collapse

Autor Tópico: Restauro Carretos  (Lida 1712 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Restauro Carretos
« em: 09:58 Terça, 24 de Março de 2015 »
Boas,

Não sei muito bem onde colocar este tópico, pois é bricolage, mas é também uma dúvida para essa bricolagem...

Então a minha questão é, alguem já fez um restauro a carretos "vintage"?! Tipo, decapar e repintar, polir o metal (ou mesmo cromar), etc...

 A troca de rolamentos, lubrificação e limpeza geral sei fazer e ja fiz a muitos carretos, contudo, tenho uns carretos que estavam esquecido numa arrecadação (durante 20 anos) e têm a tinta a descascar, têm os metais oxidados, etc, etc, e adorava restaurá-los ao ponto de quase novos, contudo não conheço tintas nem conhecimento técnico em tintas para isso...

Será que podem ajudar, quem tiver conhecimentos para isso?

Obrigado!
 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Restauro Carretos
« Responder #1 em: 10:04 Terça, 24 de Março de 2015 »
Por acaso também queria restaurar dois sofis pintar e lubrificar mas nao encontro nada na net que me ajude. Vou ficar atento ao tópico.
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Restauro Carretos
« Responder #2 em: 10:53 Terça, 24 de Março de 2015 »
Não tenho experiência com carretos, mas não deve variar muito dos processos habituais para outras pinturas:
  - tirar a pintura velha com decapante, jato de areia ou lixa e suor, dependendo dos materiais uns podem ser mais ou menos apropriados por causa de deixar marcas ou atacar metais/estragar acabamentos. Proteger sempre as zonas que não queremos afetadas com fita.
  - reparar imperfeições usando betume/massa de poliester, e lixar muito bem começando em lixas de água mais grossas até mais finas,  para ficar a superfície lisa e homogénea. Costumo começar com 300 (muito para desbastar) ou 600 (menos imperfeições), depois 1200 e por vezes até 2000 para obter os melhores resultados. Usar um taco com a lixa.
  - utilizar um primário apropriado para facilitar a adesão da tinta e/ou proteger de oxidação
  - por fim pintar respeitando as instruções das tintas. Por causa do acabamento convém ser spray/pistola. Se forem esmaltes costuma ser ideal várias camadas (2/3) leves (só um fuminho) até conseguir o acabamento pretendido. Acrílicas costuma ser uma só camada. Depois da tinta bem seca pode-se dar uma polidela para puxar o brilho.

Antes do primário e da tinta o mais importante é garantir que a superfície esteja bem limpa e desengordurada porque esses defeitos notam-se até ao fim. É um passo normalmente descurado. Usar produtos próprios e depois de limpo tentar manter num ambiente com pouco pó e usar sempre luvas.

Se fizerem asneiras (escorrer a tinta ou primário costuma ser habitual), por vezes pode-se resolver só com lixa se não chegar à camada inferior e continuar, senão tem de dar uma lixada geral por toda a peça e repetir a camada.


Haverá certamente gente com muita mais experiência que eu que pode entrar em maior detalhe ou corrigir alguma asneira que tenha dito ;)



 

Offline Meia noite

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 789
  • Agradecido: 3 vezes
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Restauro Carretos
« Responder #3 em: 11:23 Terça, 24 de Março de 2015 »
E em termos de lubrificacao é preciso dois tipos correto? Massa para as engrenagens e oleo fino para rolamentos...?
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 433 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Restauro Carretos
« Responder #4 em: 11:34 Terça, 24 de Março de 2015 »
Há aí tópicos sobre lubrificação. Eu pessoalmente uso massa em tudo (engrenagens e rolamentos). Nos rolamentos retiro a blindagem para os conseguir encher de massa. Óleo fino uso só no antireverse, e muito pouco.
 

Offline Caparzo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1063
  • Agradecido: 3 vezes
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Restauro Carretos
« Responder #5 em: 11:56 Terça, 24 de Março de 2015 »
Boas

Por vezes costumo seguir um programa sobre restauros no National Geografic (penso eu) e já vi aplicarem decapagem com casca de noz para não ferirem o material, penso que era cobre. Como os carretos são muitas vezes feitos em ligas não sei se o jato de areia não poderá atacar demais...  :huuum:
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Restauro Carretos
« Responder #6 em: 14:35 Terça, 24 de Março de 2015 »
Boas o amigo Zé Maria ja disse tudo praticamente .  ;D

O resultado de uma boa pintura não é no dar tinta , é na preparação do material ,  lixar o material até sentir que está perfeito , desengordurar tudo ao milimetro e depois aplicar tinta .

A tinta não convem usar spray , pois a sua durabilidade é sempre mais curta , podes optar por comprar uma tinta de 2 componentes (se quizeres posso te dizer onde se compra e qual). 
Aplicar a primeira de mão , depois de seca passar uma lixa de água 1200 ,desengordurar e aplicar outra de mão , isto tem de ser feito quando a tinta esta seca ao toque , a tinta não pode estar completamente seca pois ai a aderência entre camadas não funde a 100%.

Cumprimentos
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline PauloNeves

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
  • Agradecido: 25 vezes
    • Foz Arelho
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:56 Quarta, 26 de Março de 2014
Re: Restauro Carretos
« Responder #7 em: 17:42 Terça, 24 de Março de 2015 »
Muito obrigado a todos!! Especial obrigado ao Zé Maria, pois deixou-me um tutorial completo!!  8)

Já agora agradeço a quem tem conhecimento na área, que tintas usariam? Marcas (não sei se podemos dizer...), acabamento mate ou brilhante?

Mais uma vez muito obrigado!

 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Restauro Carretos
« Responder #8 em: 21:38 Terça, 24 de Março de 2015 »
Tinta para aguentar agua salgada e nao riscar facilmente é a tinta industrial de 2 componentes . Não sendo preciso aplicar nem primário nem verniz .  O mau é que dificilmente iraz arranjar quantidades a menos de 1 litro . Um litro fica por volta dos 12€ .
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline nunx

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 118
  • Agradecido: 1 vezes
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Restauro Carretos
« Responder #9 em: 17:12 Sexta, 27 de Março de 2015 »
Aqui há uns anos num Mitchell de um colega utilizei a termo lacagem e ficou óptimo, creio que até hoje. Era para fazer também nos meus mas depois comecei com outras actividades e desleixei.
Também já não tenho acesso à oficina que utilizei na altura...
Mas o essencial foi já dito: uma boa preparação da superficie a pintar é essencial. Como saber se já está boa? Quando olhamos para as partes e achamos que até o podíamos utilizar assim, sem pintar!
 

 

* Tópicos Recentes

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]