collapse

Autor Tópico: A chuva influencia a pesca no Mar!???  (Lida 7916 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hélio Pires

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 366
  • Agradecido: 6 vezes
  • Mó, que peche é? Charre do alte?
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:37 Sexta, 23 de Janeiro de 2015
A chuva influencia a pesca no Mar!???
« em: 19:20 Quarta, 18 de Março de 2015 »
Parece que já li qualquer comentário em que alguém dizia que a seguir ás chuvadas não era bom para pescar...alguém têm algo em concreto ou explicação que justifique isso por experiência ou sabedoria???
Ás vezes uma pessoa mete-se o diz-se, ouvi dizer e não se chega a uma conclusão ;D ;D ;D ;D
Tens que insistir...!
 

Offline Hélio Pires

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 366
  • Agradecido: 6 vezes
  • Mó, que peche é? Charre do alte?
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:37 Sexta, 23 de Janeiro de 2015
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #1 em: 22:26 Quarta, 18 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Parece que já li qualquer comentário em que alguém dizia que a seguir ás chuvadas não era bom para pescar...alguém têm algo em concreto ou explicação que justifique isso por experiência ou sabedoria???
Ás vezes uma pessoa mete-se o diz-se, ouvi dizer e não se chega a uma conclusão ;D ;D ;D ;D
Quando digo pesca no Mar refiro-me a todas as pescas que se fazem na agua salgada, surfcasting, rockfishing, jigging, spinning....
Tens que insistir...!
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #2 em: 22:51 Quarta, 18 de Março de 2015 »
Sobre a chuva nunca ouvi dizer nada.....
Mas sobre o vento ja
 

Offline Hélio Pires

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 366
  • Agradecido: 6 vezes
  • Mó, que peche é? Charre do alte?
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:37 Sexta, 23 de Janeiro de 2015
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #3 em: 00:52 Quinta, 19 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Sobre a chuva nunca ouvi dizer nada.....
Mas sobre o vento ja
E o que dizem sobreo vento???
Tens que insistir...!
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #4 em: 01:09 Quinta, 19 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
digo pesca no Mar refiro-me a todas as pescas que se fazem na agua salgada, surfcasting, rockfishing, jigging, spinning....

Os ventos influencia bastante, vento do sul aquece as águas e é talvez o melhor vento para se pescar, e há mais, não sei te dizer mas uma breve pesquisa e encontras.

Em relação a chuva, epah sinceramente nunca ouvi alguém dizer que prejudique, em relação a beneficiar epah tenho um amigo que anda sempre atrás da chuva (aquelas chuvadas repentinas) e safa-se bem... dai haver uma ligação não tenho capacidade para te afirmar isso xD
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #5 em: 06:01 Quinta, 19 de Março de 2015 »
De setembro a dezembro é ver-me a correr atrás dos temporais vindos de Sul, muitas vezes pesco com ventos na ordem dos 50/60km/h e precipitacao media 10mm/3h as vezes mais, outras tenho sorte e na hora de maré que quero pescar, já não apanho o pior do temporal, vou porque o vento forte de sul é bom para alguns pesqueiros que frequento, mas a chuva só me faz mal a mim (as vezes bem, lava a alma) quando me dizem "Vais à pesca com esta chuva??" costumo dizer que dentro de agua não chove e o peixe já ta molhado não se importa...
Mas não nego que é muito desconfortável passar 7 ou 8 horas dentro de uma maquina de lavar com chuva e vento, e as vezes como é característica do vento quente, aparece a trovoada ao pé das orelhas e manda um gajo embora...

Acho que à influencia indirecta nas entradas e saidas do peixe dentro dos rios, mas isso não é um dia de chuva, é um ano mais ou menos chuvoso que faz alterar o nível de salinidade da agua de um estuário mais por causa das barragens do que da agua que chove no rio, por consequência afirmo em consciência que a chuva por si só não é influencia direta...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #6 em: 08:10 Quinta, 19 de Março de 2015 »
Como o Cláudio já referiu, a chuva poderá influenciar a salinidade dos estuários, e o peixe não entra. Aqui pelo Tejo normalmente depois de chuvadas fortes o peixe desaparece.
Em zonas de falésias arenosas a chuva também torna as águas barrentas. Na zona de Peniche quando chove vês o mar que parece lama ás vezes até 200 / 300m da praia.
Nuno Conceição
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20262
  • Agradecido: 1406 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #7 em: 11:13 Quinta, 19 de Março de 2015 »
A chuva pode influenciar negativamente dependendo do local.
Na minha zona as arribas compostas por rocha e muita terra. Com a chuva as aguas ficam muito barrentas, e peixe nada.
Também vai existir mais lixo, principalmente que houver linhas de aguas, que levam muito lixo para o mar.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #8 em: 11:26 Quinta, 19 de Março de 2015 »
Penso que influência muito onde a água tem pouca altura , pois ao chover muito a água vai ficar "doce" , e levo a querer que o peixe afasta para onde tem mais fundura .  isto é o que eu penso , mas na pesca nada é concreto .
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 394 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #9 em: 12:17 Quinta, 19 de Março de 2015 »
De certeza que deve influenciar, de que forma é que eu não sei. Mas por exemplo o robalo na desova, como aprendi com o Magina no encontro, é atraído por aguas com menos salinidade e é a razão principal de ele se aproximar da costa no inverno.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Ernesto Lima

Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #10 em: 15:22 Quinta, 19 de Março de 2015 »
Boa tarde a todos

Relativamente a este assunto, penso que a chuva influenciará mais em estuários e zonas ribeirinhas baixas, principalmente se for intensa e prolongada, aumentando assim a percentagem de água doce, com todas as alterações que tal possa significar.

