collapse

Autor Tópico: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?  (Lida 23590 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline purplerain

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:24 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #15 em: 23:45 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Independentemente da espécie alvo, chumbo de correr só em situações em que não haja probabilidade de prisão da chumbada, porque dessa forma não há garantia de vingar uma captura. A chumbada fazendo fixe e fica lá tudo, peixe incluído.
A segunda condição tem a ver com a profundidade a que pretendemos pescar, se quisermos alvorar um pouco o estralho talvez não seja muito vantajoso estar a pescar com chumbo de correr.
No caso da pesca à dourada e para quem gosta de pescar com chumbo de correr para que a chiba não sinta o peso do chumbo, uma boa solução é também usar carretos de dupla embraiagem, os Baitrunner, muito usados no carpfishing, e como o nome indica, permitem que o peixe corra com a isca na boca e depois se ferre com o accionar do travão.
Vamos lá botar de molho!!
 

Offline purplerain

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 55
  • Agradecido: 1 vezes
    • Portugal
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:24 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #16 em: 23:57 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando a chumbada rola o estralho não mexe, se tiveres disponibilidade faz esta experiencia:
montas as duas, penduras á tua frente  apenas com a base da chumbada a tocar no chão, rolas uma e a seguir rolas a outra, e vais reparar que pelo menos com estralhos finos, na ordem do 020/025, enrrola bem menos, com os mais grossos tambem, mas como é natural acabam por aquentar mais...

Mas a experiência que relatas peca pelo facto de não estar em acção de pesca, está fora da água, pelo que dificilmente podes afirmar que dentro da água seja como verificas cá fora. Basta dizer que para a chumbada rodar dentro da água é necessário que haja corrente que também leva o estralho e a iscada. Além de que se usares uma chumbada furada a experiência que estás a sugerir já terá um comportamento completamente diferente.
Pessoalmente raras vezes uso chumbo de correr, mas na utilização de rabeiras não tenho a ideia que ensarilhem mais do que numa montegem em que o estralho esteja acima da chumbada.
Vamos lá botar de molho!!
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #17 em: 01:12 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quando a chumbada rola o estralho não mexe, se tiveres disponibilidade faz esta experiencia:
montas as duas, penduras á tua frente  apenas com a base da chumbada a tocar no chão, rolas uma e a seguir rolas a outra, e vais reparar que pelo menos com estralhos finos, na ordem do 020/025, enrrola bem menos, com os mais grossos tambem, mas como é natural acabam por aquentar mais...

Mas a experiência que relatas peca pelo facto de não estar em acção de pesca, está fora da água, pelo que dificilmente podes afirmar que dentro da água seja como verificas cá fora. Basta dizer que para a chumbada rodar dentro da água é necessário que haja corrente que também leva o estralho e a iscada. Além de que se usares uma chumbada furada a experiência que estás a sugerir já terá um comportamento completamente diferente.
Pessoalmente raras vezes uso chumbo de correr, mas na utilização de rabeiras não tenho a ideia que ensarilhem mais do que numa montegem em que o estralho esteja acima da chumbada.


O meu amigo não deixa de ter razão quando me diz que as variaveis mudam por estar dentro de agua, é muito verdade, mas pretendo demonstrar de uma forma rapida que no geral um enrrola menos que o outro, em acção de pesca ja eu testei e tirei as conclusões que aqui e no topico chumbada fixa/estralho de correr, descrevo...
Tudo depende do diametro do estralho que usa, e da corrente que tem no pesqueiro, a pescar com linhas na ordem do 030 não sinto dificuldade, dai para baixo ja não tenho a certeza que a montagem arme como é suposto armar e fique realmente a correr sem estar enleado á aste da chumbada...
A chumbada furada redonda enrrola muito pouco e é a minha opção quando pesco perto, ja que dificilmente atinge a mesma performence de lançamento que as de aste...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #18 em: 16:40 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Há quem goste de a usar a montagem com o chumbo de correr para que a dourada não sinta o peso da chumbada, e nesta montagem o estralho é empatado em continuidade da madre do carreto.
Pessoalmente não vejo grandes vantagens nesta montagem, porque se a dourada não vai sentir o peso do chumbo, vai sentir o peso da linha madre, que podem crer que pesa principalmente quando está envolta e submersa na água do mar, sujeita às correntes ou areada, e depois do peso da linha vai sentir a força da cana.

No carpfishing a linha da madre não está sujeita à força da água e das correntes, não fica areada, por muito semelhante que seja opera em ambientes completamente diferentes e desse modo deve, em princípio, ter resultados práticos diferentes.

