collapse

Autor Tópico: A forca de vontade de pescar ao achiga  (Lida 31316 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 1 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
A forca de vontade de pescar ao achiga
« em: 21:38 Sábado, 11 de Abril de 2015 »
Excelente resposta 3 mensagens abaixo pelo Quantum!!!

Vem pessoal passa se o seguinte, hoje talvez esteja um bocade desiludido com pesca porque tenho praticado bastante o spinning no rio mas apenas tira algas aahahahahahah.
Bem pessoal preciso de dicas para pescar ao spinning porfavor quero que me digam que rapalas tenho de usar pra todas os tipos de porfundida e tambem digam se esta rapala e boa e deixem dicas como pescar e que zonas pf
« Última modificação: 15:51 Segunda, 01 de Agosto de 2016 por Zé Maria, Motivo: Adicionar chamada de atenção inicial! »
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #1 em: 23:37 Sábado, 11 de Abril de 2015 »
Hugo todos nós levamos grades para casa  :) faz parte da pesca....

Com a pratica e experiencia começas a pescar melhor ao spinning de rio e a conhecer quais as melhores amostras\vinis e montagens para cada pesqueiro e para estação do ano.

Nao te esqueças que o Achigã está no defeso tal como o Barbo só o Lucioperca é que não têm.

Essa amostra é um popper e é boa para utilizar ao nasçer do dia, ou quando vires que o peixe está a comer á superfície....

Boas pescas

Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 1 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #2 em: 10:34 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Obrigado por responderes eu que eu vou 3 x por semana e nunca tiro um achiga ou um lucio perca mas de noite tudo muda e eu tiro sempre 2 pexixes que sao os lucios perca .
podemos tirar barbos e achigas so que temos de fazer c e r como eu apenas comecei a praticar  isso quando vi no teu canal
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 84 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #3 em: 10:59 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vem pessoal passa se o seguinte, hoje talvez esteja um bocade desiludido com pesca porque tenho praticado bastante o spinning no rio mas apenas tira algas aahahahahahah.
Bem pessoal preciso de dicas para pescar ao spinning porfavor quero que me digam que rapalas tenho de usar pra todas os tipos de porfundida e tambem digam se esta rapala e boa e deixem dicas como pescar e que zonas pf

Olá Hugo, em primeiro lugar bem-vindo ao Pesqueiro  :), é sempre bom ver malta nova da agua doce por aqui!

 Em segundo lugar, e antes de tentar ajudar um pouco neste maravilhoso mundo que é a pesca ao achigã, deixa-me dizer-te que não desanimes! É normal que no inicio os resultados nunca sejam muito famosos pois aquele que, para mim, é o ingrediente mais importante para se ser bem sucedido (mais do que ter uma cana XPTO, um carreto topo de gama ou uma coleção de amostras digna de se fazer uma exposição num museu) é a EXPERIÊNCIA!

 Sim, a experiência, porque é com a experiência que vais adquirindo ao longo do tempo que tu vais conseguir começar a estabelecer padrões. E o que é estabelecer um padrão? É conseguir, de forma instintiva, saber o que usar, quando o usar, onde o usar e como o usar. É saber onde procurar o peixe, é saber que locais explorar a fundo e quais não vale muito a pena estar a perder lá tempo.
E como é que se conseguem estabelecer esses padrões? Como é que se ganha essa experiência? Simples, através do bom e velho sistema da tentativa e erro! É passando horas e mais horas á beira de agua, tentando tudo e mais alguma coisa e retendo na nossa mente aquilo que funciona e nos proporciona capturas em determinada situação.
 
 Porque aquilo que te proporcionar capturas num determinado local, com determinado tempo (sol, chuva, frio, calor), com a agua numa determinada condição (corrente, parada, turva, cristalina), oferece-te quase de certeza garantias que quando um dia no futuro te voltares a deparar com condições iguais á desse dia vai-te voltar a proporcionar novamente capturas. E lá está, terás estabelecido um padrão para o que funciona nessas condições em especifico  ;).

