collapse

Autor Tópico: Fluorcarbono - ajuda na escolha  (Lida 12644 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Predador

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:12 Segunda, 16 de Março de 2015
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #15 em: 15:15 Segunda, 16 de Março de 2015 »
Eu por acaso gosto e não prescindo de seaguar. Não uso sempre é certo, como alguém comentou o da yuki uso muitas porque é mais barato. Dos outros experimentei o da trilene e sinceramente não foi muito do meu agrado, gostei de um não me lembro agora a marca, que vinha numas bobines de maior dimensão também mas que deixei de ver. Quanto a resistência comportamento sem duvida o seaguar não tem comparação para mim, agora para utilizar sempre... fica puxado.
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #16 em: 16:01 Segunda, 16 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu por acaso gosto e não prescindo de seaguar. Não uso sempre é certo, como alguém comentou o da yuki uso muitas porque é mais barato. Dos outros experimentei o da trilene e sinceramente não foi muito do meu agrado, gostei de um não me lembro agora a marca, que vinha numas bobines de maior dimensão também mas que deixei de ver. Quanto a resistência comportamento sem duvida o seaguar não tem comparação para mim, agora para utilizar sempre... fica puxado.

A invisible, apesar de ser uma excelente linha, não é fluorcarbono e não podemos estar a comparar. Talvez fosse o sufix 100%, bobines de 190m que foram descontinuadas. Tirando o ACE, os outros seaguar acabam por ficar muito caros para quem utiliza estralhos de fluor com alguma regularidade...nao lhe tiro qualidade, mas o bolso nao gosta  ;D
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #17 em: 00:50 Terça, 17 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também gosto muito do Trilene...
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nem mais, experimentei várias marcas e, como consigo arranjar o Berkley Trilene, bobines de 180 metros a 11€, é o que tenho usado.
Não só pela relação preço/quantidade, mas também pela relação preço/qualidade, estou muito satisfeito e considero a melhor relação qualidade/quantidade/preço, que consigo arranjar.
Além disso, o Triline vem em bobines que, caindo, não se desfazem todas, ao contrário da grande maioria das restantes linhas, bobinadas naquele plástico tipo vidrado( não sei a denominação técnica) que caindo normalmente desfaz-se como se de vidro se tratasse.
Já agora como se comporta no que diz respeito à resistência ao nó e ao abrasão? Quantidade/preço parece-me muito bem!
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
É uma loja onde se encontram produtos a bons preços em vários artigos.
Essa loja que falas A Machado situa-se em Valença?
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #18 em: 04:00 Terça, 17 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu por acaso gosto e não prescindo de seaguar. Não uso sempre é certo, como alguém comentou o da yuki uso muitas porque é mais barato. Dos outros experimentei o da trilene e sinceramente não foi muito do meu agrado, gostei de um não me lembro agora a marca, que vinha numas bobines de maior dimensão também mas que deixei de ver. Quanto a resistência comportamento sem duvida o seaguar não tem comparação para mim, agora para utilizar sempre... fica puxado.

A invisible, apesar de ser uma excelente linha, não é fluorcarbono e não podemos estar a comparar. Talvez fosse o sufix 100%, bobines de 190m que foram descontinuadas. Tirando o ACE, os outros seaguar acabam por ficar muito caros para quem utiliza estralhos de fluor com alguma regularidade...nao lhe tiro qualidade, mas o bolso nao gosta  ;D

Era o que ia dizer, concordo...
Tirando uma parte Diogo, porque não podemos comparar a 3g invisible com outra linha qualquer, seja ela flúor ou não?
Se responde mais às nossas necessidades... é que ha fluorcarbonos que não são tão bons para estralhos na pesca ao fundo como é a yuki 3g, aliás a grande maioria dos que aguentam muita pedra é mais virado para uma linha de pesca à boia, sao fluorcarbonos macios e enrrolam muito quando fazes estralhos... dou-te o ex da máxima, aguenta roçar na pedra que ate faz impressão, já vi um peixe de 750g que para sair teve a linha que roçar numa pedra, tipo peixe pendurado de um lado da pedra, pescador do outro lado, e 022 a roçar num angulo de 90°, como se a pedra tivesse um rodizio... juro que pensei que ia partir, mas o artista costumava fazer coisas do género e tava na confiança... pegas nessa linha metes num estralho de pesca ao fundo e enrrola bastante... :-\

A f117 é possível que não seja exatamente da medida que anuncia na embalagem, mas sem medir não sei dizer, a trilene nunca testei, mas sem certeza nenhuma te digo que acho ser mais virada para a boia, não é aquela linha tipo "arame" que agente procura, também já ouvi dizer que a medida real é superior ao anunciado, mas mais uma vez sem medir não dou certezas...
Já usas-te a sufix 100% na pedra? As vezes o que se diz...
Epa aguenta menos que a máxima por ex, mas também não quer dizer que não te faça o serviço com jeitinho... aproveita enquanto há que eu em medidas finas não tenho nenhuma e quem me dera ter... >:D
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 68 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #19 em: 09:41 Terça, 17 de Março de 2015 »
Em termos de abrasão não acredito que existam monos, melhores que fluorcarbonos.
QUando se diz que Seaguar é caro, convém ter em conta que os estralhos também pescam e duram mais tempo que os outros.
Ab
« Última modificação: 09:45 Terça, 17 de Março de 2015 por joseafonso »
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

Offline muralha

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 62
    • lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:17 Domingo, 23 de Novembro de 2014
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #20 em: 10:41 Terça, 17 de Março de 2015 »
Boas

mais uma opinião. O meu fluor de eleição em diâmetros baixos ( até 0,28)é o maxima para diâmetros entre o 0,28 até 0,37 é o trilene acima deste diâmetro ou o seagur ace ou o f117, do 0,37 para cima só uso em pesca embarcada.