Uma montagem simples de um anzol, com um estralho longo, uma ou duas braças, consoante também o local onde estamos a lançar, pode ser mais vantajoso porque desse modo vamos retardar o momento em que a dourada sento o chumbo ou a cana, aumentado a possibilidade de as ferrar.

Na zona da Ria de Aveiro já observei quem usasse não um mas dois estralhos engatados no mesmo acessório, um ligeiramente maior do que o outro, em que cada estralho tem um destorcedor para se poder colocar e retirar do acessório com facilidade, e o certo é que aquilo até resulta, não vi que houvesse empachanços, mas estamos a falar de pesca numa zona em que há sempre corrente. No mar penso que não resulte esta variante dos dois estralhos, e nem se justifica usá-los, uma rabeira dará sempre mais garantias.

Ab
Manel
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #19 em: 19:25 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Uma montagem simples de um anzol, com um estralho longo, uma ou duas braças, consoante também o local onde estamos a lançar, pode ser mais vantajoso porque desse modo vamos retardar o momento em que a dourada sento o chumbo ou a cana, aumentado a possibilidade de as ferrar.

Ab
Manel

Não concordo nada mas admito que esteja errado. Um chumbo de correr pode ter na mesma 1 braça ou as 2 que refere e na minha opinião retarda mais que o chumbo fixo. Estralhos do mesmo tamanho, com 2 metros. Na fixa ao fim dos 2 metros temos prisão, certo ?! Na de correr, ao fim dos 2 metros de estralho continua a correr, com alguma pressão é certo, mas muito inferior á excercida pela chumbada.
 
Já força exercida que o amigo fala aplica-se tanto na chumbada que corre como na fixa. Com isto não estou a defender que a fixa é melhor que a de correr, atenção. Em determinadas condições e em determinados dias a montagem de correr enrola-me um pouco e alto imediatamente. Acrescento que uso mais a montagem fixa mas quando acho indicado utilizo também a montagem de correr.

Como pesco maioritariamente é locais onde as prisões não existem, não tenho o problema que o camarada purplerain refere  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #20 em: 23:18 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
Embora a técnica não seja a mesma,a situação aplica-se também na chumbadinha.
Prefiro a chumbadinha a correr na madre em que o peixe tem mais linha para levar do que a bola fixa com estralho,em que só tem o tamanho deste para levar.
Mas diga-se também que com mar mais forte é mais eficaz com bola fixa e estralho.Não prende tanto.

Um abraço .

Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline vieiro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 109
  • Agradecido: 1 vezes
    • valença do minho
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:35 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #21 em: 11:21 Domingo, 26 de Janeiro de 2014 »
outra variante é que quando uza-mos chumbada de correr a linha madre nunca deve estar esticada deve sempre estar um pouco laça. assim tem mais uns metros livres e o estralho trabalha melhor.
vieiro
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #22 em: 21:26 Quarta, 17 de Dezembro de 2014 »
Revivendo este tópico, normalmente pesco com chumbada fica em destorcedor triplo ao qual ligo um estralho comprido e um anzol. Pesca bem, aliás já apanhei mais douradas assim do que com a chumbada a correr que foi a técnica que começei a usar.  ;D
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #23 em: 10:48 Terça, 30 de Dezembro de 2014 »
Pergunto se para vocês para além do modo como fixam a chumbada, o número de anzóis também influencia o sucesso da captura. O que vejo mais são montagens de 1 único anzol... então e com dois será que também funciona bem?
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #24 em: 14:17 Segunda, 19 de Janeiro de 2015 »
Eu acho este tópico muito interessante..eu sinceramente já experimentei chumbada (com haste) a correr na shock leader:

C__oo-----------------------oo-O--(Chumbada com haste)------Shockleader

Aquilo sempre me enrolou muito e desisti!
Dá-me ideia que..como estamos a pescar perpendicular ao mar e as correntes estão mais para terra, neste sistema o estralho+anzol+isco tem tendência a vir para terra e a enrolar-se ao pé da chumbada (não si se me estou a fazer entender).

Outra opinião/ duvida que tenho é..mesmo com chumbada de correr se tivermos a linha esticada com a cana dobradinha na ponta..o peixe não sente a prisão da chumbada mas sente a prisão da força da cana (acredito que tenha bastante mais elasticidade!)