No mar, penso que poderá ter influência mais significativa quando a corricar ou a spinar a peixes de superfície, considerando a espuma que faz na água ao cair. Digo isto, mas de facto estou a pensar alto, pois não tenho qualquer suporte prático ou teórico para afirmar peremptoriamente.

Quanto a pesca em fundos importantes, fundeada ou à deriva, penso que não terá grande influência, parecendo-me neste caso que as correntes submarinas, a época do ano e as temperaturas de água, serão talvez os factores com mais influência no comportamento dos peixes.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #11 em: 21:31 Quinta, 19 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
digo pesca no Mar refiro-me a todas as pescas que se fazem na agua salgada, surfcasting, rockfishing, jigging, spinning....

Os ventos influencia bastante, vento do sul aquece as águas e é talvez o melhor vento para se pescar, e há mais, não sei te dizer mas uma breve pesquisa e encontras.

Em relação a chuva, epah sinceramente nunca ouvi alguém dizer que prejudique, em relação a beneficiar epah tenho um amigo que anda sempre atrás da chuva (aquelas chuvadas repentinas) e safa-se bem... dai haver uma ligação não tenho capacidade para te afirmar isso xD
Aqui dizem diferente.
Os pescadores ate dizem: vento do Sul, peixe no cu.
Agora se é verdade ou não não sei
 

Offline André Santos

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 138
    • Vila Praia de Âncora
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:34 Quinta, 26 de Fevereiro de 2015
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #12 em: 21:33 Quinta, 19 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
digo pesca no Mar refiro-me a todas as pescas que se fazem na agua salgada, surfcasting, rockfishing, jigging, spinning....

Os ventos influencia bastante, vento do sul aquece as águas e é talvez o melhor vento para se pescar, e há mais, não sei te dizer mas uma breve pesquisa e encontras.

Em relação a chuva, epah sinceramente nunca ouvi alguém dizer que prejudique, em relação a beneficiar epah tenho um amigo que anda sempre atrás da chuva (aquelas chuvadas repentinas) e safa-se bem... dai haver uma ligação não tenho capacidade para te afirmar isso xD
Aqui dizem diferente.
Os pescadores ate dizem: vento do Sul, peixe no cu.
Agora se é verdade ou não não sei



Lololololo,  sou de Âncora e por acaso essa expressão utiliza-se muito :)
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #13 em: 21:36 Quinta, 19 de Março de 2015 »
Agora se é verdade ....
Eu nao noto diferenças. Comigo é sempre grades ahahah
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: A chuva influencia a pesca no Mar!???
« Responder #14 em: 02:48 Sexta, 20 de Março de 2015 »
Concordo em pleno com o Ernesto (não faço spinning) e vou aprofundar um pouco a minha opinião sobre a chuva em zonas ribeirinhas...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui pelo Tejo normalmente depois de chuvadas fortes o peixe desaparece.

Em zonas de falésias arenosas a chuva também torna as águas barrentas. Na zona de Peniche quando chove vês o mar que parece lama ás vezes até 200 / 300m da praia.

Em relação ao Tejo não acho que seja bem assim...
A melhor pesca de robalos que fiz no tejo foi depois de um temporal que deixou a agua toda negra e quando ia as enguias (actualmente espécie protegida) também procurava ir logo depois de uma grande chuvada, o que acontece no Tejo, é que tens muitos escoamentos de agua pluvial tanto na margem norte como na margem sul, e o relevo das duas margens faz com que o volume de agua doce que cai em terra e se dirige para o rio, seja em muito superior ao do sado por ex... ou seja não sendo inteiramente verdade que o peixe desaparece, muda o seu comportamento em função do volume de agua doce a cair em monte em ambas as margens e da agua turvar bastante principalmente de Belém/Cacilhas para dentro... ainda assim a influência vai variar consoante seja so a chuva que cai nas margens ou se a ela também juntamos a que vem das barragens mais para o final de um inverno chuvoso...

Quanto ao resto estou em acordo absoluto, zonas perto de ribeiros normalmente também apresentam o mesmo cenário já que o ribeiro vem cheio de agua doce, lama e detritos como já referiu o rider.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Penso que influência muito onde a água tem pouca altura , pois ao chover muito a água vai ficar "doce" , e levo a querer que o peixe afasta para onde tem mais fundura .  isto é o que eu penso , mas na pesca nada é concreto .

Concordo, mas acho que essa influencia é indirecta, acredito que não é pela agua doce que cai na superfície do rio ou mar, mas sim pela que vem das margens como falo em cima...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Aqui dizem diferente.
Os pescadores ate dizem: vento do Sul, peixe no cu.
Agora se é verdade ou não não sei
Resta saber se isso para eles é bom ou mau...  :LooooL: :LooooL:
Joca acredito que isso não seja influencia direta da chuva, mas que nessa zona (que não conheço) ocorra algum fenómeno com ventos sul que explique esse dizer...

Abraço a todos
« Última modificação: 03:02 Sexta, 20 de Março de 2015 por Claudio Nobre »
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

 

* Tópicos Recentes

Cana surfcastinng de 4,20 ou 4,50 por Alexandre81 [Hoje às 20:11]

Silicone em spray Lidl por ffgsoares [Hoje às 15:19]

Carreto para pesca pião em altura por voron [Hoje às 15:04]

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]