Abraço
 

Offline Predador

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:12 Segunda, 16 de Março de 2015
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #21 em: 14:47 Terça, 17 de Março de 2015 »
É precisamente em situações de pedra e bastante abrasão que não prescindo de seaguar. Para alem de aguentar a abrasão como mais nenhum dos que testei continua a pescar e raramente se emaranha/enrola. Como diz um amigo mais acima pesco muito mais tempo com um empate de seaguar do que com qualquer outro que já experimentei. É mais caro mas em situação de pedra ou mar mais mexido pesco muito mais tempo com o mesmo estralho acabando por não gastar tantos metros se estiver a pescar com outro. Pelo menos dos que já experimentei.
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #22 em: 18:54 Terça, 17 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Era o que ia dizer, concordo...
Tirando uma parte Diogo, porque não podemos comparar a 3g invisible com outra linha qualquer, seja ela flúor ou não?
Se responde mais às nossas necessidades... é que ha fluorcarbonos que não são tão bons para estralhos na pesca ao fundo como é a yuki 3g, aliás a grande maioria dos que aguentam muita pedra é mais virado para uma linha de pesca à boia, sao fluorcarbonos macios e enrrolam muito quando fazes estralhos... dou-te o ex da máxima, aguenta roçar na pedra que ate faz impressão, já vi um peixe de 750g que para sair teve a linha que roçar numa pedra, tipo peixe pendurado de um lado da pedra, pescador do outro lado, e 022 a roçar num angulo de 90°, como se a pedra tivesse um rodizio... juro que pensei que ia partir, mas o artista costumava fazer coisas do género e tava na confiança... pegas nessa linha metes num estralho de pesca ao fundo e enrrola bastante... :-\

A f117 é possível que não seja exatamente da medida que anuncia na embalagem, mas sem medir não sei dizer, a trilene nunca testei, mas sem certeza nenhuma te digo que acho ser mais virada para a boia, não é aquela linha tipo "arame" que agente procura, também já ouvi dizer que a medida real é superior ao anunciado, mas mais uma vez sem medir não dou certezas...
Já usas-te a sufix 100% na pedra? As vezes o que se diz...
Epa aguenta menos que a máxima por ex, mas também não quer dizer que não te faça o serviço com jeitinho... aproveita enquanto há que eu em medidas finas não tenho nenhuma e quem me dera ter... >:D

Nao tiro mérito nenhum à linha, eu até disse que na minha opiniao é excelente...só nao acho que se deva comparar um coated com um fluor, apesar de serem linhas boas sao distintas...além disso, coated ganhava sempre só pelo preço  ;D
Concordo, gosto muito da maxima...uso na boia e faz bem o serviço...mas no surf nao é aquela coisa, enrola muito nas zonas onde pesco...contudo, nao deixa de ser uma boa linha e compensa bastante  :)
Eu vou acabar por comprar uma sufix e uma F117. A da NBS em medida mais fina (à volta de 0.26) e a da sufix num 0.35 já que dizem que em medidas finas não é aquele arame...depois dou o feedback  :fixe:
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #23 em: 04:04 Quarta, 18 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Em termos de abrasão não acredito que existam monos, melhores que fluorcarbonos.
QUando se diz que Seaguar é caro, convém ter em conta que os estralhos também pescam e duram mais tempo que os outros.
Ab

Boa noite José...
Então por ex. a sufix 100% que se diz a boca cheia, aguentar pouco a abrasão, continua a aguentar mais que um mono ou coated?!
Se assim for, acho que tens a tua resposta Diogo...

Acredito que dure bastante, o sufix 100% em condições normais aguenta a pesca toda, mas como normalmente não reaproveito os estralhos, mais do que isso não me dura...
Ha fluores como a máxima por ex que são muito bons, mas em pesca ao fundo, não sei porquê, mas mesmo no rio enrrola mais que os outros... isto faz algum sentido para o José, ou é melhor ir testar mais algumas coisas para ficar mais esclarecido?


