueiro e vou perguntar qual a razao de isto nao dar certo  :)
E tudo mudou , chego a casa e a minha mae pergunta :
 -Hugo, quantos tiraste e eu respondo :
 - dois (geralmente)
-onde estao ?
-(as vezes) no rio , libertei os todos .
E esta foi a historia da minha vida de pesca ao achiga e quanto este topico mudou a minha vida . :)
Obrigado a todos que responderam a este topico foi uma ajuda imensa na minha vida enquanto pescacor e enquento cidadao  :)

Boas Hugo,

É muito saudável e de grande altruísmo esta tua postura ;)
Continua a malhar neles :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline João Pinto

Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #39 em: 13:19 Quinta, 27 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

-(as vezes) no rio , libertei os todos .




Acho que está na hora de marcar uma pesca contigo... se poderes manda-me mp com um nº de telemóvel
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #40 em: 14:21 Quinta, 27 de Agosto de 2015 »
dpeneireiro,e verdade , a vida nem sempre e como nos queremos mas de vez em quando ajuda porque assim vamos sentir saudades de pescar e quando voltamos , voltamos com ambicicao de ter um dia bom de pesca  :)
Obrigado , tinha de desabafar e contarvos porque nunca vi tanto pessoal bom ajudar  :)
 :)
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #41 em: 14:51 Quinta, 27 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acho que está na hora de marcar uma pesca contigo... se poderes manda-me mp com um nº de telemóvel

Boa João :fixe:
Hasta la próxima marea !
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #42 em: 01:43 Terça, 01 de Setembro de 2015 »
Mais 1 mérito para o Quantum.
Excelente trabalho reconhecido por todos.
Parabéns!
Hasta la próxima marea !
 

Offline Nunes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
  • Vive cada dia de pesca como se fosse o ultimo.
    • seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:58 Quinta, 16 de Janeiro de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #43 em: 14:22 Quarta, 09 de Setembro de 2015 »
Bom dia Hugo Cardoso, na pesca ao Achigã por vezes por muito que tentemos parece que eles teimam em não atacar a amostra neste caso um Popper.
Vou de dar uma dica para seres bem sucedido, para apanhares uns verdinhos com Amostras de superfície tanto com Poppers como com Passeantes.
Se pescares numa zona onde existe alguma vegetação se poderes entra dentro da água quase até quando acaba a vegetação, lança em paralelo a vegetação mas afastado da vegetação entre 1 a 2 metros trabalha a amostra com pequenos toques nervosos e faz algumas paragens, esta técnica dá bons resultados.
Em zonas de coberturas tanto submersas como a vista faz o mesmo procedimento mas desta vez evita entrar na água.
Se estiveres em zonas de pedras tipo Tapadas e zonas onde o sol dá quase durante o dia todo tenta ao entardecer nesta situação tens um leque grande de amostras tanto rígidas como vinis para utilizar, eu tenho uma preferência pelos Spinnerbaits cor branco mas os que me dão mais resultados são os brancos verde azeitona laminas prata em cima e douradas em baixo, Abraço.
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #44 em: 20:08 Quarta, 09 de Setembro de 2015 »
Grandes dicas e sim tenho pescado para c... e dantes tirava e spinner nem que nao tenha vento vai na mesma :)
 

Offline smart

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 10
    • figueira da foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:59 Sábado, 09 de Julho de 2016
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #45 em: 17:34 Sábado, 09 de Julho de 2016 »
valente artigo do quantum !!
só é pena as fotos não aparecerem
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 432 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #46 em: 15:47 Segunda, 01 de Agosto de 2016 »
Fotos repostas. O (excelente) artigo volta à qualidade original!
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #47 em: 17:06 Segunda, 01 de Agosto de 2016 »
Boa!!! Esse artigo quase que se devia emoldurar ! De facto ta um mimo, desde que inicio a minha pesca ao achiga, no que toca às amostras venho sp dar uma olhadela para relembrar e aprender mais!

Obrigado Zé Maria .
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 95 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #48 em: 00:42 Terça, 02 de Agosto de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fotos repostas. O (excelente) artigo volta à qualidade original!

Obrigado Zé Maria, és uma máquina!
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #49 em: 22:13 Terça, 16 de Agosto de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fotos repostas. O (excelente) artigo volta à qualidade original!

Obrigado Zé Maria, és uma máquina!


É mesmo o mágico aqui do Pesqueiro...
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Blicax

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 12
  • Agradecido: 1 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:22 Terça, 14 de Julho de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #50 em: 01:22 Quarta, 02 de Agosto de 2017 »
Desculpem dar up neste topico.. adorei as dicas.. mas n vejo fotos.. é problema meu??

