collapse

Autor Tópico: Sunset wild coast 4.20  (Lida 1889 vezes)

Offline Meia noite

• Marlin
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:43 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Sunset wild coast 4.20
« em: 00:41 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Boas
Esta manhã sai de casa com vontade de ir ver como estava o mar mas com o mau tempo decidi voltar para trás e ir até a loja de pesca local, só para ver as novidades não era para comprar nada, o que é certo é que sai de lá com uma cana nova, uma bobine de 250 Mts de multifilamento, chumbadas e discos de espuma para as montagens e carteira vazia lol  :-\
Já a algum tempo que tinha ideia de comprar uma cana para surfcasting ligeiro e chumbadinha mas também não queria investir mais de 100 euros porque a crise não deixa.
Acabei por comprar uma sunset wild coast de 4.20 mt de ação 80 - 150 grs de carbono com 435 grs e telescópica.
Já lancei chumbadas de 120 com ela e icei 1,5 kg e ela não se negou em nada tenho quase a certeza que lança bem 130 ou até 140. A ponteira e bastante dura penso que seja de acção de ponteira e é uma excelente lançadora.
A linha que comprei foi a sufix 832 em 0,18 mm para o carreto de spinning mas estou a pensar usar também esta medida no surfcasting o que me aconselham?
Deixo agora a pergunta se alguém conhece esta cana, se já a usaram, acham que posso pescar com ela em sítios um bocado mais elevados como alguns na papoa e içar um peixe de kilo ou kilo e meio?
Fica o link da cana Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas pescas

Offline Meia noite

• Marlin
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
Re: Sunset wild coast 4.20
« Responder #1 em: 00:44 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Ficam as fotos da cana

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 13:38 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
Não conheço a cana, mas tenho um apreço por canas do género.
Tenho uma de características semelhantes da Tubertini, e já fiz boia, fundo, chumbadinha e corrico com ela, desde praia, molhes e paredões. Apesar de não ser raínha em nenhuma das modalidades (excepto talvez chumbadinha), a verdade é que também nunca ficas com a sensação que estás a usar a cana errada.
Quanto a levantar o peixe, se não fores demasiado bruto e a cana não ficar demasiado vergada (faz uns testes com garrafa de 1,5l de água para ver como reage), não vejo porque não.

Quanto à linha, no surfcasting o multi é uma linha que requer habituação, e conheço que tenha tentado e desistido. Como não tem elasticidade nenhuma, sentes TUDO o que se passa na ponta da linha. Se um aranha de 10cm picar, a ponteira assinala. É também o seu maior defeito. Com o mar maior a cana não para quieta, e é difícil fixar a chumbada porque a própria vaga puxa-a. E com peixe se for mais lutador corres o risco de se soltar porque a linha não amortece os sacões. Vantagens são a sua resistência (reboca TUDO), e como não tem memória nenhuma lança muito bem (mas também ensarilha melhor). Como todas as coisas, tem prós e contras e cabe a cada um avalia-los e decidir se compensa.

Offline Meia noite

• Marlin
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 16:32 Domingo, 05 de Janeiro de 2014 »
A Cana já a testei içar uma garrafa de água de litro e meio e ela não se negou custa mais dar a manivelada do carreto do que a cana se dobra e deve aguentar com mais mas não quero abusar a pergunta da capacidade de içar peixe foi só porque o pesqueiro para onde quero ir costumam sair um peixe porcos jeitosos.
Quanto À linha ainda não decidi o que fazer se a utilizo no carreto de fundo ou não mas acho que vou experimentar com a montagem de estralho em mono ou fluorocarbono do anzol ligado à urfe da chumbada que está ligada ao multi. Já agora acham está uma boa montagem para falésia ou deveria usar o anzol mais alto?
De qualquer das maneiras se mais alguém quiser opinar sobre a cana... ;)

Offline miguel82

• Robalo
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:14 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 21:44 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
Eu não te aconselhava nada ligares o estralho do anzol directamente à chumbada, principalmente se pescares em fundo rochoso... primeiro porque se for la um peixe e a chumbada prender vais perder o peixe quase de certeza, segundo, ao fim de vários lançamentos o fio do carreto na zona do nó da chumbada vai ficando fragilizado e mais uma vez podes perder o peixe.
O melhor é usares um fusivel na chumbada (linha mais fraca do que a do estralho e a do carreto), a mim este sistema já me salvou muitos peixes.
O multifilamento 0,18 se for para pescar na areia tudo bem mas se for ao fundo nas rochas axo pouco, entre 0,22 a  0,28 era mais indicado.

Offline Meia noite

• Marlin
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 22:35 Segunda, 06 de Janeiro de 2014 »
A ideia era fazer uma "chumbadurfe" (nome inventado pelo panca no fórum do sitio) com o estralho do anzol ligado ao destorcedor da urfe da chumbada.
Lol assim fico um pouco mais indeciso talvez o melhor seja então usar mono no carreto ou fazer um no de união de multi ao mono aí de 10 metros.
O que acham?
Atenção que só tenho dúvidas porque queria experimentar esta montagem que vi no outro fórum.
Boas pescas

Offline miguel82

• Robalo
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 00:01 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
A montagem depende dos peixes e do tipo de fundo onde vais pescar... o problema de um multifilamento mto fino é que na pedra corta facilmente. Usa uma ponta em nylon mais grosso mas não muito comprida porque senão vais perder no lançamento e mais facilmente fazes cabeleiras (do tamanho do comprimento da cana já chega e às vezes até é demais).
Quanto à união do estralho à chumbada espera por mais opiniões. Eu uso sempre o estralho ligado  directamente à madre com um destorcedor e depois a chumbada com um fusivel que ou fica a correr na madre ou então fixo no destorcedor (triplo).

Offline Meia noite

• Marlin
    • Torres vedras
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 00:10 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Obrigado pela ajuda Miguel vou fazer isso então. Aconselhas algum mono para ligar ao multi?
E já agora que medidas aconselhas para o mono e para os estralhos dos anzóis?
Onde vou pescar e em peniche tem sítios com areia e outro com alguma rocha mas é mais areia.

Offline miguel82

• Robalo
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 00:34 Terça, 07 de Janeiro de 2014 »
Eu no fio de ligação ao multifilamento uso o tubertini gorilla UC4 que é um coated ou o asso fluoro casting (100% fluorocarbono). O yuki invisible (coated) também é um bom fio para usar aqui e é mais barato. O importante é ser um fio que não ganhe vicios facilmente.
Quanto às medidas varia mto consoante o estado do mar e cor da água, mas no fio de ligação ao multifilamento nunca uses mais fino de 0,35 pois ele tem de aguentar a pancada do lançamento e também porque quanto mais fino é o fio mais tendencia a encaracolar tem. Para o estralhos usa sempre um fio pelo menos 0,05mm mais fino que o outro anterior.

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 00:10]

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]