 Bem, e pedindo desde já desculpa por esta longa introdução, vamos agora passar á parte onde tu pediste ajuda... as amostras! O que usar? Quando usar? Que cores usar? Como saber qual comprar no meio dos milhares e milhares de amostras que encontra-mos á venda em qualquer loja de pesca?
 
 Antes de começar a aprofundar o assunto quero deixar-te aqui o conselho/aviso mais importante que posso dar a alguém que se esteja a iniciar. Não é preciso ter centenas de amostras diferentes para se ser bem sucedido na pesca ao achigã!

 Eu, pessoalmente, e parecendo um contra senso e contradição em relação ao que acabei de dizer, tenho largas centenas, milhares se contarmos com os vinis, de amostras. Mas tenho-as por varias razões muito especificas, sendo a mais importante o facto de gostar muito de experimentar e testar coisas novas e diferentes! É algo que me dá gosto e proporciona prazer pelo que é algo em que invisto muito, para além disso já pesco há muitos anos e tenho muitos amigos e conhecidos no meio que me oferecem muita coisa pelo que é normal que, com o passar dos anos, se vá acomulando muita coisa.

 Mas, e para quem se inicie ou para quem apenas queira tirar peixe, o importante é escolher pouco mas bom! E é aqui que eu vou tentar ajudar-te.

 Para começar Rapala é uma marca de amostras e não um tipo de amostras em si! Pelo que quando perguntas que Rapalas comprar deves antes perguntar que amostras comprar. Não te preocupes que, em virtude da Rapala ser uma das maiores e mais antigas marcas de amostras, esse é um erro comum.

 Essa amostra que aí mostras é uma popper, uma Hart nesse caso, que é uma amostra de superficie, ou seja, uma amostra que trabalha no cimo da agua, sim, é boa quando usada nas alturas certas. E quais as alturas certas para se usar uma amostra de superficie? Ou uma de meia agua? Ou uma de fundo? Bem, sendo certo que a pesca não é uma "ciência" exacta e nunca existem certezas absolutas, é possivel responder a essas perguntas recorrendo, lá está, aos padrões que vamos determinando ao longo do tempo e de que eu te falei mais acima.

 Da minha experiência pessoal uma amostra de superficie é mais eficaz nas horas mais frias das alturas mais quentes  :), ou seja, a partir do meio da Primavera até meio do Outono, nas horas do amanhecer e do entardecer. Isto não significa no entanto que não dêm resultado noutras alturas! Por exemplo, em dias de chuva miuda, seja em que altura do ano for e em que hora do dia seja, e em que o vento, e consequentemente a ondulação, não seja muito forte uma amostra de superficie pode ser fatal e têm-me dado excelentes resultados. Para além das poppers tens muitos mais tipos de amostras de superficie como as helices, os passeantes, os buzzbaits ou as rãs por exemplo:



(exemplo de poppers)




(exemplo de helices)




(exemplo de passeantes)




(exemplo de buzzbaits)




(exemplo de rãs)


 Passando agora para as amostras que trabalham ao longo da coluna de agua, sejam elas rigidas ou vinis, existem montes delas e que trabalham em varias profundidades. A profundidade a que uma amostra trabalha depende de varios factores, o peso da amostra, a velocidade de recuperação, a inclinação e tamanho da pala (em amostras que tenham pala) etc etc. A forma mais facil de determinares a fundura a que uma amostra trabalha é, nas amostras que têm pala, lendo a embalagem onde as mesmas vêm onde normalmente ve, indicado a zona da coluna de agua onde as mesmas trabalham. Geralmente amostras que tenham uma pala de grande dimensões e com um angulo reduzido em relação ao corpo da amostra são amostras para profundidades maiores, amostras com pala de menores dimensões e com um angulo maior são para profundidades menores. Existem inumeras amostras para trabalhar na coluna de agua sendo os tipos mais comuns os jerkbaits (rigidos e de vinil), os crankbaits (com pala ou lipless), as spinnerbaits, os grubs e os swimbaits (que também existem de superficie) por exemplo:



(exemplo de jerkbaits)




(exemplo de crankbaits)




(exemplo de spinnerbaits)




(exemplo de grubs)




(exemplo de swimbaits)


 Por fim, mas não menos importante, resta abordar as amostras de fundo, ou seja, aquelas que trabalham no leito. Nas amostras de fundo existem 2 grupos principais que cobrem 99,9% das situações! Os jigs e os vinis, para os quais (vinis) existem montes de empates diferentes mas, e de modo a manter as coisas simples, deves apenas abordar agora de inicio dois deles em particular, o empate Texas:




E o empate Carolina:




 Existem muitas amostras diferentes que podem ser usadas com estes empates como as minhocas, os lagostins, as salamandras e as criaturas em geral:



(exemplo de minhocas)




(exemplo de lagostins)





(exemplo de salamandras)




(exemplo de criaturas)


 Como referi existem inumeros outros empates que se podem usar (jika rig, drop shot, jig rig, bomber rig, alabama rig etc etc) mas para agora não percas tempo com eles, apenas te vão complicar mais as coisas e de inicio, como já referi, o importante é manter as coisas o mais simples possiveis. A unica excepção que acho que deves saber já, até por que é um empate bastante simples, e que te vou mostrar a seguir, é o empate wacky. E porque é que abro esta excepção e acho que deves saber e usar desde inicio este empate? Por causa destes meninos:




 E agora deves estar a perguntar-te, o que são estes "tubinhos" de borracha e o que têm de tão especial para merecerem um todo capitulo á parte? Isto são Senkos (ou stick worms pois Senko é a designação comercial da empresa que os inventou, Yamamoto, e hoje em dia quase todas as marcas os têm), e a razão porque lhes estou a dar especial destaque, e pela qual te vou mostra a seguir o empate Wacky, é porque são terrivelmente eficazes!

 Os Senkos podem ser usados de muitas maneiras mas existem duas em especial onde eles brilham, o já falado empate texas e o referido empate wacky que mais não é do que isto:



 Em ambos os empates, Texas e Wacky, podes e deves, excepto se estiveres a pescar a grandes profundidades, usá-los sem peso algum pois os Senkos quanto mais devagar os pescares mais eficazes se tornam, aliás, os senkos até parados no fundo estão a pescar!

 Como te referi, quase todas as marcas de vinis têm stick worms hoje em dia (Yum dinger, Big Bite Baits trick stick, Berkley Havoc ike´s, Gambler Fat ace etc etc) mas, e mesmo sendo um pouco carotes, compra os originais, Gary Yamamoto Senko, acredita, são de longe os melhores...  ;)

 Bem, por esta altura tu já deves estar a pensar, "Isto é tudo muito fascinante, mas não responde á minha pergunta, o que devo eu comprar?". Bem, Hugo, como deves calcular cada pescador tem as suas amostras favoritas, e cada um deles ao responder-te a essa pergunta te sugeriria coisas diferentes pois muitos deles pescam aguas diferentes uns dos outros onde certas amostras que podem resulta muito bem na barragem XPTO podem já não resultar no rio YPZ. Posto isto, há algumas amostras que são tão versáteis, tão eficazes, em suma, tão boas, que me sinto á vontade para tas aconselhar pois pesques tu onde pescares é quase certo que se houverem lá achigãs, vais captura alguns. Então, e mais uma vez mantendo a coisa simples, aconselho-te vivamente a arranjares algumas das seguintes:

1 Heddon Zara Spook numa cor escura ou até mesmo uma presta
1 Heddon Baby Torpedo na cor Baby bass
1 Spro Bronzeye frog na cor Natural Green
2 Booyah Double Willow Spinnerbait nas cores Chartreuse perch e Silver Shad
1 Rapala Clanckin Minnow na cor Ayu
1 Spro McStick na cor Cell mate
1 Spro Little John na cor Old Glory
1 Bagley´s Balsa B Series na cor Chartreuse Shad
2 Rapala DT6 nas cores Baby Bass e Red Crawdad
2 Spro Aruku Shad nas cores Perch e Wild Shiner
1 flippin jig, tanto faz a marca, de cor escura (preto, roxo, azul etc etc)
1 swimming jig, tanto faz a marca, de cor tipo Bluegill
1 embalagem de Zoom Ultravibe Speedcraws na cor cinnamon purple
1 embalagem de Zoom Mag 2 worms na cor Junnebug
1 embalagem de Senkos 5" Yamamoto na cor Junnebug
1 embalagem de Senkos 4" Yamamoto na cor Watermelon green
2 embalagens de Zoom Fat albert Grub nas cores Watermelon seed e Pearl Chartreuse
1 embalagem de Trigger X Flappin Bugs na cor Junnebug

 Todas estas amostras que enumerei são relativamente faceis de encontrar cá em Portugal e, se procurares e negociares bem, arranjam-se por bons preços. Todas elas têm provas mais que dadas e garanto-te mais uma vez que, pesques onde pescares, se lá houver achigãs vais ter capturas. Em relação á melhor forma de as animares se tiveres depois duvidas é só perguntares que eu dou depois uma ajuda, pois se fosse agora ainda aqui a escrever a melhor forma de montar a animar cada uma nunca mais daqui saíamos.

 Espero ter-te ajudado um pouco, ou na pior das hipoteses não te ter deixado ainda mais baralhado  ;D, e mais uma vez lanço o repto para que não desanimes nem desistas. Acredites ou não não existe tempo mal empregue na pesca, pois até mesmo quando não apanhas nada e apenas rebocas algas estás a aprender uma coisa, estás a aprender o que não usar naquele sitio, naquelas condições, agora só te falta ir em busca daquilo que funciona... ;)


Abraço

José Elvas
« Última modificação: 15:45 Segunda, 01 de Agosto de 2016 por Zé Maria, Motivo: Repor fotos »
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 14 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #4 em: 11:41 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
fogo Quantum li tudo e fiquei fascinado  :o
pena aqui naa haver achigãs :'(
já fui duas vezes ao Alentejo e fui visitar a barragem do Alqueva mas a cana ficou em casa :o :o :o
 

Offline Tavares Baptista

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 968
  • Agradecido: 4 vezes
  • Pesca e Liberta
    • Portugal
    • Canal de pesca do YOUTUBE
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:34 Quinta, 22 de Maio de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #5 em: 11:41 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Um grande +1 para o Quantum com um verdadeiro artigo para a pesca ao ACHIGÃ

Para quem estiver a começar a pescar ao achigã aqui fica um bom artigo....atenção que assim até parece facil mas não é!

 :)
Ilha do Farol....onde o peixe nasce e o Homem se torna pescador.
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 14 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #6 em: 11:42 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
vou dar também mais um de mérito  ;D
 

Offline João Pinto

Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #7 em: 11:42 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
nem me vou dar ao trabalho de responder que já disseste o essencial Quantum, a propósito das de superficie nos meses frios tenho-me dado bem entre as 11:00 e as 16:00.

Em relação aos popers sou muito esquisito para mim o poper em baixa cadência tem que fazer um walk the dog como se fosse um passeante para poder ter segundas hipóteses em ataques falhados
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 7 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #8 em: 11:55 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
 ::) ::) ::) ::) ::) Embora não seja a minha área de pesca (água doce), nunca me canso de reconhecer que há companheiros que são verdadeiras "Enciclopédias Piscatórias". Parabéns Quantum pela tua explanação. Abraço
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline nunx

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 118
  • Agradecido: 1 vezes
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #9 em: 12:42 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Que trabalho de categoria, colega Quantum José Elvas!
Muito obrigado, está aqui um trabalho que nos enriquece a todos!

Sómente uma nota para o amigo Hugo Cardoso: a pesca em águas interiores é proibida de noite!
A pesca em águas interiores só se pode fazer entre o nascer e o pôr do sol.
De resto... sómente a insistência o fará compreender e ter sucesso na pesca ao achigã.
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 7 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #10 em: 13:26 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Que trabalho de categoria, colega Quantum José Elvas!
Muito obrigado, está aqui um trabalho que nos enriquece a todos!