Abraços
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 83 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #51 em: 01:42 Quarta, 02 de Agosto de 2017 »
É problema teu, eu vejo.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline hilariomoreira

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 3
    • Aljustrel
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Domingo, 01 de Abril de 2018
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #52 em: 12:03 Sábado, 07 de Abril de 2018 »
Muitos parabéns Quantum.
Obrigado pelo post, que sem duvida vai tirar muitas duvidas a muita gente inclusive eu......
Cumprimentos,

Hilário Moreira
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #53 em: 17:04 Sábado, 07 de Abril de 2018 »
Companheiros, para capturar Achigãs mas mmo dos grandes, mas q saltam bem uns 2 ou 3 m fora de água (aí cuidado pois é quando se desferram - ponteira da cana logo bem fundo dentro de água!) descobri processo infalível nas barragens alentejanas (desculpem não dizer quais!) q
Fisherman
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #54 em: 17:23 Sábado, 07 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Companheiros, para capturar Achigãs mas mmo dos grandes, mas q saltam bem uns 2 ou 3 m fora de água...

 :o :o Os achigãs que apanho sempre foram muito preguiçosos... baldam-se à ginástica.   :join:



Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline fisherman

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 359
  • Agradecido: 104 vezes
  • Capturar ou não peixe nunca será o mais importante
    • lisboa cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:12 Sábado, 15 de Abril de 2017
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #55 em: 17:30 Sábado, 07 de Abril de 2018 »
Companheiros, desculpem o lapso, foi para criar mais um pouco de suspense (mentira! - LOL). Como ía dizendo, para capturar Achigãs mas mmo dos grandes, q saltam bem uns 2 ou 3 m fora de água (cuidado, é quando se desferram - ponteira da cana logo bem fundo dentro de água!) descobri processo infalível nas barragens alentejanas (desculpem não dizer quais!) q é cana e carreto de boia fortes, boia fina e sensível, empate fino mas de excelente fio e fateixa de 3 anzois Mustad bem afiados e nela um lagostim médio de água doce vivinho a espernear. Nada de mais irresistível para aqueles "meninos" grandes sempre cheios de gula por iscos apetitosos e melhor, se ainda vivos. Logo ao nascer do dia (de noite é proibido) tudo calminho, cores incríveis e serena paz apenas perturbada por saltos de peixes na água ao longe, bem escondido, cana sempre paralela à margem (sem sombras na água), vestido total de camuflado a ver a boia mergulhar de repente, a cana toda virada, linha a fazer rrrrrrr a sair do carreto a 1000 à h e depois aquele troféu lindo a entrar no chalavar. Curioso, qto maiores + depressa se cansam! Ouvi dizer q agora com lagostim vivo tb é proibido? Será verdade sendo animal não nacional e infestante terrível q tantos estragos causa nas culturas? Se sim, tb só sabem é proibir, nada mais!!! Se fosse de rãs vivas até compreendia, vi alguém usar e recuso de todo, não consigo ver o pobre, simpático e útil animal a debater-se num afiado anzol, soa-me a tratos embrutecidos, inumanos e medievais vindos de obscuros tempos. Não se pode mmo já usar lagostim vivo? Esclareçam-me se souberem, ok? Obrigado. Saudações desportivas.
Fisherman
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #56 em: 02:00 Terça, 10 de Abril de 2018 »
Companheiro julgo que a pesca com isco vivo está proibida.
Isco vivo quero dizer tipo peixes que servem de alimento aos predadores.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #57 em: 16:16 Terça, 10 de Abril de 2018 »
Para além das razões óbvias... peixe abaixo da medida mínima, transporte não autorizado, retenção durante o defeso, utilização de espécies de captura proibida, pesca em águas salmonídeas , etc.... alguém me pode indicar qual a legislação que proíbe a pesca a predadores, em águas interiores, com peixe vivo ou morto?

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #58 em: 20:14 Quinta, 12 de Abril de 2018 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para além das razões óbvias... peixe abaixo da medida mínima, transporte não autorizado, retenção durante o defeso, utilização de espécies de captura proibida, pesca em águas salmonídeas , etc.... alguém me pode indicar qual a legislação que proíbe a pesca a predadores, em águas interiores, com peixe vivo ou morto?

Decreto-Lei n.º 112/2017 de 6 de setembro

Artigo 13.º


Iscos e engodos

1 - Na pesca podem ser utilizados iscos e engodos, naturais ou artificiais, com exceção de espécies piscícolas vivas ou mortas e seus ovos.


Contraordenações e coimas

1 - Constituem contraordenações, as seguintes infrações:

j) A pesca com iscos ou engodos não permitidos ou contrários à utilização a que se destinam;


4 - As contraordenações previstas nas alíneas j) do n.º 1 são puníveis com coima de (euro) 150 a (euro) 2 000.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #59 em: 23:00 Sábado, 14 de Abril de 2018 »
Sempre deu com ela Mestre Vieira. ;)

Afinal sempre é proibido e está legislado.

Boa partilha.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.