collapse

Autor Tópico: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?  (Lida 25961 vezes)

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« em: 20:58 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Mais uma questão pertinente para os amantes do surfcasting e não só !
Usam montagem com chumbo de correr ou fixo ?! Quais as vantagens e desvantagens de um e de outro ?!
Eu muito sinceramente não tenho uma opinião formada sobre o que realmente é melhor. Já as apanhei das 2 formas e uso ambas quando elas aparecem. No chumbo fixo a estralho com 2 metros é fundamental. Por vezes elas comem mais desconfiadas e ao sentir a prisão podem largar o isco se o estralho for demasiado curto. Poderão ser teorias mas aprendi assim e faz sentido.

Com a montagem com chumbo de correr este hipotético problema fica resolvido. A nossa mais que tudo  ;) leva o isco na boca e vai-se lambuzando com um piercing nos queixos. Acredito que com iscos de casca dura (caranguejo, lingueirão) seja mais aconselhável o chumbo de correr, pois permite que a dita cuja vá comendo de caminho e nos leve o fio devagarinho e o carreto começe a cantar devagarinho também. Já o chumbo fixo torna as cabeçadas mais violentas.

Aguardo pelas vossas opiniões para continuar-mos a troca de impressões  ;)
Nelson Peres

Offline Vira Soares

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:20 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca á dourada - Chumbo de correr ou fixo ?
« Responder #1 em: 22:03 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Boas

Tens visto os vídeos do Humberto Gacio no Youtube ?
Ele pesca na zona de Cadiz (penso) que é mais ou menos como a continuação do Algarve e nunca o vi utilizar chumbadas de correr. Ele usa sempre chumbadas com haste (vários modelos e pesos) e só um anzol, sempre com estralho comprido por baixo da chumbada.
[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ] http://www.youtube.com/watch?v=cKk-dAvwn8I&list=UU4W3EVwLQh_bcHHm_t_jKmg

Tem muitos vídeos, alguns com bons conselhos

Ab
Estar à pesca é demais !

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 22:12 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Já experimentei chumbadas de correr ou similares:

e gostei muito.

MAS...

Cá no norte não prestam. Mar muito mexido, muita pedra, muito lixo no fundo, à primeira prisão fica logo lá tudo  :( :( :( :(

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 23:22 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Depende do local. Uma chuimbada de correr, para mim so funciona de determinadas maneira e em alguns locais.
No meu local preferido de terra, esquece... ou seja a pescar para a frente... Devido ao terreno cheio de ostras atasca mais, e raramente a safas. Não estando alguma corrente tambem não faz grande sentido usar.
Mas no mesmo local de barco, e como apanho mais... Tudo tem a ver com as necessidades. Como qualquer pesca a meu ver.
No geral no entanto prefiro de correr.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 23:32 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
 Eu costumava usar a chumbada a correr na madre mas, como temos sempre de cortar (no meu caso o chicote) para na próxima voltar a colocar a chumbada, a pérola e atar o destorcedor para o estralho, desisti dessa técnica, até porque não tenho bobines em quantidade que possa ter algumas direcionadas a isso.

Uso chumbada fixa e estralho comprido, bem comprido !

Boas pescarias  :fixe:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rafaribeiro2000

Offline vieiro

• Robalo
    • valença do minho
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:35 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #5 em: 01:12 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
boas eu uso sempre de correr e com estranhos de 2m até 4m dependendo muito das condições do mar . como disse o nelson a dourada é muito desconfiada. mal sente uma prisao cospe o isco.
 a dourada mastiga o isco e despois engole.
 parte-se do principio se ela sentir algo preso nao é normal para ela.
 ou entao para fixo tem de ser um estralo de 2m para cima,  como o humberto e o raul de cadiz fazem, porque funciona da mesma maneira.
 tem esses metros de linha para ela nao sentir prisao.
mas repito eu pesco em rias.
posso ser diferente de pescar em mar aberto.

boas pescas.
vieiro

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 02:49 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Não sei bem , mas penso que isso depende como cada um acha que as douradas comem. :hummm: :hummm:

Cumprimentos.