Muralha, prazer em ler algumas palavras suas... as linhas que refere destinam-se somente a estralhos de boia e embarcada como referiu?
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline joseafonso

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 467
  • Agradecido: 68 vezes
    • Figueira da Foz
    • PT-Mar-Competição
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:51 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #24 em: 10:18 Quarta, 18 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa noite José...
Então por ex. a sufix 100% que se diz a boca cheia, aguentar pouco a abrasão, continua a aguentar mais que um mono ou coated?!
Se assim for, acho que tens a tua resposta Diogo...
Não posso falar de algo que não conheço, nem nunca experimentei.
Mas uma da mais valias dos fluorcarbonos é a sua resistência à abrasão, que é sempre superior às dos monos coated.
Em termos de fluorcarbonos eu só uso Seaguar (FXR, Neox, Final Line, Mainline e vou passar a usar os Saiko.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acredito que dure bastante, o sufix 100% em condições normais aguenta a pesca toda, mas como normalmente não reaproveito os estralhos, mais do que isso não me dura...
Ha fluores como a máxima por ex que são muito bons, mas em pesca ao fundo, não sei porquê, mas mesmo no rio enrrola mais que os outros... isto faz algum sentido para o José, ou é melhor ir testar mais algumas coisas para ficar mais esclarecido?

Eu conheço o Maxima Fluorcarbon há largos anos e embora só agora se fale muito nele, é uma linha com muito anos de mercado. Já usei em surfcasting e até gostava, mas como por norma uso linhas mais finas a qualidade tem que ser boa e fiável, por isso agora uso outras que considero muito superiores.
Maxima por si só indica que são linhas de qualidade, uma marca que sempre teve linhas boas, mas talvez se tenham deixado ultrapassar por outras. A carga de ruptura das linhas Maxima é mais baixa quando comparado com outras.

Ab
José Afonso
"Eu gosto mesmo é de estar à pesca"
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #25 em: 11:26 Quarta, 18 de Março de 2015 »
Esta discussão da melhor e mais adequada linha para determinado tipo de pesca, tem-me despertado interesse quer pelo meu desconhecimento de grande parte das linhas aqui referidas, quer pela aplicação das mesmas a finalidades especificas, quer ainda, pelos relatos individuais que vão surgindo e que nos ajudam a criar um conceito sobre o produto que pode ou não, ir ao encontro do que os fabricantes referem. Temos que partir de um principio, acho eu, de que nenhum dirá sobre a sua linha " ora aqui está a linha xpto, que é uma mer..." conclusão, pelo fabricante, o artigo é sempre todo very nice.
Depois, começam a surgir as experiências dos diversos utilizadores que confirmam ou não os tais atributos. E isto é válido e importante, ajudando a que a nossa perfomance possa sempre melhorar.
Contudo, isto faz-me recordar uma certa tarde, final de pescaria, estava eu sentado próximo do carro a disfrutar da paisagem e surge um galego carregando já muitos anos de vida, vindo de um pesqueirito que nem se via, tal era o seu recato.
Reparei que trazia uma cana fortissima e pesadona, com um carreto enorme, onde tinha um naylon +/- de 0,50 e uma boia artesanal. O estralho era tão grosso que fazia lembrar as molas de um camião, tal era a memória.
Cumprimenta-me, retibuo a saudação e trocamos a impressão da praxe: " português, que tal ? " diz-me ele no seu galego. Respondi-lhe e devolvi a pergunta: " e que tal ?" e ele responde-me:
" homem sabes, tem dias que há peixe e tem dias que não. Mas eu sou daqui e sei quando tem e onde está"
Perguntei-lhe:
" E como consegue pescar com essa linha tão grossa ? O peixe não desconfia ?"
Respondeu-me:
" Homem, ele nunca me disse se vê a linha, mas sei que vê o isco" mostrando-me dois respeitosos sargos, qualquer um deles para mais de 1,5 kg seguramente.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #26 em: 11:32 Quarta, 18 de Março de 2015 »
Eu partilho da opinião do galego. Peixe de porte não vê linhas.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #27 em: 11:50 Quarta, 18 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu partilho da opinião do galego. Peixe de porte não vê linhas.

Não é assim tão linear, depende das espécies depende dos pesqueiros e depende de como está o mar.
Por exemplo na pesca aos sargos no mesmo pesqueiro se tiver mar mexido água tapada pesco com um 0.28 ou até um 0.30 e apanho sargos se eles lá andarem. Se for lá com mar pequeno e água lusa, se pescar com 0.28 ou 0.30 não toco num sargo, tenho que baixar para um 0.22 ou 0.20 e às vezes até menos.
Quanto aos fluores eu para a boia tenho usado máxima e tenho-me dado bem. Recentemente comprei uma linha da Toray mas ainda só usei 1 ou 2 vezes por isso ainda não posso opinar sobre ela, vou também comprar uma linha da Bass and Pro que vi testar em medidas grossas deixou-me de boca aberta, provavelmente vou comprar um 0.47 para os pargos e vou comprar uma mais fina para a boia e surfcasting depois dou o feedback.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #28 em: 11:53 Quarta, 18 de Março de 2015 »
A linha é esta
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline peskador

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 242
  • Agradecido: 16 vezes
    • Na faina por esse mar fora...
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:42 Sexta, 28 de Fevereiro de 2014
Re: Fluorcarbono - ajuda na escolha
« Responder #29 em: 12:32 Quarta, 18 de Março de 2015 »
Anda porque valores essa linha, Marco?
Abraço e boas pescas!!
Vasco C.
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]