Sómente uma nota para o amigo Hugo Cardoso: a pesca em águas interiores é proibida de noite!
A pesca em águas interiores só se pode fazer entre o nascer e o pôr do sol.
De resto... sómente a insistência o fará compreender e ter sucesso na pesca ao achigã.


 O0 O0 O0 Não sabia.................................. .fónix!!! Grande seca  O0 O0 O0 O0 O0
« Última modificação: 13:28 Domingo, 12 de Abril de 2015 por Cabé »
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3189
  • Agradecido: 434 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #11 em: 15:52 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Republicação da Lei n.º 7/2008, de 15 de fevereiro


Artigo 3.º
Definições
Para os efeitos da presente lei, considera-se:

[…]
i) «Jornada de pesca» o período que decorre entre a meia hora que antecede o nascer do Sol e meia hora após o pôr de Sol, exceto em situações a regulamentar;

Artigo 31.º
Contraordenações

[…]
b) A pesca fora do período designado por jornada de pesca ou fora dos respetivos períodos de pesca é punida com coima de valor mínimo de € 5 000 e máximo de  € 50 000, no caso de pessoa singular, e de valor mínimo de € 10 000 e máximo de € 70 000, no caso de pessoa coletiva;

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3763
  • Agradecido: 354 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #12 em: 18:42 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
José Elvas (Quantum),
Grande artigo que fizeste sobre a pesca ao achigã, muito obrigado pelo teu contributo.
Se não te importas tornei este tópico fixo nesta secção para quem não se perda ao longo do tempo. Creio que será útil a muita gente!!
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 84 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #13 em: 19:47 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Obrigado a todos!

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
José Elvas (Quantum),
Grande artigo que fizeste sobre a pesca ao achigã, muito obrigado pelo teu contributo.
Se não te importas tornei este tópico fixo nesta secção para quem não se perda ao longo do tempo. Creio que será útil a muita gente!!


Olá Zé Maria, claro que não me importo, é uma boa ideia...  :)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Fraguas

Offline Marco Santos

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 454
  • Agradecido: 8 vezes
    • Vila Nova de Gaia / Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:29 Segunda, 12 de Maio de 2014
Re: A forca de vontade de pescar ao achiga
« Responder #14 em: 20:26 Domingo, 12 de Abril de 2015 »
Não podia deixar passar sem dar os parabéns ao Quantun.
Parabéns pela excelente resposta!

Deixo também aos administradores do fórum uma sugestão de abrirem onde entenderem uma pagina tipo enciclopédia com temas como este e outros mais que existem por aqui! 

Abraço e uma vez mais obrigado
Não tenho medo de morrer!
Tenho medo é de chegar ao céu e não ter espaço para pescar.
 

 

* Tópicos Recentes

Fio Pesca por carlos filipe [Hoje às 10:01]

Lanterna SKILHUNT 1200 Lumens HO3 por voron [21:11 Domingo, 28 de Fevereiro de 2021]

Mare do norte por Antonio.Silva [19:26 Domingo, 28 de Fevereiro de 2021]

canas por lourenco1968 [19:16 Domingo, 28 de Fevereiro de 2021]

Cana surfcasting por lourenco1968 [18:29 Domingo, 28 de Fevereiro de 2021]

como têm ocupado o vosso tempo durante o confinamento? por voron [18:04 Domingo, 28 de Fevereiro de 2021]

Vega potenza metalica por Paulo1973 [14:59 Domingo, 28 de Fevereiro de 2021]

hibrida vs tubular por Nuno Salvado [14:47 Domingo, 28 de Fevereiro de 2021]

Lanternas para pesca por voron [12:20 Domingo, 28 de Fevereiro de 2021]

bolsa plastico para amostras?? por ze carlos [23:03 Sábado, 27 de Fevereiro de 2021]