Offline tiagopacheco

• Este gradeiro nem faneca, quanto mais
  • Marlin
    • Foz do Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:03 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 00:01 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Eu por norma... Fixo....

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 15:51 Quinta, 09 de Janeiro de 2014 »
Houve uma altura que pescava muito com chumbada a correr, e os resultados eram bastante bons.
Ultimamente nem fixa nem de correr. :'(

Inserir Citação (seleção)
Eu costumava usar a chumbada a correr na madre mas, como temos sempre de cortar (no meu caso o chicote) para na próxima voltar a colocar a chumbada, a pérola e atar o destorcedor para o estralho, desisti dessa técnica, até porque não tenho bobines em quantidade que possa ter algumas direcionadas a isso.

Com passadores Low rider, é para esquecer. Com outros é possível.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Claudio Nobre

• Corvina
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
« Responder #9 em: 03:11 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Boas, eu partilho da opinião de que uma montagem de correr pode fazer a diferensa na pesca ás douradas, principalmente em zonas de aguas calmas, abertas e de "pouca" profundidade, contudo a tradicional montagem de correr com a chumbada de aste normalmente não nos permite pescar com linhas finas pois tem tendencia a enrrolar mais...
a solução encontrada, não por mim, mas por um grande pescador que eu tive o prazer de conhecer, foi fixar a chumbada e meter o estralho a correr...
Ou seja, a chumbada esta fixa na madre, mas o estralho corre livremente entre a chumbada e um nó de travamento por cima da chumbada, á distancia pretendida (normalmente 50cm)... um destorcedor simples pequeno, para 9 ou 14kg é o que eu uso para meter o estralho a correr... não uso mais nenhuma peça em metal alem do anzol claro, a chumbada leva duas argolas com nó de 8...
gosto tanto desta montagem que desenvolvi 2 variantes para conseguir tirar partido dela em pesqueiros de outras caracteristicas, e usu-a a quase todas as especies, porque se funciona com douradas tambem funciona com os outros menos esquesitos...
vou tentar tirar umas fotos para vos mostrar...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre

Offline Marco M

• Marlin
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 12:58 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Boas.
Eu faço montagens "independentes" em que uso a chumbada a correr, por exemplo:
- clip de engate à linha do carrete
-madre da montagem, cerca de 50/60cm
-um destorcedor de alfinete a correr na madre da montagem, onde coloco a chumbada
- e na parte inferior da linha da madre coloco um destorcedor de alfinete, onde coloco o estralho com o anzol

Assim tenho a montagem que posso trocar facilmente e posso usar e trocar as chumbadas sempre que quiser

Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #11 em: 13:58 Segunda, 13 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.
Eu faço montagens "independentes" em que uso a chumbada a correr, por exemplo:
- clip de engate à linha do carrete
-madre da montagem, cerca de 50/60cm
-um destorcedor de alfinete a correr na madre da montagem, onde coloco a chumbada
- e na parte inferior da linha da madre coloco um destorcedor de alfinete, onde coloco o estralho com o anzol

Assim tenho a montagem que posso trocar facilmente e posso usar e trocar as chumbadas sempre que quiser

É uma das variantes que tambem uso.

Ou seja, a chumbada esta fixa na madre, mas o estralho corre livremente entre a chumbada e um nó de travamento por cima da chumbada, á distancia pretendida (normalmente 50cm)... um destorcedor simples pequeno, para 9 ou 14kg é o que eu uso para meter o estralho a correr... não uso mais nenhuma peça em metal alem do anzol claro, a chumbada leva duas argolas com nó de 8...
gosto tanto desta montagem que desenvolvi 2 variantes para conseguir tirar partido dela em pesqueiros de outras caracteristicas, e usu-a a quase todas as especies, porque se funciona com douradas tambem funciona com os outros menos esquesitos...