Eu apesar de ser novato nisto prefiro realmente aquele método mais tradicional mas com um estralho grande..uns 2 ou 3 metros..e se usarmos os stoppers e missangas podemos meter esse estralho a correr também a distancia k kisermos como ja falaram aqui

 

Offline Hélio Pires

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 366
  • Agradecido: 6 vezes
  • Mó, que peche é? Charre do alte?
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:37 Sexta, 23 de Janeiro de 2015
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #25 em: 23:00 Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 »


 Uso chumbada fixa e estralho comprido, bem comprido !

 Boas pescarias  :fixe:
[/quote]

Eu tambem opto por chumbada fixa e estralho comprido, têm me saido melhor, acho que leio melhor a actividade assim...mas numa situação de aguas paradas com pouca corrente parece-me bem a chumbada a correr, faz todo o sentido pois o isco parece mais natural.
Tens que insistir...!
 

Offline Hélio Pires

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 366
  • Agradecido: 6 vezes
  • Mó, que peche é? Charre do alte?
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:37 Sexta, 23 de Janeiro de 2015
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #26 em: 23:08 Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 »
De qualquer forma, a pesca que eu faço à dourada é embarcada e com pesca de mão,  com uma rabeira de 10 a 12 metros , logo o isco está a 10m da chumbada a mexer-se com a corrente da ria (formosa) de forma natural e é matadora para as douradas que entram no estuário com a enchente e vão limpando tudo quanto é lingueirão...com casca e tudo!!!As cabeçadas é que podem deitar tudo a perder, se for uma burra como dizem aqui os entendidos, ou seja de bom porte, podem partir os estralhos, pois com pesca de mão não hà "drag" têm que se ter uma sensibilidade e deixá-las trabalhar qb ;)
Tens que insistir...!
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #27 em: 02:26 Sexta, 20 de Fevereiro de 2015 »
Hélio a malta cá no Tejo também pesca com as rabeiras como falas , mas uza-se cana, faz-se só a ultima parte da luta à mão... parece-me mais fácil lutar à mão já depois do peixe ter perdido aquele fulgor... e pelo menos para mim que não tenho sencibilidade nenhuma com linhas de mão, até as ferragens devem correr melhor...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Hélio Pires

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 366
  • Agradecido: 6 vezes
  • Mó, que peche é? Charre do alte?
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:37 Sexta, 23 de Janeiro de 2015
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #28 em: 09:30 Sexta, 20 de Fevereiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Hélio a malta cá no Tejo também pesca com as rabeiras como falas , mas uza-se cana, faz-se só a ultima parte da luta à mão... parece-me mais fácil lutar à mão já depois do peixe ter perdido aquele fulgor... e pelo menos para mim que não tenho sencibilidade nenhuma com linhas de mão, até as ferragens devem correr melhor...

Completamente Claudio, sinceramente levei tempo a perceber quando tinha um peixe ferrado à mão, pois muitas vezes só se sente um peso extra, embora que as douradas dão sempre as tais cabeçadas. Mas por exemplo acontece muitas vezes sentir que venho já a puxar um peixe e de repente parece que o perdi pois ele vêm nadando contra corrente e folga a linha...continuo sempre puxando consistentemente sem parar e só tiro as teimas quando ver o anzol ;)
O pessoal aqui com que pesca com rabeira embarcado fixam uma ponteira de uma cana velha ao barco só com  os 2 ultimos passadores da ponta, e abrem-lhes uns rasgos de forma a poderem sentir o peixe, depois assim que sentem que ele está a comer podem desenfiar a linha dos passadores e fazem a luta à mão. Também é uma forma de ter mais que uma pesca na agua e conseguir governar as duas, também fazem uns carretes artesanais com drag e tudo ;) . Malta batida que normalmente só pesca de barco. aqui na ria.
Tens que insistir...!
 

Offline Saraiva

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 53
  • Agradecido: 1 vezes
    • Alcochete
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:00 Domingo, 22 de Fevereiro de 2015
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #29 em: 23:16 Domingo, 22 de Fevereiro de 2015 »
Para a dourada,coloco sempre a chumbada a correr no fio madre. Quanto ao tipo da chumbada pode ser redonda ou torpedo tudo depende da distancia do lançamento necessário.
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [Hoje às 09:50]

Tubertini Strong Hammer 2 por José Couto [Hoje às 07:41]

Ajuda Daiwa por FilipePC [21:51 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por ValterC16 [19:10 Domingo, 19 de Maio de 2024]

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por Cefs [21:21 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por FilipePC [20:18 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [17:08 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Descanse em paz. por Dernios [13:28 Sábado, 18 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]