Qual é a vantagem dessa montagem em relação á outra que diz que enrola mais ?!
O facto de correr do 50cm não será o mesmo que ter uma chumbada fixa e um estralho 50 cm maior que o que usa ?! Parece.me que no final de contas é quase o mesmo que chumbo fixo... ???
Nelson Peres

Offline jorge borralho

• Carapau
  • **
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:39 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #12 em: 00:45 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Bom  para a Dorada prefiro sempre de correr agora para outros peixes
parguetes  choupas  ja´prefiro o fixo.

Offline Claudio Nobre

• Corvina
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
« Responder #13 em: 03:22 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »

Qual é a vantagem dessa montagem em relação á outra que diz que enrola mais ?!
O facto de correr do 50cm não será o mesmo que ter uma chumbada fixa e um estralho 50 cm maior que o que usa ?! Parece.me que no final de contas é quase o mesmo que chumbo fixo... ???

Quando a chumbada rola o estralho não mexe, se tiveres disponibilidade faz esta experiencia:
montas as duas, penduras á tua frente  apenas com a base da chumbada a tocar no chão, rolas uma e a seguir rolas a outra, e vais reparar que pelo menos com estralhos finos, na ordem do 020/025, enrrola bem menos, com os mais grossos tambem, mas como é natural acabam por aquentar mais...

Funciona segundo o mesmo principio que a chumbada de correr, aproveita a elastecidade da linha, mais a folga da mesma, para quando o peixe puxa, não sentir o peso da chumbada, tambem com chumbada de correr ha um limite para o que o peixe pode puxar antes de sentir peso...
O resto falei no outro topico...
atenção que não estou a dizer que o meu é melhor que o teu, ha pesqueiros e pesqueiros, para alguns a chumbada de correr ate pode ser melhor opção, se não tiver alguma corrente lateral (mesmo que muito ligeira), por ex. acho que a "minha" montagem tira menos partido das suas potencialidades
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #14 em: 22:07 Terça, 14 de Janeiro de 2014 »
Mais uma questão pertinente para os amantes do surfcasting e não só !
Usam montagem com chumbo de correr ou fixo ?! Quais as vantagens e desvantagens de um e de outro ?!
Eu muito sinceramente não tenho uma opinião formada sobre o que realmente é melhor. Já as apanhei das 2 formas e uso ambas quando elas aparecem. No chumbo fixo a estralho com 2 metros é fundamental. Por vezes elas comem mais desconfiadas e ao sentir a prisão podem largar o isco se o estralho for demasiado curto. Poderão ser teorias mas aprendi assim e faz sentido.

Com a montagem com chumbo de correr este hipotético problema fica resolvido.

Muito bom  :sim:, não acho nada que o problema seja hipotético.

Cumprimentos. :fixe:

* Tópicos Recentes

Aprende a fazer nós para unir multifilamento ao flourcarbono e clips por Ricardo Pepino [Hoje às 09:27]

Carta nautica portugal para garmin por Bino [17:40 Terça, 30 de Setembro de 2025]

Linha Mono Alta visibilidade por TiagoFigueiredo [16:55 Terça, 30 de Setembro de 2025]

Carreto de pesca Rocha por Andrezio [07:33 Terça, 30 de Setembro de 2025]

Cana Hibrida por Nuno82 [19:52 Sábado, 27 de Setembro de 2025]

Spinning foz do arelho por Unlimit [21:19 Quinta, 25 de Setembro de 2025]

Quem nunca?😁 por duas [15:50 Quinta, 25 de Setembro de 2025]

Flurocarbono 100metros por duas [15:43 Quinta, 25 de Setembro de 2025]

Porta agulhas por Palacius [16:43 Quarta, 24 de Setembro de 2025]